A ‘nossa’ BTL
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos aliás das poucas instituições a podermo-nos orgulhar de tal feito. Quando a então denominada Bolsa de Turismo de Lisboa nasceu já o Publituris tinha atingido… Continue reading A ‘nossa’ BTL
Ruben Obadia
3ª edição do Open Conventos em Lisboa de 23 a 25 de maio
Votação para os Publituris “Portugal Travel Awards” 2024 tem início a 27 de maio
Turismo internacional atinge 97% dos níveis pré-pandémicos no 1.º trimestre
Novo Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte toma posse
Ledwall no exterior da Loja de Turismo do Aeroporto do Porto promove oferta turística do Norte
easyJet disponibiliza mais de 17.000 voos de e para Portugal no verão 2025
Dubai espera bater novo recorde de passageiros no atual aeroporto
Privatizar sim, mas Estado português “deve manter uma posição”, recomenda CEO da TAP
IPDT torna-se embaixador do “EarthCheck” em Portugal
Alvaiázere e Ansião criam projeto “Sicó Outdoor Center” para valorizar Turismo de Natureza
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos aliás das poucas instituições a podermo-nos orgulhar de tal feito. Quando a então denominada Bolsa de Turismo de Lisboa nasceu já o Publituris tinha atingido a maioridade, do alto dos seus 20 anos à época. Curiosamente, por muito esforço que a organização faça no sentido de passar o nome de Feira Internacional de Turismo, a realidade é que para a maioria dos profissionais do sector continua a ser a “Bolsa de Turismo de Lisboa”. Curiosidades à parte, este ano a BTL é mais cedo, muito por culpa da Fitur ter antecipado uma semana, o que nos empurrou para esta data.
O facto acaba por prejudicar essencialmente os operadores turísticos, que assim ficam ainda mais limitados nas novidades a comunicar, uma vez que a maioria da contratação ainda está a decorrer. As novidades vão certamente surgir no pós-BTL. Novidades na Sonhando, na Soltrópico ou num outro qualquer operador a renascer com cheiro a sol… e mar.
Mas se em outras edições fui um forte crítico da organização da BTL, desta feita tenho de enaltecer o esforço de modernização, apesar de todos os constrangimentos conhecidos. Trazer centena e meia de operadores internacionais à BTL com tours incluídos é obra! Colocar um auditório no meio da feira é inovador. E poderia continuar. Finalmente a organização da BTL percebeu que as empresas que estão presentes querem retorno e, finalmente, as empresas presentes sabem o que vão fazer à BTL.
Este ano também temos o orgulho de ser media sponsor da Feira. Somos a única publicação do trade com este estatuto, certamente um reconhecimento do nosso trabalho.
A fechar, e porque sei que tem muito para ler nesta mega-edição de 128 páginas, chamo a atenção para o tema de capa, num exclusivo Publituris. Segundo o estudo a que tivemos acesso – Country Brand Index 2009 – Portugal é o 5.º melhor destino mundial para famílias. Como vê, nem tudo são más notícias. Vamos deixar o fado para a música e construir um País optimista. A começar hoje…