China mostra ao mundo o seu 1º avião comercial para rivalizar com Boeing e Airbus
É no Singapura Airshow 2024 que a China está a mostrar ao mundo o primeiro avião comercial fabricado no país, o C919, na sua primeira viagem fora do território chinês. O aparelho, que tem capacidade para pouco menos de 200 passageiros, é já considerado o novo concorrente ao Airbus A320neo e Boeing 737 Max.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
O jato de corredor único, fabricado pela estatal Corporação de Aeronaves Comerciais da China (Comac), é um símbolo proeminente da estratégia mais ampla “Made in China” de Pequim, que visa reduzir a dependência de fabricantes estrangeiros e tornar-se num grande player na indústria global de aviação.
O C919, o seu primeiro grande jato de passageiros produzido internamente, tem capacidade para pouco menos de 200 passageiros. O avião subiu aos céus para o seu primeiro voo comercial em maio passado, e é certificado para transportar passageiros apenas na China continental e voa com a China Eastern Airlines.
A aeronave foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022, reforçando o poder do país no setor de aviação. Essa entrega marcou a primeira vez que o mercado de aviação civil da China operou um jato de grande escala desenvolvido internamente.
Com o C919, a China entra definitivamente na corrida global de aviação, desafiando o duopólio da Boeing e da Airbus. O modelo é um sinal claro do crescimento da indústria aeroespacial do país e da sua busca pela independência tecnológica. Assim, o evento em Singapura será uma grande oportunidade para o jato mostrar ao mundo o que o país tem a oferecer no campo da aviação.