“Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa”
A USTOA realizou, no início do verão, a reunião anual do seu Conselho Executivo, evento que incluiu, também, uma visita de incentivo dos seus membros na região centro de Portugal. No final, Terry Dale, presidente da associação norte-americana, admitiu que Portugal “está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia”.
Victor Jorge
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Portugal foi escolhido pela United States Tour Operators Association (USTOA) – o equivalente à APAVT portuguesa – para a realização da sua reunião anual fora dos EUA. Terry Dale, presidente da USTOA, conclui que “Portugal parece estar preparado para um crescimento ainda maior em 2024”.
Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, com os números de 2023 a destacarem-se face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?
Portugal tem tantas coisas maravilhosas para oferecer aos viajantes americanos, desde a sua rica cultura e património até à incrível comida e vinho. Há natureza e praias, bem como sítios históricos e cidades vibrantes. A Europa continua a estar no topo da lista de popularidade entre os clientes dos nossos operadores turísticos e Portugal oferece algo novo para aqueles que já experimentaram outras partes da Europa.
Portugal também se tornou um destino muito procurado para cruzeiros fluviais, um segmento de mercado que continua a crescer em popularidade entre os membros dos nossos operadores turísticos.
De “perhaps” a “must”
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando escolhem um destino para viajar?
Como parte do nosso inquérito anual aos membros dos operadores turísticos realizado no outono de 2023, perguntámos aos nossos membros qual seria a influência mais forte dos consumidores na escolha do destino em 2024. O valor foi o mais elevado. O que não foi surpreendente, pois a incerteza económica continua a ser uma preocupação entre os viajantes dos EUA. Os nossos membros também referiram que as experiências oferecidas também desempenham um papel importante na seleção de um destino.
As experiências oferecidas desempenham um papel importante na seleção de um destino
Em Portugal, diz-se que o país passou de um destino “talvez” para um destino “obrigatório” para o mercado norte-americano. Será que Portugal se destaca de facto do resto da Europa por ser um destino ainda por descobrir?
Isso é provavelmente verdade para um grande número de viajantes americanos experientes que já conheceram grande parte da Europa e estão à procura de novos destinos para explorar e descobrir. Portugal oferece acesso, valor, experiências culturais e naturais ricas e, claro, uma gastronomia excecional. Está perfeitamente preparado para atrair viajantes exigentes que procuram mergulhar em novas culturas e gastronomia.
Que valor acrescentado oferece Portugal em relação à restante oferta turística europeia?
Desde o clima ameno durante todo o ano até à consciência de que o país é um dos mais acessíveis da Europa, Portugal tem uma série de atributos que o tornam tão atrativo como qualquer outro na região. O panorama gastronómico florescente, o povo caloroso e acolhedor, as tradições e a cultura portuguesas distintas são experiências novas e singulares para os visitantes.
E dentro desta oferta turística europeia, quais são os maiores concorrentes de Portugal no mercado norte-americano?
Itália, França, Reino Unido e Espanha continuam a ser populares entre os viajantes norte-americanos.
O facto de a conectividade aérea com os EUA e o Canadá ter aumentado é um fator importante a ter em conta?
Sim, a facilidade de viajar é importante para os viajantes norte-americanos, pelo que o aumento da conectividade aérea a partir da América do Norte só irá reforçar o crescimento de Portugal no nosso mercado.
Portugal é visto como um país/destino seguro e acolhedor. Estes pontos são essenciais para os turistas norte-americanos?
Sim. A pandemia global tornou a segurança e a proteção ainda mais prioritárias para os viajantes. Estas sempre foram as principais prioridades dos operadores turísticos da USTOA. A paz de espírito durante a viagem é valorizada pelos viajantes e é algo que os operadores turísticos da USTOA são especialistas em proporcionar.
O aumento da conectividade aérea a partir da América do Norte só irá reforçar o crescimento de Portugal no nosso mercado
O que é que os operadores turísticos procuram para captar o interesse dos viajantes norte-americanos? Quais são os pontos de interesse/contacto que os norte-americanos procuram quando escolhem as suas próximas férias ou destino de viagem?
Os membros dos nossos operadores turísticos referem que os seus clientes procuram experiências verdadeiramente locais e oportunidades para mergulharem na cultura, tradições e gastronomia autênticas. Com a sua experiência no terreno, os operadores turísticos da USTOA proporcionam aos viajantes um acesso que não conseguiriam encontrar sozinhos. São estes momentos únicos, o acesso sem paralelo e os conhecimentos privilegiados que tornam as experiências de viagem inesquecíveis para os seus clientes.
A reunião anual da USTOA teve lugar no Centro de Portugal, com os membros da associação a visitarem vários locais. Porque é que escolheram o Centro de Portugal para esta reunião? E encontraram o que esperavam?
O “Visit Portugal” e o “Visit Central Portugal” planearam um itinerário extraordinário para o nosso grupo de mais de 20 líderes da indústria do turismo. Ficámos encantados por descobrir toda a magia que Portugal tem para oferecer, por passar tempo com especialistas em turismo e com os locais que tornam cada experiência tão memorável.
Sustentabilidade não só no ambiente
O Turismo de Portugal tem-se empenhado fortemente numa mensagem de sustentabilidade. A sustentabilidade é uma das componentes da escolha dos norte-americanos?
O turismo responsável é extremamente importante para a USTOA e para os seus membros. De facto, mais de metade (55%) dos membros ativos dos nossos operadores turísticos têm uma estratégia de sustentabilidade formal e documentada.
Um terço, ou seja, 33%, dos membros dos operadores turísticos da USTOA afirmam que a sustentabilidade é “importante” ou “muito importante” para os seus clientes. Quase metade (49%) dos membros da USTOA afirma que a sustentabilidade é “algo importante” para os seus clientes.
Os nossos membros quiseram, de facto, saber mais durante a nossa visita ao Turismo de Portugal sobre os passos que o país está a dar para garantir um futuro sustentável para as viagens.
O que é que os norte-americanos realmente valorizam no que diz respeito à sustentabilidade, tendo em conta que também existe muito “greenwashing”?
Os viajantes querem facilidade e opções. Quanto menos pesquisa o cliente tiver de fazer para garantir que a sua viagem é responsável, melhor. Valorizam a transparência em termos de como e onde o seu dinheiro está a ser gasto. Um exemplo é a forma como o seu dinheiro está a apoiar as comunidades locais que visitam.
Os viajantes também valorizam as oportunidades educativas numa viagem, para que possam compreender melhor os desafios que o destino e as comunidades locais enfrentam e que estão a ser abordados pelo operador turístico e pelo destino.
Os viajantes norte-americanos querem saber se estão a obter um bom preço pelo dinheiro que estão a gastar
O que é que torna um destino sustentável aos olhos dos norte-americanos?
A um nível prático, os viajantes americanos procuram uma cozinha fresca e local, empresas familiares e opções de transportes públicos fáceis de navegar, sempre que possível. Saber que a sua viagem está a causar o mínimo de perturbações na vida quotidiana dos habitantes locais também é importante.
Naturalmente, os viajantes também tomam nota dos esforços para recuperar ou reflorestar áreas naturais, restaurar locais históricos, tratamento responsável de resíduos e água, criação de áreas exclusivas para peões nos centros urbanos e outras iniciativas de sustentabilidade que demonstram um compromisso com o turismo responsável.
Para além da sustentabilidade, o contacto com a natureza e a riqueza gastronómica e cultural de Portugal são também muito valorizados. Estas experiências são valorizadas pelos norte-americanos?
Sem dúvida! O viajante de hoje quer estar totalmente imerso num destino e uma das melhores formas de conhecer verdadeiramente um lugar é através da sua comida. A procura de experiências culturais autênticas através da gastronomia é uma tendência que só continua a crescer.
Com base nos números existentes, como é que prevê este ano de 2024 em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Com anos consecutivos de recordes turísticos, Portugal parece estar preparado para um crescimento ainda maior em 2024.
E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
Como o destino continua a ganhar atenção, os nossos membros estão a ver o potencial de crescimento contínuo para Portugal. Esta é uma das razões pelas quais a USTOA optou por realizar a sua reunião da direção fora dos EUA neste belo país. Os nossos membros estavam e continuam ansiosos por saber mais sobre as experiências autênticas oferecidas e como podem acrescentar ou expandir os seus programas neste belo destino.
O facto de Portugal ainda ser considerado um destino barato pesa nas escolhas dos norte-americanos?
Como já referi, o valor desempenha um papel muito importante na despesa dos consumidores no que diz respeito às viagens neste momento. Os viajantes norte-americanos querem saber se estão a obter um bom preço pelo dinheiro que estão a gastar.
Que investimentos são importantes considerar para continuar a onda crescente de turistas norte-americanos em Portugal?
No nosso último inquérito, a sensibilização para o marketing foi classificada como a terceira influência mais forte para os consumidores escolherem onde ir em 2024. A parceria com a USTOA e os membros da USTOA em campanhas de marketing nos EUA pode contribuir para o aumento da notoriedade do destino.
É também importante continuar a investir em esforços de sustentabilidade e experiências autênticas.