Alvaiázere e Ansião criam projeto “Sicó Outdoor Center” para valorizar Turismo de Natureza
As câmaras de Alvaiázere e Ansião estão a desenvolver o projeto “Sicó Outdoor Center”, para potenciar os desportos ao ar livre e fazer com que os visitantes fiquem mais dias nos dois concelhos, foi apresentado esta segunda-feira na presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O projeto visa impulsionar Sicó como um destino turístico de natureza de excelência ambiental e com uma oferta integrada de atividades outdoor.
Da união de esforços entre Alvaiázere e Ansião surgiu uma candidatura ao Turismo de Portugal, que financia em 90% o projeto, denominado “Sicó Outdoor Center”, apresentado em Pousaflores (Ansião), e superior a 800 mil euros.
A melhoria significativa nos circuitos de caminhada, incluindo os Caminhos da Fé, trail e ciclismo estão entre as ações previstas. No início de 2025 espera-se que sejam feitas as ações de lançamento das várias valências que vão ser melhoradas através deste investimento.
O projeto, conforme foi dito, tem também esta componente, valorizar e dar sustentabilidade ambiental” aos dois concelhos.
Na prática, irão ser criadas duas portas de entrada – estruturas de acolhimento -, uma a norte, que será instalada no Parque Verde do Nabão, em Ansião, e outra a sul, no Parque de Campismo de Alvaiázere, delimitando a zona.
Em Ansião, o Centro de Apoio à Rede de Percursos Pedestres irá ser dotado de tecnologia, o skate park vai ser renovado e será criada uma Pump Track.
Do lado de Alvaiázere, será instalado, no Museu, um simulador de parapente e, na serra, será feita a requalificação física das pistas de parapente, uma de descolagem e duas de aterragem. Será ainda requalificado o troço do Caminho de Santiago que atravessa o concelho.
No intervalo entre as duas portas, os circuitos de BTT, de estrada e trilhos ali existentes serão melhorados, certificados e homologados.