Futebol agora também é turismo em São Paulo
A “Rota do Futebol de SP”, que acaba de ser lançado pelo governo de São Paulo (Brasil), é um guia que pretende revolucionar o turismo desportivo, com museus, estádios icónicos, passeios e lojas temáticas.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O Estado de São Paulo respira futebol e turismo. E foi a pensar nessas duas culturas intrinsicamente ligadas que a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria do Desporto, criou o guia “Rota do Futebol SP”.
O material é resultado de uma colaboração entre clubes de futebol e autarquias paulistas e inclui a visita a museus, como o Pelé, em Santos; e as famosas visitas guiadas por 11 estádios paulistas, com atrações como salas de troféus, vestiários e relvado.
“O futebol é um atrativo genuíno de São Paulo, intimamente ligado à cultura do nosso estado. Além disso, proporciona experiências que conquistam e encantam o visitante, gerando empregos e ativando serviços locais”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Os estádios paulistas destacam-se por atrair um grande fluxo turístico mesmo fora dos dias de jogo. Só a Arena Corinthians recebe por ano 150 mil visitantes de mais de 50 países e do Brasil. O Morumbis recebe cerca de cinco mil pessoas para o tour guiado apenas no fim de semana. Já a Vila Belmiro bateu os dois milhões de visitantes desde a inauguração do espaço, em 2003.
“Este guia é um convite para que todos explorem a história do futebol em São Paulo e se encantem com as suas belezas e singularidades. Em cada capítulo, há histórias, ícones e eventos que representam superações e conquistas, além do espírito de união e alegria que o futebol sempre proporcionou ao nosso povo”, diz a secretária do Desporto do estado, coronel Helena Reis.
A ideia do projeto é aproveitar todos os chamarizes futebolísticos do estado para estimular o turismo desportivo na região. No itinerário que passa por estádios e sedes de clubes históricos, do litoral e interior, é possível conhecer diferentes tradições locais e desportivas. Cada canto do estado oferece uma perspectiva única do futebol e da cidade.
O guia “Rota do Futebol de SP” foi editado com 124 páginas, com muitas fotos coloridas, histórias, informações, curiosidades e outros detalhes, e mostra um conjunto de estádios de futebol e do Museu do Futebol como o seu histórico.