Centro de Portugal com três filmes entre os melhores do mundo nos World Tourism Film Awards
Filme da Nazaré foi o grande vencedor na categoria Cidades. Produções da Turismo Centro de Portugal e das Caldas da Rainha também reconhecidas a nível internacional. Portugal foi o país mais premiado.

Publituris
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Três filmes promocionais da região Centro de Portugal destacaram-se entre os melhores do mundo na 36.ª edição dos World Tourism Film Awards, que decorreram em Valência, Espanha, consolidando o estatuto do Centro de Portugal como uma referência também no panorama global de filmes de turismo.
Os prémios, organizados pelo CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, distinguem os filmes turísticos mais premiados ao longo do ano, num circuito que abrange 10 festivais em diferentes países, incluindo o Festival ART&TUR, realizado no Centro de Portugal.
O filme promocional “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, produzido pela produtora Lobby Films and Advertising, conquistou o 4.º lugar na categoria “Regiões”, sublinhando Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que “este é um filme que aborda, de uma forma única e especial, a diversidade e a riqueza do Centro de Portugal. Assente na lógica de promoção do ‘menos é mais’, daquilo que nos diferencia e nos distingue, das nossas singularidades, tem na sustentabilidade o seu vetor central”.
Também do Centro de Portugal, os municípios de Nazaré e Caldas da Rainha sagraram-se também vencedores na gala, merecendo a preferência dos jurados dos vários festivais internacionais que integram o circuito do CIFFT.
O filme “Nazaré – Bigger Than Life” (“Nazaré – Maior do que a Vida”) foi um dos grandes triunfadores do circuito, terminando em 1.º lugar na categoria “Cidades”, filme produzido pela OONIFY para o Município da Nazaré.
Já o filme “Caldas da Rainha Magnificent” (“Caldas da Rainha Magnífica”), produzido pela Eureka Films para o Município das Caldas da Rainha, conquistou o 5.º lugar também na categoria “Cidades”. De assinalar que este filme resultou do “ART&FACTORY”, iniciativa integrada no festival de cinema de turismo “ART&TUR”, que todos os anos decorre no Centro de Portugal.
De resto, Portugal foi dos países mais premiados nos World Tourism Film Awards, que reconheceram 27 produções de 16 países como os Melhores Filmes de Turismo do Mundo, nas cinco categorias competitivas: Promoção de Cidade, Região e País, Produtos Turísticos e Serviços Turísticos. Os vencedores destacaram-se nos rankings CIFFT, uma lista que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados ao longo do ano e revela as principais tendências do setor.
Com oito produções entre os melhores filmes de turismo do mundo, além dos troféus para a Turismo Centro de Portugal e Municípios de Nazaré e Caldas da Rainha, destacaram-se produções de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Rota Vicentina, Museu de Serralves, NURI Conservas Pinhais e um consórcio representando os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença. Além disso, a PORTUGALNTN, Lda. recebeu o troféu CIFFT “People’s Choice” Award 2024.
O Turismo da Suíça foi o grande vencedor global, com “The Ride of a Lifetime”, um vídeo promocional protagonizado pelo carismático duo Roger Federer e Trevor Noah. Esta produção destacou-se ao conquistar um duplo reconhecimento, o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, em 1.º lugar na categoria de Produtos Turísticos, e o novo prémio CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel internacional de jornalistas de viagens.
(Re)veja os filmes.