Comissão Europeia renova estratégia de turismo costeiro e marítimo
A estratégia prevê acções para as regiões costeiras e empresas reforçarem a sua posição enquanto motor da economia azul na Europa.
Raquel Relvas Neto
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
A Comissão Europeia apresentou, esta quinta-feira, uma nova estratégia destinada a apoiar o turismo costeiro e marítimo na Europa.
Tendo em conta o potencial do sector para promover “o crescimento sustentável e a criação de empregos”, a estratégia prevê 14 acções da UE para auxiliar as regiões costeiras e as empresas a responderem aos desafios que enfrentam e a reforçarem a posição do sector enquanto motor da economia azul na Europa.
Estas acções concretas são acompanhadas de um elenco de medidas que os Estados-Membros, as regiões e as partes interessadas deste sector podem levar a cabo para complementar as acções da UE.
As acções incluem “a promoção de uma cooperação e de um diálogo mais estreitos em toda a Europa entre todas as partes interessadas do sector do turismo costeiro, a facilitação das parcerias entre os sectores público e privado, a promoção das competências e da inovação, a promoção do ecoturismo e a criação de um guia das possibilidades de financiamento, para ajudar a mobilizar o investimento”. Os Estados‑Membros, as autoridades regionais e as empresas do sector terão, segundo informação da CE, “um papel central na concepção e na execução das acções”.
Maria Damanaki, Comissária responsável pelos assuntos marítimos e as pescas, destaca que o turismo costeiro e marítimo foi considerado, “na nossa estratégia para o «crescimento azul», um dos principais motores de crescimento e criação de empregos, em especial nas nossas zonas costeiras, onde o desemprego é muitas vezes elevado. Sendo a mais importante actividade económica marítima e a base económica de muitas das nossas regiões costeiras, cabe-nos a responsabilidade de auxiliar o sector a desenvolver-se e a prosperar.”
Também o Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissário Europeu para a indústria, o empreendedorismo e o turismo, Antonio Tajani, considera “o turismo uma alavanca económica fundamental para o crescimento da Europa, em torno da qual podem ser construídas políticas específicas, coerentes e integradas. Uma estratégia orientada para o turismo costeiro e marítimo põe em evidência o potencial deste importante sector do turismo e o papel que pode desempenhar na luta contra o desemprego, especialmente entre os jovens”.
A União Europeia reconhece os desafios que o sector encara, nomeadamente no que diz respeito ao desconhecimento de muitos aspetos do sector, à volatilidade da procura, à sazonalidade, falta de competências adequadas e de inovação, assim como as dificuldades de acesso ao financiamento.
As acções previstas na estratégia têm como preocupação “ajudar o sector a ultrapassar estes obstáculos e criar um ambiente convidativo ao investimento. Ao mesmo tempo, a estratégia tornará as actividades do setor sustentáveis, preservará o património natural e cultural, permitirá colher benefícios ambientais e económicos significativos e ajudará o sector a tornar-se mais competitivo a nível mundial”.