Ponte de Lima inicia processo de certificação como destino turístico sustentável
Ponte de Lima, vila reconhecida pelo seu vasto património arquitetónico, histórico e paisagístico, e a conservação da sua cultura e a arte de bem receber, aderiu ao processo de certificação como destino turístico sustentável da Green Destinations, entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council.

Publituris
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
A autarquia de Ponte de Lima, segundo comunicado publicado na sua página oficial, acredita que este é um primeiro passo de uma longa caminhada e direcionada ao futuro, com vista a um desenvolvimento sustentável social, económico e cultural e de rumo à sustentabilidade turística.
Este compromisso, diz a Câmara Municipal, assinala o começo de uma nova fase turística para a vila de Ponte de Lima, “que pretende continuar a primar pela sua excelência na oferta de experiências turísticas diferenciadoras, mas com o compromisso afincado e interiorizado de preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento local e proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e responsável”.
Refira-se que a certificação da Green Destinations consiste em otimizar a gestão interna e do turismo, comprometendo-se a adotar práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo a conservação da natureza e a utilização responsável dos recursos. Esta certificação destaca a colaboração estreita com as comunidades locais, garantindo que o turismo beneficie positivamente os residentes e contribua para o desenvolvimento socioeconómico.
O município reafirma ainda, no seu comunicado, o compromisso em preservar e promover o património cultural, incentivando experiências autênticas que respeitem as tradições locais, dinamizando uma interação com as empresas locais e da sua comunicação.
Pretende-se, para poder ostentar esta certificação, adotar práticas turísticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos até a promoção de transportes ecológicos e outras práticas importantes que vão de encontro à preservação e valorização de todo o património de Ponte de Lima.