Novo aeroporto pode perder fundos do QREN
O novo Aeroporto de Lisboa pode perder os fundos do QREN 2007-2013 devido ao atraso no processo, sendo que os montantes comunitários podem vir a ser alocados ao projecto de Alta Velocidade. De acordo com a edição desta segunda-feira, 11 de Outubro, do Jornal de Negócios, que cita fonte do Observatório do QREN, “os montantes,… Continue reading Novo aeroporto pode perder fundos do QREN
Patricia Afonso
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O novo Aeroporto de Lisboa pode perder os fundos do QREN 2007-2013 devido ao atraso no processo, sendo que os montantes comunitários podem vir a ser alocados ao projecto de Alta Velocidade.
De acordo com a edição desta segunda-feira, 11 de Outubro, do Jornal de Negócios, que cita fonte do Observatório do QREN, “os montantes, inseridos no eixo da conectividade internacional, de mais de mil milhões de euros, já deverão estar praticamente alocados ao projecto de Alta Velocidade”, faltando apenas a autorização da Comissão Europeia para que a alteração de fundos seja concretizada.
Segundo o diário, os valores estariam destinados a três projectos: o novo aeroporto, a Alta Velocidade e o eixo ferroviário Évora-Badajoz.
Teoricamente, os dinheiros comunitários terão de ser gastos nos projectos a que foram atribuídos, mas como ainda não existem datas concretas para o aeroporto e os projectos têm de ser concluídos e financiados antes do dia 31 de Dezembro de 2015, o mais certo é que este perca o direito aos fundos do QREN para a fase de construção, na ordem dos 170 milhões de euros, indica o Jornal de Negócios.
Com o atraso de dois anos nas ligações Porto-Vigo e Porto-Lisboa, os responsáveis da Rave têm desenvolvido os mais variados contactos visando que a alocação de fundos, inicialmente previstos para todas as linhas, se destine a apenas uma, sendo o lançamento do concurso para o troço Lisboa-Poceirão crucial para que Bruxelas autorize a transmissão de fundos de um projecto para outro.