Foto: Associação Turismo do Algarve (ATA) – ilha do Farol
Algarve recebe 110 agentes e operadores turísticos norte-americanos.
A região do Algarve será palco de um evento exclusivo de 22 a 27 de outubro, recebendo 110 operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos.
Publituris
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
Uzbekistan Airways ligará Madrid a Tashkent com voo direto a partir de 2025
Ryanair cresce 11% em novembro e fica mais perto dos 200 milhões de passageiros
Brasil espera encerrar ano com recorde de 6,8 milhões de turistas estrangeiros
O Algarve vai ser a região anfitriã do “Visit Portugal Travel Trade Market Place”, que reunirá cerca de 110 operadores turísticos e agentes de viagens provenientes dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá, juntamente com 120 empresas do Algarve e de outras regiões do país, com o objetivo de potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de parcerias comerciais.
O evento “Visit Portugal Travel Trade Market Place” tem como objetivo dar a conhecer a diversidade da oferta turística das várias regiões do país e potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de relações comerciais com agentes especializados do setor provenientes dos EUA e Canadá.
Promovido pelo Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, o evento acontece de 22 a 27 de outubro de 2024, sob o formato de “reverse workshop”, oferecendo às empresas presentes a possibilidade de reunir diretamente com compradores norte-americanos e canadianos, entre os quais operadores turísticos e agentes de viagens especializados nos segmentos lazer, M&I (Meetings & Incentives) e em ofertas direcionadas a produtos de nicho.
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinha a importância desta iniciativa, salientando que “receber o ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’ no Algarve reforça o empenho da nossa região em liderar a promoção do destino Portugal no panorama internacional. Sabemos que os mercados dos EUA e Canadá têm cada vez mais curiosidade e interesse pelo nosso país, temos assistido, nos últimos anos, a um desempenho notável dos indicadores turísticos nesse sentido. Como tal, este evento é uma oportunidade única para as empresas da região poderem fortalecer as relações comerciais com esses mercados e potenciar o aumento da captação de turistas norte-americanos e canadianos para o Algarve.
2 mercados em expansão
Entre 2017 e 2023, o mercado dos EUA cresceu aproximadamente 200% no Algarve, tornando-o a 3.ª região de destino em Portugal, com uma quota de 10% das dormidas. No caso do mercado canadiano, o Algarve é o segundo destino mais procurado em Portugal, com uma quota de cerca de 25%.
Ao longo do 1.º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%) e Canadá (+16,5%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.
“A colaboração próxima que o Turismo do Algarve mantém com o Turismo de Portugal tem sido essencial para a realização de ações estratégicas – como é o caso do ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’- que têm permitido ao destino fortalecer as relações transatlânticas e atrair cada vez mais visitantes do continente americano”, revelam os responsáveis da região, em comunicado.
Neste contexto, o Turismo do Algarve continua focado na identificação e criação de oportunidades que permitam estimular esta procura positiva e assegurar o reconhecimento do Algarve como um destino atrativo em todas as estações do ano. Este compromisso ganha ainda mais relevância perante a confirmação da United Airlines, que permitirá à região ter, pela primeira vez, ligações diretas aos EUA, através de quatro ligações semanais entre Faro e Nova Iorque, a partir de maio de 2025.
O “Visit Portugal Travel Trade Market Place” terá lugar no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, onde vão decorrer os dois dias de workshop, para além de sessões de capacitação sobre as sete regiões turísticas do país. O jantar de abertura será realizado no EPIC SANA Algarve.
Além das reuniões com os operadores turísticos e agentes de viagens, o evento contará também com a participação das principais companhias aéreas que conectam Portugal aos EUA e Canadá, como TAP, United Airlines, Delta Airlines, e SATA.
De referir que, após o workshop, alguns dos participantes terão a oportunidade de visitar as várias regiões do país através de pós-tours organizados em colaboração com as sete Agências Regionais de Promoção Turística: Algarve, Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira.