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Tropitur representa Havanatur em Portugal

Operador especialista em Cuba quer apostar em novos nichos de mercado.

Patricia Afonso
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Patricia Afonso
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Saúde, Cultura, Natureza, Eventos e Congressos e Educação são alguns dos nichos de mercado a que a Tropitur se propõe a conquistar para o destino Cuba, através da sua representação em Portugal do operador turístico Guamá-Havanatur.

“Esta representação constituiu uma enorme responsabilidade, mas, também, um enorme desafio na promoção das diversas vertentes turísticas que Cuba possui”, afirmou Celino Vieira, gerente da Tropitur, que já trabalha este destino há alguns anos, defendendo que o país tem uma oferta diversificada “como poucos.”

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* Leia este texto na íntegra na edição desta sexta-feira da Revista Publituris

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Vilamoura está mais sustentável

A Comunidade Solar de Vilamoura já está a funcionar, numa iniciativa que permitirá reduzir significativamente a dependência da comunidade local, de fontes de energia convencionais, estabelecendo um novo padrão para o desenvolvimento sustentável de resorts.

Vilamoura estreou a Comunidade Solar de Vilamoura, uma iniciativa pioneira de energia renovável, que demonstra o compromisso do destino com o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o Projeto Âncora – UPAC Victoria – conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m². No primeiro ano de funcionamento, estima-se uma produção de 713,40 MWh, evitando 120,57 toneladas de CO₂, o equivalente a 722 árvores plantadas.

A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV) reforça o compromisso com um estilo de vida sustentável, contribuindo para a descarbonização e redução das emissões de CO₂ na região. Este projeto está alinhado com as diretrizes nacionais e europeias que visam responder à necessidade urgente de descarbonização das economias.

A CSV é constituída por consumidores que, através de instalações partilhadas, produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que consomem, podendo, em alguns casos, gerar excedentes e maximizar os benefícios económicos da produção de energia. Isto significa um avanço significativo em relação aos sistemas individuais de autoconsumo, com reduções substanciais nas contas de energia para mais de 1.000 famílias.

Além do impacto ambiental e económico, o projeto abrange também o plano social, através da parceria com a “LUZSIMPLES”, uma empresa regional que opera no mercado da energia e que promove a criação de emprego local, promovendo a transparência e as boas práticas empresariais.

A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo

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Melgaço renova certificação internacional enquanto destino sustentável

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata da EarthCheck, pelas suas boas práticas a nível ambiental.

Melgaço renovou, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando o nível 4 do selo Prata, “o último patamar antes da certificação ouro, atribuído pela EarthCheck”, informa a autarquia.

“Este reconhecimento insere-se numa estratégia consolidada de desenvolvimento sustentável e posiciona Melgaço entre os destinos de referência a nível internacional no domínio do turismo responsável. Atualmente, é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira”, congratula-se o Munícipio de Melgaço, num comunicado enviado à imprensa.

A certificação reconhece as boas práticas do munícipio no que à sustentabilidade diz respeito, num passo decisivo que, segundo a autarquia, vai ao encontro do caminho definido em 2017, quando foi lançado o plano estratégico para o turismo de Melgaço, e que se intensificou com o processo de certificação, em 2021.

“Atingir o nível 4 do selo prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local”, refere Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Produção de energia verde, redução das emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem uma utilização racional e sustentável da água são algumas das áreas em que o município tem vindo a ser reconhecido pelas suas boas práticas.

A auditoria realizada, em março passado, pela EarthCheck avaliou não só práticas de gestão ambiental, como a eficiência energética e a gestão de resíduos, mas também políticas sociais, económicas e culturais.

“O relatório destaca a forte integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas municipais e o envolvimento ativo da comunidade, através da Green Team local e da norma de certificação “Melgaço + Sustentável”, lançada em 2023 e aberta a agentes económicos de vários setores, estimulando o destino à melhoria contínua e ao crescente envolvimento dos agentes locais”, indica a autarquia.

Manoel Batista considera ainda que integrar este “grupo de destinos é um sinal evidente de compromisso e de capacidade de adaptação num mundo em rápida transformação, mas é também uma enorme responsabilidade”, pelo que “o desafio agora é, portanto, continuar o trabalho de alinhamento de toda a cadeia de valor – empresas, instituições e cidadãos, numa cultura de sustentabilidade e responsabilidade partilhadas”.

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WTTC terá novo chairman a partir de setembro

O World Travel & Tourism Council (WTTC) tem um novo chairman. Depois de Greg O’Hara será Manfredi Lefebvre a assumir o cargo.

O World Travel & Tourism Council (WTTC) acaba de anunciar Manfredi Lefebvre, presidente do Heritage Group e co-presidente da empresa de viagens de luxo Abercrombie and Kent, como novo chairman.

Manfredi Lefebvre assumirá o cargo em setembro, durante a 25.ª Cimeira Global do organismo mundial do turismo, em Roma, Itália, e sucederá ao atual chairman, Greg O’Hara, fundador e diretor-geral da Certares Management LLC (“Certares”), que ocupa o cargo desde novembro de 2023.

Reconhecido como uma das figuras mais proeminentes no setor das Viagens e Turismo, Lefebvre traz consigo mais de quatro décadas de experiência nas indústrias de cruzeiros e lazer.

Empresário visionário, Lefebvre transformou a Silversea Cruises e lidera, atualmente, investimentos diversificados através do Heritage Group, com atividades nos setores da biotecnologia, tecnologias médicas, transição energética, imobiliário, tecnologias de informação e bebidas espirituosas premium.

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Distribuição turística no futuro do setor foi destaque na Universidade Lusófona

No âmbito da unidade curricular de Estágio/Projeto, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Turismo da Universidade Lusófona tiveram a oportunidade de participar num seminário com a presença de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e Marco Sequeira, da agência de viagens Alive.

A sessão, de acordo com informação do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona, publicada nas redes sociais, centrou-se na apresentação dos dados mais recentes do Estudo APAVT | A Distribuição Turística no Pós-Pandemia 2024, que analisa a evolução do setor da distribuição turística em Portugal no contexto pós-Covid-19. Entre os temas abordados, destacou-se a importância crescente deste segmento na criação de emprego qualificado e o impacto direto na remuneração dos profissionais da atividade turística.

Para além da análise técnica, o seminário proporcionou um espaço de diálogo entre os representantes da indústria e os futuros profissionais do setor, reforçando o papel da academia na preparação de recursos humanos para os desafios reais do mercado.

Este encontro, avança a informação, assinala ainda um reforço estratégico da ligação entre a Universidade Lusófona e a APAVT, com novas formas de colaboração já previstas para o próximo ano letivo, numa clara aposta na aproximação entre ensino superior e o mercado de trabalho do turismo.

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“Há tanto para aprender com a Natureza” é tema da experiência do Xclusive Xisto na serra da Lousã

“Há tanto para aprender com a Natureza” é a temática da próxima experiência do Xclusive Xisto. A decorrer na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, Góis (serra da Lousã), de 30 de maio a 1 de junho, propõe um fim de semana dedicado à descoberta, aprendizagem e valorização do ambiente.

Numa total imersão com a autenticidade e a riqueza natural da região da serra da Lousã, o programa inclui alojamento em espaços acolhedores em regime de exclusividade e refeições que prometem dar a conhecer as melhores iguarias serranas.

Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o Ecomuseu Tradições do Xisto, um museu vivo que retrata a história humana e ambiental da serra da Lousã. A visita passa pelo Núcleo de Interpretação Ambiental e pela Maternidade de Árvores, única no país, onde podem saber mais sobre a reprodução de espécies autóctones e celebrar a força da Natureza. Um dos momentos simbólicos é a plantação e o apadrinhamento de uma árvore nativa.

A experiência inclui ainda a construção de hotéis de insetos, cruciais para a biodiversidade e refúgio de polinizadores, e uma “caça às mimosas”, ação de combate a espécies invasoras em prol da preservação das espécies autóctones. Para o final do dia, está reservada uma saída de campo para observação noturna de veados no seu habitat natural.

Ideal para quem procura uma pausa revigorante e enriquecedora em contacto direto com a natureza, esta experiência Xclusive Xisto nas Aldeias do Xisto, disponível para reservas em Bookinxisto, visa proporcionar momentos autênticos de aprendizagem e conexão ambiental.

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Consolidador.com dá a conhecer os vinhos da classe executiva da TAP

O Consolidador.com organizou, em parceria com a TAP Air Portugal, um evento exclusivo com a participação de 20 agentes de viagens de viagens no restaurante Cobaia, em Lisboa, cujo ponto alto foi uma prova de vinhos da classe executiva da companhia aérea portuguesa.

No centro do evento esteve a prova de vinhos servidos na classe executiva da TAP, uma iniciativa pensada para proporcionar aos agentes de viagens a oportunidade de conhecerem de perto um dos elementos distintivos do serviço premium a bordo. Ao trazer para terra esta experiência, os agentes puderam vivê-la diretamente, ficando assim mais capacitados para a apresentar e recomendar com maior confiança aos seus clientes.

Karolina Gutierrez, Commercial Director do Consolidador.com, sublinhou a importância da iniciativa, apontando que “acreditamos que eventos como este são fundamentais para fortalecer a ligação entre os agentes de viagens e os nossos parceiros”, para destacar que, do ponto de vista dos agentes de viagens, “ao viverem esta experiência em primeira mão, ficam mais bem preparados para a transmitir aos seus clientes.”

Também a TAP destacou o sucesso da iniciativa, “não só pelo detalhe como no interesse que os agentes de viagens demonstraram no tema”, segundo António Gabriel, Key Account Manager da companhia aérea.

Este evento insere-se na estratégia do Consolidador.com de estreitar relações com os agentes de viagens através de ações distintas e inovadoras, que marcam pela diferença.

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Receitas turísticas de março sobem 0,8% mesmo sem efeito Páscoa

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa em março, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, este indicador somou 1.965,20 milhões de euros, numa subida que, segundo o Banco de Portugal (BdP), foi de 0,8% face ao registado em mês homólogo do ano passado. No acumulado desde janeiro, o total está já muito perto dos cinco mil milhões de euros.

Inês de Matos

As receitas provenientes da atividade turística somaram, em março, um total de 1.965,20 milhões de euros, valor que ficou 0,8% acima do registado em mês homólogo do ano passado, apesar da Páscoa de 2025 só ter decorrido em abril e de, em 2024, esta época festiva se ter assinalado no final de março, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 20 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP).

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros que procuram Portugal, este indicador cresceu 15,89 milhões de euros em março.

Comparativamente a fevereiro de 2025, as receitas turísticas apresentam um crescimento ainda mais significativo, que chega aos 32,7% face aos 1.481,55 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, estão a subir e, em março, chegaram aos 351,97 milhões de euros, o que representa um aumento de 3% face aos 341,81 milhões de euros apurados em março do ano passado.

Face a fevereiro de 2025, o crescimento das importações do turismo também se torna mais significativo, traduzindo uma subida de 6,3% face aos 331,24 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

À semelhança das receitas e das importações turísticas, também o saldo da rubrica Viagens e Turismo foi positivo e chegou aos 1.613,23 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,4% face aos 1.607,50 milhões de euros registados em março de 2024.

Numa comparação com o mês anterior, também no saldo das Viagens e Turismo houve um crescimento significativo, que chega aos 40,2% ou mais 462,93 milhões de euros que em fevereiro.

No comunicado que acompanha os números, o BdP diz que o saldo das viagens e turismo (+160 milhões de euros), em conjunto com “os serviços técnicos, relacionados com o comércio e outros serviços fornecidos por empresas (+151 milhões de euros)” é uma das principais razões que justificam o “aumento, de 299 milhões de euros, do excedente da balança de serviços” registado em março.

Acumulado desde janeiro perto dos 5MM€

Os dados do BdP permitem também perceber que, no acumulado desde janeiro, o valor das receitas turísticas está já perto dos cinco mil milhões de euros, somando concretamente 4.989,25 milhões de euros.

Face aos acumulado até março de 2024, que somava 4.797,37 milhões de euros, o crescimento do acumulado das receitas turísticas é já de 4%, num aumento absoluto de 191,88 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também nas importações do turismo há um crescimento no acumulado dos três primeiros meses de 2025, para 1.008,93 milhões de euros, o que traduz um aumento de 1,4% face aos 994,9 milhões de euros dos três primeiros meses de 2024.

No saldo da rubrica Viagens e Turismo, o valor acumulado de 2025 está nos 3.962,83 milhões de euros, o que representa uma subida de 4,2% comparativamente aos 3.802,47 milhões de euros apurados no mesmo período de 2024.

 

 

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MSC Cruzeiros assina encomendas de dois novos navios da classe “World”

A MSC Cruzeiros assinou, com o construtor naval francês Chantiers de l’Atlantique, duas novas encomendas de navios da classe “World”, passando assim para um total de seis. Os dois novos navios encomendados- atualmente denominados “World Class 5 e 6”- serão entregues em 2029 e 2030, respetivamente.

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Para Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, “a confirmação das encomendas dos dois navios da Classe “World” representa um novo marco na nossa notável jornada de construção naval, em França, e a continuidade do nosso plano industrial a longo prazo”, para realçar que “este marco reflete o nosso compromisso em construir alguns dos navios  com maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com os Chantiers de l’Atlantique – os nossos parceiros de longa data há mais de 20 anos”. O executivo considerou ainda que “a plataforma de sucesso da Classe “World” combina o que há de melhor em tecnologia ambiental com os mais recentes avanços em experiências para os passageiros”.

Por sua vez, Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, agradeceu à MSC Cruzeiros pela confiança contínua. “É a sinergia da expertise das nossas duas empresas que levou à criação desta série Classe “World” de elevado potencial, superando os desafios em termos de experiência do passageiro e desempenho ambiental”, disse.

Os dois navios juntar-se-ão ao MSC World Europa e MSC World America, bem como ao MSC World Asia e o MSC World Atlantic, que estão atualmente em construção, e serão inaugurados em 2026 e 2027, respetivamente.

Os navios da Classe “World” já são os mais eficientes em termos energéticos atualmente em serviço, superando significativamente o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios continuarão a manter os elevados padrões de eficiência energética estabelecidos pelos seus navios irmãos.

 

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Lisboa é a segunda cidade do mundo com mais congressos e eventos no ranking da ICCA

De acordo com o ranking anual da ICCA – International Congress and Convention Association, Lisboa é a segunda cidade do mundo com mais congressos e eventos realizados o ano passado. A capital portuguesa sobe, assim, uma posição na tabela com um total de 153 congressos.

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O ranking anual da ICCA é liderado por Viena, com a diferença de um congresso face a Lisboa, e o top 5 mundial é completado com Singapura, Barcelona e Praga. A nível nacional, Lisboa representa mais de 50% dos eventos realizados.

A Fundação AIP, que detém e gere o Centro de Congressos de Lisboa (CCL) e a Feira Internacional de Lisboa (FIL), acolheu nos seus espaços 53 dos 153 eventos internacionais realizados na cidade de Lisboa, o que representa 35% do total contabilizado pela ICCA. Recorde-se que, entre feiras, congressos e eventos, os espaços da Fundação AIP receberam, no ano de 2024, um total de 142 eventos, próprios e de terceiros, que contaram com a presença de cerca de 589 mil participantes, o valor mais alto de sempre.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “este prémio posiciona Lisboa no mundo como grande capital de organização e gestão” que considerar que a cidade “afirma-se como um destino preferencial para a realização de eventos e congressos, devido à qualidade e diversidade das suas infraestruturas e ao profissionalismo do setor”.

Segundo o autarca, “Lisboa é hoje cada vez mais atrativa porque mantém a sua identidade. A genuinidade de Lisboa conjugada com a inovação do setor tornam Lisboa uma cidade cada vez mais diferenciadora no panorama mundial.”

Refira-se que ranking mundial ICCA 2024 considera os congressos e eventos em destinos que demonstram excelência em infraestruturas, serviços de apoio, acessibilidade e capacidade de sediar eventos de escala internacional.

 

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Travel Experts chega a Portugal para dar suporte aos agentes de viagens independentes

A Travel Experts, que chegou a Portugal em janeiro deste ano, oferece soluções para agentes de viagens independentes, destacando-se pelas ferramentas, ampla rede de parceiros e pelo compromisso com a excelência no serviço, para além de permitir aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo em português.

A Travel Experts, rede internacional dedicada a agentes de viagens independentes, deu a conhecer o seu modelo que permite aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo. O Publituris falou com o responsável pelo desenvolvimento da empresa no nosso país, Nuno Pereira, que explicou que a Travel Experts oferece aos agentes de viagens a possibilidade de trabalharem de forma independente, permitindo-lhes gerir os seus horários e a sua própria marca, num “modelo ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia, com maior rentabilidade.”

Além dos recursos de que dispõe, destaca-se também o facto de ser membro da Virtuoso, a principal rede global de agências de viagens de luxo, o que permite aos clientes da Travel Experts “acesso privilegiado a experiências exclusivas e benefícios personalizados e diferenciadores”.

Chegou a Portugal em janeiro deste ano, é uma empresa portuguesa com o seu próprio RNAVT, seguros obrigatórios e contributo para o fundo de garantia: “Já dispomos de sistema próprio de reservas, protocolos com alguns operadores a trabalhar em Portugal e iniciamos o processo para sermos membros IATA, bem como contrato firmado com a Amadeus” explicou Nuno Pereira ao Publituris.

Os primeiros contratos
A Travel Experts faz parte de um grupo internacional que existe na Bélgica desde 2007, na Suécia começou em novembro de 2024, e em Itália em dezembro do ano passado. Na Bélgica já conta com 130 agentes de viagens independentes, na Suécia com 15, e em Itália com dois. Em Portugal, assinou, na BTL, os seus três primeiros contratos, e está “em fase de negociação para mais dois”, disse Nuno Pereira, “o que valida o nosso modelo de proporcionar ao agente de viagens independentes ferramentas avançadas e apoio personalizado para o crescimento do seu negócio”.

A entrada no nosso país deu-se através de uma parceria estratégica com o empresário português Luís Sousa (dono da agência de viagens Mr. Travel), que detém 50% da operação no país, com o restante pertencente à sede belga.

Os agentes de viagens que aderirem a este grupo podem contar com “tudo o que seja sistema de faturação, de reservas, pagamentos, ou de recebimentos dos clientes, ou seja, nós tratamos de todo o back-office”, exemplificou o responsável, para avançar que o modelo “dá para a agência de viagens que já exista, mas é assente no agente de viagens independente”.

 

Um modelo ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia, com maior rentabilidade

 

Para ser travel expert existem três perfis: “o agente de viagens tradicional, experiente, com uma carteira de clientes já estabelecida, mas que procura flexibilidade e uma remuneração mais atraente, que quer avançar no seu próprio negócio, mas não quer ter todo o tipo de investimento que está indexado ao mesmo, com tudo o que isso representa; Pessoas que não têm experiência, mas carteira de clientes, e conseguimos ter soluções para elas; e pessoas especializadas em nichos, não têm experiência, mas têm o produto, depois é montar o produto todo através das nossas ferramentas e assim já estarão habilitados a fazer as suas vendas, que podem criar as suas próprias marcas e focar-se exclusivamente nesse tipo de viagem, ao mesmo tempo que usufruem do suporte e das condições vantajosas oferecidas pela Travel Experts”, esclareceu Nuno Pereira.

Garantias da rede Virtuoso
Realçou que não de trata de concorrência direta às agências de viagens, mas de “mais uma solução, um novo modelo de negócio que chega ao mercado português que não assenta numa porta aberta ao público, mas em produtos para os segmentos médio e médio alto, feitos à medida, ou mesmo para quem só vende pacotes turísticos, pois também temos todas as ferramentas”, dando o exemplo da América do Norte onde a maior parte das agências de viagens hoje trabalha por conta própria.

O facto da Travel Experts ser membro do Virtuoso, uma rede global nas viagens e experiências de luxo, que trabalha com mais de 2.200 das melhores empresas do mundo, incluindo hotéis, companhias de cruzeiros e operadores turísticos, “já abre uma panóplia de soluções diferentes”, disse o responsável. Sendo um consultor de viagens Travel Experts também será um consultor de viagens Virtuoso, podendo aceder a vantagens especiais, experiências únicas e tratamentos VIP com acesso exclusivo.

A Travel Experts garante “margens mais elevadas sem custos fixos, sem investimento inicial, ou seja, a pessoa só necessita de ter um computador ligado à e internet, não precisa de ter um mínimo de reservas num determinado tempo, e se tem vendas tem comissões, se não, não tem comissões, mas também não tem custos”.

Quando de fala em margens mais elevadas, “apesar de Travel Experts Portugal ter protocolos com operadores portugueses, temos também acordos internacionais que são feitos pelo grupo, nomeadamente com alguns bed banks, que nos permite usufruir do mesmo nível de comissão de toda a rede. No nosso país sabemos que não há acesso a estas margens”, destacou Nuno Pereira, para lembrar que essas comissões só conseguem ser alcançadas devido ao volume de faturação do grupo no seu todo.

Rigoroso processo de seleção
Em Portugal, a Travel Experts “não tem pressa, até porque não temos um número para assumir num determinado período, acreditamos sim que vamos ter um crescimento sustentável, explicando os objetivos e as vantagens da marca, coisas que levam o seu tempo”, sublinhou o responsável pelo desenvolvimento deste conceito no nosso país, que ainda não está muito explorado.

 

O importante é que o nosso membro possa dar todas as respostas aos seus clientes e esteja bem servido, porque o nosso foco é o serviço e não o preço

 

“O mais importante não é o número, mas garantir que temos os profissionais certos, com o perfil adequado para o nosso modelo de negócio”, evidenciou, ressalvando que, por isso “o processo de seleção é muito rigoroso”.

E para chegar aos novos aderentes, a Travel Experts Portugal pretende fazê-lo, seja através do próprio site onde podem encontrar informações, pedir esclarecimentos ou preencher o formulário, das redes sociais, seja do boca-a-boca. “O facto de eu já estar no mercado há um tempo e das minhas funções anteriores em operadores e na distribuição, tenho contactos com muita gente, e há sempre alguém que conhece alguém para quem, se calhar, este modelo pode ser interessante face a outros que existem no mercado”, acentuou Nuno Pereira.

Um travel expert, para além dos benefícios financeiros, tem “um suporte 24 sobre sete, uma grande comunidade de profissionais que se interajudam e trocam informações através de uma ferramenta interna à qual todos têm acesso. Além disso, promovemos todos os travel experts que tenham a sua própria marca, desde que coloque By Travel Expert no fim. Isso pedimos sempre por uma questão de identificação” indicou, para acrescentar que todos têm um email, e acesso a um conjunto de ferramentas eletrónicas, incluindo contas do Microsoft 365, para poderem trabalhar, bem como a lista de todos os fornecedores do grupo, como os DMC, bed banks ou hotéis.

Total liberdade e independência
Por outro lado, o travel expert pode, igualmente, utilizar os escritórios da marca para trabalhar ou ter uma reunião. “Para nós, o importante, é que o nosso membro possa dar todas as respostas aos seus clientes e esteja bem servido, porque o nosso foco é o serviço e não o preço”, garantiu. Independência é outro fator relevante, já que os travel experts podem vender os programas que entenderem ou os nichos com os quais se sinta mais à vontade, seja luas de mel, safaris, turismo de mergulho, turismo equestre, apenas city breaks, ou só viagens de longo curso. Têm total e completa liberdade”, reforçou Nuno Pereira.

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