Teresa Rainha assume chefia da Delegação da Junta de Extremadura em Lisboa
A luso-espanhola Teresa Rainha assume a direcção da nova Delegação da Extremadura em Lisboa, a primeira estabelecida por uma comunidade autónoma espanhola em Portugal. A trajectória profissional desta licenciada em […]

Publituris
Festivais de música sobem ao palco como ativo para o turismo em Portugal
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
A luso-espanhola Teresa Rainha assume a direcção da nova Delegação da Extremadura em Lisboa, a primeira estabelecida por uma comunidade autónoma espanhola em Portugal. A trajectória profissional desta licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa decorreu sobretudo em Bruxelas, onde, entre outras funções, ocupou desde 2001 a chefia do Gabinete que a Junta de Extremadura tem na capital das instituições europeias.
A Delegação em Lisboa, que agora inicia actividade, surge para intensificar as relações institucionais e económicas entre a Extremadura e Portugal e ser instrumento para o fomento do diálogo, conhecimento mútuo, cultura, intercâmbios comerciais e investimento empresarial em ambos os sentidos.
Teresa Rainha explica que “o desafio lançado é o de dar a conhecer a região e criar novas oportunidades entre a Extremadura e Portugal”. A directora lembra que o trabalho da Delegação é sobretudo importante quando “há um conjunto de projectos comuns a breve trecho, da cooperação transfronteiriça aos centros de investigação, que prometem aproximar ainda mais portugueses e extremenhos.”
Teresa Rainha foi directora do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta de Extremadura (1999-2001), assessora da Delegação da Comunidade Valenciana em Bruxelas (1997-1999) e coordenadora das delegações espanhola e portuguesa no Comité das Regiões (1996-1997). Trabalhou também no Banco Exterior de Espanha em Bruxelas (1995-1996), na Comissão Europeia (1994-1995) e no Banco Exterior de Espanha em Lisboa.
Teresa Rodríguez Puebla de Almeida Rainha, filha de mãe espanhola e pai português, nasceu em Ávila, Espanha, tem 39 anos e duas filhas.