Braga acolhe Conferência das Cidades Criativas da UNESCO em julho
A XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO vai ter lugar em Braga de 1 a 5 de julho deste ano, e prevê atrair cerca de 600 delegados de todo o mundo.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Este encontro anual tem como principal objetivo a criação de um espaço transnacional de discussão, rumo à troca de experiências em torno das ideias, boas práticas e políticas públicas na área da cultura.
Decorrendo em data de celebração dos 20 anos da criação da rede, a conferência de Braga pretende fazer um balanço do trabalho desenvolvido, fomentar novas ideias de colaboração entre cidades criativas de diferentes países, e ao mesmo tempo, apontar soluções para um futuro habitado por cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis. Assim, terá um foco especial no contributo que as novas gerações podem dar à construção de novas ideias e projetos, convidando os jovens para a participação em momentos de discussão e trabalho de campo.
Tendo como ponto central o Fórum Braga – onde decorrerão os trabalhos das diferentes delegações, assim como os painéis principais de apresentação e discussão, a XVI Conferência de Cidades Criativas vai ainda organizar um encontro especialmente vocacionado para presidentes de Câmara, assim como um alargado programa de atividades culturais aberto à população a ser implementado em diversos espaços do centro da cidade, que incluirá propostas nas diferentes áreas criativas abrangidas pela rede: Artesanato e Artes Folclóricas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts, de acesso livre.
A par de Braga (Cidade Criativa em Media Arts), a XVI Conferência de Cidades Criativas incluirá ainda ações desenvolvidas em parcerias com as cidades de Amarante (Cidade Criativa em Música), Barcelos (Cidade Criativa em Artesanato e Artes Folclóricas) e Santa Maria da Feira (Cidade Criativa em Gastronomia).