Embratur vai implementar novo plano estratégico de marketing para promoção do Brasil no exterior
Passados quase 20 anos do lançamento do Plano Aquarela, a Embratur e o Sebrae estão a desenvolver um novo documento estratégico de marketing para promoção do Brasil no exterior.
Publituris
Abertas candidaturas à “Linha Apoio Turismo + Sustentável” com dotação de 50M€
Grupo Emirates regista lucro de 2,8 mil milhões de dólares no 1º semestre do exercício de 2024-25
Nova Edição: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+
Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+
Diretor da Travelcare nomeado membro da GBT Advisory Board da Advantage Travel Partnership
Turismo europeu regista forte desempenho no terceiro trimestre
Swiss Travel Association reúne Assembleia Geral anual no Savoy Palace
Novo aeroporto de Luanda vai permitir quadruplicar número de turistas em Angola
Pedrógão Grande é “Natural Paradises” pelos Swiss Tourism Awards
Lagoa Wine Tourism Forum regressa para a 2ª edição com o tema “Insights for Success”
O novo projeto leva em conta mudanças que ocorreram no cenário turístico internacional nos últimos anos e inclui e divulgação dos 27 estados.
O primeiro passo deste trabalho, que pretende posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, e que está a ser realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, será o de ouvir as pessoas que fazem o turismo acontecer: gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores.
A Embratur iniciou essa jornada na Abav Expo, que decorreu em Brasília, num processo de consulta que tem lugar durante um mês, período em que também serão entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas visam a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhadas ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.
Até dezembro, a Embratur apresentará as proposições iniciais do Plano de Marketing e dos Planos de Promoção Turística Internacional dos estados. Já de janeiro a abril de 2025, a Embratur fará a elaboração dos planos regionalizados. O lançamento acontece em maio – durante o ano estão previstos os encontros nas unidades federativas sobre os planos locais.
O documento traduzirá a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028. Levará em consideração também estudos de procura dos viajantes estrangeiros e o benchmarking, que é a comparação da metodologia de promoção internacional do Brasil e os produtos brasileiros com os de outros mercados.
O Plano Aquarela foi o primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil, lançado juntamente com a Marca Brasil. A iniciativa ajudou a posicionar o país como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. Com o novo plano, a Embratur reforça sua missão institucional, que é de tornar o Brasil mais competitivo e reconhecido pela sua diversidade de destinos, povos, culturas e experiências turísticas autênticas e sustentáveis. O objetivo é fortalecer a entrada de visitantes internacionais e de divisas estrangeiras no país.
“Nas últimas décadas o mundo mudou e, sobretudo, o perfil do turista internacional também mudou. Portanto, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil é uma visão e um compromisso para o futuro. Queremos posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, adiantou Marcelo Freixo, presidente da agência de promoção do Brasil.