Negócios no setor das viagens e turismo caem 12,6% até agosto, revelam dados da GlobalData
Durante os primeiros oito meses de 2024 foram anunciados 456 negócios no setor das viagens e turismo, avança a GlobalData.

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Um total de 456 negócios (fusões e aquisições – M&A, private equity e financiamento de risco) foram anunciados no setor de viagens e turismo no período de janeiro a agosto de 2024, o que representou um declínio de 12,6% no volume de negócios, face a igual período do ano passado, de acordo com a GlobalData.
Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData, revela que a atividade reflete uma abordagem “cautelosa por parte dos negociadores, embora os dados regionais e específicos do país revelem um quadro misto com a maioria registando contração.”
Durante janeiro a agosto de 2024, as regiões da América do Norte, Ásia-Pacífico e América do Sul e Central relataram uma queda anual no volume de negócios de 32,9%, 17,9% e 21,4%, respetivamente, enquanto o número de negócios para a região do Oriente Médio e África permaneceu nos mesmos níveis. No entanto, a Europa viu uma melhoria de 12,5% no volume de negócios durante janeiro-agosto de 2024 em comparação com janeiro-agosto de 2023.
Da mesma forma, os EUA, China, Austrália e França registaram uma redução anual no volume de negócios de 32,9%, 44,1%, 25% e 47,6%, respetivamente, durante janeiro-agosto de 2024. No entanto, o volume de negócios no Reino Unido, na Coreia do Sul e na Índia manteve-se praticamente igual, enquanto o Japão, a Alemanha e a Espanha registaram melhorias.
Entretanto, o número de transações de fusões e aquisições e de financiamento de risco diminuiu 9,2% e 25,8%, respetivamente, durante o período em análise. O volume de transações de private equity, por outro lado, manteve-se estável.
Bose conclui que este período de redução do fluxo de negócios pode sinalizar uma “mudança iminente, com potencial para realinhamentos estratégicos e investimentos direcionados à medida que o setor se adapta às novas realidades pós-pandemia e à evolução das preferências dos consumidores”.
Por isso, termina, “os negociadores devem permanecer atentos às tendências e oportunidades emergentes que podem impulsionar o crescimento futuro neste setor dinâmico.”