Tailândia cresce 44% em turistas portugueses e espera ultrapassar números de 2019
Nanthasiri Ronnasiri, diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) para o sul da Europa, esteve em Lisboa para participar na inauguração do Festival da Tailândia, que regressou a Belém, entre 21 e 23 de junho.

Inês de Matos
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Tailândia está a assistir a um forte crescimento dos turistas oriundos do mercado português e, entre janeiro e abril, registou mesmo uma subida de 44%, esperando ultrapassar, este ano, os 52 mil turistas portugueses registados antes da pandemia da COVID-19, segundo Nanthasiri Ronnasiri, diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) para o sul da Europa.
De acordo com a responsável, que esteve em Lisboa para participar na inauguração do Festival da Tailândia, que entre 21 e 23 de junho regresso a Belém, na capital portuguesa, o crescimento registado durante os primeiros quatro meses do ano mostra que a Tailândia está “a recuperar e a regressar ao normal depois da pandemia”.
“Temos várias iniciativas para atrair os portugueses, ainda no início do ano tivemos uma famtrip e trabalhamos com operadores portugueses para atrair os turistas. Os portugueses já conhecem a Tailândia mas queremos continuar a crescer”, explicou a responsável.
Presente na inauguração do Festival da Tailândia esteve também Rosário Louro, representante da TAT em Portugal, que explicou que, em 2019, antes da pandemia da COVID-19, a Tailândia tinha recebido 52 mil turistas portugueses, número que baixou, em 2023, para 42 mil e que está, este ano, a recuperar.
“Em 2023, tivemos 42 mil turistas portugueses, depois da pandemia demorou um pouco mais para o mercado português recuperar mas agora, este ano, esperamos ficar acima dos números de 2019 e ultrapassar os 52 mil turistas”, explicou a responsável.
Rosário Louro revelou também que o crescimento apresentado pelo mercado português foi “maior do que a maior parte dos países europeus cresceu para a Tailândia”, ainda que Portugal tenha sido também um dos mercados que mais tarde voltou a viajar para o país, depois da pandemia.
Neste momento, acrescentou a responsável portuguesa da TAT, “a Tailândia é um país completamente seguro”, o que ajuda a explicar que, num mundo com tantas guerras, “os portugueses e quase toda a Europa estejam a crescer e a procurar outra vez o destino Tailândia”.
No país, os portugueses continuam a apreciar o sol e praia, ainda que a representante da TAT em Portugal sublinhe que os turistas lusos procuram também cultura e destinos de natureza no país, a exemplo de Khao Sok, um novo destino que as autoridades turísticas tailandesas estão a promover e que os portugueses já começam a procurar.
“Os portugueses, neste momento, estão a procurar destinos menos massificados e, apesar de continuarem a ir a Phuket, Banguecoque e Krabi, porque é onde há mais voos, neste momento, já estão a procurar outras regiões, como Khao Sok, que é atualmente um ex-libris. Deve ser dos sítios mais bonitos do mundo e os portugueses já começaram a descobrir Khao Sok”, explicou Rosário Louro.
O Festival da Tailândia, considerou ainda Nanthasiri Ronnasiri, é importante também para reforçar a promoção do país em Portugal, nomeadamente a nível turístico, dando a conhecer os destinos, a cultura, as tradições e a gastronomia tailandesa, mas também diplomático, uma vez que assinala os 500 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
“O Festival da Tailândia é muito importante para apresentar a Tailândia em Portugal e promover o país. Temos aqui representado o Turismo da Tailândia para promover a Tailândia e dar informação turística, temos um tour operador e temos os produtos da Tailândia”, explicou a responsável.
Além da gastronomia, o Festival da Tailândia contou também com apresentações de diversas manifestações culturais tailandesas, como demonstrações de Muay Thay, danças tradicionais tailandesas, moda e massagens tailandesas.