Air Berlin compra LTU mas ainda espera autorização
A low cost alemã comprou cem por cento das acções da LTU, num valor que ascende aos 140 milhões de euros, incluindo entre 190 a 200 milhões de euros. No entanto, a compra só é efectivada após a aprovação da autoridade da concorrência alemã.As duas empresas chegaram a acordo na segunda-feira à noite. “Com a… Continue reading Air Berlin compra LTU mas ainda espera autorização
Joana Barros
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A low cost alemã comprou cem por cento das acções da LTU, num valor que ascende aos 140 milhões de euros, incluindo entre 190 a 200 milhões de euros. No entanto, a compra só é efectivada após a aprovação da autoridade da concorrência alemã.As duas empresas chegaram a acordo na segunda-feira à noite. “Com a aquisição da LTU estamos a reagir às exigências do mercado”, antecipa Joachim Hunold, CEO da Air Berlin, antes de explicar que muitos clientes se questionavam quando é que a empresa ia começar a operar voos de longo curso. “Agora isso já é possível para nós porque temos uma rede alimentada pelas ligações europeias e pelas ligações domésticas”.
Segundo dados da Air Berlin, as sinergias entre as duas empresas deverão estar na ordem dos 70 a cem milhões de euros.
Com esta aquisição a Air Berlin pode reforçar a sua presença em Düsseldorf, uma cidade com cerca de 18 milhões de habitantes, e que é também a base da LTU.
Além desta notícia, a Air Berlin anunciou também a compra de 49 por cento das acções da companhia aérea suíça Belair, podendo assim aumentar as suas actividades no mercado suíço.
A terceira novidade prende-se com uma substituição: A Air Berlin cessa o seu code-share com a TUIfly e passa a ter um code-share com a Condor. As alterações devem-se ao facto do recente posicionamento da agora TUIfly (antes era a Hapagfly) a ter tornado um concorrente e não um parceiro.