Associação Empresarial Serra da Lousã lançou Plataforma VIP360 com 8 municípios do território
Foi oficialmente lançada a primeira fase da Plataforma VIP360, uma iniciativa da Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL) que visa dinamizar o turismo e reforçar a cooperação territorial entre oito municípios.

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Os municípios envolvidos neste projeto, que contará com a disponibilização de visitas virtuais 360/3D a quase 200 pontos turísticos e outros conteúdos multimédia, proporcionando uma experiência imersiva aos utilizadores, são: Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pedrógão Grande, Penela e Vila Nova de Poiares. Esta plataforma surge como uma forma de promover a região Centro de Portugal, destacando as suas riquezas naturais, culturais e históricas, ao mesmo tempo que valoriza a hospitalidade única da população local, um instrumento que Carlos Alves, presidente da Associação Empresarial Serra da Lousã, classificou como “o TGV digital para o interior”.
Financiado com o apoio do Turismo de Portugal (70%) e das autarquias envolvidas (30%), com esta plataforma partilhada, cada município terá a sua própria página exclusiva, com conteúdos personalizados. As visitas virtuais 360/3D serão acompanhadas por fotografias de alta qualidade, animações interativas, mapas tridimensionais, entre outros recursos, que permitirão aos visitantes explorar a região de forma digital, antes ou durante a sua visita física.
O projeto incluirá, na segunda fase, a integração de cerca de 500 empresas do setor turístico, como alojamento, restauração, comércio e atividades turísticas, nos conteúdos da plataforma. Com isso, será possível divulgar ainda mais a oferta regional e incentivar o turismo local.
A Plataforma VIP360, que pode ser acedida em qualquer dispositivo, estará disponível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol), e terá funcionalidades inclusivas, como módulos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. A iniciativa conta ainda com a colaboração de várias entidades, como o Turismo do Centro e a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal (ARPTCP), entre outras.
Para o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que este presente no lançamento da Plataforma VIP360, salientou hoje que é cada vez mais relevante o ecossistema digital para chegar a todos os pontos do país e trazer vantagens competitivas para os territórios, para realçar, citado pelo Notícias de Coimbra, que um dos principais desígnios da atividade turística é “crescer com a tecnologia”.
“É importante crescer com a tecnologia, criando as bases de um ecossistema digital, hoje muito associado àquilo que são as vantagens competitivas que a inteligência artificial trouxe, porque quebra barreiras e estabelece perímetros alargados que não temos bem noção onde podem chegar”, sublinhou, de acordo com a mesma publicação.