Açores: “Shuttle” de acesso à Lagoa do Fogo retoma atividade
O “shuttle” de acesso ao miradouro da Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel (Açores) retomou a sua atividade este sábado, dia 15 de junho, devendo prolongar-se até 30 de setembro. Em 2023, cerca de 50 mil pessoas utilizaram este serviço para visitar aquele local turístico.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
Este serviço, implementado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, surgiu em 2023 com o objetivo de disciplinar o acesso de viaturas ao miradouro da Lagoa do Fogo, que tem vindo a sofrer um aumento muito significativo devido ao incremento do fluxo de turistas. É gratuito para os residentes na região.
Assim, durante a temporada, de acordo com notícia avançada no portal oficial do Governo Regional, a circulação na estrada que liga a Caldeira Velha (Ribeira Grande) à Casa da Água (Lagoa) será condicionada a não-residentes e a todos os veículos. A exceção vai para empresas de animação turística, agências de viagens, táxis e residentes nos Açores.
De referir que o percurso integrado neste serviço contempla 14 km entre os estacionamentos da Caldeira Velha e da Casa da Água e funciona todos os dias, das 09h00 às 19h00, incluindo feriados.
Este ano, procedeu-se a um reajustamento para garantir maior frequência de viagens e reduzir o tempo de espera. São quatro os autocarros a servir as linhas Vermelha e Verde e cinco os pontos de paragem turística, sendo que os passageiros com o mesmo bilhete podem decidir fazer um ou ambos os itinerários, sair do autocarro numa das paragens e retomar o percurso quando o desejarem.
Os bilhetes para o “shuttle”, que têm um custo de 5 euros para não residentes a partir dos seis anos de idade, podem ser adquiridos online, em https://lagoadofogo.pt, e nos empreendimentos turísticos de São Miguel que aderirem ao respetivo sistema de venda.
No primeiro ano de implementação, cerca de 50 mil pessoas utilizaram este serviço para visitar aquele local turístico. Neste sentido, Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas realça que “este número demonstra o sucesso da medida e a adequação da solução para ordenar os fluxos turísticos e disciplinar a visitação de uma das mais emblemáticas atrações dos Açores”.
A governante, citada pela mesma fonte aponta que, um serviço desta natureza “tem a finalidade de responder ao desenvolvimento do setor do turismo, respeitando um dos nossos maiores ativos naturais”.