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Lleida quer atingir 1,3 milh

O Patronato de Turismo de Lleida fixou o objectivo de venda de 1,3 milh

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Dubai ultrapassa os 5 milhões de turistas no primeiro trimestre

Depois de ter atingido um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais, em 2023, o Dubai continua a crescer, tendo atingido 5,18 milhões de visitantes internacionais no 1.º trimestre de 2024

O Dubai recebeu 5,18 milhões de visitantes internacionais durante o 1.º trimestre de 2024, correspondendo a crescimento de 11% em relação aos 4,67 milhões de período homólogo de 2023, de acordo com dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) no decorrer da 31.ª edição do Arabian Travel Market (ATM).

Após um ano recorde de 2023, em que o Dubai registou 17,15 milhões de visitantes internacionais, a indústria turística do Emirado mantém o crescimento no primeiro trimestre do ano, alinhado com os objetivos da Agenda Económica de Dubai, D33, para consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.

Relativamente a este resultado dos primeiros três meses de 2024, o Xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro de Dubai e Presidente do Conselho Executivo de Dubai, afirmou que o Dubai “está no caminho de mais um desempenho relevante este ano, depois de o Emirado ter recebido um número recorde de visitantes no ano passado, com os visitantes internacionais a chegar aos 17,15 milhões”.

Para o Xeque, esta performance “garantirá que o setor do turismo continue a sua jornada de crescimento e de acordo com os objetivos da Agenda Económica de Dubai (D33), que visa fortalecer a sua posição como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.”

O aumento de turistas internacionais durante o primeiro trimestre é o resultado das estratégias do destino em pilares vitais no setor de turismo, como a sustentabilidade, acessibilidade, empreendedorismo e inovação. Outros fatores-chave contribuíram também para o crescimento do número de visitantes, como o facto da cidade ter sediado vários eventos importantes da indústria, como o Arab Health, Gulfood e o Dubai International Boat Show, e ainda as novas aberturas de hotéis como o The Lana, a primeira propriedade da Dorchester Collection no Médio Oriente; SIRO One Za’abeel, o primeiro hotel de fitness de Dubai; Marriott Marquis Dubai; e Hilton Dubai Creek Hotel & Residences. Respondendo a todos os orçamentos e preferências, as diversas ofertas do Dubai estão em constante evolução, apoiadas por infraestruturas de classe mundial, serviço excecional em todos os pontos de contato e colaboração contínua entre o governo e os setores privados.

Europa Ocidental destaca-se como maior mercado emissor
De janeiro a março, a região da Europa Ocidental foi o maior mercado emissor, com 1,138 milhão de chegadas, representando uma quota global de 22%, seguida pelo Sul da Ásia com 869.000 visitantes (17%) e CEI e Europa Oriental com 817.000 (16%).

Do ponto de vista regional, o GCC e o MENA ficaram em quarto e quinto lugares, , respetivamente, representando respetivamente 664.000 (13%) e 605.000 (12%) chegadas. A região do Nordeste Asiático e Sudeste Asiático registou 470.000 chegadas no Dubai (uma participação de 9%), seguida pelas Américas com 344.000 (7%), África com 202.000 (4%) e Australásia com 70.000 (1%).

No que diz respeito à performance nos hotéis do Dubai, de janeiro a março deste ano, estes mantiveram uma taxa de ocupação de quartos de 83%. As noites de quarto ocupadas aumentaram 2%, com 11,2 milhões no final do primeiro trimestre de 2024, em comparação com 10,98 milhões em 2023. A Tarifa Média Diária (ADR) subiu para AED 638 durante o primeiro trimestre, marcando um aumento de 5% em comparação com o mesmo período em 2023, enquanto a Receita Por Quarto Disponível (RevPAR) aumentou 4% em comparação com o ano passado, de AED 504 para AED 527.

Recorde-se que o número total de quartos disponíveis no Dubai atingiu o número de 152.162 no final de março, face aos 148.877 quartos disponíveis em março de 2023. Já o número de estabelecimentos também aumentou de 814 em 2023 para 832 no final do primeiro trimestre deste ano.

Garantida está a continuação em “impulsionar campanhas globais e específicas para cada mercado, colaborando com os nossos principais parceiros domésticos e internacionais, adotando uma abordagem de marketing diversificada para promover o Dubai nas mais diversas audiências mundiais, emocionando e inspirando potenciais novos visitantes e repetentes”, deixada por Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).

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“O defeito da Europa é ser demasiado conservadora”

Teodora Marinska, Head of Public Affairs, da Europan Travel Commission (ETC), considera que a “Europa tem atuado muito bem na recuperação do setor das viagens e turismo”, mas considera que é “demasiado conservadora”.

Na sua intervenção numa das primeiras conferências do Arabian Travel Market (ATM) 2024, a realizar no Dubai até 8 de maio, a responsável pelas Relações Públicas da European Travel Commission (ETC), Teodora Marinska, salientou a importância das viagens intra-regionais na Europa, admitindo que “estas foram a principal razão para o crescimento e recuperação do setor do turismo e das viagens na Europa”.

Contudo, Marinska salientou que a Europa “é demasiado conservadora quando toca à inovação e a apostar em novidades, ao contrário desta região [Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo] que tem inovado enormemente e isso é bem visível”.

Um dos pontos que Marinska destacou como fator diferenciador na Europa é, no entanto, a facilidade com os vistos e os acordos existentes no espaço Schengen que dão um forte apoio à recuperação do turismo.

“Facilitar a entrada nos diversos países é sinónimo de mais viajantes, mais turistas e isso traz, inevitavelmente, benefícios económicos para todos. Mas para que isto aconteça, existem infraestruturas que têm de estar preparadas para não dificultar esta transição fácil e fazer com que os viajantes pensem duas vezes antes de viajar para um destino”.

Assim, para Marinska, o próximo passo, “é digitalizar ao máximo certos e determinados processos que facilitem a entrada e transição entre países e não dificultem tudo”. A responsável pelas Relações Públicas da ETC deu como exemplo a digitalização do controlo fronteiriço que “é urgente colocar em prática”, admitindo que “será um processo feito por máquinas e não humanos, o que equivale dizer que deverá existir menos constrangimentos e, principalmente, filas nos aeroportos, algo sempre desagradável para quem viaja”.

Claro que Marinska destacou a componente da segurança como “fundamental” em todo este processo, “mas temos de nos colocar na pele do viajante”. Por isso, “todos países e estados têm de estar no mesmo patamar para que isto funcione sem constrangimentos”, admitindo que “se um dos stakeholders não acompanhar esta transição, haverá problemas em toda a cadeia.

No final, Marinska destacou os desafios que se colocam ao setor das viagens e turismo no futuro, indicando a “digitalização” e a “transição verde” como dois fatores a ter em conta. “Todos falamos de ‘overtourism’, mas o facto é que nem todos os destinos o sentem. Por isso, não são os destinos que não possuem ‘overtourism’ que têm de atuar. Estes só têm de preservar. Os destinos que têm, de facto, ‘overtourism’ contribuíram, em grande parte para o terem e, agora, têm o desafio de resolver esta questão”.

Marinska conclui que “a sazonalidade é um dos grandes problemas, mas essa poder-se-á resolver com a promoção de soluções e serviços diferentes que beneficiarão os destinos e as gentes que neles habitam”.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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ATM começa com uma promessa na aposta no desenvolvimento da ferrovia na região

Na abertura da 31.ª edição do Arabian Travel Market (ATM) 2024, que se realiza até ao próximo dia 8 de maio, ficou a promessa de alguns dos responsáveis pelo setor do turismo do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo que a ferrovia será uma das próximas apostas.

O Golfo Pérsico é uma das regiões do mundo em maior desenvolvimento no que respeito ao turismo. Isso mesmo é possível confirmar na 31.ª edição do Arabian Travel Market (ATM) 2024 onde o turismo é, naturalmente, o ator principal. Numa das primeiras conferências que abriu este certame que se realiza no Dubai, o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Fahd Hamidaddin, deixou a certeza de que assim permanecerá.

“Os países que compõem esta região (Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo – Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrain e Kuwait) aproveitaram a pandemia para investir fortemente no desenvolvimento do turismo e isso reflete-se nos dias de hoje, em que temos uma economia forte e que assenta no desenvolvimento da atividade económica. Não tivemos à espera que a pandemia passa-se para investir. Fizemo-lo durante estes tempos desafiantes e o futuro do turismo só beneficiará da aposta que fizemos ao longo deste anos”.

A partilhar o palco com o chairman da Autoridade de Comércio e Desenvolvimento do Turismo de Sharjah, Khalid Jasim Al Midfa; e a CEO da Autoridade para o Turismo e Eventos do Bahrain, Sarah Buhijji; o responsável pela pasta do turismo da Arábia Saudita deixou a certeza de que a próxima aposta passa pela ferrovia.

“A ferrovia será o próximo desafio e aposta”, avançou Fahd Hamidaddin, salientando que “temos de nos reinventar e reimaginar um setor do turismo e das viagens diferente do que temos tido até agora”.

“Cada vez mais falamos de sermos sustentáveis, de preservarmos o nosso meio ambiente, de criar novas experiências”, admitiu Fahd Hamidaddin. “Por isso, a ferrovia poderá ser uma dessas novas experiências que poderemos e devemos criar na região”.

Para o ministro do Turismo da Arábia Saudita, a ferrovia não deverá ser, contudo, somente um meio de transporte de ponto A para ponto B. “Não, a própria viagem de comboio terá de ser uma experiência, com carruagens distintas, únicas, a oferecer diversas experiências e que os turistas e visitantes poderão ter como um destino dentro do destino”.

Para tal, Fahd Hamidaddin destacou a colaboração que terá de existir entre todos os estados que compõem esta região, de forma a “oferecer um serviço, uma experiência diferenciadora e capaz de atrair mais turistas para a nossa região”.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

Sobre o autorVictor Jorge

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Embaixador da Tunísia em Portugal acredita no sucesso do regresso da Tunisair a Lisboa

O embaixador da Tunísia em Portugal, Naoufel Hdia, assinalou, esta segunda-feira, o regresso da Tunisair à capital portuguesa, num pequeno-almoço que reuniu em Lisboa responsáveis da companhia aérea tunisina, os principais operadores turísticos que operam o destino a partir do nosso país, e o representante da ANA-Aeroportos. Para já será um voo semanal, às segundas-feiras, até outubro.

A Tunisair regressou a Lisboa esta segunda-feira, após ter cancelado a operação em 2019 por questões de reestruturação, com uma operação semanal, às segundas-feiras, para já até final de outubro. No inverno não deverá operar, pois o fluxo nos dois lados não compensa, mas promete voltar à capital portuguesa na próxima temporada de verão, isto se conseguir renovar o slot.

Para assinalar este regresso, o embaixador tunisino em Portugal, Naoufel Hdia, reuniu em Lisboa os responsáveis da Tunisair que vieram ao nosso país de propósito, os principais operadores turísticos que operam para aquele destino, Francisco Vieira Pita, chief commercial officer da ANA Aeroportos, e Leila Tekaia, delegada do Turismo da Tunísia em Portugal, Espanha e França. Refira-se que a companhia aérea começou a operar para o nosso país nos inícios dos anos 90.

Na ocasião, o diplomata tunisino considerou que acredita no sucesso do regresso da Tunisair a Portugal, o que, seguramente, em sua opinião, irá permitir aumentar o fluxo de turistas portugueses para aquele destino, que o ano passado foram de cerca de 40 mil. No ano de todos os recordes, visitaram a Tunísia 50 mil portugueses. “É graças aos vossos esforços, amigos da Tunísia, que poderemos melhorar estes números, porque há muito potencial a desenvolver. Podemos fazer muito mais”, acentuou, para realçar que o seu país oferece a quem o visita, tudo o que procura, acima de tudo, hospitalidade, um excelente serviço hoteleiro, circuitos culturais e animação.

Naoufel Hdia disse ainda que os portugueses têm ainda muito para descobrir na Tunísia, para além do produto sol e mar como Djerba, Sousse, Monastir e Hammamet, tendo realçado a riqueza da zona sul do país, no deserto do Sahara, ainda pouco explorado.

O embaixador demonstrou-se disponível para discutir com todos os operadores turísticos que operam em Portugal “para nos ajudarem a fazer melhor e melhor preparar o destino”.

O Deputy Chief Executive Officer da Tunisair, Moez Bem Rejeb, que acompanhou o primeiro voo a Lisboa, neste regresso muito aclamado, espera retomar uma atividade mais sólida do que o passado. Os resultados do fluxo de turistas portugueses para a Tunísia, disse que são encorajadores, mas está seguro que serão aumentados, a curto prazo, com mais esta oferta entre Portugal e Tunes. Por outro lado, lembra que com esta operação os tunisinos terão igualmente a oportunidade de ser turistas em Portugal. A companhia aérea, apesar de à distância, terá uma representante para Portugal e Espanha, na pessoa de Amina Ben Ammar.

Por sua vez, Leila Tekaia anunciou que este regresso da Tunisair ao nosso país, em voo direto, será acompanhado, em data ainda não revelado, por uma campanha institucional do destino Tunísia em Portugal, “vamos ter imagem, mensagem e uma ação virada para o cliente”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Aviação

Qatar Airways aumenta voos para Lisboa antes do arranque da rota

A Qatar Airways vai realizar seis voos por semana entre Lisboa e Doha, numa rota que arranca a 6 de junho e que vai ter ligações às segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domingos, num avião Boeing 787-8.

A Qatar Airways anunciou um aumento do número de frequências semanais para a rota que, em junho, a companhia aérea do Qatar voltar a operar entre Lisboa e Doha, que vai afinal contar com seis voos por semana.

“A Qatar Airways anuncia um aumento na frequência dos seus voos entre Lisboa e Doha, acrescentando mais dois aos quatro voos semanais já anunciados. A premiada companhia aérea irá operar um total de seis voos a partir de 6 de junho de 2024”, lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira, 6 de maio.

Na informação enviada à imprensa, a Qatar Airways lembra que começou a voar, pela primeira vez, para Lisboa em junho de 2019, numa rota que foi interrompida pela pandemia da COVID-19 e que regressa em junho, como parte do calendário da companhia aérea do Qatar para 2024.

“Estamos muito satisfeitos por voltarmos a trabalhar na nossa expansão no mercado português, a reforçar a nossa rede global de destinos e as opções que disponibilizamos aos nossos viajantes a partir de Portugal. Estamos entusiasmados por reforçar ainda mais a nossa presença em Lisboa com seis voos semanais, e esperamos acompanhar os nossos passageiros portugueses nas suas viagens para os melhores destinos do mundo a partir deste verão”, congratula-se Eric Odone, vice-presidente de Vendas da Qatar Airways para a Europa.

Os voos da Qatar Airways entre Lisboa e Doha acontecem às segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domingos, num total de mais de 3.000 lugares por semana, sendo operados num avião Boeing 787-8.

Além do Qatar, os voos da Qatar Airways permitem ligação a vários outros destinos através do Aeroporto Internacional Hamad (HIA), com a companhia aérea a indicar que, para os passageiros portugueses, os destinos preferidos são Banguecoque, Hong Kong, Denpasar, Joanesburgo, Cidade de Ho Chi Minh, Kuala Lumpur, Maldivas e Colombo.

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Turismo cultural e eventos globais em debate na Porto Business School

A instituição de ensino vai promover um webinar aberto ao público em geral dedicado ao papel dos festivais culturais e eventos internacionais na promoção de destinos. O painel será composto por profissionais como Álvaro Covões e Artur Pereira, moderados por Rita Marques.

A Porto Business School vai promover na próxima quinta-feira, 9 de maio, às 17h00, o webinar “Promoting Destinations: The power of cultural festivals & international summits”, dedicado a explorar “o papel dos festivais culturais e eventos internacionais na promoção de destinos, criação de empregos e enriquecimento cultural das comunidades globais”, como indicado em comunicado.

O evento, organizado no âmbito do Executive Master em Tourism Management, contará com a participação de Álvaro Covões, fundador e CEO da Everything Is New, e Artur Pereira, vice-presidente da Web Summit e country manager do evento para Portugal, Brasil e Qatar. A moderação ficará a cargo de Rita Marques, codiretora do Executive Master em Tourism Management da Porto Business School.

O webinar será realizado em inglês com transmissão ao vivo e em exclusivo no canal de Youtube da Porto Business School. Apesar de a participação ser gratuita e aberta ao público geral, está sujeita a inscrição prévia através do website www.pbs.up.pt.

O Executive Master em Tourism Management abriu novas vagas para a edição de outubro de 2024, sendo que o período de pré-inscrição está disponível até 24 de maio. Em comunicado, a instituição explica que “este curso especializado visa capacitar os participantes para projetar e gerir experiências turísticas inovadoras, competitivas e sustentáveis, proporcionando uma rede colaborativa com os principais stakeholders do setor”.

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Guerin cresce 10% e tem melhor resultado de sempre em 2023

Além do aumento do volume de negócios, no ano passado, a Guerin viu também crescer o volume de contratos de aluguer e tem planos para continuar a apostar na transição digital e na mobilidade verde.

A Guerin, empresa de rent-a-car 100% portuguesa, obteve o seu melhor resultado de sempre no ano passado, quando registou um volume de negócios superior a 75 milhões de euros, depois de um crescimento de 10% face a 2022.

“A Guerin fechou 2023 com um volume de negócios superior 75 milhões de euros que representam um crescimento de aproximadamente 10% face a 2022 e o melhor resultado de sempre da empresa”, indica a empresa, num comunicado enviado à imprensa.

No ano passado, a Guerin viu o volume de contratos de aluguer crescer cerca de 22% face ao ano anterior, com o negócio de B2C a representar 65% e o B2B 35%.

“Os contratos efetuados por via digital nos KIOSK’s da marca representaram já 74,2% da totalidade dos contratos efetuados no ano passado”, refere também o comunicado divulgado, que explica que, no ano passado, a Guerin “abriu 17 novos KIOSK’s totalizando, ao dia de hoje, 41 unidades em todo o país”.

“De uma maneira geral podemos assumir que deixámos praticamente de ter filas nas estações, sabendo nós que este é um dos principais problemas para qualquer empresa de rent-a-car. Também aumentámos muito o nível de satisfação dos clientes, seja em inquérito seja nos reviews das plataformas onde operamos, e reduzimos drasticamente o uso de papel”, refere Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin.

A Guerin conta atualmente com 40 estações localizadas de norte a sul do país e nas ilhas, bem como com mais de 250 colaboradores, com a empresa a indicar que o sucesso alcançado é reflexo da “aposta ímpar que a marca tem vindo a fazer ao longo dos últimos quatro anos na transição digital e na mobilidade verde a nível nacional”.

“Com efeito, a Guerin é atualmente a única rent-a-car do mercado português a proporcionar aos clientes um processo de aluguer rápido e simples, 100% digital e universal, que não requer qualquer pagamento extra ou estatuto especial por parte dos clientes. Os planos da marca para o futuro são ainda mais ambiciosos”, lê-se no comunicado.

Delfina Acácio diz que a Guerin está empenhada em “liderar o mercado nacional com a oferta de soluções de mobilidade diferenciadoras e tornar o processo de aluguer cada vez mais simples, rápido e acessível a todos”.

“Temos grandes ambições para o futuro, sendo que os atuais KIOSK’s físicos representam apenas um passo intermédio do futuro integralmente digital e online que estamos a preparar para o mercado nacional. Dando vida ao nosso mote “do sofá para a mobilidade”, o nosso objetivo é que todos os clientes Guerin possam aceder 24h/24h, 7d/7d à versão mobile do KIOSK, através dos seus dispositivos móveis, podendo reservar e aceder às nossas viaturas, bem como devolvê-las, num circuito 100% digital e online”, acrescenta a responsável.

Entre os planos da Guerin está o objetivo de se tornar uma empresa 100% paperless e, em 2024, a empresa prevê continuar a investir na digitalização de todo o processo de aluguer, seja no “desenvolvimento de soluções 100% digitais e mobile, seja em telemática e sistema keyless, duas tecnologias essenciais para o sucesso de um processo de aluguer totalmente digital e cada vez mais ambiental”.

“Este é um projeto estruturante para a estratégia de futuro da Guerin, pelo que continuaremos a investir em conhecimento, em recursos humanos, em software e em hardware para mudarmos para sempre o processo de aluguer de viaturas em Portugal”, conclui a responsável.

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Bestravel inaugurou nova agência na KidZania

A Bestravel na KidZania está aberta desde o passado sábado, 4 de maio, e recebe crianças entre os cinco e os 15 anos para participar nas atividades oferecidas na agência de viagens.

A Bestravel inaugurou este sábado, 4 de maio, uma nova agência de viagens na KidZania, num espaço que visa “proporcionar às crianças uma experiência imersiva no mundo das viagens e turismo, bem como estimular junto dos mais novos a profissão de agente de viagens”.

“Localizada no coração da KidZania, a agência da Bestravel oferecerá às crianças a oportunidade de explorar o mundo e as viagens de forma lúdica e educativa. Com atividades interativas e divertidas, bem como uma experiência imersiva virtual, as crianças poderão planear viagens, aprender sobre diferentes culturas e destinos ao redor do mundo, e desenvolver habilidades relacionadas ao setor de turismo”, destaca a Bestravel, num comunicado enviado à imprensa.

Durante a inauguração, Carlos Baptista, administrador da Bestravel, defendeu que “é fundamental estimular o interesse das crianças pelo mundo das viagens desde cedo”, motivo pelo qual a rede de agências de viagens decidiu abrir este novo espaço.

“A nossa agência na KidZania é em tudo semelhante à realidade que os viajantes nacionais experienciam numa das agências Bestravel espalhadas pelo país. No ano em que renovamos a atribuição do Prémio Escolha do Consumidor e em que obtivemos o Prémio Cinco Estrelas, estamos seguros de que estes mini agentes de viagens proporcionarão um atendimento e serviço inesquecível a quem visitar a Bestravel KidZania, podendo assim aprender mais sobre Turismo”, acrescenta o responsável.

A abertura da nova agência na KidZania assinalou também a campanha que a Bestravel tem a decorrer, denominada  ‘Viva o melhor dos dois mundos’ e que visa destacar a “riqueza cultural, natural e histórica do Dubai e da Tailândia”, e lançou uma atividade lúdica,  que conta com o apoio do Turismo de Marrocos, e que vai permitir “explorar uma panóplia de destinos e experiências que este destino tem para oferecer”.

A Bestravel na KidZania está aberta desde 4 de maio e recebe crianças entre os cinco e os 15 anos para participar nas atividades oferecidas na agência de viagens.

Esta agência resulta de uma parceria entre a Bestravel e a KidZania, com o objetivo de “criar memórias inesquecíveis e despertar o espírito aventureiro nas crianças e jovens”.

 

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Câmara de Comércio de Ponta Delgada critica aplicação de taxa turística em São Miguel

A taxa turística deverá começar a ser aplicada nos municípios de São Miguel, Açores, a partir do segundo semestre deste ano, com um valor de dois euros por noite, até um máximo de cinco noites.

A vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Raquel Franco, criticou este fim-de-semana, na Feira da Indústria, do Comércio e dos Serviços dos Açores, a proposta de aplicação de uma taxa turística em São Miguel, considerando que o “enfoque devia estar na criação de valor através da disponibilização de experiências, com o princípio do utilizador pagador”.

“Na proposta de aplicação de uma taxa turística nos municípios de São Miguel, o enfoque devia estar na criação de valor através da disponibilização de experiências, com o princípio do utilizador pagador. Mas não, focou-se apenas e exclusivamente na aplicação de mais uma taxa”, defendeu a responsável, segundo a RTP Açores.

Durante a sua intervenção no arranque desta feira, que decorre até 9 de maio, Raquel Franco afirmou que, ao longo dos anos, os Açores não têm sido eficazes na execução dos planos para o setor do turismo e defendeu que é necessário “aportar todos os recursos necessários à manutenção” da competitividade, valorizando o destino e investindo na sua promoção.

Por isso, para a responsável, a adoção desta taxa turística, que deverá começar a ser aplicada a partir do segundo semestre deste ano, com um valor de dois euros por noite, até um máximo de cinco noites, não faz sentido, até porque surge numa altura em que São Miguel se debate com um problema de acessibilidades aéreas, depois da redução dos voos da Ryanair.

“No que concerne à política de acessibilidades aéreas, não podemos regredir 10 anos, num setor crucial para o desenvolvimento dos Açores. O impacto da redução dos voos da Ryanair foi significativo, mesmo com o esforço que foi efetuado por outras companhias, com o intuito de compensar a referida redução, temos registo de quebras superiores a 20%”, lamentou.

Presente no certame esteve também Berta Cabral, secretária Regional de Turismo dos Açores, que forneceu números diferentes e sublinhou o facto dos Açores terem registado, no ano passado, um “saldo positivo de 1.200 passageiros vindos do continente, nos meses do inverno IATA, face ao inverno de 2022”.

“2023 foi o nosso melhor ano de sempre, com mais de 3,8 milhões de dormidas, uma receita recorde na hotelaria, sem contar com todos os proveitos dos setores congéneres, de 158 milhões de euros”, afirmou a governante regional.

Já Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmou apenas que a “taxa turística está destinada a desenvolver e promover a sustentabilidade ambiental e social” que todos desejam nos Açores.

 

 

 

 

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MSC Cruzeiros coloca quatro navios nas Caraíbas para o verão e seis para o inverno

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar, este verão e no inverno de 2024/2025, várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

A MSC Cruzeiros vai colocar quatro navios em operação nas Caraíbas para este verão e outros seis para o inverno, época ao longo das quais a companhia de cruzeiros vai disponibilizar várias opções de viagem pelas Bahamas, República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimão, Martinica ou México.

“As Caraíbas são um destino popular em qualquer altura do ano, conhecido pelas suas incríveis praias de areia branca, águas cristalinas, paisagens magníficas e encantadoras cidades costeiras, repletas de uma rica cultura e de locais históricos”, destaca a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

Este verão, a MSC Cruzeiros vai contar com embarques em Miami, Nova York e Orlando para visitar as Caraíbas, em itinerários que variam entre as três e as sete noites.

À partida de Miami vai estar o MSC Magnifica, que vai disponibilizar itinerários de três a sete noites, incluindo Key West (Flórida), Costa Maya e Cozumel (México), Isla de Roatán (Honduras), Belize (Belize), Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve (Bahamas).

Opção é também o MSC Seascape, que também vai ter partidas de Miami, para itinerários de sete noites, que passam por San Juan (Porto Rico), George Town (Ilhas Caimão), Puerto Plata (República Dominicana), Ocho Rios (Jamaica), Cozumel (México) e Ocean Cay MSC Marine Reserve.

Já o MSC Meraviglia vai contar com partidas da cidade de Nova York, com itinerários de sete noites incluindo escalas em Port Canaveral, Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve, enquanto o MSC Seashore encerra a oferta, com cruzeiros de três a sete noites com partida de Port Canaveral para destinos como Nassau, Ocean Cay MSC Marine Reserve, Costa Maya e Cozumel.

Inverno com seis navios nas Caraíbas

Além do verão, a MSC Cruzeiros vai colocar também seis navios nas Caraíbas para o inverno de 2024/2025, disponibilizando viagens de três a 10 noites a partir de Miami, Nova York, Orlando e Martinica.

O MSC Divina é um dos navios que vão estar nas Caraíbas para o inverno, disponibilizando partidas de Miami para itinerários de três a quatro noites, incluindo as Bahamas e a Ocean Cay MSC Marine Reserve, bem como de 10 noites por Aruba, Curaçao e República Dominicana.

À partida de Miami vai estar ainda o MSC Seascape, que vai efetuar itinerários de sete noites para as Caraíbas Orientais, incluindo escalas na República Dominicana, Porto Rico e Ocean Cay MSC Marine Reserve, e para as Caraíbas Ocidentais, incluindo Jamaica, Ilhas Caimão, México e Ocean Cay MSC Marine Reserve.

Já o MSC Seaside, que também vai partir de Miami, vai realizar itinerários de sete noites, alternando entre as Caraíbas Orientais, incluindo Bahamas, Porto Rico e República Dominicana, e as Caraíbas Ocidentais, incluindo México, Honduras ou Belize e itinerários nas Bahamas, incluindo Ocean Cay MSC Marine Reserve.

À partida de Nova Iorque, vai estar ainda a operar o MSC Meraviglia, que vai disponibilizar itinerários de sete noites, incluindo escalas em Orlando, Nassau, Bahamas e Ocean Cay MSC Marine Reserve, assim como itinerários de 10 a 11 noites, incluindo visitas a Porto Rico, República Dominicana e Sint Maarten.

O MSC Seashore vai ainda disponibilizar saídas de Port Canaveral para itinerários de três a sete noites com escalas incluindo Costa Maya, Cozumel, Ocean Cay MSC Marine Reserve e Nassau, enquanto o MSC Virtuosa oferecerá itinerários de sete noites partindo de Fort de France (Martinica) para destinos como Philipsburg (Sint Maarten), St.John’s (Antígua), Pointe-à-Pitre (Guadalupe) e Bridgetown (Barbados).

 

 

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