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Porto e Norte com prémio nos Óscares do cinema de turismo

O Porto e Norte de Portugal solidificou a promoção turística com mais um reconhecimento internacional com o 3.º lugar nos World Tourism Film Awards.

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O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) foi distinguido com o 3.º lugar, na categoria Regiões, na 36.º edição World Tourism Film Awards, com o filme promocional “For sure, they are from the north” (Vê-se Mesmo Que São do Norte). Este reconhecimento, cuja gala em Valência (Espanha), coloca a peça videográfica nortenha entre as três melhores do mundo na sua categoria, consolidando o Porto e Norte como um destino de referência global.

O filme é o resultado de uma parceria de excelência entre o TPNP, a criatividade da agência CaetsuTwo e a Lobby Productions, que traduziu essa visão em imagens marcantes e de grande impacto emocional.

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“For sure, they are from the north” remete para a origem e a originalidade da região, mas também para a fundação da nação e todo o respetivo património (i)material, transversal aos quatro subdestinos, cada qual com as suas particularidades a funcionar como um todo indivisível.

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Emanado do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, o galardão é mais um marco na trajetória deste filme, que já tinha sido premiado em prestigiados festivais internacionais: Muse Awards 2024 (Gold), Telly Awards 2024 (Gold), ambos em Nova Iorque, e o Art&Tur International (Silver), em Portugal, entre outros.

Ao longo do último ano, o filme competiu com produções milionárias e de alto perfil, representando destinos globais como a Suíça, Canadá, Indonésia, Espanha, Estados Unidos da América, entre outros, protagonizadas por estrelas como Roger Federer, Robert De Niro e Anne Hathaway.

Os restantes quatro prémios para a região foram conquistados pelo município de Barcelos, na categoria de Produtos Turísticos; pela empresa PortugalNTN, 1.° Prémio do Público; pela Fundação de Serralves e pelas Conservas Pinhais, ambos na categoria de Serviços de Turismo.

Na altura de receber o prémio, Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, reconheceu que “estes prémios são uma celebração da autenticidade e da força das gentes do Norte. Temos muitos atributos, mas as pessoas são o nosso maior ativo. Este é um destino que emociona, que apaixona e que se distingue pela sua alma única. Estes prémios são de todos nós – são das gentes do Porto e Norte de Portugal!”.

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CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal

Este comboio regressa já no sábado, 14 de dezembro, realizando “diversas viagens especiais” para assinalar a época festiva do Natal, aos sábados e domingos, até dia 5 de janeiro.

O Comboio Histórico do Douro a Vapor vai voltar a circular durante a época festiva do Natal, anunciou a CP – Comboios de Portugal, revelando que este comboio vai “voltar a realizar diversas viagens especiais”, até dia 5 de janeiro.

A primeira viagem na icónica locomotiva a vapor CP 0186 e nas carruagens históricas está agendada para sábado, 14 de dezembro, num percurso que liga o Porto-São Bento a Ermesinde, estando previstas “quatro circulações por dia, aos sábados e domingos, até 5 de janeiro de 2025”.

“Viajar no comboio a vapor no Natal é uma experiência mágica para toda a família e uma forma divertida e envolvente de celebrar esta época. Em Ermesinde, os participantes poderão conhecer a Aldeia de Natal e a maior Árvore de Natal do País”, lê-se numa nota informativa divulgada pela CP – Comboios de Portugal.

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Distribuição

TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025

As receitas do grupo TUI ascenderam a 23,2 mil milhões de euros no ano fiscal 2024. Para 2025, com as reservas a indicarem crescimentos de 4% para o inverno e de 7% para o verão, estima-se que as receitas cresçam entre 5 e 10%, em 2025.

O grupo TUI obteve no ano fiscal 2024 (terminado a 30 de setembro de 2024), receitas de 23,2 mil milhões de euros, representando um crescimento de 12,1% face aos 20,7 mil milhões de euros do exercício de 2023.

O grupo alemão indica, em comunicado, que a procura por viagens “manteve-se em alta”, o que teve um “impacto positivo no negócio operacional”, revelando que 20,3 milhões de clientes viajaram com a TUI, significando um crescimento de 1,3 milhões relativamente aos 19 milhões do ano 2023, salientando ainda que “todos os segmentos do grupo, contribuíram para este desempenho operacional positivo”, destacando, no entanto, os “Hotéis & Resorts e os Cruzeiros”.

No segmento “Holiday Experiences”, que inclui Hotels & Resorts, Cruzeiros e TUI Musement, as receitas passaram de 2.458 milhões de euros para 2.923 milhões de euros, representando um crescimento de 18,9%, com o EBIT subjacente a aumentar 270 milhões de euros, em termos anuais, para 1,1 mil milhões de euros.

Os “Hotéis & Resorts” foram quem mais contribuiu para as receitas, com 1.152 milhões de euros (+11,6%), enquanto os cruzeiros passaram de 656 milhões para 840 milhões de euros (+28,1%), e a TUI Musement a crescer 20,9%, passando, assim, de 770 milhões de euros para 931 milhões de euros. Aqui, o EBIT subjacente foi de 668 milhões de euros (ano anterior: 549 milhões de euros), indicando o grupo que “os resultados foram impulsionados por um melhor desempenho operacional das principais marcas, em particular a Riu”.

O segmento “Markets + Airline”, é o grande campeão nas receitas da TUI, com o crescimento de 11,2% a fazer com que a faturação passasse de 18.195 milhões de euros para 20.233 milhões de euros. Por regiões e por agrupamento de operadores, o “Norte” (Reino Unido, Irlanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca) parece na liderança das receitas, com 8.547 milhões de euros (+10,7%), seguido da região “Centro” (Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia) com 8.337 milhões de euros (+13,7%) e do “Ocidente” (Países Baixos, Bélgica, França) com 3.349 milhões de euros (+6,6&%).

Para o inverno 2024/2025, a TUI refere que as reservas registaram um aumento de 4%, com 62% do programa de inverno já vendido. O grupo refere também que “os preços médios de venda subiram 5%, apoiados pelo aumento da percentagem de pacotes de férias e de produtos com pacotes dinâmicos no mix de vendas”.

Já as reservas para o verão de 2025, encontrando-se, como adianta a TUI, “numa fase muito inicial”, o grupo refere que “17% do programa de verão está atualmente vendido”, com as mesmas a aumentarem em 7% face a 2024 e com os preços médios de venda 3% mais elevados.

Para o exercício de 2025, o grupo TUI estima aumentar as receitas entre 5 a 10%, com um EBIT subjacente a crescer entre os 7 e os 10% relativamente a 2024.

Ao comentar os resultados do exercício de 2024, Sebastian Ebel, CEO da TUI, diz que “cumprimos o que prometemos”; indicando que “a TUI de amanhã está bem posicionada”.

O responsável do grupo alemão refere ainda que, no ano fiscal de 2024, “alcançámos marcos importantes”, destacando o segmento “Holiday Experiences”, onde “estamos a crescer com a nossa estratégia de ativos certos”. Já no segmento de “Markets + Airline”, Ebel adianta que “estamos a preparar o negócio do operador turístico para o futuro e a posicioná-lo de forma dinâmica”, concluindo ainda que “um tópico que desempenha um papel importante em todas as nossas atividades é sustentabilidade”, frisando que”, como um dos principais grupos de viagens do mundo, queremos estabelecer o padrão para a sustentabilidade no mercado”.

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Emirates continua a somar prémios nos WTA e World Travel Tech Awards

A Emirates somou quatro distinções nos prémios que são considerados os Óscares do Turismo e outras duas nos galardões que destacam a inovação em tecnologia aplicada ao turismo.

A Emirates voltou a ser premiada nos World Travel Awards (WTA) e nos World Travel Tech Awards 2024, somando quatro distinções nos prémios que são considerados os Óscares do Turismo e outras duas nos galardões que destacam a inovação em tecnologia aplicada ao turismo.

“Melhor Companhia Aérea do Mundo – Primeira Classe”, “Melhor Companhia Aérea do Mundo – Imagem de Marca”, “Melhor Companhia Aérea do Mundo – Entretenimento a Bordo” e “Melhor Companhia Aérea do Mundo – Programa de Fidelização” foram as categorias em que a Emirates foi premiada na mais recente edição dos WTC, cuja gala decorreu na Madeira.

Já nos World Travel Tech Awards 2024, a companhia aérea foi reconhecida com os prémios “Melhor App de Companhia Aérea do Mundo” e “Melhor App de Companhia Aérea no Médio Oriente”.

“A Emirates está focada em oferecer consistentemente o melhor serviço, investindo continuamente para elevar a experiência a bordo e lançando conceitos pioneiros na indústria para expandir o ecossistema de fidelização”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Entre estas novidades, destaca-se o lançamento de 36 aviões totalmente renovados (26 A380 e 10 Boeing 777) com novos interiores que incluem a classe Premium Economy como parte do programa multimilionário de modernização dos aviões da companhia aérea, assim como a experiência de Primeira Classe da Emirates, que “continua a estabelecer o padrão de excelência da indústria”.

Além disso, a Emirates expandiu recentemente o catálogo de entretenimento a bordo, através de uma colaboração com o Spotify – o serviço de subscrição de streaming de áudio mais popular do mundo – para oferecer aos passageiros uma vasta gama de podcasts e playlists no ar, sem esquecer o Emirates Skywards, que tem já 33 milhões de membros.

Destaque merece ainda a App da companhia aérea, que tem vindo a ser reconhecida por oferecer a melhor funcionalidade e experiência de utilizador, uma vez que disponibiliza atualizações de voos em tempo real, rastreio de bagagem, guia de mapas do aeroporto, a possibilidade de explorar todas as cabines da frota em 3D e a opção de criar playlists personalizadas antes do voo.

 

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ARAC aponta para redução nas aquisições de veículos novos pelo segmento de rent-a-car

O Gabinete de Estudos e Estatística da ARAC, que analisa e divulga dados sobre o setor de aluguer de curta duração (ACD), revela que, no acumulado do ano – de janeiro a novembro – o setor foi responsável pela introdução de 58.790 veículos ligeiros de passageiros, 6.674 veículos comerciais ligeiros e 1.579 motociclos no mercado nacional.

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O setor de locação automóvel em Portugal tem-se destacado como um componente essencial da economia, contribuindo significativamente para o mercado automóvel e para a mobilidade sustentável no país. Em novembro de 2024, os dados do setor demonstraram tendências importantes, como a redução nas aquisições de veículos novos pelo segmento de rent-a-car, que registou 1.825 unidades adquiridas.

A ARAC, através do seu Gabinete de Estudos e Estatística, destaca “o aumento gradual na procura por veículos híbridos e elétricos, refletindo uma transição para soluções mais sustentáveis, embora ainda enfrentem barreiras como a insuficiência de infraestrutura de carregamento”. Além disso, segmentos como o aluguer de motociclos têm ganhado relevância, especialmente entre empresas de distribuição que buscam maior agilidade e eficiência econômica.

Em números acumulados, o setor contribuiu para a introdução de 58.790 veículos ligeiros de passageiros, 6.674 veículos comerciais ligeiros e 1.579 motociclos ao mercado nacional, destacando-se como uma força motriz do mercado automóvel.

Por meio da precisão e abrangência das informações recolhidas, o da ARAC auxilia as empresas a ajustarem as suas estratégias e a adaptarem-se às novas solicitações do mercado, especialmente no que diz respeito à transição para alternativas ecológicas e à crescente preferência pelo uso em detrimento da posse de veículos.

O papel desempenhado pela ARAC e pelo seu gabinete estatístico reforça a importância de uma base de dados sólida e confiável, essencial para a competitividade e o sucesso estratégico das empresas no setor de locação automóvel.

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Portugal recebe Mundial de Futebol de 2030 e espera impacto superior a 800M€ e aumento das receitas turísticas

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considera que o Mundial de Futebol de 2030, que Portugal organiza em conjunto com Espanha e Marrocos, vai ser “um momento muito positivo” para o país, esperando-se um impacto económico superior a 800 milhões de euros, crescimento de 2,3% nas receitas turísticas e a criação de cerca de 20 mil postos de trabalho.

Inês de Matos

Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial de Futebol de 2030, anunciou a FIFA esta quarta-feira, 11 de dezembro, o que mereceu uma reação imediata do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, que fala num impacto económico superior a 800 milhões de euros e na criação de cerca de 20 mil postos de trabalho, de acordo com um estudo que prevê também o crescimento de 2,3% das receitas turísticas.

“As conclusões são que, no conjunto dos três países, irão ser criados cerca de 409 mil empregos, e em Portugal estaremos a falar de 18 a 23 mil empregos nesta organização”, revelou o governante, em resposta a juma questão da Iniciativa Liberal (IL), durante o debate preparatório do Conselho Europeu de 19 de dezembro.

O estudo citado por Luís Montenegro, acrescenta a Lusa, foi realizado por uma consultora no passado mês de outubro e mostra que esta competição desportiva deve também gerar um impacto económico superior a 800 milhões de euros.

“No conjunto dos três países, por cada euro investido em princípio resulta um retorno de 1,8 euros. No caso português cada euro investido resultará, segundo o estudo, num retorno de 8,5 euros. Portanto, temos uma repercussão muito maior em Portugal do que nos outros nossos parceiros coorganizadores”, disse o primeiro-ministro.

O estudo diz que a competição deverá ter “um impacto total entre 707 e 859 milhões de euros no PIB, impostos gerados entre 312 e 394 milhões de euros e um acréscimo de 2,3% nas receitas habituais do turismo, estimando-se entre 300 a 500 mil visitantes”.

No debate quinzenal, que antecedeu o debate preparatório do Conselho Europeu no parlamento, o chefe do Governo já tinha saudado a atribuição da organização da prova a Portugal, Espanha e Marrocos, considerando que será “um momento muito positivo” para o país.

“Estou convencido que será um grande momento da afirmação dos nossos valores e da nossa paixão nesta área concreta”, disse o líder do executivo nacional.

Recorde-se que a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos, denominada ‘Yalla Vamos!’, era a única apresentada para a prova de 2030 e foi escolhida pela FIFA esta quarta-feira, 11 de dezembro, durante um congresso extraordinário, realizado em Zurique.

O Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, são os recintos portugueses que vão receber jogos desta competição, que vai ter ainda três partidas disputadas na Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

 

 

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Turismo de Lisboa tem uma nova “Lisbon Story”

Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América e Brasil são os mercados-alvo da nova série de vídeos do Turismo de Lisboa.

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“Rota do Barroco” é o mais recente vídeo da série Lisbon Stories, uma iniciativa da Associação Turismo de Lisboa (ATL) para a promoção externa do destino nos mercados de Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América e Brasil. No vídeo, fica o convite para explorar a riqueza cultural e patrimonial de Lisboa, através dos museus e monumentos do estilo barroco.

Durante cerca de cinco minutos, é apresentado um itinerário por locais emblemáticos como o Museu do Barroco, o Palácio do Correio-Mor, o Palácio de Fronteira, o Palácio do Marquês de Pombal, o Palácio Ludovice, o Aqueduto das Águas Livres, o Palácio Nacional de Mafra, a Quinta Real de Caxias, o Palácio Nacional de Belém, o Museu Nacional dos Coches e o Museu Tesouro Real. É também feita menção às inúmeras igrejas e capelas que foram remodeladas e redecoradas ao estilo barroco, durante o reinado de D. João V.

Paula Oliveira, diretora executiva da ATL, afirma que “a riqueza decorativa e a complexidade arquitetónica do estilo barroco refletem uma época de prosperidade que marcou a identidade cultural de Lisboa. Presente em museus, monumentos e igrejas, o barroco deixou um forte legado histórico que convida agora à visita de todos.”

O estilo barroco teve o seu esplendor, em Lisboa, durante o reinado de D. João V, na primeira metade do Sec. XVIII. Apesar de muitas das edificações deste período terem sido destruídas no terremoto de 1755, chegaram até aos nossos dias diversos exemplos da “Idade de Ouro” de Lisboa.

“Rota do Barroco” reforça o compromisso da ATL em divulgar a riqueza histórica, cultural e artística de Lisboa no mercado nacional e no estrangeiro.

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Análise

Número de expatriados nos EUA atingiu nível mais elevado desde a pandemia

O número de americanos que pretendem fixar residência noutro país tem vindo a aumentar e a Europa é o destino preferido. Até ao final do 3.º trimestre, já mais de 4.100 cidadãos decidiram obter residência ou cidadania num país estrangeiro.

Victor Jorge

Uma recente análise da Astons revela que um grande aumento no número de cidadãos americanos optou por expatriar, com os primeiros três trimestres de 2024 a indicar um número significativamente maior de abandono dos EUA do que foi visto durante todo o ano de 2023.

A Astons analisou dados do US Federal Register que mostram que o número de cidadãos americanos que optaram por obter residência ou cidadania num país estrangeiro, em 2024, registou um enorme aumento, mesmo antes das eleições.

Durante os três primeiros trimestres de 2024, 4.184 cidadãos americanos decidiram obter residência ou cidadania num país estrangeiro, representando um aumento de 28,3% em relação ao número total registado ao longo de 2023 que ascendeu a 3.260.

“Este facto é significativo porque mostra que o número de cidadãos norte-americanos que saíram dos EUA em 2024 já ultrapassou o total anual do ano passado, antes de contabilizar o impacto das eleições nos EUA e a vitória de Donald Trump”, revela a análise da empresa especialista em imóveis, residência e cidadania por meio de investimentos.

Só no terceiro trimestre de 2024, 2.123 cidadãos norte-americanos expatriaram, o que representa o total trimestral mais elevado desde o segundo trimestre de 2020 (2.406), indicando a Astons que o número total de expatriados dos EUA visto em 2024 poderá ultrapassar o total visto em 2020, quando 6.705 cidadãos dos EUA decidiram obter residência ou cidadania num país estrangeiro devido ao impacto avassalador e à disseminação do COVID-19.

À semelhança do que aconteceu com a pandemia de COVID-19, uma das vias utilizadas para sair rapidamente dos EUA, tanto antes como depois das eleições, é a residência por investimento ou Golden Visas.

“Os indivíduos com um elevado património líquido estão cada vez mais a ver o valor de distribuir os seus riscos pessoais e financeiros por várias nações, em vez de protegerem todas as suas apostas numa economia local”, diz a análise da Aston. “Como tal, a residência noutro país dá-lhes a oportunidade de diversificar em vez de limitar as suas oportunidades”.

Além disso, “a perspetiva de um passaporte adicional não americano também está a impulsionar esta decisão, trazendo segurança e liberdade adicionais quando viajam e permitindo àqueles que não podem enfrentar outro mandato de Trump a opção de sair dos EUA por um período de tempo prolongado”, refere ainda a Aston.

A análise mostra, também, que a Europa é uma escolha privilegiada para os cidadãos americanos que pretendem obter uma cidadania ou residência adicional, sobretudo porque pode frequentemente proporcionar acesso à UE e à livre circulação do espaço Schengen.

Atualmente, o país europeu mais popular para os cidadãos americanos que abandonam o país é a Grécia, que, segundo a Astons, é alvo de 50% de todos os pedidos de Golden Visa dos EUA em 2024. Até ao final do ano, o número de titulares de Golden Visa americanos na Grécia deverá ser o dobro do registado em 2023.

Alena Lesina, especialista em cidadania, autorização de residência e investimento imobiliário da Astons, salienta que “estamos a assistir a um aumento do número de cidadãos norte-americanos que utilizam o investimento como meio de obter residência ou cidadania noutros países. Este número tem vindo a aumentar de forma constante ao longo dos três primeiros trimestres deste ano e esta é uma tendência que se reflete no número total de cidadãos americanos que optam por expatriar-se”.

“Assistimos a um aumento significativo da atividade dos cidadãos americanos após as eleições e prevemos que o último trimestre deste ano apenas intensificará as tendências observadas nos primeiros nove meses do ano”, conclui Lesina.

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Gloria Guevara é candidata a secretária-geral da ONU Turismo

A antiga presidente do WTTC e ex-secretária de Estado de Turismo do México, Gloria Guevara, anunciou a sua candidatura a secretária-geral da ONU Turismo, numa altura em que já se sabe que Zurab Pololikashvili, atual líder da agência, vai concorrer a um terceiro mandato.

Inês de Matos

Gloria Guevara, que foi presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), apresentou a sua candidatura a secretária-geral da ONU Turismo, numa candidatura que visa “fortalecer” a organização e “promover o turismo sustentável”.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, Gloria Guevara é uma reconhecida especialista em turismo, que conta com mais de 35 anos de experiência ao serviço do setor, tendo sido inclusive secretária de Estado de Turismo do México, país que apoia a sua candidatura.

O Hosteltur recorda que, nos últimos anos, Gloria Guevara tem trabalho como assessora especial para o Ministério de Turismo da Arábia Saudita, cargo que aceitou depois de terminar a sua ligação ao WTTC, do qual foi presidente até 2021.

Gloria Guevara é licenciada em Informática pela Universidade Anáhuac e conta com um MBA pela Kellogg School of Management da Universidade Northwestern, tendo passado por vários cargos públicos e em empresas privada ao longo da sua vida profissional.

A especialista em turismo foi secretária de Estado do Turismo do México entre 2010 e 2012, período ao longo do qual foi responsável pela implementação do “Acuerdo Nacional por el Turismo”, estratégia que impulsionou o turismo mexicano e posicionou o país como um destino competitivo no cenário mundial.

Nesta candidatura, Gloria Guevara compromete-se a colocar o setor acima das agendas individuais, a reforçar o papel da ONU Turismo e a promover o turismo sustentável.

Zurab Pololikashvili procura terceiro mandato

Além de Gloria Guevara, também já é público que Zurab Pololikashvili, atual secretário-geral da ONU Turismo, pretende candidatar-se a um terceiro mandato, segundo o jornal The Diplomat in Spain.

O atual secretário-geral da ONU Turismo terá confirmado a sua candidatura depois de regressar da China, onde marcou presença no Global Tourism Economic Forum (GTEF), onde terá aproveitado para recolher apoios à sua recandidatura.

O apoio que Zurab Pololikashvili tem dado ao desenvolvimento sustentável e competitivo dos destinos e à colaboração próxima entre os setores público e privado, assim como a sua liderança próxima e o facto de a ONU Turismo se ter expandido e aberto novas delegações regionais em vários países, terão contribuído para que o responsável tivesse já conseguido reunir o apoio de diversos países.

Zurab Pololikashvili é secretário-geral da ONU Turismo desde 2018, tendo renovado o seu mandato em 2022.

A eleição do próximo secretário-geral da ONU Turismo vai ser decidida em 2025, prevendo-se que o Conselho Executivo da organização reúna entre 28 e 30 de maio do próximo ano e que, dessa reunião, saia um nome que será depois levado à Assembleia Geral, que está marcada para novembro de 2025, na Arábia Saudita.

 

 

 

 

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Arábia Saudita entusiasmada por receber “maior evento desportivo do mundo” em 2034

A Arábia Saudita vai ser palco do Mundial de Futebol de 2034, prova que é considerada o “maior evento desportivo do mundo” e que deixa o país entusiasmado para receber os milhares de adeptos que esta competição habitualmente movimenta.

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A Arábia Saudita vai ser palco do Mundial de Futebol de 2034, prova que é considerada o “maior evento desportivo do mundo” e que deixa o país entusiasmado para receber os milhares de adeptos que esta competição habitualmente movimenta.

“Estamos incrivelmente entusiasmados por acolher o maior evento desportivo do mundo”, afirma o CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, Fahd Hamidaddin, citado num comunicado enviado à imprensa.

Em 2034, o país vai receber as 48 equipas que vão participar nesta prova desportiva de futebol e que vão disputar os jogos nas cidades-sede de Riyadh, Jeddah, Al Khobar e Abha.

“Todas as cidades anfitriãs estão preparadas para cativar os adeptos de futebol com estádios de última geração, comodidades de classe mundial, festivais de adeptos vibrantes e um conjunto diversificado de experiências culturais”, garante a Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, na informação divulgada.

Recorde-se que a Arábia Saudita tem vindo a apostar no turismo e, em 2023, recebeu mais de 100 milhões de visitantes, afirmando-se como o destino turístico que mais cresce no G20.

“O Turismo Saudita está a trabalhar em estreita colaboração com parceiros de todo o ecossistema turístico para garantir uma experiência perfeita e agradável para todos os visitantes. Isto inclui uma melhor conetividade de voos, processos de visto simplificados e uma vasta gama de opções de alojamento para se adequar a diferentes orçamentos e preferências. Com foco na sustentabilidade e acessibilidade, a Arábia Saudita está empenhada em realizar um torneio que celebre o espírito do futebol e deixe um legado positivo para as gerações vindouras”, acrescenta o comunicado.

Segundo o CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, o setor turístico do país é dinâmico e garante aos visitantes “uma experiência perfeita”, pelo que o responsável convida a que se visite o país ainda antes da competição para que seja possível comprovar a diversidade e qualidade da oferta.

“O nosso setor turístico dinâmico garante aos visitantes uma experiência perfeita em todos os pontos de contacto e convidamos o mundo a experimentar a magia da Arábia Saudita agora. Quer se trate de adrenalina, cultura ou relaxamento, uma visita antes do Campeonato do Mundo oferecerá uma amostra da Arábia Saudita e da nossa famosa hospitalidade, onde, de coração aberto, convidamos todos a experimentar as mais calorosas boas-vindas sauditas”, acrescenta.

Para assinalar a candidatura da Arábia Saudita a sede do Campeonato do Mundo de Futebol de 2034, o país promoveu diversas iniciativas em locais como o Piccadilly Circus de Londres ou a fonte icônica do Dubai Mall, que envolveram lash mobs sauditas para mostrar a cultura do país e os destinos que vão receber as partidas de futebol, tendo ainda sido lançada “uma curta-metragem que dá as boas-vindas e convida o mundo a experimentar o calor e as maravilhas do país”.

 

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Sicily by Car quer abrir cinco balcões e recrutar mais 50 pessoas até ao final de 2025

Depois de ter iniciado a atividade em Portugal, em setembro deste ano, a Sicily by Car pretende continuar a expandir o negócio e quer recrutar meia centena de pessoas até ao final do próximo ano.

Victor Jorge

A rent-a-car italiana, Sicily by Car, que chegou a Portugal em setembro deste ano, continua focada no projeto de expansão na Península Ibérica. Até ao final de 2025, tem planeada a abertura de mais cinco balcões nas cidades de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, que permitirá criar mais de 50 postos de trabalho só no nosso país.

Para Filippo Macchi, country manager da Sicily By Car, “Portugal é nitidamente um país com um crescimento muito acima da média europeia. Portanto, uma empresa familiar italiana como a Sicily by Car, quando pensa no projeto de expansão europeu, pensa em primeiro lugar nos países que mais cresceram e que tenham previsão de continuar a crescer, como é o caso de Portugal”.

Os novos balcões vão abrir no centro de Lisboa e do Porto, no Aeroporto de Faro, no Algarve, e no Aeroporto do Funchal, na Madeira.

Até agora, o investimento da empresa em Portugal já ultrapassou os 10 milhões de euros, mas deverá chegar aos 50 milhões de euros até ao final do próximo ano. Os primeiros meses de operação em Portugal ultrapassaram todas as expectativas, com uma cota de utilização da frota de 90%.

Filippo Macchi ainda que “o mercado de rent-a-car transmite uma certa segurança e praticidade, cada vez mais procurados pelos consumidores neste setor. O aluguer de veículos é também uma modalidade cada vez mais procurada pelas empresas, que encontram mais vantagens, tanto a nível financeiro como logísticas, em alugar uma viatura do que em adquirir um carro próprio”.

Para 2025 e para os próximos anos, os objetivos passam por continuar a abrir mais balcões por todo o país e ilhas, mas também reforçar o serviço ‘Corporate’, junto das empresas.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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