“O melhor ano turístico do Brasil”
A presença da Embratur, na Bolsa de Turismo de Negócios (BTL), visou aproximar, ainda mais, os portugueses do Brasil. A aposta em Portugal para o Turismo de Negócios no Brasil, é uma das novidades para 2007″O ano de 2006 foi a melhor temporada turística de sempre para o Brasil”. A frase é de Jeanine Pires,… Continue reading “O melhor ano turístico do Brasil”
admin
A presença da Embratur, na Bolsa de Turismo de Negócios (BTL), visou aproximar, ainda mais, os portugueses do Brasil. A aposta em Portugal para o Turismo de Negócios no Brasil, é uma das novidades para 2007″O ano de 2006 foi a melhor temporada turística de sempre para o Brasil”. A frase é de Jeanine Pires, presidente da Embratur, confirmada pelos dados disponibilizados pelo Banco Central.
Em conversa com o Publituris, o director de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, afirma que “estes resultados são o corolário de um conjunto de várias estratégias para o turismo que resultaram de forma perfeita. Temos sol durante o ano inteiro, e um vasto território, o que nos permite ter uma maior margem de manobra”.
Quanto ao número de visitas e receitas em 2006, Marcelo Pedroso também mostrou a sua satisfação. “Tivemos 6,3 milhões de turistas, o que significou uma receita de 3,3 bilhões de euros. Estes valores ultrapassam em 11,7 por cento as cifras registadas em 2005, até então a melhor marca do turismo brasileiro. Para 2007 esperamos contar com nove milhões de visitantes.”
A promoção do Brasil enquanto destino não difere muito das estratégias dos outros países. De acordo com o responsável, “é feita uma promoção durante todo o ano. Participamos em feiras de turismo de grande importância internacional, onde podemos encontrar pessoas interessadas no nosso destino, organizamos fam e press trips”, acrescentando logo de seguida que “a participação na BTL se insere nessa estratégia, mas virada para os portugueses. Actualmente existem muitas empresas portuguesas a investirem no Brasil, e isso é um factor muito determinante”.
Turismo de Negócios e Portugal
Outra das vertentes mais importantes para o Turismo brasileiro prende-se com o MICE, produto cada vez mais importante para a indústria. Desta forma, e sendo Portugal o país que mais emite turistas para o Brasil, a Embratur trabalha para atrair mais portugueses para o país de Vera Cruz, para viagens de negócios. “Cerca de 13 por cento dos turistas portugueses visitam o Brasil para negócios, congressos ou convenções, por isso a nossa estratégia passa por, aqui na BTL, mostrar as nossas potencialidades para o Turismo de Negócios”.
Marcelo Pedroso explicou depois as razões para o sucesso neste sector. “Em 2003 estávamos em 21º lugar no ranking da ICCA, sendo que em 2005 subimos para 11º. Conseguimos esta evolução através de uma política de suporte e articulação com os principais Conventions Bureaus do país e com o investimento privado”. Outro dos pontos positivos desta estratégia passou por “captar investimentos para melhorar a capacidade das cidades médias receberem eventos”.