Nordeste lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil com Bahia a assumir papel de destaque
A região brasileira do Nordeste tem-se consolidado, ano após ano, como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no país, com o estado da Bahia a assumir de vez um papel de destaque.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
De acordo com dados apresentados pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, citado pela imprensa local, a Bahia ocupa a primeira posição entre os destinos turísticos do Brasil e lidera a entrada de turistas estrangeiros no Nordeste.
Maurício Bacelar destacou as razões que tornam a Bahia um destino tão atraente para turistas de todo o mundo. Entre os principais fatores estão as belezas naturais, a rica arquitetura colonial, o património cultural e histórico, e o calor humano da população baiana.
E os números confirmam a liderança da Bahia no cenário turístico. Em junho de 2024, o estado registou um crescimento de 19,2% na atividade turística, muito acima da média nacional, que foi de 3,9%, segundo dados do IBGE. Além disso, no primeiro semestre de 2024, a Bahia cresceu 9,1% em comparação ao mesmo período de 2023, enquanto o Brasil como um todo teve um crescimento de apenas 1,3%.
Neste sentido, a Bahia agora é responsável por 45% de todos os turistas estrangeiros que chegam ao Nordeste, consolidando a sua posição de liderança na região. “Nós recebemos o dobro de turistas que recebíamos antes, superando estados como o Ceará e Recife”, explicou o governante.
Refira-se, por outro lado, que atualmente, o turismo representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, e arrecada quatro mil milhões de reais através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esses números são fruto da “Estratégia Turística 4.0”. A iniciativa do governo estadual apoia-se em dois pilares: sustentabilidade e inovação. A estratégia é dividida em quatro eixos principais: biossegurança sanitária, qualificação de mão de obra, infraestrutura, e promoção do turismo.