Emirates adere à ‘Plataforma Turbulence Aware’ da IATA
Esta nova ferramenta disponibiliza informações e previsões precisas e atualizadas sobre os níveis de turbulência para os pilotos da Emirates.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A Emirates aderiu à “Plataforma Turbulence Aware” da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), tornando-se na primeira companhia aérea a integrar a plataforma da IATA na versão mais recente do “Lido mPilot”, solução móvel de navegação da Lufthansa Systems.
A integração destas plataformas proporcionará uma vasta quantidade de dados, combinada com tecnologias avançadas que disponibilizam informações e previsões precisas e atualizadas sobre os níveis de turbulência para os pilotos. Este recurso capacitará os profissionais de aviação a traçar as melhores rotas em torno das áreas afetadas, contribuindo assim para melhorar a segurança, a eficiência na navegação e a otimização dos planos de voo dos aviões.
Em colaboração com a “Plataforma Turbulence Aware” da IATA, a Emirates equipou mais de 140 aeronaves com o software de bordo necessário para partilhar automaticamente relatórios de turbulência com todas as companhias aéreas que fornecem dados para a plataforma. Todas as novas aeronaves que se juntarem à frota da Emirates nos próximos anos – incluindo os Airbus A350 e os Boeing 777-9, 777-8 e B787 – estarão habilitadas a participar neste programa.
A IATA ‘Turbulence Aware’ é uma ferramenta global em tempo real, detalhada e objetiva para ajudar pilotos e profissionais da aviação a gerir e mitigar o impacto da turbulência nas operações. A turbulência é a principal causa de lesões em passageiros e tripulações, contribuindo para aumentar o consumo de combustível. Esta plataforma reúne dados anonimizados de turbulência de milhares de voos operados em todo o mundo. As informações resultantes desses dados permitem que os pilotos escolham as rotas de voo ideais, evitando a turbulência e voando em níveis e altitudes ótimos para maximizar a eficiência do combustível, reduzindo assim as emissões de carbono. Até ao momento, o ‘Turbulence Aware’ garantiu voos mais seguros para mais de 700 milhões de passageiros, um número que continuará a aumentar à medida que novas companhias aéreas aderirem ao programa.
O ‘Lido mPilot’ é uma aplicação móvel abrangente de cartografia de navegação da Lufthansa Systems, configurada de acordo com os requisitos operacionais específicos da Emirates. Esta aplicação proporciona aos pilotos acesso fácil a cartas de terminal, um mapa de rota gerado dinamicamente e um Mapa de Movimentação no Aeroporto (AMM). Os seus mapas interativos, baseados em dados, e as mais recentes funcionalidades meteorológicas relevantes para cada voo garantem uma maior consciência situacional e fornecem informações essenciais para os pilotos.
Para Frederic Leger, vice-presidente Sénior de Produtos e Serviços Comerciais da IATA, “mitigar os efeitos adversos da turbulência é um desafio para toda a indústria, e obter dados precisos e em tempo real é fundamental neste esforço. A cooperação entre a IATA ‘Turbulence Aware’, a Emirates e a Lufthansa Systems irá melhorar, ainda mais, a qualidade e a quantidade de dados em tempo real disponíveis para a indústria, permitindo viagens aéreas mais suaves e seguras para todos”.