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7 etapas de um roteiro para afastar o excesso de turismo dos destinos

O excesso de turismo é uma questão fundamental para a gestão sustentável dos destinos. Lidar com o problema começa com a medição de sete dimensões-chave, que, de acordo com a Mabrian e a Phocuswright, contribuem decisivamente para lançar as bases de uma estratégia sustentável duradoura, baseada na inteligência de dados.

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7 etapas de um roteiro para afastar o excesso de turismo dos destinos

O excesso de turismo é uma questão fundamental para a gestão sustentável dos destinos. Lidar com o problema começa com a medição de sete dimensões-chave, que, de acordo com a Mabrian e a Phocuswright, contribuem decisivamente para lançar as bases de uma estratégia sustentável duradoura, baseada na inteligência de dados.

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É crucial combater o excesso de turismo, uma vez que 61% dos viajantes evitaram destinos devido a este fenómeno no ano passado. Para tal, os destinos devem utilizar uma abordagem holística e baseada em dados para equilibrar os recursos locais, o bem-estar da comunidade e o crescimento do turismo. Esta é uma das conclusões do livro branco “A Roadmap to Move Destinations Away from Overtourism”, desenvolvido pela Mabrian, em colaboração com a Phocuswright.

Lançado antes do evento Phocuswright Europe em Barcelona (10-12 de junho), este livro branco tem como objetivo incluir o excesso de turismo em discussões mais amplas sobre a gestão sustentável dos destinos. Destaca a necessidade de uma análise e planeamento inovadores, utilizando indicadores-chave de desempenho integral e ferramentas baseadas em dados. O relatório utiliza os dados dos estudos da Mabrian e da Phocuswright para explorar a forma como as várias dimensões da sustentabilidade se traduzem em indicadores úteis para o planeamento de destinos.

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Os sete indicadores propostos interagem entre si e podem ser aplicados a diferentes conjuntos de objetivos, dependendo das condições específicas de cada destino.

Distribuição das despesas dos turistas: Para além de medir as despesas por visitante e por categoria, é fundamental compreender a sua distribuição. Um destino menos afetado pelo overtourism tende a ter uma distribuição mais uniforme das despesas pelo seu território, o que beneficia tanto a sua economia como o bem-estar local.

Em última análise, trata-se de capitalizar as preferências dos viajantes, uma vez que a investigação da Phocuswright indica que entre metade e dois terços dos viajantes querem que as suas despesas apoiem as comunidades que visitam.

Pegada de carbono – emissões de CO2: A redução das emissões de CO2 é crucial para minimizar o impacto ambiental das viagens, especialmente porque o transporte aéreo é responsável por 55% da pegada de carbono do setor do turismo (Relatório da Travel Foundation). A análise das emissões de CO2 ao longo do tempo, por mercado de origem e por visitante, bem como o rácio entre as despesas dos viajantes e as emissões geradas, pode ajudar os destinos a orientarem-se para segmentos com melhores rácios de despesas/emissões.

Concentração da oferta turística: A densidade e a pressão humana são normalmente associadas ao turismo excessivo e não à sustentabilidade, mas existe uma disparidade na perceção dos viajantes. De acordo com os dados da Phocuswright, enquanto 43-61% dos viajantes evitaram destinos no ano passado devido a preocupações com a sustentabilidade, apenas 13-21% consideram sustentável visitar destinos menos concorridos. Compreender o agrupamento de alojamentos e atrações é crucial tanto para o conforto dos viajantes como para o bem-estar da comunidade.

Perceção da sustentabilidade do turismo: Uma abordagem sustentável eficaz ao turismo excessivo implica alinhar a elaboração de políticas com o seu impacto nos habitantes locais e nos visitantes para atenuar o que a Phocuswright designa por “dissonância da sustentabilidade” – o fosso entre a intenção de viajar de forma sustentável e as escolhas efetivas dos viajantes. As mensagens direcionadas e as estratégias de envolvimento desempenham um papel central na formação das perceções da sustentabilidade do turismo.

Diversificação motivacional: Quanto mais os destinos dependem de algumas atividades ou atrações, maior será a probabilidade de dependerem de certos segmentos de viajantes, o que limita o crescimento potencial e restringe os mercados de origem, e tende a suportar áreas turísticas mais densas e uma procura sazonal mais forte, o que é suscetível de resultar em excesso de turismo. Este índice pondera a variedade de fatores que atraem visitantes a um destino, correlacionando-os com tipos de alojamento e duração da estadia.

Dependência das origens: Quanto menor for a dependência de mercados de origem específicos (sobretudo de longo curso), mais sustentável é o destino, uma vez que reduz a pegada de carbono do transporte. A dependência de certos mercados de origem também pode ser um fator de aceleração para o excesso de turismo em zonas específicas ou durante momentos específicos do ano, criando a sensação de uma pressão humana demasiado elevada para os habitantes locais nalguns períodos. Esta dependência também reduz a possibilidade de desenvolver novos produtos turísticos para diversificar a procura nos mercados, locais e épocas do ano. O índice combina a capacidade aérea, a procura de alojamento categorizada por distância e mercados de origem, e como os viajantes estão distribuídos pela geografia do destino.

Sazonalidade: Muitos destinos têm estado a trabalhar há muitos anos para vencer a sazonalidade e assegurar um fluxo constante de viajantes ao longo do ano, uma tarefa difícil se a diversificação motivacional for baixa e a dependência das origens for elevada.

Vencer a sazonalidade tem implicações positivas em muitos dos índices acima mencionados, e também contribui positivamente para reduzir o excesso de turismo. A redução da sazonalidade melhora a qualidade de vida dos habitantes locais, criando melhores condições de trabalho, uma economia mais estável e bem distribuída e reduz a pressão sobre os serviços e recursos locais. Este índice não só se centra na análise da procura de voos e de alojamento num determinado período de tempo, mas também as despesas e o custo das estadias.

Assim, conclui a análise da Mabrian e Phocuswright, “a superação do excesso de turismo só será possível se forem abordadas todas as dimensões deste fenómeno, e olhar para além dele, lançando-as para um setor que atinja a sustentabilidade, mantendo-se rentável”.

“A rentabilidade é e será, no final, o teste do tempo para o futuro do setor das viagens. A sustentabilidade e a rentabilidade são duas faces da mesma moeda, cunhada com base numa metodologia centrada em dados, mensurável e orientada para objetivos que permite políticas para um crescimento mais equitativo, justo e simétrico, crescimento mais distribuído, justo e simétrico, suportável no tempo”.

Madeline List, analista sénior da Phocuswright, assinala que “uma estratégia sustentável bem-sucedida e consistente envolve a formulação de boas práticas, mas a sua operacionalização de forma expedita.”

Já Carlos Cendra, Partner & Chief Marketing and Communications Officer da Mabrian., considera que a implementação de medidas eficazes contra o overtourism implica “uma abordagem transparente, honesta e centrada nos dados do impacto do turismo nos destinos, com base num modelo holístico capaz de criar um equilíbrio duradouro que beneficie as empresas, os habitantes locais e os visitantes, preservando simultaneamente o ambiente”.

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Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos

Em agosto de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3,8 milhões de hóspedes e 10,5 milhões de dormidas, gerando 948,1 milhões de euros de proveitos totais e 765,5 milhões de euros de proveitos de aposento.

Em agosto de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3,8 milhões de hóspedes (+5,9%) e 10,5 milhões de dormidas (+3,8%), correspondendo, segundo dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a subidas de 5,9% e 3,8%, respetivamente

Isto faz com que os proveitos totais gerados, em agosto deste ano, ultrapassem os 948 milhões de euros, representando um aumento de 7,8% face a igual mês de 2023, e 765,5 milhões de euros de proveitos de aposentos, correspondendo a uma subida de 7,7% relativamente ao mês homólogo do ano passado.

Porto e Norte lidera nos hóspedes e Algarve nas dormidas
Dos quase 3,8 milhões de hóspedes, 1,488 milhões foram residentes em Portugal (+6,8%) e 2,270 milhões não residentes (+5,3%).

A liderar no número total de hóspedes aparece a região do Porto e Norte que, no mês de agosto, somou 889,5 mil, correspondendo a uma subida de 7,1% face a igual mês de 2023. Em segundo lugar, analisando o oitavo mês do ano, aparece a região de Lisboa, com 842,5 mil hóspedes (+7,9%), seguindo-se o Algarve com 747 mil (+3,7%), Centro com 390 mil (+7%), Oeste e Vale do Tejo com 243 mil (+0,9%), Alentejo com 221 mil (+4,7%), Madeira com 202 mil (+3,8%), Açores com 138 mil (+8,7%), e, finalmente, a Península de Setúbal com 85 mil (+7,8%).

Relativamente aos hóspedes não residentes, a liderança pertence a Lisboa que concentrou perto de 674 mil, seguindo-se o Porto e Norte com 518 mil e o Algarve com 478 mil.

Já na quantificação de hóspedes residentes, é a região do Porto e Norte que lidera, com perto de 372 mil, seguindo-se o Algarve com 269 mil, o Centro com 258 mil, Lisboa com 169 mil, Alentejo com 159 mil, sendo a última região acima dos 100 mil hóspedes, a região do Oeste e Vale do Tejo (136 mil).

Dos 2,270 milhões de hóspedes não residentes que Portugal recebeu no oitavo mês de 2024, Espanha continua a liderar com mais de 424 mil turistas, seguindo-se França (264 mil), Reino Unido (263 mil), EUA (210 mil), Alemanha (169 mil) e Itália (160 mil).

Nas dormidas registas em agosto de 2024, a liderança pertence ao Algarve com mais de 3,2 milhões (+1,1%), seguindo-se Lisboa com 2 milhões (+5%), Porto e Norte com 1,86 milhões (+7,1%), Madeira com 979 mil (-0,3%), Centro com 775 mil (+5,9%), Alentejo com 527 mil (+7,1%), Oeste e Vale do Tejo com 498 mil (+1,6%), Açores com 439 mil (+7,5%), e Península de Setúbal com 214 mil (+8,1%).

Na análise das dormidas realizadas por residentes, é o Algarve que lidera com mais de 1,1 milhões de dormidas, seguindo-se o Porto e Norte com mais de 690 mil e Lisboa com perto de 506 mil.

Já nas dormidas de não residentes, também é o Algarve que surge na liderança com quase 2,1 milhões de dormidas, seguido de Lisboa com 1,7 milhões, Porto e Norte com quase 1,2 milhões.

No capítulo das dormidas de não residentes, é o Reino Unido que aparece na frente com 1,18 milhões, seguindo-se Espanha com 1,1 milhões, destacando-se ainda a França com 776 mil, Alemanha com 631 mil e EUA muito perto das 500 mil.

Por município, Lisboa concentrou 15% do total de dormidas (5,4% do total de dormidas de residentes e 20% de não residentes), registando um acréscimo de 5,2% (+4,5% nos residentes e +5,3% nos não residentes). Entre os municípios com maior número de dormidas em agosto, o Porto (6,7% do total de dormidas) e Ponta Delgada (1,9% do total) destacaram-se com os maiores crescimentos (+6,9% e +6,5%, respetivamente).

Albufeira foi o segundo município em que se registaram mais dormidas (1,2 milhões de dormidas, peso de 11,4%) e registou um decréscimo de 0,3% (+0,2% em julho). As dormidas de residentes aumentaram 9,6% e as dos não residentes diminuíram 4,5%. Este município concentrou 10,8% do total de dormidas de residentes e 11,8% do total de dormidas de não residentes em agosto.

No Porto, as dormidas totalizaram 702,4 mil (6,7% do total), tendo-se observado um crescimento de 6,9% (+8,4% em julho), com o contributo das dormidas dos residentes (+11,8%) e dos não residentes (+6,3%).

O Funchal (623,1 mil dormidas, peso de 5,9%) apresentou um crescimento de 0,5% (+1,3% em julho), para o qual contribuíram as dormidas de não residentes (+4,7%), tendo em conta que as dormidas de residentes diminuíram 21,8%.

Para além de Lisboa e do Porto, o município de Cascais (1,9% do total) também apresentou crescimentos, quer das dormidas de residentes (+9,2%) quer das de não residentes (+3,1%), o que se traduziu num crescimento de 4,1% em agosto.

O município de Lagoa (2,6% do total) registou um decréscimo de 3% e foi, entre os principais, o único a registar diminuição, quer das dormidas de residentes (-0,1%) quer das de não residentes (-4,0%).

Em todos os 10 municípios com maior número de dormidas em agosto, as dormidas de não residentes superaram as dos residentes.

Todos a ganhar
Os valores de proveitos alcançaram máximos históricos mensais em agosto, tendo os proveitos totais interrompido a trajetória de abrandamento com um aumento de 7,8% (+7,5% em julho), atingindo 948,1 milhões de euros. Os proveitos de aposento aumentaram 7,7% (+8,1% em julho), ascendendo a 765,5 milhões de euros.

O Algarve foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (36,6% dos proveitos totais e 36,4% dos proveitos de aposento), seguido da Grande Lisboa (20,2% e 20,9%, respetivamente) e do Norte (14,4% e 14,5%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem nos Açores (+23,4% nos proveitos totais e +24,7% nos de aposento) e no Alentejo (+12,6% e +13,3%, respetivamente).

De resto, o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de agosto. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 84,7% e 83,1% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 7,0% e 6,8%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 11,7% nos proveitos totais e 11,8% nos proveitos de aposento (quotas de 10,1% e 11,5%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 5,2% nos proveitos totais e de 5,4% nos relativos a aposento), os aumentos foram de 14,1% e 13,8%, respetivamente.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 113,8 euros em agosto, registando um aumento de 5,0% (+5,2% em julho).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (168,3 euros), seguindo-se a RA Açores (124,6 euros) e a Grande Lisboa (122,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram nas RA Açores (+17,3%) e no Alentejo (+10,1%). O Oeste e Vale do Tejo e a Grande Lisboa foram as únicas regiões onde se registaram diminuições neste indicador (-1,4% e -0,4%, respetivamente).

Em agosto, este indicador cresceu 5,2% na hotelaria (+6,1% em julho). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se crescimentos de, respetivamente, 4,8% e 9,3% (+2,9% e +4,8%, em julho, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 153,3 euros (+4,1%, após +5,6% em julho).

O Algarve destacou-se com o valor mais elevado de ADR (205,7 euros), seguido do Alentejo (162,5 euros). Os crescimentos mais expressivos ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores (+14,2%) e da Madeira (+11,8%). Em sentido contrário, o Oeste e Vale do Tejo e a Grande Lisboa registaram os únicos decréscimos neste indicador (-1,6% e -1,4%, respetivamente).

Todas as regiões, com exceção do Oeste e Vale do Tejo e da Grande Lisboa, registaram máximos históricos de RevPAR e de ADR em agosto.

Em agosto, o ADR cresceu em todos os segmentos, +4,1% na hotelaria (+5,4% em julho), +3,8% no alojamento local (+6,1% em julho) e +7,7% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,8% em julho).

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TTS anuncia TMA 5.0 com um conjunto de funcionalidades

A TTS – Travel Technology & Solutions acaba de anunciar o lançamento do Travelport Mobile Agent (TMA) 5.0, com um conjunto de funcionalidades, especificamente desenvolvidas para reduzir o trabalho manual e otimizar processos rotineiros dos agentes de viagens.

Por mais de 13 anos, o Travelport Mobile Agent (TMA) tem proporcionado aos agentes de viagens a mobilidade e flexibilidade necessárias para se manterem produtivos onde quer que estejam. Ao oferecer aos agentes acesso total ao terminal do GDS, o TMA permite-lhes gerir reservas, verificar disponibilidades e tratar de PNRs com a mesma facilidade como se estivessem no escritório.

No entanto, o papel de um agente de viagens vai muito além da gestão de reservas e da organização de detalhes logísticos. Assim, para enfrentar esses desafios, o TMA 5.0 apresenta um conjunto de novas funcionalidades, especificamente desenvolvidas para reduzir o trabalho manual e otimizar processos rotineiros: Refund Tracker; Send Quotes; Send itineraries; City Guide; e Markups.

“Entendemos que os agentes de viagens fazem muito mais do que gerir reservas e tratar da logística. As tarefas rotineiras muitas vezes interferem no seu trabalho, e é por isso que o TMA 5.0 foi concebido para ajudar os agentes a serem mais eficientes, rentáveis e a prestarem um serviço ainda melhor,” disse João Santos, CEO da TTS, para acrescentar que “esta atualização gratuita inclui novas ferramentas que proporcionam aos agentes mais controlo, flexibilidade e rapidez nas operações diárias.”

Para os agentes de viagens que pretendem elevar o seu serviço e otimizar o fluxo de trabalho, o TMA 5.0 representa um grande avanço, indica a TTS em nota de imprensa. A integração destas novas funcionalidades no Travelport Mobile Agent faz dele a ferramenta definitiva para os profissionais de viagens, combinando potência, flexibilidade e facilidade de utilização numa solução abrangente.

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Nortravel já promove a Festa da Flor na Madeira 2025

Com partidas de Lisboa e do Porto a 30 de abril e de 1 a 4 de maio, o operador turístico Nortravel já promove no mercado um programa especial para a Festa da Flor 2025 na Madeira, em pacotes de quatro noites.

Com a chegada da primavera, os jardins madeirenses tornam-se ainda mais coloridos e exuberantes, e é quando tem lugar a Festa da Flor que celebra a vitalidade da Natureza.

Contando com um programa diversificado, com claro destaque para o Cortejo Alegórico da Flor, esta celebração simboliza a renovação e a esperança. A Festa da Flor enche a Madeira de cores, decorações e perfumes inesquecíveis.

A edição 2025 terá lugar entre os dias 1 e 25 de maio, e o operador turístico Nortravel já lançou no mercado um programa especial de cinco dias/quatro noites, com saídas de Lisboa e do Porto nos dias 30 de abril e de 1 a 4 de maio.

O operador turístico promove quatro hotéis em regime de alojamento e pequeno-almoço: o Dom Pedro Garajau (três estrelas) com preços por pessoa em duplo desde 603 euros; The Views Baía (quatro estrelas só para adultos), desde 835 euros; o Turism Santa Maria, também de quatro estrelas com valores a começar nos 863 euros por pessoa em alojamento duplo; e o The Vine, de cinco estrelas, com valores a partir dos 904 euros.

O pacote inclui passagem aérea em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem até 23kg, transferes, quatro noites de hotel em regime selecionado, seguro de viagens, taxas, serviço e IVA.

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easyJet nomeia novo diretor Financeiro

Jan De Raeymaeker, atual diretor Financeiro do operador ferroviário Lineas, junta-se à easyJet a 20 de janeiro de 2025, em substituição de Kenton Jarvis, que se vai tornar CEO da companhia aérea logo no arranque do ano.

A easyJet anunciou a nomeação de Jan De Raeymaeker para o cargo de diretor Financeiro, profissional que entra em funções a 20 de janeiro de 2025, em substituição de Kenton Jarvis, que vai suceder  a Johan Lundgren como CEO a 1 de janeiro de 2025.

Segundo a easyJet, “Jan De Raeymaeker é atualmente diretor Financeiro da Lineas, o maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias na Europa, onde supervisiona as equipas financeira, jurídica e de compras”.

Antes deste cargo, o responsável passou também pela Brussels Airlines como diretor Financeiro, onde desempenhou “um papel fundamental na transformação da função financeira da empresa, enquanto conseguiu um crescimento significativo do número de passageiros no âmbito do reposicionamento comercial da companhia aérea”.

No início da sua carreira, Jan De Raeymaeker desempenhou ainda funções de gestão na Arthur D. Little e na De Valck Consultants, centrando-se na estratégia empresarial e na tecnologia.

“Estamos muito satisfeitos por nomear Jan De Raeymaeker como nosso Diretor Financeiro. Jan tem uma boa experiência nos sectores das companhias aéreas e dos transportes, bem como fortes pontos de referência na Europa continental. Aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar com Jan e Kenton na concretização da nossa ambição de ser a companhia aérea mais amada da Europa, conquistando clientes, acionistas e os nossos colaboradores”, afirma Stephen Hester, presidente da easyJet.

Já Kenton Jarvis, diretor Executivo designado da easyJet, sublinha que o novo diretor financeiro da companhia aérea “traz consigo um profundo conhecimento do setor dos transportes e das companhias aéreas”, o que será “um benefício significativo para a easyJet no futuro”, até porque Jan De Raeymaeker  tem uma “perspicácia financeira e comercial” que será fundamental para que a easyJet atinja os seus objetivos a médio prazo.

O próprio Jan De Raeymaeker mostra-se “entusiasmado” com o novo desafio profissional e por se juntar à equipa da easyJet “nesta fase importante do seu percurso de crescimento”.

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Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” premiado no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival

O filme do Lisbon Marriott Hotel foi premiado enquanto melhor filme promocional na 12.ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorreu em Sesimbra, entre 7 e 10 de outubro.

O filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel”, produzido pela produtora The New Light Pictures em colaboração com o Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido na 12.ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorreu entre 7 e 10 de outubro, enquanto melhor filme promocional.

De acordo com uma nota informativa do Lisbon Marriott Hotel, este festival, que decorreu em Sesimbra, contou com a participação de 103 produções audiovisuais do setor turístico e hoteleiro, provenientes de 25 países, distinguindo o filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” pelo “impacto visual e emocional da produção”.

“A narrativa de “Not Strangers” explora a profunda ligação entre o Marriott Lisboa e a cidade de Lisboa, mostrando como o hotel reflete a riqueza cultural e a diversidade da capital portuguesa”, realça a unidade hoteleira, em comunicado.

Segundo Pedro Matos, realizados do filme, o objetivo era mostrar que o “Marriott Lisboa é muito mais do que um local de estadia”, já que esta unidade funciona como “uma extensão viva da cidade, onde as texturas, cores e sons de Lisboa se unem, permitindo que cada visitante tenha uma experiência única e emocional”.

Já João Viegas, diretor criativo da New Light Pictures e responsável pelo conceito do filme, explica que o objetivo passou por “transmitir a verdadeira essência de Lisboa através do Marriott, um local onde o comum se torna extraordinário”.

“Viver em diferentes países ensinou-me a importância das memórias e das emoções. Foi com essa visão que quisemos mostrar o Lisbon Marriott Hotel, focando nas emoções que proporcionamos aos nossos hóspedes. Agraço ao realizador Pedro Matos e equipa The New Light Pictures por transformarem uma ideia em um projeto que dá vida à nossa história”, afirma Diana Michelli, directora de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel.

O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que é visto como um promotor da região da Arrábida para o mundo do cinema, é organizado pela Arrábida Film Commission com o apoio das autarquias de Sesimbra e de Palmela, sob a direção de Carlos Sargedas.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de alguns dos realizadores portugueses premiados, tendo sido também entregues alguns dos prémios da edição deste ano do Finisterra Brasil aos premiados que por motivos profissionais não se puderam deslocar ao Brasil.

O filme pode ser visualizado aqui.

 

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Boeing 737-700

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TAAG opera dois voos especiais para Havana em outubro

A TAAG vai realizar dois voos especiais entre as capitais angolana e cubana em outubro, cujas partidas de Luanda decorrem a 17 e 29 de outubro, enquanto os voos de regresso acontecem a 19 e 31 de outubro.

A TAAG vai operar dois voos especiais entre Luanda e Havana, em Cuba, no mês de outubro, cujas partidas da capital angolana decorrem a 17 e 29 de outubro, informou a TAAG, numa nota enviada à imprensa.

“Em outubro teremos dois voos especiais para si entre Luanda e Havana”, informa uma nota da companhia aérea, que revela que os voos de regresso à capital angolana têm partida de Havana nos dias 19 e 31 de outubro.

A TAAG lembra que estes voos são também indicados para os passageiros que tenham conexão a outros destinos africanos, como Maputo, em Moçambique; São Tomé ou Joanesburgo, na África do Sul.

Os bilhetes para estes voos especiais da TAAG para Havana, em outubro, já se encontram disponíveis para reserva através das lojas da companhia aérea, pela linha de atendimento +244 923 190 000 ou ainda através do website da companhia aérea, que pode ser consultado aqui.

 

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O GDS: Um canal de distribuição valioso que muitos hotéis não conseguem aproveitar

D – EDGE

Qual é a importância de estar listado no GDS (Sistemas de Distribuição Globais) e como se comparam com outros canais de distribuição? Enquanto CRS global, a D-EDGE ajuda os hotéis a maximizar as vendas em diversos canais, mas observa que o GDS é frequentemente subutilizado.

Com base em dados de reservas abrangentes e entrevistas com hoteleiros na Europa e Ásia-Pacífico, a pesquisa da D-EDGE revela que as reservas GDS superam consistentemente outros canais em áreas chave, como a tarifa média diária (ADR), duração da estadia e taxas de cancelamento. Ao analisar estes dados e incorporar o feedback dos seus clientes hoteleiros, a D-EDGE descobriu que as comissões líquidas nas reservas via GDS variam entre 18% e 20% — significativamente mais baixas do que as comissões de muitas Agências de Viagens Online (OTAs), que podem atingir até 28%.

Custos médios de distribuição (%) para hotéis por canal

Os resultados completos do inquérito podem ser consultados aqui.

 

Benefícios adicionais do GDS

 

  • Gestão fácil de tarifas e disponibilidade: O GDS permite a gestão de tarifas e disponibilidade em tempo real. Os hoteleiros têm a flexibilidade de abrir, fechar, criar e alterar seus preços sempre que necessário.
  • Alcance de novos mercados: Com o GDS, podem alcançar imediatamente agências de viagens em novas áreas e aceder a novos mercados.
  • Equilíbrio de ocupação ao longo do ano: As reservas via GDS atraem viajantes corporativos durante as épocas mais calmas. Com mais viajantes de negócios a prolongar as suas estadias até ao fim de semana, a procura é distribuída de forma mais equilibrada ao longo da semana.
  • Acesso a listagens preferenciais: As listagens preferenciais podem ser dispendiosas, mas dão acesso a agências de viagens que, de outra forma, não fariam reservas num hotel que não esteja na sua lista preferencial.

 

Quer saber se o seu hotel é elegível para o GDS? Solicite uma auditoria GDS ou contacte hoje mesmo um especialista em distribuição da D-EDGE.

 

 

 

 

 

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Boeing anuncia que vai despedir 10% dos trabalhadores

A Boeing planeia despedir cerca de 10% dos trabalhadores nos próximos meses, ou seja, cerca de 17 mil pessoas, à medida que continua a perder dinheiro e tenta lidar com problemas laborais e de produção.

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O novo diretor executivo da construtora aeronáutica norte-americana, Kelly Ortberg, comunicou aos funcionários, na sexta-feira, que a redução de postos de trabalho vai incluir executivos, gestores e funcionários. A companhia tem cerca de 170 mil trabalhadores em todo o mundo.

“A nossa empresa encontra-se numa situação difícil (…) que exige decisões difíceis e teremos de efetuar mudanças estruturais para garantir a competitividade e a satisfação dos nossos clientes a longo prazo”, disse Ortberg aos funcionários.

A empresa vai ainda adiar para 2026 o lançamento de um novo avião, o 777X, inicialmente anunciado para o próximo ano. Também vai deixar de construir a versão de carga do aparelho 767 em 2027, depois de terminar as encomendas atuais.

Por outro lado, a produção da empresa está a ser afetada por uma greve de trabalhadores, iniciada em 13 de setembro, depois de terem rejeitado uma proposta de contrato que incluía aumentos salariais de 25% em quatro anos.

A paralisação abrange cerca de 33 mil trabalhadores da montagem de aviões, a maioria dos quais na zona de Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos, levando à suspensão da produção dos aviões mais vendidos da empresa.

A greve não deve causar cancelamentos de voos, nem afetar diretamente os passageiros das companhias aéreas, mas será mais um golpe para a reputação e as finanças da Boeing, num ano marcado por problemas nas operações aéreas, de defesa e espaciais.

A Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos aumentou o escrutínio da empresa depois de um painel ter explodido num Boeing Max durante um voo da Alaska Airlines, em janeiro.

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Mário Centeno: “Mercado de trabalho tem sido a estrela do desenvolvimento económico”

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, marcou presença no Congresso da AHRESP deste ano, onde referiu a importância do número de imigrantes recebidos para a criação de emprego em Portugal e o facto de o salário ser uma “peça fundamental” para enfrentar desafios futuros. A necessidade de retirar os apoios criados nas crises pandémica e energética foi outro dos pontos abordados.

Carla Nunes

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, participou este sábado, 12 de outubro, numa sessão do Congresso da AHRESP, onde frisou o papel dos imigrantes recebidos em Portugal na criação de emprego. Como referiu, “do milhão de empregos que criámos, 600.000 são imigrantes”.

Sem esquecer que “a taxa de crescimento no mercado de trabalho dos nacionais continuou a crescer”, Mário Centeno referiu que “o grande impulso diferencial nesta fase” coube à população imigrante. No seu entender, a tendência replica o cenário europeu, com “o emprego na Europa [a crescer] 11 milhões em menos de cinco anos” – sendo que destes postos de trabalho “60% são trabalhadores que estão a trabalhar num país onde não nasceram”.

“Temos todos que respeitar e entender estes fluxos e tentar enquadrá-los naquilo que é a situação económica e financeira do país, em particular nos desafios futuros”, afirmou.

Neste contexto, “se o mercado de trabalho tem sido a estrela do nosso desenvolvimento económico”, como colocou Mário Centeno, “o salário é a peça fundamental de todo esse ciclo”. O governador do Banco de Portugal referiu que “os salários em Portugal têm aumentado como nunca aconteceu no passado”, indicando que os salários pagos no setor privado em Portugal aumentaram 92% em 10 anos.

“O valor dos salários pagos em 2015 foi de 30 mil milhões de euros. De 2015 até 2024, primeiro semestre que já é conhecido, este número aumentou 92%. Ou seja, nós hoje pagamos quase 60 mil milhões de euros de salários”, indica.

Contudo, Mário Centeno sublinha que “esta dinâmica não está garantida” e terá de continuar a assentar em dois pilares: estabilidade financeira e qualificação.

O desafio salarial no setor do alojamento e da restauração

Ainda sobre a questão salarial, Mário Centeno afirma que “a dinâmica de emprego em Portugal nos últimos anos é particularmente marcada nos setores que pagam acima do salário médio”. Neste contexto, aponta que o desafio em termos salariais para o setor do alojamento e da restauração “é grande”.

Se “o setor pagava acima do salário mínimo em 2015”, sendo que na altura o salário mínimo representava 72% do salário médio da indústria, atualmente o número passou de 72% para 80%, “ou seja, o salário mínimo progrediu bastante mais do que o salário médio do setor”.

Já olhando para a renumeração média do setor do alojamento e da restauração, o indicador “cresceu 46% neste período”. Contudo, Mário Centeno relembra que “como funcionamos no mercado global, temos que atender às pressões que se colocam do resto do mercado de trabalho”.

Com o total de remunerações pagas pelo alojamento e restauração a crescer 141%, o governador do Banco de Portugal incentiva a “focar nestes sucessos e lançá-los naquilo que possam ser perspectivas futuras”.

Numa nota final, e frisando que “o caminho de equilíbrio tem de se manter”, defende que os apoios dados quer na crise pandémica, quer na crise energética “devem ser retirados”.

“Já não estamos em crise pandémica e a crise energética felizmente desapareceu. Isso permitia que o Estado, tal como qualquer agente económico, garanta as condições para que, num momento de crise futura – que não se está a anunciar, mas que todos sabemos que vai acontecer – nós possamos estar preparados”, termina.

O Congresso da AHRESP decorre este ano no Parque de Exposições de Aveiro de 11 a 12 de outubro e conta com a presença de 1.510 participantes registados.

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Pedro Reis: “Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições”

Na sua intervenção na sessão de abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deste ano o Ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu que “num momento em que Portugal se reposiciona no palco da atração de investimento externo” o país não se pode “dar ao luxo” de “deixar tudo a perder indo para eleições”.

Carla Nunes

Como referiu, num momento “de volatilidade extrema internacional”, o país tem conseguido reposicionar-se na atração de investimento externo pelas suas “capacidades em termos de competências, de infraestruturas, de talentos, de investigação, de competitividade”. No seu entender, esta junção de “placas tectónicas passam-se uma vez em cada geração, se não mais”. Por essa razão, e referindo que “trabalha todos os dias na captação de investimento, nomeadamente externo”, o Ministro da Economia apela a que não se acrescente instabilidade.

“Há uma oportunidade para trazer para Portugal recursos, competências críticas e investimentos estratégicos que de outra forma não viriam. Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições. É possível crescer de forma sustentada, está na nossa mão”, assegurou Pedro Reis.

Numa nota final, o Ministro da Economia sublinhou que “já basta de constrangimentos”, pedindo para não se acrescentar “instabilidade onde o que nós precisamos é de horizonte e de confiança”.

O Congresso da AHRESP decorre este ano em Aveiro de 11 a 12 de outubro e conta com a presença de 1.510 participantes registados.

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