APAVT e ABAV: Provedor do Cliente é importado, Portugal ganha visibilidade no Brasil
As duas associações de agências de viagens de Portugal e Brasil – APAVT e ABAV – assinaram, durante a BTL, um protocolo de intenções que tem em vista “um entendimento daquilo que ambas as direcções pretendem desenvolver” durante os seus mandatos, isto é, a um prazo de três anos.

Liliana Cunha
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A coincidência de os dois presidentes serem eleitos quase nas mesmas datas e o interesse de ambos os mercados quererem potenciar o desenvolvimento turístico entre dois países levaram a que Pedro Costa Ferreira e António Azevedo, presidentes da APAVT e ABAV, respectivamente, formalizassem um acordo de intenções.
Como primeira medida, está a exportação da figura do Provedor do Cliente para o Brasil. “Esta é uma boa prática que queremos implementar no Brasil ainda este ano”, disse na ocasião António Azevedo, ao mesmo tempo que afirma que assim, se ajuda a dinamizar o potencial de exportação de turistas para o nosso país. A situação é explicada por Costa Ferreira quando sustenta que, em 2011, apenas metade dos brasileiros que entraram em Portugal ficaram no país, enquanto a outra metade viajou para fora de fronteiras. “A média de estada em Portugal é de 2,1 noites, se conseguirmos que fiquem mais uma noite conseguimos um crescimento de 30%”, justifica o presidente da APAVT. Por seu turno, António Azevedo recorda que há cerca de cinco ou seis anos o potencial de consumo de turismo estava nos 20 milhões de brasileiros, enquanto que agora o valor atingiu os 30 milhões de turistas brasileiros a eleger o turismo como uma prioridade. Para que isto se efective, terá ainda que se ser desenvolvido um trabalho de promoção adequado ao perfil, pois tal como o presidente da ABAV salienta “o turista brasileiro se tiver que escolher entre visitar os Jerónimos ou o Corte Inglès, este irá optar pela segunda hipótese”, explica o responsável ao dizer que o brasileiro é um dos principais turistas de compras em regiões como Nova Iorque ou Flórida.
Mas enquanto se delineiam estratégias mais concretas, fica para já acordado que as 22 agências de viagens que estiveram presentes no stand da APAVT na BTL vão ter assegurada, e de forma gratuita, a participação na ABAV – Feira das Américas, a realizar entre 24 e 26 de Outubro no Rio de Janeiro. “É um evento que poderá colocar Portugal de uma forma mais global da vitrina”, diz António Azevedo, reforçando que o nosso país “tem uma presença tímida” naquela feira.
No final do encontro, Costa Ferreira fez ainda o balanço das reuniões da BRAZTOA com os players portugueses, concluindo que esta iniciativa – cuja ideia é igualmente importada – “ultrapassou as expectativas, pelo que estamos bastante satisfeitos, e agora o objectivo é torná-la mais ampla”.