Atout France faz balanço positivo dos Jogos Olímpicos: “Foram um sucesso”
Segundo Emmanuel Marcinkowski, diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, todos os mercados europeus registaram crescimento durante a realização da prova desportiva, o que terá sido também comum a Portugal.

Inês de Matos
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Os Jogos Olímpicos de Paris, que decorreram entre 26 de julho e 11 de agosto, “foram um sucesso” e contribuíram para dar a conhecer França ao mundo, considera Emmanuel Marcinkowski, diretor Regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México.
“Os Jogos Olímpicos foram um sucesso. Tudo correu muito bem, os Jogos Olímpicos foram vividos numa atmosfera muito positiva e foram um sucesso também pela imagem que passaram de França em todo o mundo”, disse o responsável ao Publituris, durante uma entrevista em Lisboa.
Segundo Emmanuel Marcinkowski, todos os mercados europeus registaram crescimento durante a realização da prova desportiva, o que terá sido também comum a Portugal, ainda que a Atout France não tenha, por enquanto, os dados apurados em relação ao mercado português.
“Ainda não temos números relativos ao mercado português, mas posso dizer que todos os mercados subiram e, por isso, pensamos que também o mercado português cresceu, até porque a economia portuguesa está a melhorar”, considerou o responsável.
Apesar disso, o diretor Regional da Atout France revelou que, anualmente, França tem vindo a receber cerca de 1,3 milhões de turistas portugueses, número que, apesar do sucesso dos Jogos Olímpicos, não deverá sofrer grande oscilação ao longo do corrente ano, assim como no próximo.
“Queremos, pelo menos, manter o número de portugueses. Temos cerca de 1,3 milhões de turistas portugueses a visitar França e queremos, pelo menos, manter essa média. Esse é o nosso objetivo para o próximo ano”, explicou Emmanuel Marcinkowski.
A proximidade, o elevado número de ligações aéreas entre Portugal e França, assim como a relação histórica que existe entre ambos os países e a campanha promocional prevista para novembro em parceria com a Abreu Viagens, levam a que o responsável se mostre convencido de que os portugueses vão continuar a visitar França em 2025.
“Penso que manter o número de portugueses não vai ser um problema, a não ser que existam grandes problemas no mundo. Mas a proximidade entre Portugal e França também ajuda e, pelo que sei, os operadores portugueses têm boas perspectivas para o início do próximo ano. Por isso, com a promoção que vamos fazer e com a conectividade que existe, estamos otimistas para receber os turistas portugueses”, explicou.
No global, França espera terminar 2024 com cerca de 100 milhões de turistas internacionais, ainda que o diretor Regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México destaque para a prioridade são as receitas, que também terão subido este ano.
“Os gastos estão a subir. No ano passado, tivemos receitas de 63 mil milhões de euros, e este ano estamos a prever, mais ou menos, 68 mil milhões de euros. Estamos a subir e para isso contribuíram muito os Jogos Olímpicos”, revelou ainda o responsável.