Santarém vai acolher o Prémio Nacional de Enoturismo a 24 de maio
A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) organiza, uma vez mais, o evento dedicado às melhores empresas e profissionais do setor. O Prémio Nacional de Enoturismo vai ter lugar que este ano em Santarém, no dia 24 de março, e votam mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados ao mundo do Vinho e do Turismo.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O Prémio Nacional do Enoturismo APENO / Ageas Seguros (2024) vai realizar-se no dia 24 de maio, a partir das 18horas, na Quinta dos Anjos, em Santarém.
A presidente da APENO, Maria João de Almeida realça que “a primeira edição do prémio, em 2022, realizou-se em Lisboa, mas um dos objetivos da Associação é descentralizar sempre que possível, para gerar fluxo de pessoas e dar a conhecer o potencial das nossas regiões nacionais”. Por isso, refere “no segundo ano realizou-se no Alentejo, no Redondo; e agora é com grande alegria que fazemos o evento no Ribatejo, em Santarém”.
A presidente da APENO anuncia que “tal como sucedeu o ano passado, a nossa festa terá muitas novidades e surpresas fora do comum, será um evento fora da caixa, onde os profissionais da área e restantes convidados, independentemente de levarem um prémio para casa, terão a possibilidade de conviver, de se surpreenderem e de se divertirem”.
A Ageas Seguros, que desde a primeira edição apoia a gala do prémio, reafirma assim o seu entusiasmo pelo setor, afirmando-se cada vez mais como a seguradora das empresas do Enoturismo: “Apoiar o que melhor se faz no Enoturismo em Portugal é uma honra para nós, aliado ao facto de estarmos a contribuir para que seja um setor protegido, seguro, sustentável e inclusivo”. Hugo Julião, responsável de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal, reforça a importância da aposta na proteção das empresas, através da disponibilização, sem custos, do serviço de Prevenção e Análise de Risco (PAR) que permite avaliar os riscos das empresas, atuando na sua prevenção.
O Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2024 vai, assim, premiar os negócios/projetos portugueses que se distinguiram como casos de sucesso, enquadrados nas seguintes quinze categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chef de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projeto Inclusivo; Melhor Projeto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor Inovação e Cultura; Melhor Hospitalidade e Melhor Enoturismo Urbano.
A votação é realizada online e irá decorrer entre os dias 1 a 19 de maio, através de uma plataforma digital, idealizada especialmente para o efeito, bastando a cada jurado votar em cada uma das categorias existentes.
Do painel de mais de 250 jurados fazem parte jornalistas do vinho e do turismo, organismos oficiais do vinho e do turismo (Comissões Vitivinícolas Regionais e Entidades Regionais de Turismo), chefs de cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO (organismos oficiais votarão em diferentes regiões da sua, e profissionais do setor e associados em pessoas e projetos alheios). Os nomeados e os vencedores serão divulgados durante o evento, em Santarém.