Mundo elege 7 Novas Maravilhas
Cerca de 2200 anos depois, Lisboa sucede à Grécia Antiga, tornando-se no centro de decisão das Novas 7 Maravilhas do Mundo. Nesta iniciativa participaram mais de 100 milhões de pessoas, […]

Patricia Neves
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
Valência lança Plano Estratégico de Turismo 2025-2028 para liderar turismo sustentável urbano
Cerca de 2200 anos depois, Lisboa sucede à Grécia Antiga, tornando-se no centro de decisão das Novas 7 Maravilhas do Mundo. Nesta iniciativa participaram mais de 100 milhões de pessoas, através daquela que foi a primeira votação global da História da HumanidadeVinte e dois séculos depois da primeira lista ter sido formada, cerca de 100 milhões de cidadãos escolheram as 7 Novas Maravilhas do Mundo.
A Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil), Machu Picchu (Perú), pirâmide de Chichén Itzá (México), Coliseu de Roma (Itália) e Taj Mahal (Índia) são as novas Maravilhas reveladas na gala que decorreu no dia 7.07.07 no estádio da Luz, em Lisboa. Das sete, o Coliseu de Roma é a única localizada na Europa.
Bernard Weber, presidente da fundação New7Wonders, anunciou que a organização vai “visitar as 7 Maravilhas do Mundo num tour de inauguração” e que espera que estes monumentos “venham a estar presentes nos livros de história de todo o mundo”. O responsável defendeu ainda que “o património é o futuro e, por isso, estas maravilhas devem ser preservadas para que as futuras gerações usufruam delas”. Diogo Freitas do Amaral, comissário nacional e presidente da comissão de honra para a eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo e de Portugal, referiu que “todos os cidadãos votaram pela primeira vez na História da Humanidade. É um grande progresso democrático”, acrescentando ainda estar “satisfeito que pela primeira vez na História o mundo tenha escolhido”.
As 7 Maravilhas foram escolhidas através da Internet, SMS e telefone entre 21 monumentos finalistas, seleccionados por um painel de especialistas encabeçado por Frederico Mayor Zaragoza, ex-director geral da UNESCO.
Reconstruir o Buda de Bamiyan
Cerca de 50% dos lucros angariados com as chamadas telefónicas nesta campanha global serão canalizados para a reconstrução do Buda gigante de Bamiyan, no Afeganistão. Esta estátua, construída no século IV. a.C. e que tinha 55 metros de altura foi destruída durante o regime taliban. O projecto para a reconstrução deste monumento já foi iniciado através de uma reconstituição em 3D.
Uma “espécie” de Óscares
O evento, que implicou um investimento de 10 milhões de euros, tratou-se de uma mistura de cerimónia dos Óscares com a abertura dos Jogos Olímpicos.
A noite foi animada pelas actuações de José Carreras, Alessandro Safina, Chaka Khan, Jennifer Lopez, entre outros.
Na cerimónia estiveram presentes o antigo astronauta Neil Armstrong, o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, o representante das Nações Unidas, Amir Dossal, entre muitas outras personalidades provenientes de diferentes partes do mundo.
Como tudo começou…
Durante os últimos dois mil anos, houve algumas tentativas de constituir uma nova lista das 7 Maravilhas do Mundo, mas nenhuma reuniu consenso. O suíço Bernard Weber, ex-realizador de cinema, dedicou-se a partir de 1999 ao sonho de concretizar “um projecto para o novo milénio”. Assim, Weber criou em 2001 a fundação New7Wonders com o objectivo de criar a lista das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Quis e conseguiu.
Seguem-se as 7Wonders of Nature
As 7 Maravilhas da Natureza será o tema da próxima campanha global desenvolvida pela equipa de Bernard Weber. O anúncio foi feito pelo fundador da New7Wonders na noite da gala de revelação das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Os números:
100 milhões de votos
40 mil pessoas no estádio
1,6 mil milhões de espectadores
10 milhões de euros de investimento
6.500 pessoas envolvidas na organização
6 meses de preparação do evento
20 dias para a montagem do espectáculo
10.000 m2 de palco
Curiosidade
A simbologia do 7
O 7 é o símbolo da perfeição. Para os egípcios, o 7 era o símbolo da vida eterna, simbolizando um círculo perfeito. No antigo testamento o número 7 é evocado 77 vezes. Na China, as 7 estrelas da Ursa Maior são relacionadas com as 7 aberturas do coração e do corpo. Em África, o 7 é símbolo da unidade e da união dos contrários. E em muitas outras regiões do mundo o 7 está presente em inúmeras lendas e tradições.
O 7 está também ligado às 7 Maravilhas do Mundo cuja declaração aconteceu no dia 7.07.07, depois de sete meses de votação.
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Pirâmides de Gizé são as únicas sobreviventes
As 7 Maravilhas do Mundo são uma famosa lista de obras artísticas e arquitectónicas erguidas durante a Antiguidade Clássica. Das sete eleitas as pirâmides de Gizé (Egipto), construídas há cinco mil anos, são as únicas que resistem até hoje quase intactas.
A origem desta lista gera polémica, mas é normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon que escreveu sobre ela num poema. O engenheiro grego Philon de Bizâncio também escreveu sobre esta lista na sua obra De septem orbis miraculis por volta do ano 150 a.C. Pensa-se que a lista das Maravilhas terá servido de referência para os viajantes da Antiguidade que queriam conhecer o que de mais belo tinha sido construído pelo Homem.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo:
Colosso de Rodes
Estátua de Zeus
Farol de Alexandria
Jardins suspensos da Babilónia
Mausoléu de Halicarnasso
Grande Pirâmide de Guiza
Templo de Ártemis
Cristo Redentor é Maravilha do Mundo
Lula da Silva: “Eleição será combustível para o turismo brasileiro”
O presidente da República brasileira, Lula da Silva, afirmou que a eleição do Cristo Redentor (Rio de Janeiro) vai impulsionar o turismo no Brasil. “Esta eleição é um combustível para o turismo brasileiro e um acto de justiça por haver poucos lugares no mundo mais bonitos que o Rio de Janeiro”, defende o responsável.
Lula da Silva vai oferecer ao governador do Rio de Janeiro um poster do Cristo Redentor autografado por si, onde escreveu “Parabéns Rio! Maravilha do mundo!”.