Como a ibis revolucionou a sua marca nos últimos dois anos?
Reformulação de logo, novo conceito de camas, transformação dos espaços públicos e acções que criam uma ligação emotiva com o cliente. Como a ibis revolucionou o seu conceito?

Carina Monteiro
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A ibis iniciou um processo de reformulação em 2011, altura em que as marcas etap e all seasons ficaram debaixo da marca chapéu ibis, resultando em três sub marcas: ibis, ibis Styles (ex-all seasons) e ibis budget (ex-etap Hotel). A reformulação do que é a marca ibis actualmente assenta num novo conceito de bem-estar. A começar pela mudança do logo. Já reparou? Agora é uma almofada, símbolo de bem-estar.
As três marcas representam conceitos diferentes. A ibis, marca que está em Portugal com maior presença (19 hotéis), representa bem-estar ao melhor preço; a ibis styles (não existe nenhuma unidade desta marca em Portugal) distingui-se pela diferenciação de hotel para hotel, não vai encontrar nenhum hotel igual desta marca; e ibis budget (em Portugal existe uma unidade, o ibis budget Porto-Gaia e, ainda este ano, abre o ibis budget Braga). Estes hotéis oferecem apenas alojamento a um valor competitivo. O ibis budget Porto Gaia tem um preço médio de 29 euros.
Apesar de representarem diferentes conceitos, as três marcas têm algo em comum: proporcionar uma boa noite de sono ou, como a marca chama, uma “happy sleep”. Como? A ibis apostou num novo conceito de camas, a sweet bed ibis, uma cama criada de propósito para a a ibis. Diz quem já experimentou que fazem inveja a alguns hotéis de cinco estrelas.
A marca quis ir mais longe e, além de proporcionar uma boa noite de sono ao cliente, quis mostrar-lhe como seria o seu sono transformado em desenho. Confuso? Eu explico. O projecto, intitulado Sleep Art, começou com uma parceria com a Acne robotics e artistas da BETC Digital. Um robot reproduziu a noite de sono dos hóspedes em tempo real. A operação decorreu durante um período de três meses nas maiores capitais europeias: Paris, Berlim, Londres e Varsóvia, para alguns pessoas que venceram um concurso organizado pela marca na sua página de Facebook. Desta ideia, partiu mais tarde a de criar a aplicação Sleep Art para iPhone. Disponível deste Janeiro, a aplicação permite transformar o sono numa obra de arte.
De acordo com Cristina Torres dos Santos, brand marketing manager Portugal da Accor: “esta acção é uma forma de criar uma relação emocional com cliente”. Além de todo o efeito mediático que possa surgir da partilha dos desenhos pelos utilizadores nas redes sociais.
A ibis investiu 150 milhões de euros no projecto global Sleep Art. A aplicação já teve 100 mil downloads.
Revolução dos espaços públicos
A par desta revolução dos quartos, a ibis está a revolucionar os espaços públicos dos hotéis ibis. A marca convidou o designer Philipe Avanzi, responsável por projectos como a reconversão dos espaços da McDonald’s, para a criação do conceito dos espaços públicos dos hotéis. Um conceito mais moderno e que vai ao encontro nos novos viajantes.
O ibis Lisboa Expo, com abertura prevista para o próximo mês, já vai reflectir o novo conceito de espaços públicos da ibis.
Contrato 15
Uma das novidades introduzidas na marca foi o “Contrato 15”, um programa de satisfação do cliente A ibis compromete-se a resolver qualquer problema relacionado com a estadia do cliente, no prazo de 15 minutos. Se isso não acontecer, o hóspede passa a convidado do hotel.