Os melhores e piores aeroportos na Europa em termos de pontualidade
A BestBrokers fez as contas com base nas estatísticas mais recentes da OAG, e descobriu que o aeroporto menos pontual fica em Frankfurt (Alemanha) e o mais pontual está em Malta.
Publituris
Município de Albufeira volta a apostar na formação na área do turismo
Portugal ultrapassa as 55 milhões de dormidas e 21 milhões de hóspedes nos oito meses de 2024
Jolidey sugere fim de ano nas Caraíbas
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
TTS anuncia TMA 5.0 com um conjunto de funcionalidades
Aeroportos nacionais movimentam mais de 47 milhões de passageiros até agosto
Nortravel já promove a Festa da Flor na Madeira 2025
easyJet nomeia novo diretor Financeiro
Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” premiado no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival
TAAG opera dois voos especiais para Havana em outubro
A procura de viagens aéreas disparou em 2023, especialmente durante o verão, o que levou a aeroportos apertados, espaço aéreo lotado e aumento de perturbações nos voos. Esta é a conclusão da BestBrokers, que compilou as estatísticas da OAG e indica quais os piores e melhores aeroportos na Europa.
Ao contrário da perceção de que a nação alemã é sempre pontual, o Aeroporto Internacional de Frankfurt é classificado como o pior aeroporto da Europa. Apenas 39,27% de todas as saídas, em 2023, foram pontuais. Além disso, o Aeroporto Internacional de Munique ocupa o 7.º lugar com 48,09% de saídas pontuais. As greves de funcionários e as ações industriais na Alemanha começaram em janeiro e continuaram até março, resultando no cancelamento de milhares de voos e no caos nos aeroportos. Em agosto, fortes chuvas causadas pela tempestade Hans desviaram dezenas de aviões e atrasaram centenas de partidas por alguns dias. Seguiu-se um inverno rigoroso, trazendo consigo outra série de cancelamentos de voos.
O Reino Unido, a França e a Bélgica também têm duas entradas cada na nossa lista dos 10 piores aeroportos da Europa. Estes países foram afetados por atrasos horríveis, milhares de cancelamentos e sobrecarga de voos. A principal razão é semelhante a muitos outros países europeus: greves laborais. A escassez de pessoal também está a tornar-se uma preocupação crescente para as empresas do setor da aviação em toda a Europa.
Já no que toca aos aeroportos com melhor pontualidade, com 90,59% de partidas pontuais no ano passado, o Aeroporto Internacional de Malta é o melhor aeroporto da Europa em termos de pontualidade. Malta e o seu único aeroporto perto de Valletta conseguiram ultrapassar as estatísticas de tráfego aéreo de 2019 com 7,8 milhões de passageiros em 2023. Este número representa um crescimento de 6,7% em 2023 em comparação com os níveis pré-pandemia e resulta de um aumento contínuo no número de turistas.
O Aeroporto Chopin de Varsóvia, na Polônia, ocupa o segundo lugar na lista, com 86,57% das partidas pontuais, tendo registado um tráfego de quase 18,5 milhões de passageiros em 2023, ficando apenas 2% abaixo dos melhores números de todos os tempos relatados em 2019. Como o aeroporto opera na sua capacidade total quase todos os anos, o Centralny Port Komunikacyjny, na Polônia revelou planos para um novo ‘mega aeroporto’ num valor que poderá ascender a mais de oito mil milhões de euros a ser construído até 2028.
Apesar de ter dois dos piores aeroportos da Europa em 2023, a Alemanha também entrou na lista dos três melhores do ano passado. O Aeroporto de Stuttgart ocupa o terceiro lugar, com 85,54% de todas as partidas em 2023 sendo pontuais. Embora tenha visto uma boa parcela de greves de funcionários no ano passado, o aeroporto recuperou e terminou bem o ano, agregando novas rotas com grande procura por parte do público, como Dubai e Manchester. O aeroporto também está a colaborar com a Aurrigo International para introduzir veículos autónomos para movimentação de carga, o que reduzirá as emissões e melhorará a eficiência geral.
Outros aeroportos com bom desempenho incluem o Aeroporto de Dublin, o Aeroporto Tenerife Norte-Ciudad de La Laguna e três aeroportos na Noruega; em Oslo, Bergen e Trondheim.