Estrangeiros colocam Lisboa no ‘top ten’ dos destinos a conhecer
Inquérito de Satisfação e Imagem do Observatório do Turismo de Lisboa revela que 91% parte com a intenção de regressar à capital portuguesa.

Tiago da Cunha Esteves
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Setenta e oito por cento dos turistas estrangeiros coloca Lisboa no ‘top ten’ dos destinos a conhecer, de acordo com dados publicados no Inquérito de Satisfação e Imagem, do Observatório do Turismo de Lisboa. Por outro lado, 91% parte com a intenção de regressar à capital portuguesa, sendo que o grau de satisfação global com a visita é de 88%.
Um clima ameno ao longo de todo ano, a hospitalidada, uma boa relação qualidade/preço e a segurança são os aspectos que mais agradam aos turistas estrangeiros que visitam Lisboa.
A cidade é caracterizada como sendo um destino com história (96%), que deve ser apreciado ao ar livre (95%), com uma oferta variada (92%), passível de causar sensações (92%) e reconhecido pela sua capitalidade (90%).
Para mais de 80% dos inquiridos, trata-se “um destino humano, multicultural e tolerante, único na sua cultura e romântico”, destaca o Turismo de Lisboa. Mais de 70% afirma que a cidade é tranquila, pacífica e agradável, mas também agitada e animada, moderna, bem conservada, criativa e ‘trendy’.
“Quanto ao que distingue o destino dos restantes, as opiniões são unânimes ao destacar a autenticidade da capital portuguesa, a par da sua relação singular com o rio, o mar e a praia”, sublinha o Turismo de Lisboa.
A análise, que incidiu sobre nove mercados – Alemanha, Bélgica/ Holanda, Brasil, Espanha, Escandinávia, EUA, Itália, França, Reino Unido/ Irlanda –, identifica os turistas brasileiros e os norte-americanos como os mais satisfeitos, seguidos dos italianos, alemães, britânicos e irlandeses, que também avaliam a visita com uma nota superior à média geral da amostra. Já o mercado espanhol é aquele que apresenta uma maior experiência prévia com o destino Lisboa.
O Inquérito foi feito em Abril, Junho, Agosto e Outubro do ano passado, num total de 2.838 entrevistas a turistas estrangeiros provenientes de nove mercados, de visita à região de Lisboa.