1º Congresso Nacional da ALEP será nos dias 1 e 2 de outubro no Porto
Conforme o Pubituris já tinha anunciado numa recente entrevista a Eduardo Miranda, presidente da ALEP, os empresários do setor do Alojamento Local (AL) vão reunir-se nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, naquele que será o seu primeiro congresso.

Carolina Morgado
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) vai ter o seu primeiro congresso, nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, onde os maiores especialistas nacionais do AL vão abordar os principais temas e desafios do setor.
Serão debatidos temas como: tendências do turismo, futuro da legislação nacional, a importância da inovação digital e aposta na sustentabilidade na gestão de Alojamento Local.
O evento contará também com uma área de exposição onde os vários intervenientes do setor do Alojamento Local poderão conhecer novos produtos e serviços inovadores.
O primeiro dia do evento contará com a participação dos principais intervenientes públicos e privados do setor do Turismo e do Alojamento Local num debate sobre os grandes temas da atualidade do Turismo, enquanto no dia 2 de outubro, conforme a ALEP divulga na sua página oficial, será dedicado a sessões práticas com conteúdos diferenciados para gestores e proprietários de AL sobre a nova legislação, otimização operacional, gestão de preço, guest experience e inteligência artificial.
Além de Eduardo Miranda, presidente da ALEP, a sessão de abertura do congresso contará com intervenções de Francisco Calheiros, presidente da CTP, Ricardo Valente, vereador das Finanças e Economia da Câmara Municipal do Porto, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. Os participantes escutarão ainda uma mensagem do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Segue-se um painel sobre “Turismo em Excesso ou desafios da gestão turística?”, com participação de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, Luís Pedro Martins, Carla Salsinha e André Gomes, presidentes do Turismo do Porto e Norte de Portugal, de Lisboa e do Algarve, respetivamente. A sessão dedicada “Do turismo responsável ao turismo sustentável” terá como orador Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Haverá ainda lugar à apresentação do We Respect, caso internacional de turismo responsável no âmbito da relação dos turistas do AL com a vizinhança e a comunidade local.
O congresso vai contar ainda com a apresentação de um estudo “Perspectivas da economia e estudo das dormidas reais do turismo e o peso do alojamento local” por Pedro Brinca, economista e professor da NOVA SBE, seguindo-se um debate com participação de Adolfo Mesquita Nunes e Rita Marques, ex-secretários de Estado do Turismo.
“A criação de uma experiência global de viagem e o papel da economia”, será tema da responsabilidade de Luís Araújo, ex-presidente do Turismo de Portugal e da ETC – European Travel Commission, com a sessão de encerramento a cargo de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação.