ESHTE lança pós-graduação em “Criação e Gestão de startups em Turismo”
A nova pós-graduação da ESHTE reforça a contínua aposta formativa da instituição e prepara os estudantes para um setor cada vez mais competitivo com a modalidade online a torná-la acessível a um maior número de estudantes.

Publituris
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) abriu as inscrições, até 14 de março, para a pós-graduação em “Criação e Gestão de startups em Turismo”, reforçando o seu compromisso com a diversificação da oferta formativa, desta vez, com o objetivo de preparar os estudantes para enfrentar desafios únicos, que incluem a necessidade de inovação e diferenciação num mercado competitivo, bem como a gestão eficiente de recursos e a adaptação a novas tendências e tecnologias no setor do turismo.
“Fomos sentindo que os já diplomados na área do Turismo e Hotelaria identificam oportunidades que surgem no mercado, no entanto, sentem necessidade de desenvolver as ferramentas necessárias para criar e gerir o seu próprio negócio. Esta pós-graduação pode dar resposta às suas dúvidas, bem como as bases essenciais para atingir o sucesso”, realça a professora e coordenadora do curso, Maria de Lurdes Calisto.
Esta nova pós-graduação, tal como a de “Turismo Literário” lançada anteriormente, dá a oportunidade aos estudantes de obterem o reembolso integral das propinas (250 euros), caso concluam com mérito o primeiro semestre. Este apoio financeiro poderá ser aumentado com base no desempenho académico ao longo de todas as unidades curriculares do curso.
O plano curricular, completo e diversificado, está direcionado para empreendedores, em qualquer setor de atividade do Turismo e Hotelaria – alojamento, restauração, animação turística, agências de viagens, entre outras atividades -, e concentra-se em diversas áreas como o marketing, finanças, recursos humanos, financiamento e critérios e processos de licenciamento.
Depois de concluírem esta pós-graduação, os estudantes vão ser capazes de responder às mais diversas exigências associadas ao empreendedorismo e à gestão de pequenas e médias empresas, identificar novas oportunidades de negócio em turismo e de desenvolver modelos de negócio inovadores, colocando em prática o que adquiriram ao longo de toda a estrutura curricular.
Para a professora e coordenadora da pós-graduação, Maria de Lurdes Calisto, “quem estiver dedicado a criar e a gerir o seu negócio, num mercado tão competitivo como este, não pode abdicar de temas como a transformação digital e a sustentabilidade”, reforçando ainda que “esta pós-graduação não é só para quem pretende dar os primeiros passos no empreendedorismo, mas também para quem quer fazer crescer ainda mais o seu negócio”.
De referir ainda que a ESHTE posicionou-se entre as instituições de ensino superior com melhores índices de inserção profissional em Portugal, depois de, em 2024, ter atingido uma taxa de empregabilidade de 95,9%.
As inscrições estão disponíveis no Portal de Candidaturas online da ESHTE.