Academia Internacional do Chocolate vai nascer em Óbidos
A vila de Óbidos vai acolher a Academia Internacional do Chocolate, na sua Escola de Hotelaria e Turismo. Este é o resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal de Óbidos e o Turismo de Portugal.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Numa sessão que teve lugar no Salão do Chocolate em Óbidos, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal formalizam um protocolo para a instalação, no edifício da antiga escola primária, do Polo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, e da nova Academia Internacional do Chocolate.
Desde o início da sua atividade que, segundo avança o Turismo de Portugal, na sua página oficial, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste se tem posicionado como veículo preferencial de formação dos novos profissionais do setor da hotelaria, restauração e turismo, na região do Oeste. O Polo de Óbidos é uma extensão relevante porque permite ao Turismo de Portugal cobrir toda a região, naquilo que é o compromisso da formação profissional para a área da pastelaria, padaria e chocolataria. Além disso, através deste entendimento será possível a reabilitação e requalificação do, atualmente inativo, edifício da antiga escola primária de Óbidos.
Ainda de acordo com a instituição, reveste-se de importância estratégica que estas novas instalações permitam acolher uma Academia Internacional do Chocolate que vise a formação em excelência neste produto, viabilizando a partilha de conhecimento, de experiências e de tendências, entre os profissionais e alunos.
O projeto implica um investimento de 1,2 milhões de euros. O custo desta obra deve-se à necessidade de modernizar vários equipamentos, uma vez que a escola será “vocacionada para a área da pastelaria e da chocolataria”, explicou Ana Paula Pais, responsável pela direção de gestão e competências e capacitação das escolas de turismo, citada pela imprensa local.
A autarquia prevê que a requalificação esteja concluída em 2025, e será “uma enorme oportunidade de aumentar a ligação às empresas, a somar àquilo que é a formação inicial”, ministrada anualmente a duas turmas de pastelaria, num total de 40 alunos por ano, clarificou o diretor da escola, Daniel Pinto. O objetivo será “reforçar muito um plano permanente de formação executiva para os profissionais” e afirmar a escola “como uma referência” ao nível da chocolataria, acrescentou, sublinhando a ligação ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, realizado anualmente na vila.
O presidente da autarquia, Filipe Daniel, agradeceu ao Turismo de Portugal “por acreditar que Óbidos é um destino onde se podem gerar as condições de excelência para que consigamos atingir as premissas de diferenciação dos serviços prestados [no Turismo]”, apostando na “capacitação das pessoas”.
O presidente da CM de Óbidos sublinhou que “afirmarmo-nos como um território cada vez mais sustentável, cada vez mais amigo de todos, o que vai permitir, seguramente, construir um futuro promissor para todos os jovens”, acrescentando que “a Academia do Chocolate é uma aposta que acreditamos que vai fazer a diferença”.
O projeto de criação de “uma academia de nível internacional no domínio do chocolate marca o arranque da requalificação das 12 escolas de Hotelaria e Turismo do país”, anunciou o presidente do Turismo de Portugal. Carlos Abade disse que “2024 é o ano da maioridade da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste”, sendo que o polo de Óbidos desta escola, “para além da dimensão da chocolataria e da pastelaria, também tem a dimensão do Turismo Literário, que não podia deixar de estar noutro sítio que não aqui, na Vila Literária de Óbidos”. “O crescimento do turismo de forma inteligente, sustentável e responsável tem de estar assente na qualificação dos recursos humanos”, disse o responsável, concluindo que “a Academia do Chocolate é um marco importante para que isso aconteça”.