Portugal como destino de formação
Os cursos do HMI vão ser dados ainda este ano. As formações foram divulgadas no encerramento da primeira conferência do Hospitality Management InstituteA conferência internacional “Tourism: what’s next”, no Pavilhão do Arade, em Portimão, deu o arranque do Hospitality Management Institute. O projecto de investigação avançada em turismo foi apresentado por Henrique Veiga, presidente do… Continue reading Portugal como destino de formação
Fátima Valente
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Os cursos do HMI vão ser dados ainda este ano. As formações foram divulgadas no encerramento da primeira conferência do Hospitality Management InstituteA conferência internacional “Tourism: what’s next”, no Pavilhão do Arade, em Portimão, deu o arranque do Hospitality Management Institute. O projecto de investigação avançada em turismo foi apresentado por Henrique Veiga, presidente do HMI, aos gestores, empresários do sector e comunicação social, durante dois dias, num programa que coincidiu com o Dia Mundial do Turismo.
O HMI tem uma vocação global e internacional (daí também a sigla em inglês), e resulta de um White Paper, elaborado por um conjunto de académicos e profissionais do turismo, e envolve o TP, ESHTE, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Universidade do Algarve, tendo como parceiro estratégico o Rosen College of Hospitality Management da University of Central Florida (Orlando).
O projecto nasce com um capital de 250 mil euros (100 do TP e 50 mil de cada uma das escolas envolvidas) e vai funcionar em dois Centros de Investigação e Formação Avançada em Turismo (CIFAT), em Portimão, e no campus universitário da ESHTE. De referir que o centro de Portimão vai funcionar temporariamente em instalações cedidas pela autarquia, embora esteja já previsto reabilitar o Convento de S. Francisco, candidatando-o ao apoio financeiro do QREN, para ali instalar o CIFAT.
A ideia é que estes centros funcionem como escolas de gestão viradas para as necessidades do sector. Assim, os níveis e duração dos cursos vão variar consoante as necessidades dos formandos e empresas, sendo também contemplados programas à medida das suas necessidades. Além disso, a ideia não é dar um grau – “isso dão as universidades que trabalham connosco”, justificou Luís Patrão -, mas sim ministrar conhecimentos avançados. As inscrições não ficam limitadas aos licenciados, abrangendo também “profissionais com conhecimentos técnicos profundos”. É também objectivo do HMI colocar Portugal como destino privilegiado na área da formação em turismo, captando alunos de outros países.
Em declarações ao Publituris, Henrique Veiga defendeu que este é um “projecto aberto”, cuja mais-valia é a sua ligação às empresas. O presidente do HMI desmistificou ainda o facto de a CTP não estar associada ao projecto: “A CTP ainda não formalizou a sua entrada mas mais importante do que a presença das associações, é a ligação deste projecto às empresas. Já há empresas que conhecem esta iniciativa e que manifestaram vontade em aderir ao projecto”. Uma das formas de conhecimento foi a elaboração do White Paper, que resulta de 35 entrevistas a pessoas do sector, muitas delas empresários. “Todos eles demonstraram interesse em aderir ao projecto nas suas mais diversas formas, como clientes, fundadores, promotores, patrocinadores, etc. Uns querem associar-se ao CIFAT do Algarve, outros ao de Lisboa, etc”, concluiu.
Também Patrão salientou o papel das empresas. “Os alunos pagam os cursos mais avançados, mas é preciso que as empresas invistam na formação dos seus trabalhadores. Da mesma forma que investem em tecnologia, devem investir em formação porque o turismo precisa de especialização técnica”, prosseguiu. O presidente do TP salientou ainda a ligação do HMI aos objectivos do PENT, afirmando que “em 2015 vão ser criados mais 100 mil postos de trabalho, pelo que temos de ter pessoas com conhecimentos mais elevados”.
Selo de qualidade de Lausanne
À margem da primeira conferência do HMI; o Turismo de Portugal e a École Hôtelière de Lausanne assinaram um acordo de cooperação, através do qual a oferta formativa de todas as Escolas de Hotelaria e Turismo nacionais passa a ser certificada.
Cursos HMI 2008
Programa General Managers (de 18 a 21 de Novembro/ 3 dias)
Programa “General Managers” (com o Turismo de Portugal) ( de 25 a 28 de Novembro/ 3 dias)
Head-Office Workshop – Sales & Marketing (2 e 3 Dezembro/ 2 dias)
Line managers workshop: Talent Management (para chefes de departamento) (4 e 5 de Dezembro/ 2 dias)
Think-Tank – Managing Adversity (10 de Dezembro/ 1 dia)
Innovation Masterclass – Thinking outside de box (11 de Dezembro/ 1 dia)