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MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno 2024-2025

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar, entre novembro de 2024 e março de 2025, 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal, que vão ser realizados pelo navio MSC Opera e contam com escalas nas ilhas Canárias, Espanha.

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MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno 2024-2025

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar, entre novembro de 2024 e março de 2025, 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal, que vão ser realizados pelo navio MSC Opera e contam com escalas nas ilhas Canárias, Espanha.

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A MSC Cruzeiros anunciou que, na próxima temporada de inverno, vai disponibilizar um ciclo completo de cruzeiros com partida e chegada ao Funchal, Madeira, num total de 19 viagens realizadas a bordo do navio MSC Opera.

“No total, a MSC Cruzeiros terá 19 cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal.  Serão 11 cruzeiros de sete noites, quatro cruzeiros com a duração de seis noites, três cruzeiros com a duração de oito noites e um cruzeiro de nove noites”, indica a companhia de cruzeiros, em comunicado enviado à imprensa.

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Nestes cruzeiros, que vão decorrer entre novembro de 2024 e março de 2025, o MSC Opera vai realizar escalas nas Ilhas Canárias, concretamente em Santa Cruz de Tenerife (ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canária), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma), existindo a possibilidade de o embarque decorrer também em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife e Las Palmas.

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“Com estadias prolongadas nos portos, o novo itinerário oferece aos turistas até 16 horas nas cidades, tempo suficiente para aproveitar tudo o que cada destino vibrante tem para oferecer”, refere ainda a companhia de cruzeiros.

Além destas 19 viagens, a MSC Cruzeiros vai também ter quatro mini-cruzeiros no Funchal, dois dos quais com a duração de três noites, um cruzeiro com a duração de sete noites e ainda um cruzeiro de quatro noites.

Os itinerários de inverno 2024-2025 com partida e chegada ao Funchal já estão disponíveis para reserva e as informações detalhadas sobre as viagens previstas desde portos portugueses podem ser consultadas aqui. Já as informações sobre datas e horários dos cruzeiros do Funchal podem ser vistas aqui.

 

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Foto crédito: Depositphotos.com

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Aviação encerra temporada alta com procura “no nível mais alto de todos os tempos”

Segundo a IATA, a procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano.

A procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que atribui o forte aumento ao crescimento da procura internacional.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, em setembro, também a capacidade total oferecida cresceu 5,8% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa de ocupação global chegou aos 83,6%, num aumento de 1,0 pontos percentuais comparativamente a setembro de 2023.

“A alta temporada de viagens do ano terminou com a procura no nível mais alto de todos os tempos. Esta é uma boa notícia não apenas para os passageiros, mas também para a economia global”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os bons resultados devem-se, essencialmente, à procura internacional, que aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 9,1% e a taxa de ocupação passou para 83,8%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais face a setembro do ano passado.

A nível doméstico, a procura registou ainda um aumento de 3,7% face a mês homólogo do ano passado, enquanto a capacidade aumentou 0,7% e o load factor ficou nos 83,3%, traduzindo um crescimento de 2,4 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Mercado internacional cresce em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, em setembro, todas as regiões do mundo apresentaram um crescimento na procura internacional, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador subiu 18.5% em setembro.

De acordo com a IATA, na região da Ásia-Pacífico, também a capacidade apresentou, em setembro, um crescimento de 17.7%, enquanto o load factor foi de 82.6%, o que traduz um aumento de 0,5 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 12,4%, com a capacidade a aumentar 13.9% e o load factor a fixar-se nos 84.3%, traduzindo uma descida de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano passado.

Em África, a procura internacional por viagens aéreas registou uma subida de 11.9%, enquanto a capacidade aumentou 6.6% e o load factor cresceu 3.6 pontos percentuais, fixando-se nos 76.0%.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 7,6%, enquanto a capacidade subiu 7.4% e o load factor chegou aos 85.9%, depois de um aumento de 0,2 pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Mais modestos foram os crescimentos no Médio Oriente e América do Norte, onde a procura internacional cresceu 4,4% e 0,5%, respetivamente, com a IATA a indicar que, no Médio Oriente, a capacidade aumentou 4.6% e o load factor ficou nos 81.4%, depois de uma descida de 0,1 pontos percentuais, enquanto na América do Norte a capacidade cresceu 1.9% e o load factor ficou nos 84.4%, após uma quebra de 1,1 pontos percentuais face a setembro de 2023.

 

 

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Ryanair transporta 18,3M de passageiros em outubro

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

A Ryanair transportou 18,3 milhões de passageiros em outubro, número que traduz um aumento de 7% face aos 17,1 milhões de passageiros transportados em igual mês do ano passado, avança a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

Em outubro, a Ryanair operou um total de 103.200 voos e registou também uma ocupação positiva, que chegou aos 93%, valor que permaneceu inalterado face ao apurado em outubro do ano passado.

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

No acumulado do ano, também o load factor dos voos da Ryanair apresentou um comportamento positivo, mantendo-se nos 94%, tal como tinha acontecido até outubro de 2023.

 

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The Editory Collection Hotels procura profissionais para hotéis em Lisboa, Porto e Tróia

Com esta vaga de recrutamento o grupo pretende reforçar a estrutura comercial e de comunicação, além de contratar profissionais para os hotéis que detém em Lisboa, Porto e Tróia.

Os hotéis que integram a marca The Editory Collection Hotels abriram várias vagas na região de Lisboa, Porto e Tróia.

O objetivo passa por “reforçar a estrutura comercial e de comunicação”, bem como as equipas dos hotéis localizados nestas regiões, como a marca refere numa publicação na rede LinkedIn.

Para a The Editory Collection Hotels, o grupo está a contratar para as posições de técnico de reservas, coordenador de grupos e assistente de comunicação e relações-públicas.

Em Lisboa, mais concretamente para o Editory Riverside Lisboa Hotel, o grupo está à procura de candidatos para os cargos de empregado de mesa, cozinheiro e rececionista.

Já no Porto, neste caso para o Porto Palácio Hotel, há vagas disponíveis para cozinheiro, empregado de mesa e barman. Ainda na cidade Invicta, no Editory Boulevard Porto Hotel, procuram-se empregados de mesa e cozinheiros.

Por fim, no Editory by the Sea Troia Hotel o grupo está a contratar para os cargos de rececionista e rececionista tournat.

As candidaturas devem ser enviadas para o email [email protected].

Sobre o autorCarla Nunes

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ACIF lança convite à apresentação de ideias para valorizar o setor do Turismo

A ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal acaba de lançar, na sua página web, um convite às empresas da Região da Madeira para apresentarem ideias e projetos inovadores que beneficiem o setor do Turismo. O prazo de apresentação das propostas decorre até janeiro de 2025.

O convite visa selecionar 15 projetos e soluções na Região que “tenham criatividade e elevado potencial de inovação, sustentabilidade a longo prazo e replicabilidade na área do turismo, no entanto, as empresas promotoras não têm que pertencer necessariamente ao setor do turismo, poderão ser empresas parceiras ou fornecedoras, que aportem valor a este setor”, indica a nota, que acrescenta que os projetos devem centrar-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas: Transição verde e digital; Turismo regenerativo; Ligação entre o Turismo e a Agricultura.

Cada projeto selecionado, revela ainda a ACIF, receberá um montante fixo de 25 mil euros bem como consultoria e apoio personalizado durante a fase de implementação que deverá durar cerca de 15 meses, iniciando-se a partir de abril de 2025, data em que serão conhecidos os projetos selecionados.

Estes apoios enquadram-se no âmbito do projeto SMARTIES para PME, financiado pelo programa COSME da União Europeia, envolvendo oito parceiros de seis países europeus, Itália, Grécia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Chipre,  visando reforçar a competitividade das PME no setor do turismo, através do desenvolvimento das suas capacidades para realizar a dupla transição verde e digital e promover a inovação, a resiliência, a sustentabilidade e a qualidade ao longo da cadeia de valor do turismo na região mediterrânica da UE. Neste caso, a ACIF-CCIM funciona como entidade parceira.

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Dormidas turísticas em Viseu Dão Lafões sobem 14% até agosto

A região de Viseu Dão Lafões registou, de janeiro a agosto, mais 53 mil dormidas face ao mesmo período de 2023, com um crescimento de 14,2%, muito superior à média nacional, que foi de 4,1%, e à própria Região Centro, que subiu 5,5%. revelou o CIM.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e citados pela CIM Viseu Dão Lafões, a região registou, entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 14,2% nas dormidas face ao mesmo período do ano passado – um ritmo muito superior ao crescimento médio nacional, fixado em 4,1%.

No total, Viseu Dão Lafões contabilizou 425.894 dormidas nos primeiros oito meses do ano, um salto significativo em relação às 372.852 dormidas registadas em 2023, traduzindo-se em mais 53.042 pernoitas. O crescimento da região ultrapassou ainda a média da região Centro, que subiu 5,5% no mesmo período. Estes resultados refletem a atratividade crescente do território, assim como o impacto positivo de iniciativas e eventos culturais, desportivos e enoturísticos realizados ao longo do ano.

Analisando apenas os meses de julho e agosto, tradicionalmente o período mais movimentado para o setor, as dormidas em Viseu Dão Lafões mantiveram-se em alta, com uma subida de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, outro dado significativo é o aumento do número de hóspedes, que subiu 20% – de 195.427 para 234.554 – enquanto a nível nacional o crescimento foi de apenas 5,1%. A região Centro apresentou uma subida de 6,5% no mesmo indicador.

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Açores querem ser referência na produção de vinhos e enoturismo

A importância do “Wine in Azores” na divulgação e promoção do papel dos Açores na produção de vinhos e como destino de enoturismo, um dos produtos turísticos estratégicos identificados no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA) 2030, foi destacada pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Berta Cabral, que falava na Ribeira Grande, na sessão de abertura do “Wine in Azores”, a que presidiu, evidenciou “os passos significativos que os Açores têm dado na produção de vinhos com muita qualidade e com parceiros extraordinários que têm levado o nome dos Açores mais longe, quer a nível nacional, quer a nível internacional”.

Para a governante, citada em notícia publicada na página oficial do Governo Regional, “um evento desta natureza ajuda a promover não só os vinhos que vêm até nós, mas também ajuda a promover e a incentivar os vinhos produzidos nos Açores. Quer os vinhos do Pico, quer os da Graciosa, quer os da Terceira, quer também em parte os de São Miguel estão a fazer um percurso muito seguro e sólido para se afirmarem no panorama nacional dos vinhos portugueses”, sublinhou.

“Este evento tem duas dimensões que gostaria de sublinhar: a promoção da cultura da vinha e da produção do vinho nos Açores e mais uma oportunidade para a promoção turística dos Açores em época baixa. Isto vem provar que a estratégia que o Governo dos Açores tem vindo a promover é a mais acertada, uma vez que pretende turismo todo o ano e em todas as ilhas”, disse a secretária regional, sublinhando que “para termos turismo todo o ano e em todas as ilhas, temos de explorar as potencialidades de cada ilha, sobretudo as que marcam a estação baixa, ou seja, o inverno, para podermos ter eventos âncora que sejam apelativos ao turista que nos visitam nesta época do ano. O «Wine in Azores», que vai já na sua 16.ª edição, tem estas duas caraterísticas”, frisou.

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Património de Braga distinguido pelas Swiss Tourism Awards

A cidade de Braga foi distinguida pelas Swiss Tourism Awards na categoria de Património e participou na Swiss International Holiday Exhibition, decorreu entre os dias 1 e 3 de novembro, no Centro Esposizioni, em Lugano, onde estiveram reunidos cerca de 400 expositores, provenientes de mais de 60 países entre os quais profissionais de agências de viagens, operadores turísticos, unidades de alojamento e atividades de lazer.

Os Swiss Tourism Awards são concedidos na Suíça para homenagear a excelência em diferentes segmentos da indústria turística, e cujo objetivo principal é promover o turismo de alto nível, salvaguardar e valorizar o património natural e cultural dos destinos, fomentar a competitividade e manter padrões de excelência do serviço, indica a Câmara Municipal de Braga em nota publicada na sua página web.

Pedro Soares, adjunto do presidente da Câmara de Braga, realçou que este certame “foi uma excelente oportunidade para desenvolver uma campanha direcionada para esta região da Europa Central e do Sul, sublinhando que esta distinção confirma o potencial do património cultural e histórico da cidade de Braga e reafirma o seu posicionamento neste segmento”, para observar que esta distinção “é particularmente relevante e oportuna pelo facto de a cidade ser o palco da Capital Portuguesa da Cultura, no próximo ano”.

Paralelamente o Município de Braga, no âmbito da sua estratégia de promoção internacional enquanto destino turístico, marcou também presença na 21ª edição da Swiss International Holiday Exhibition.

Esta iniciativa, segundo a mesma nota, permitiu a Braga diversificar a sua oferta turística, num mercado com alto poder aquisitivo e cujas estimativas da GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas suíços ao estrangeiro deverão crescer a um ritmo de 4,9%, para chegar a um total de 31,8 milhões. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a uma taxa na ordem dos 9,0% para o mesmo período.

Ainda no decorrer deste evento, Braga teve a oportunidade de reunir em sessões de B2B com operadores turísticos de vários países da Europa, Ásia e África nos segmentos de negócio e lazer.

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Guimarães direciona turismo industrial e sustentável como estratégias de desenvolvimento

Na segunda reunião do Conselho Consultivo de Turismo de Guimarães foram discutidas as perspectivas e o futuro do turismo industrial, bem como questões relacionadas com a sustentabilidade, consideradas estratégias de desenvolvimento no concelho e na região.

Entre as principais conclusões do encontro, destacou-se a importância de fomentar redes colaborativas, com ações e espaços de encontro que envolvam diferentes setores, de forma a gerar novas ideias e produtos turísticos mais robustos e com valor acrescido para a economia local. Nesta linha, segundo nota de imprensa do turismo de Guimarães, realçou-se a necessidade de promover a participação de profissionais independentes e empresas na criação de uma oferta turística integrada.

Na ocasião, Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou que o turismo industrial no concelho é um dos pilares estratégicos do plano para o futuro, realçando que “esta vertente turística permite contar a história da indústria que marca a identidade do concelho, ao mesmo tempo que atrai um público diversificado e potencia o desenvolvimento económico local”. Segundo o vereador, este é um caminho que “além de preservar o património industrial, valoriza também o presente e o futuro da economia do concelho”.

A participação de empresas de diversos setores tem sido já uma realidade, referem, integrando a oferta de turismo industrial e mostrando o envolvimento do tecido empresarial local na promoção desta estratégia.

Além disso, o enoturismo emerge como um produto estratégico, com quintas produtoras de vinhos da região a participarem ativamente na oferta turística de Guimarães, oferecendo experiências enoturísticas autênticas e fortalecendo a imagem do território como destino de turismo cultural e gastronómico.

Outro dos pontos abordados foi a “Estratégia do Turismo de Guimarães 2029”. A Câmara Municipal já realizou várias iniciativas, incluindo o mapeamento da identidade territorial, a criação do projeto Hereditas, a reformulação do website do turismo, a realização de workshops com jovens e a dinamização de ações de formação. A valorização das aldeias também foi impulsionada com a criação de vídeos, mapas, e o projeto Excentricidade, que reforça o papel das localidades históricas do concelho no turismo.

Quanto às candidaturas para distinções e à estratégia de sustentabilidade, refira-se que Guimarães submeteu propostas para a Capital Verde Europeia e a Certificação como Destino Turístico Sustentável, além de projetos como o MetroMinuto e o Green Key. Já no domínio da Arte no Território, destaca-se o Roteiro de Arte Pública e iniciativas de Turismo Criativo e de Experiências.

Para 2025, estão definidos como projetos âncora a Certificação como Destino Turístico Sustentável e a implementação do Guimarães.Card, um produto que visa oferecer aos turistas um conjunto de transportes e experiências genuínas e que, em associação ao Porto.Card, proporcionará uma solução de “cartão multidestino”, incentivando a visita a Guimarães e valorizando o território.

Nos próximos cinco anos, Guimarães pretende uma evolução positiva e sustentável nos diferentes denominadores de avaliação turística, nomeadamente, na procura em mercados com maior poder de compra, na estada média e no retorno económico do setor.

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Balões de ar quente voltam a colorir os céus do Alentejo no 27º festival internacional

O Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ) regressa pelo 27º ano consecutivo ao Alto Alentejo e reunirá participantes oriundos de diversos países europeus, num total de 30 equipas, colorindo os céus alentejanos, de 7 a 13 de novembro.

Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e a Fundação Abreu Callado (em Benavila) serão os locais anfitriões do festival. Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica).

O 27º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar, através da aquisição de pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes.

“Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente”, refere, Maria Inês Soares da organização, para realçar que “a nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ, pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes.”

Nesta edição, a organização proporciona, gratuitamente, entre várias atividades, um Night Glow, um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas, intercaladamente, pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música. Este espetáculo acontece a 9 de novembro, às 19:45h, em Ponte de Sor, com entrada livre.

A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo

Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.

Refira-se que o Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997. É anualmente organizado pela Publibalão (e coorganizado, pelo quinto ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo e, após 26 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa. Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade.

 

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Conectividade e sustentabilidade são prioridades dos ministros do Turismo da CPLP reunidos em São Tomé

A conectividade e a sustentabilidade são as grandes prioridades dos ministros do Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que estiveram reunidos, esta quinta-feira, em São Tomé e Príncipe, na sua XII edição. Portugal esteve representado por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

Os ministros do Turismo da CPLP, reunidos esta quinta-feira em São Tomé, com o tema “”Turismo Sustentável e Inclusivo: Desafios e Oportunidades na CPLP” decidiram reafirmar, de acordo com o documento final, a sua vontade e compromisso político para, de forma coordenada e solidária, reforçar a cooperação comunitária neste setor.

Os governantes desta comunidade de língua portuguesa reiteram o compromisso dos seus países com a sustentabilidade no turismo, nomeadamente em áreas como a conservação da biodiversidade e a preservação de áreas naturais, “contribuindo de forma decisiva para que o turismo gere impactos positivos na concretização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e na implementação bem- sucedida dos ODS dela decorrentes”, enquanto pretendem contribuir para a consolidação e sustentabilidade da “Rede das Reservas da Biosfera da UNESCO na CPLP” (Rede CPLP MaB), sensibilizando outros setores ministeriais setoriais para a importância da preservação das paisagens e identidade cultural destes territórios, incentivando a diversificação das atividades socioeconómicas e a criação de emprego”.

Neste âmbito, a declaração final de São Tomé e Príncipe realça a necessidade de “encorajar a constituição de uma “Rede de Geoparques UNESCO nos países da CPLP”, criando condições para o seu desenvolvimento no espaço da Comunidade, por forma a contribuir para a preservação e valorização do património geológico, natural e cultural existente nos países da CPLP e para o incremento do turismo responsável”. Pretende-se que essa constituição seja efetivada até ao final de janeiro de 2025.

Por outro lado, os responsáveis pela pasta do turismo de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, aprovaram encorajar a definição de políticas públicas que “considerem a conectividade como prioridade, investindo recursos para facilitar e promover ligações aéreas, marítimas e terrestres, de passageiros e cargas, entre os Estados-Membros, particularmente no espaço continental, com vista ao desenvolvimento do Turismo e incremento das trocas comerciais”, além de terem aprovado um plano de ação 2024-2026, e ao mesmo tempo envidar “esforços para identificar fontes de financiamento e para mobilizar recursos financeiros a depositar no Fundo Especial da CPLP, de modo a viabilizar a promoção de atividades de cooperação que permitam a implementação do plano ora aprovado”.

No final da reunião foram ainda enaltecidos “os esforços desenvolvidos por Portugal na concretização de programas formativos e de capacitação para todos os Estados-Membros, no âmbito do compromisso assumido com a implementação de atividades previstas no Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP 2016-2026 (PECTUR-CPLP – 2016-2026)”.

Antes de seguir para São Tome, o ministro dos Transportes e Turismo de Cabo Verde, Carlos Santos, afirmou aos órgãos de comunicação social local que ia propor a extensão do acordo de mobilidade laboral junto dos outros países parceiros, principalmente “países amigos” africanos da língua oficial portuguesa, seguindo o acordo assinado de mobilidade laboral com Portugal.

Carlos Santos referia ainda a necessidade de uma análise séria sobre a questão da capacitação da mão de obra, assunto que tem preocupado todos os países da CPLP

“Nós estaremos a apresentar também junto dos outros parceiros, as nossas ideias e propostas sobre a extensão do acordo de mobilidade laboral a todos os países, principalmente os nossos países amigos africanos da língua oficial portuguesa”, referiu o governante cabo-verdiano, que chegou a São Tomé com o objetivo de demonstrar a importância que o turismo tem na economia cabo-verdiana e também apelar cada vez mais aos parceiros a tirar proveito deste setor que tem “um efeito multiplicador muito grande”.

Refira-se que, desde a presidência angolana da CPLP, em maio de 2022, que este encontro dos ministros do turismo dos países da comunidade não se realizava. Para Manoel Lapão, diretor de cooperação da CPLP, trata-se de um encontro importante, tendo em conta a relevância estratégica do setor do turismo para os países membros da comunidade. “Como nós sabemos, o turismo é de facto um dos ativos mais importantes que os nossos Estados-Membros têm em benefícios das suas economias, ele impacta decisivamente na vida económica dos nossos estados e por isso adquire uma relevância estratégica para uma comunidade como a CPLP, em que os nossos Estados-Membros estão posicionados em diferentes enquadramentos regionais e por isso a maioria da formulação de políticas públicas no setor do turismo é um vetor que a todos nos interessa”.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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