Porto de Setúbal prepara-se para voltar a receber cruzeiros a partir de maio
O primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores, no Porto de Setúbal, em maio, prevendo-se que a infraestrutura portuária receba mais três navios de cruzeiro até ao final de 2024 e outros quatro em 2025.
Publituris
Competitividade do turismo significa experiências, mas cada vez mais personalizadas e inclusivas
Emirates volta a recrutar em Portugal em outubro
Companhias aéreas do Grupo SATA nomeadas para a final global dos WTA
“O turismo sempre enfrentou crises e guerras e conseguiu responder da melhor maneira”, reconhece presidente e CEO do WTTC
Quase um milhão de visitantes em Macau na “semana dourada” de outubro
Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego
Receitas fiscais totais do turismo ultrapassam os 3 biliões de euros em 2023
Viajantes internacionais procuram Europa pela cultura e história, mas preço continua barreira importante
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional em Espanha
Vietnam Airlines abre rotas para Hanói e Ho Chi Minh desde Munique
O Porto de Setúbal vai voltar a receber navios de cruzeiro já a partir de maio, avança o jornal O Setubalense, que diz que o regresso dos cruzeiros vai acontecer ao abrigo de um projecto que se encontra em desenvolvimento e que visa complementar a oferta de Lisboa.
De acordo com a informação avançada, o primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores em maio, prevendo-se que a infraestrutura portuária receba mais três navios de cruzeiro até ao final de 2024.
O Setubalense diz que o projeto da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra pretende “complementar” Lisboa e não “concorrer” com a oferta da capital.
Segundo António Caracol, administrador da APSS, este projeto pretende “puxar pelos elementos da região”, uma vez que o Porto de Setúbal é um “motor” que tem vindo a “alavancar ao longo dos anos” toda a península.
“Agora percebemos que existia a possibilidade, pelo facto de a administração ser a mesma, de sermos procurados por alguns operadores que manifestaram esse interesse em vir também para Setúbal”, explicou o responsável, ao jornal regional.
António Caracol lembra que, em 2023, “Lisboa bateu o recorde de número de cruzeiros” e de passageiros, pelo que, ao olhar para os números da capital, a APSS entendeu que também “Setúbal tem de aproveitar esta oportunidade”
Segundo o responsável, esta não é uma ideia nova, uma vez que o município de Setúbal já “expressou esse interesse” por diversas vezes, pelo que, neste momento, a APSS está em conversações “com várias entidades para perceber qual a melhor forma de colocar em prática toda esta organização”.
“Irá criar muitos postos de trabalho e novas empresas aparecerão. Em termos de oferta, pretendemos que seja diferente da oferta turística”, sublinhou ainda o responsável, revelando que, para este ano, estão previstas quatro ou cinco escalas de navios de cruzeiros, bem como outras quatro em 2025.
O administrador da APSS revelou que as intervenções na parte arquitetónica da Doca dos Pescadores já foram realizadas e contaram com os “contributos incorporados” de todas as entidades.
“Tudo isto já está a ser projetado, portanto, esperamos que depois de tudo isto possamos levar a concurso para começar a ter esse terminal de cruzeiros, e que seja uma coisa à proporção do porto”, explicou, acrescentando que espera que, em breve, o porto possa também “receber navios eléctricos”.