Aveiro Capital Portuguesa da Cultura faz aumentar número de visitantes à cidade
Comparativamente a 2023, o número visitas a museus e espaços turísticos de Aveiro, no primeiro semestre continua a aumentar, no ano em que a cidade é Capital Portuguesa da Cultura, revela a autarquia.
Publituris
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Festuris Gramado lança app oficial
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
HiJiffy celebra parceria com a Booking.com
A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas
NEST lança programa de pré-incubação para o turismo
No primeiro semestre de 2024, o município de Aveiro registou um crescimento de 19 % no número de visitantes de museus (mais 19.000) e de 41% no nos espaços turísticos (mais 14.000), comparativamente ao mesmo período de 2023, ano que já tinha sido recordista em termos turísticos.
“É um notável crescimento que vamos concretizando a cada mês, fruto do resultado acumulado do trabalho liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a participação muito importante do Turismo do Centro de Portugal, da CIRA, de muitas outras entidades públicas, e muito em especial do trabalho de associações empresarias e empresas privadas dos setores da hotelaria, Alojamento Local, operadores turísticos e marítimo turísticos”, considera José Ribau Esteves, presidente da autarquia.
No primeiro semestre deste ano, o município contabilizou o número de 100.415 visitantes aos museus de Aveiro (Santa Joana, Cidade, Arte Nova e Troncalhada), à Galeria da Antiga Capitania, à Igreja das Carmelitas e à Galeria Morgados da Pedricosa. Os espaços turísticos, nomeadamente a Loja Turismo & Museus e Estação, receberam 34.156 visitantes. Em termos comparativos a 2023, os museus de Aveiro tinham contabilizado apenas 81.419 visitantes e os espaços turísticos 20.143 – números, que já por si, eram superiores a 2022.
“Para além de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, eventos como o Dia da Marinha, o Congresso da ADHP / Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal; apostas novas como a gestão assumida pela Câmara do Museu de Aveiro / Santa Joana; a abertura do novo espaço da Estação; a profunda requalificação da Igreja das Carmelitas e do Museu da Cidade e sua loja; ações de cooperação institucional de grande impacto como os dois Congressos da APAVT realizados em Aveiro em 2016 e 2021; a presença de Aveiro como Município convidado da BTL em 2023 e Município convidado da BTL Cultural em 2024; a participação de Aveiro em múltiplas redes de cooperação internacionais; e muitos outros investimentos materiais e imateriais, todos têm sido determinantes para este sucesso, ao qual queremos dar continuidade, na segunda metade do ano de 2024”, acrescenta ainda Ribau Esteves.
Refira-se que, com a cooperação da Câmara, o município e cidade de Aveiro vão receber ainda em 2024 eventos muito importantes para o setor do turismo, tal como o Congresso da AHRESP / Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (11 e 12 de outubro).