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“Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa”

A USTOA realizou, no início do verão, a reunião anual do seu Conselho Executivo, evento que incluiu, também, uma visita de incentivo dos seus membros na região centro de Portugal. No final, Terry Dale, presidente da associação norte-americana, admitiu que Portugal “está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia”.

Victor Jorge
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“Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa”

A USTOA realizou, no início do verão, a reunião anual do seu Conselho Executivo, evento que incluiu, também, uma visita de incentivo dos seus membros na região centro de Portugal. No final, Terry Dale, presidente da associação norte-americana, admitiu que Portugal “está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia”.

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Portugal foi escolhido pela United States Tour Operators Association (USTOA) – o equivalente à APAVT portuguesa – para a realização da sua reunião anual fora dos EUA. Terry Dale, presidente da USTOA, conclui que “Portugal parece estar preparado para um crescimento ainda maior em 2024”.

Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, com os números de 2023 a destacarem-se face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?
Portugal tem tantas coisas maravilhosas para oferecer aos viajantes americanos, desde a sua rica cultura e património até à incrível comida e vinho. Há natureza e praias, bem como sítios históricos e cidades vibrantes. A Europa continua a estar no topo da lista de popularidade entre os clientes dos nossos operadores turísticos e Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa.

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Portugal também se tornou um destino muito procurado para cruzeiros fluviais, um segmento de mercado que continua a crescer em popularidade entre os membros dos nossos operadores turísticos.

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De “perhaps” a “must”
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando escolhem um destino para viajar?
Como parte do nosso inquérito anual aos membros dos operadores turísticos realizado no outono de 2023, perguntámos aos nossos membros qual seria a influência mais forte dos consumidores na escolha do destino em 2024. O valor foi o mais elevado. O que não foi surpreendente, pois a incerteza económica continua a ser uma preocupação entre os viajantes dos EUA. Os nossos membros também referiram que as experiências oferecidas também desempenham um papel importante na seleção de um destino.

As experiências oferecidas desempenham um papel importante na seleção de um destino

Em Portugal, diz-se que o país passou de um destino “talvez” para um destino “obrigatório” para o mercado norte-americano. Será que Portugal se destaca de facto do resto da Europa por ser um destino ainda por descobrir?
Isso é provavelmente verdade para um grande número de viajantes americanos experientes que já conheceram grande parte da Europa e estão à procura de novos destinos para explorar e descobrir. Portugal oferece acesso, valor, experiências culturais e naturais ricas e, claro, uma gastronomia excecional. Está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia.

Que valor acrescentado oferece Portugal em relação à restante oferta turística europeia?
Desde o clima ameno durante todo o ano até à consciência de que o país é um dos mais acessíveis da Europa, Portugal tem uma série de atributos que o tornam tão atrativo como qualquer outro na região. O panorama gastronómico florescente, o povo caloroso e acolhedor, as tradições e a cultura portuguesas distintas são experiências novas e singulares para os visitantes.

E dentro desta oferta turística europeia, quais são os maiores concorrentes de Portugal no mercado norte-americano?
Itália, França, Reino Unido e Espanha continuam a ser populares entre os viajantes norte-americanos.

O facto de a conectividade aérea com os EUA e o Canadá ter aumentado é um fator importante a ter em conta?
Sim, a facilidade de viajar é importante para os viajantes norte-americanos, pelo que o aumento da conectividade aérea a partir da América do Norte só irá reforçar o crescimento de Portugal no nosso mercado.

Portugal é visto como um país/destino seguro e acolhedor. Estes pontos são essenciais para os turistas norte-americanos?
Sim. A pandemia global tornou a segurança e a proteção ainda mais prioritárias para os viajantes. Estas sempre foram as principais prioridades dos operadores turísticos da USTOA. A paz de espírito durante a viagem é valorizada pelos viajantes e é algo que os operadores turísticos da USTOA são especialistas em proporcionar.

O aumento da conectividade aérea a partir da América do Norte só irá reforçar o crescimento de Portugal no nosso mercado

O que é que os operadores turísticos procuram para captar o interesse dos viajantes norte-americanos? Quais são os pontos de interesse/contacto que os norte-americanos procuram quando escolhem as suas próximas férias ou destino de viagem?
Os membros dos nossos operadores turísticos referem que os seus clientes procuram experiências verdadeiramente locais e oportunidades para mergulharem na cultura, tradições e gastronomia autênticas. Com a sua experiência no terreno, os operadores turísticos da USTOA proporcionam aos viajantes um acesso que não conseguiriam encontrar sozinhos. São estes momentos únicos, o acesso sem paralelo e os conhecimentos privilegiados que tornam as experiências de viagem inesquecíveis para os seus clientes.

A reunião anual da USTOA teve lugar no Centro de Portugal, com os membros da associação a visitarem vários locais. Porque é que escolheram o Centro de Portugal para esta reunião? E encontraram o que esperavam?
O “Visit Portugal” e o “Visit Central Portugal” planearam um itinerário extraordinário para o nosso grupo de mais de 20 líderes da indústria do turismo. Ficámos encantados por descobrir toda a magia que Portugal tem para oferecer, por passar tempo com especialistas em turismo e com os locais que tornam cada experiência tão memorável.

Sustentabilidade não só no ambiente
O Turismo de Portugal tem-se empenhado fortemente numa mensagem de sustentabilidade. A sustentabilidade é uma das componentes da escolha dos norte-americanos?
O turismo responsável é extremamente importante para a USTOA e para os seus membros. De facto, mais de metade (55%) dos membros ativos dos nossos operadores turísticos têm uma estratégia de sustentabilidade formal e documentada.

Um terço, ou seja, 33%, dos membros dos operadores turísticos da USTOA afirmam que a sustentabilidade é “importante” ou “muito importante” para os seus clientes. Quase metade (49%) dos membros da USTOA afirma que a sustentabilidade é “algo importante” para os seus clientes.

Os nossos membros quiseram, de facto, saber mais durante a nossa visita ao Turismo de Portugal sobre os passos que o país está a dar para garantir um futuro sustentável para as viagens.

O que é que os norte-americanos realmente valorizam no que diz respeito à sustentabilidade, tendo em conta que também existe muito “greenwashing”?
Os viajantes querem facilidade e opções. Quanto menos pesquisa o cliente tiver de fazer para garantir que a sua viagem é responsável, melhor. Valorizam a transparência em termos de como e onde o seu dinheiro está a ser gasto. Um exemplo é a forma como o seu dinheiro está a apoiar as comunidades locais que visitam.

Os viajantes também valorizam as oportunidades educativas numa viagem, para que possam compreender melhor os desafios que o destino e as comunidades locais enfrentam e que estão a ser abordados pelo operador turístico e pelo destino.

Os viajantes norte-americanos querem saber se estão a obter um bom preço pelo dinheiro que estão a gastar

O que é que torna um destino sustentável aos olhos dos norte-americanos?
A um nível prático, os viajantes americanos procuram uma cozinha fresca e local, empresas familiares e opções de transportes públicos fáceis de navegar, sempre que possível. Saber que a sua viagem está a causar o mínimo de perturbações na vida quotidiana dos habitantes locais também é importante.

Naturalmente, os viajantes também tomam nota dos esforços para recuperar ou reflorestar áreas naturais, restaurar locais históricos, tratamento responsável de resíduos e água, criação de áreas exclusivas para peões nos centros urbanos e outras iniciativas de sustentabilidade que demonstram um compromisso com o turismo responsável.

Para além da sustentabilidade, o contacto com a natureza e a riqueza gastronómica e cultural de Portugal são também muito valorizados. Estas experiências são valorizadas pelos norte-americanos?
Sem dúvida! O viajante de hoje quer estar totalmente imerso num destino e uma das melhores formas de conhecer verdadeiramente um lugar é através da sua comida. A procura de experiências culturais autênticas através da gastronomia é uma tendência que só continua a crescer.

Com base nos números existentes, como é que prevê este ano de 2024 em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Com anos consecutivos de recordes turísticos, Portugal parece estar preparado para um crescimento ainda maior em 2024.

E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
Como o destino continua a ganhar atenção, os nossos membros estão a ver o potencial de crescimento contínuo para Portugal. Esta é uma das razões pelas quais a USTOA optou por realizar a sua reunião da direção fora dos EUA neste belo país. Os nossos membros estavam e continuam ansiosos por saber mais sobre as experiências autênticas oferecidas e como podem acrescentar ou expandir os seus programas neste belo destino.

O facto de Portugal ainda ser considerado um destino barato pesa nas escolhas dos norte-americanos?
Como já referi, o valor desempenha um papel muito importante na despesa dos consumidores no que diz respeito às viagens neste momento. Os viajantes norte-americanos querem saber se estão a obter um bom preço pelo dinheiro que estão a gastar.

Que investimentos são importantes considerar para continuar a onda crescente de turistas norte-americanos em Portugal?
No nosso último inquérito, a sensibilização para o marketing foi classificada como a terceira influência mais forte para os consumidores escolherem onde ir em 2024. A parceria com a USTOA e os membros da USTOA em campanhas de marketing nos EUA pode contribuir para o aumento da notoriedade do destino.

É também importante continuar a investir em esforços de sustentabilidade e experiências autênticas.

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Formalizado em Lisboa o capítulo Espanha & Portugal do SITE

O Capítulo Espanhol e Português do SITE (Sociedade para Excelência em Viagens de Incentivo), que reúne profissionais da indústria, desde hotéis, a companhias aéreas, DMC, Conventions Bureaux, e todos os que fazem parte da cadeia de valor na área do MICE, foi formalizado esta quinta-feira em Lisboa.

A participação portuguesa neste capítulo do SITE, que acaba de ser formalizado, num encontro que decorreu, esta quinta-feira, no DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, é ainda muito pequena, uma vez que são apenas oito membros, contra os 60 em Espanha, mas o objetivo é que pelo menos duplique muito rapidamente, conforme avançou ao Publituris, Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team (PTT), um dos membros desta organização a nível global há quase 25 anos.

“Temos agora o “member get member”, ou seja, cada membro pode convidar outro a associar-se e esse membro tem um desconto do fee, e esses também podem convidar outros tantos. Temos, na minha opinião, capacidade para ter um número igual a Espanha, nesta organização que existe há mais de 50 anos e tem vindo a crescer em todo o mundo com os vários capítulos”, esclareceu Eduarda Neves. Refira-se que cada membro, e é na base individual e não por empresa, paga um fee anual de 495 dólares.

A formação e o networking, como disse, são as grandes bandeiras do SITE, bem como um código de ética “muito rigoroso”, e sendo associado do capítulo, o membro é automaticamente associado do SITE Global, com possibilidade participar nas conferências anuais bem como nas reuniões de outros capítulos geográficos.

O objetivo do SITE, avançou ainda ao Publituris a CEO da Portugal Travel Team “não é captar negócio diretamente, mas é uma oportunidade de networking para futuros negócios. Temos todos os anos a conferência global, que em 2024, teve lugar em fevereiro, em Istambul, e em 2025, será em Tulum, em março”, para lembrar que em 2012 teve lugar em Lisboa.

Refira-se que nas conferências anuais do SITE Global, para além dos speakers em várias em várias áreas há ainda a atribuição dos prémios SITE Crystal Awards, em várias categorias, sendo que a Portuga Travel Team já ostenta um troféu.

Sobre este segmento tão importante para o turismo em Portugal e conhecendo os seus impactos económicos para o país, mas também lembrando um dos grandes propósitos do SITE, que é a formação, Eduarda Neves, profissional há muitos anos na área do MICE faz uma observação: “As universidades que têm cursos de turismo e de organização de eventos, com mestrados e pós-graduações, não contam e não pedem a colaboração de quem trabalha nos vários segmentos do MICE, para fazer uma apresentação de uma hora em cada curso sobre esta temática que é tão variado”.

Em declarações ao Publituris, defendeu ainda que “e um tipo de turismo que traz valor acrescentado para o país porque compra hotelaria, restauração, salas de conferências, palácios e outros espaços com um valor muito mais alto, e cuja média de gasto por pessoa ronda entre os sete mil e os 12 mi euros, ou seja, um valor muito mais alto do que o turismo de lazer. Nós não queremos acabar com o outro tipo de turismo, o que queremos é ter aquilo que precisamos para poder desenvolver ainda mais este segmento em Portugal.

Para Borja Llopart, presidente do capítulo SITE Spain & Portugal, “esta fusão emocionante abre um mundo de possibilidades para nós, e estamos cheios de entusiasmo pelas oportunidades que temos pela frente”, para realçar que o capítulo ultrapassou os 70 membros, e que “esta conquista é uma prova da dedicação e do trabalho duro dos membros do nosso Conselho e do Comité, cujos esforços incansáveis ​​nos impulsionaram para a frente”, para enaltecer que “vamos embarcar nesta jornada juntos, com entusiasmo renovado e um compromisso compartilhado com a excelência”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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GEA vai formar agentes de viagens em parceria com HT Porto e Turismo de Portugal

A GEA vai formar os seus agentes de viagens em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e Turismo de Portugal, ao abrigo de um acordo com as duas entidades, no âmbito do programa Formação + Próxima.

Esta colaboração visa promover a formação especializada e certificada para os colaboradores das agências do grupo através do curso “Introdução ao Turismo nas Agências de Viagens”, com duração total de 24 horas, permitindo que desenvolvam ou reforcem as suas competências, posicionando-se de forma competitiva num mercado em constante evolução.

De acordo com o grupo de gestão, este curso foi desenhado para capacitar os participantes com os conhecimentos fundamentais necessários para atuar no setor do turismo, com foco especial nas agências de viagens. O conteúdo é abrangente e prático, garantindo que os formandos adquiram competências atualizadas e relevantes para o seu desempenho profissional. Os conteúdos programáticos cobrem áreas-chave do turismo, como conceitos base do sistema do turismo; o atendimento presencial e online; os canais de distribuição e promoção de produtos turísticos, estratégias para maximizar a visibilidade e a eficiência; gestão económico-financeira nas agências de viagem e a importância da boa gestão para a sustentabilidade dos negócios no setor.

Para Pedro Gordon e Carlos Baptista, administradores da GEA Portugal, esta parceria, torna-se ainda mais relevante tendo em conta a perda de recursos humanos na atividade da agência de viagens.

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Pipadouro diversifica oferta Vintage Wine Travel

Visita e almoço na Casa Redonda da Quinta das Carvalhas, a joia da coroa da Real Companhia Velha, reforçam o leque de opções do programa “Um Dia no Douro” do Pipadouro, operador de turismo fluvial de luxo.

A Pipadouro continua a diversificar a sua oferta de Vintage Wine Travel, propondo aos seus clientes uma viagem ao mundo da mais antiga companhia de vinhos de Portugal: a Real Companhia Velha.

O operador acrescentou uma nova rota ao programa “Um Dia no Douro”, o mais procurado pelos turistas ao longo de 2024, por representar uma opção completa para quem pretende explorar os inúmeros encantos da região duriense num curto espaço de tempo.

O programa já englobava a navegação nos Gentleman’s Vintage Boats da empresa, a partir do cais privado no Pinhão, seguida de visita e almoço harmonizado em espaços emblemáticos como a Quinta do Crasto, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo ou a Quinta de Ventozelo, entre outras. Agora, apresenta como opção a Quinta das Carvalhas, a joia da coroa da Real Companhia Velha.

Os clientes terão assim a possibilidade de conhecer uma propriedade histórica – as primeiras referências escritas à quinta remontam ao ano de 1759 -, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, distinguida nos prémios ‘Best Of Wine Tourism 2022’, na categoria ‘serviços de enoturismo’. A Pipadouro Experience by Real Companhia Velha tem a duração de seis horas (entre as 11h00 e as 17h00).

A Casa Redonda, localizada a cerca de 550 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica de 360 graus sobre a propriedade de 500 hectares – 135 hectares de vinha – e o Douro Valley. Após o almoço, em que os sabores da região serão harmonizados com os vinhos da Real Companhia Velha, a tarde será passada a bordo dos iates clássicos da Pipadouro.

A frota vintage do operador é constituída pelo Friendship I, um superiate de 1957 construído nos estaleiros já extintos da E.F. Elkins em Christchurch, no sul de Inglaterra, para a British Royal Navy, e pelo Pipadouro II, datado de 1965 e construído nos estaleiros de João Brites, em Lisboa, com recurso a desenhos da Americana Chris-Craft.

 

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HolaCamp estreia-se em Portugal com aquisição do Camping Albufeira

A empresa catalã HolaCamp aposta em Portugal para iniciar a sua expansão internacional, onde prevê investir mais de 4 milhões de euros nos próximos três anos em melhorias no Camping Albufeira, no Algarve, um dos maiores do nosso país, com uma área de 26 hectares.

“Optámos por adquirir o Camping Albufeira pela sua localização privilegiada num ambiente natural, por ser um destino turístico internacional de primeiro nível e pela sua grande dimensão, o que nos permitirá criar diferentes espaços para os diversos perfis de clientes que temos em carteira”, destaca CEO, Alfonso Leprevost, CEO da HolaCamp.

Imagem da esquerda para a direita, Alfonso Leprevost, Martin Becker Héctor Fina e Alejo Olano, sócios da HolaCamp

Com esta incorporação, a cadeia aumenta para oito campings sob gestão, em pleno processo de expansão nacional e internacional, como assinala o executivo, que anunciou que a empresa planeia integrar pelo menos cinco novos campings por ano, apostando em investir na melhoria das instalações e serviços ao cliente.

Depois de vários meses a trabalhar no camping, onde a HolaCamp já contava com alojamentos antes desta incorporação, a empresa faz um balanço “muito positivo”, tendo alcançado uma ocupação superior a 90% neste verão nas suas tendas glamping. “Estamos muito satisfeitos”, admite Leprevost. “As avaliações foram excelentes, e a recetividade dos nossos clientes foi incrível; estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, acrescentou.

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DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba

Com a realização da II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro, a DIT liderou uma campanha humanitária, em colaboração com a ONG Unidos Infinity. Denominada “Coração Cubano”, a iniciativa conseguiu reunir uma grande quantidade de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.

Segundo a DIT, a campanha superou todas as expectativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg de ajuda humanitária para a ilha caribenha.

Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabeleceu-se uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas na ilha. Esta colaboração, indica o grupo de gestão de agências de viagens, em nota de imprensa “é um exemplo inspirador de como o turismo pode converter-se num motor de mudança e bem-estar para os destinos que visitamos”.

Neste sentido, a II Macro Convenção de Cuba não será apenas um encontro no qual as agências de viagens da familia DIT poderão conhecer as novidades da rede, partilhar conhecimentos, conhecer e desfrutar das potencialidades turísticas da ilha (nomeadamente uma zona menos conhecida) e fomentar a colaboração entre elas, mas também uma plataforma para que os participantes se envolvam ativamente numa causa solidária.

Desta forma, “Coração Cubano” reforça a ideia de que o turismo responsável não consiste apenas em desfrutar de um destino de forma sustentável, mas também em contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Destacando que o êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional, a DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.

“Coração Cubano” também foi desenhado para gerar um impacto duradouro. As doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável. Este método garante que a ajuda chegue a quem mais necessita e que se maximizem os benefícios para as comunidades.

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Soltrópico anuncia campanha especial de Réveillon para destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde

A Soltrópico acaba de colocar no mercado uma campanha especial de Réveillon, que vai decorrer em três fases distintas: destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde, até 23 de outubro.

A primeira fase da campanha do operador turístico, que arrancou esta quinta-feira, 3 de outubro, é dedicada ao território nacional, com destaque para o Funchal, Porto Santo, São Miguel e Terceira. Para o Funchal, na operação charter com partida de Lisboa e do Porto a 28 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 834€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Dorisol Estrelicia. Para o Porto Santo, na operação charter com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de três noites tem o valor desde 667€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Vila Baleira Porto Santo.

Na operação com lugares garantidos para São Miguel, com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 499€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas VIP Executive Azores Hotel, enquanto para a Terceira, na operação com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites custa desde 655€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Azoris Angra Garden Plaza Hotel.

Na segunda fase da campanha, que arranca dia 10 de outubro, o operador turístico sugere o Brasil no fim de ano. Assim, para Fortaleza, na operação com partida de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o custo desde 1 818€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na Pousada Jardim dos Orixás, enquanto o pacote de oito noites em Natal, na operação com partida de Lisboa a 29 de dezembro, o valor é a partir de 1 544€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Arituba Park Hotel. Para Recife, na operação com saída de Lisboa a 26 de dezembro, o pacote de sete noites custa desde 1 556€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três Hotel Enseada dos Corais. Ainda no que diz respeito ao Brasil, na operação com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de sete noites para Salvador custa a partir de 1 498€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas B Hotel.

A campanha termina com foco especial na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Na operação com saída de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o valor desde 1 363€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Hotel Central Santa Maria e na operação com partida do Porto a 26 de dezembro, o valor é desde 1 270€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na mesma unidade hoteleira.

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APG-IET passa a incluir AnimaWings

A AnimaWings é uma companhia aérea romena, que foi fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni.

A APG Portugal anunciou a integração da companhia aérea romena AnimaWings no programa APG-IET, passando a oferta desta transportadora a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a AnimaWings é uma companhia aérea fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni, na Roménia, voando para vários destinos domésticos em território romeno, assim como para França, Grécia, Chipre e Dubai.

A AnimaWings está presente no GDS com o código A2 e conta com uma frota composta apenas por aparelhos Airbus 320-200.

Com a integração da AnimaWings, o programa APG-IET passa a contar com 148 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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FlixBus chega a Pombal e aumenta ligações de Fátima e Coimbra ao Aeroporto de Lisboa

A partir de 7 de outubro, a FlixBus chega a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que vai reforçar as ligações ao Aeroporto de Lisboa desde Fátima e Coimbra.

A FlixBus vai continuar a expandir a sua rede em Portugal e, a partir de 7 de outubro, vai chegar também a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que anunciou um reforço das ligações desde Fátima e Coimbra para o Aeroportos de Lisboa.

De acordo com uma nota informativa da FlixBus, a linha de Pombal vai contar com “quatro ligações diárias à cidade, ligações estas que serão reforçadas a partir do dia 17 de outubro”.

Além da nova linha de Pombal, a operadora de autocarros expresso de passageiros vai ainda reforçar a operação com destino ao Aeroporto de Lisboa, que passa a contar com 10 ligações por dia desde Fátima e outras 10 desde Coimbra.

“A FlixBus reforçou algumas das suas ligações domésticas ao aeroporto de Lisboa. Assim, a partir de agora, Fátima passa a ter 10 ligações diárias ao aeroporto Humberto Delgado, cinco em cada sentido, e em Coimbra, as ligações ao aeroporto da capital foram reforçadas no final do mês de setembro, passando a cidade a ter, também, dez rotas diárias para o aeroporto de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

Segundo Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental, “estas novas linhas fazem parte do plano de desenvolvimento da operação doméstica em Portugal”, na âmbito do qual a empresa pretende levar este “meio de transporte sustentável a cada vez mais portugueses”.

“Por outro lado, continuamos com a nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais”, refere ainda o responsável, explicando que o objetivo é “facilitar as viagens de ligação a todos os que viajam de avião”.

Os bilhetes para as novas ligações da FlixBus já se encontram disponíveis para aquisição aqui, assim como na app da operadora, e os preços começam nos 1,99 euros para viagens entre Pombal e Coimbra ou Aveiro, bem como nos 2,99 euros para viagens entre Pombal e Lisboa.

 

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Qatar Airways abre voos para Toronto a 11 de dezembro

A partir de 11 de dezembro, a cidade canadiana de Toronto passa a contar com voos da Qatar Airways, numa nova rota que vai contar com três voos por semana e que será a segunda da companhia aérea no país, depois de Montreal.

A Qatar Airways anunciou a abertura, a 11 de dezembro, de uma rota para Toronto, o segundo destino da companhia aérea do Qatar no Canadá e o 14.º no continente americano, que vai contar com três voos por semana.

Num comunicado enviado à imprensa, a Qatar Airways explica que Toronto vai ser o seu segundo destino no Canadá, depois de Montreal, para onde a companhia aérea já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nos sete voos por dia que disponibiliza nos dois sentidos.

Os voos da Qatar Airways para Toronto têm destino ao Toronto Pearson International Airport (YYZ) e vão ser realizados em aviões Boeing 777-300ER, com capacidade para 42 passageiros em executiva e 312 em económica.

“A rota de Toronto representa um forte e duradouro compromisso para oferecer aos passageiros canadianos da Qatar Airways melhores conexões”, afirma Badr Mohammed Al-Meer, CEO do grupo Qatar Airways.

Os voos para Toronto vão decorrer às quartas, sextas e domingos, com partida de Doha, capital do Qatar, pelas 09h50, chegando à cidade canadiana às 15h55, enquanto em sentido contrário as partidas são às 20h00, chegando a Doha às 16h30.

 

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Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

“A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto ‘gourmets’, como viajantes em busca de cultura e autenticidade”, justifica a organização dos World Culinary Awards.

A cidade do Porto ultrapassou as cidades europeias de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática), num resultado que, segundo a Câmara Municipal do Porto, é “o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor”.

A autarquia recorda o lançamento de projetos como o Global Kitchen, uma “viagem gastronómica à volta do mundo” e que tem “trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional”, assim como a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Brasil, no qual o Porto o primeiro convidado internacional, e no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.

“O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais”, refere ainda a autarquia.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

 

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