Ponte de Lima inicia processo de certificação como destino turístico sustentável
Ponte de Lima, vila reconhecida pelo seu vasto património arquitetónico, histórico e paisagístico, e a conservação da sua cultura e a arte de bem receber, aderiu ao processo de certificação como destino turístico sustentável da Green Destinations, entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council.
Publituris
Ministro das Finanças admite que turismo é “muito importante” para Portugal, mas diz que é necessário “reduzir” a importância no PIB
CATAI coloca no mercado programação de venda antecipada 2025
Negócios no setor das Viagens e Turismo continuaram a cair até outubro
TAP prevê ultrapassar 2 milhões de passageiros nas rotas do Brasil em dezembro
TAP já soma mais de 12 mil passageiros para Florianópolis e 7.300 para Manaus
Sabre Red Launchpad já disponível para agências de viagens em todo o mundo
AL: limehome transforma edifícios de escritórios em apartamentos turísticos
Sonhando volta a apostar na Tunísia com vasta programação de verão
Portugal mostra oferta de turismo interior na Intur
Dia Mundial da Oliveira é assinalado em 32 municípios de norte a sul de Portugal
A autarquia de Ponte de Lima, segundo comunicado publicado na sua página oficial, acredita que este é um primeiro passo de uma longa caminhada e direcionada ao futuro, com vista a um desenvolvimento sustentável social, económico e cultural e de rumo à sustentabilidade turística.
Este compromisso, diz a Câmara Municipal, assinala o começo de uma nova fase turística para a vila de Ponte de Lima, “que pretende continuar a primar pela sua excelência na oferta de experiências turísticas diferenciadoras, mas com o compromisso afincado e interiorizado de preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento local e proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e responsável”.
Refira-se que a certificação da Green Destinations consiste em otimizar a gestão interna e do turismo, comprometendo-se a adotar práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo a conservação da natureza e a utilização responsável dos recursos. Esta certificação destaca a colaboração estreita com as comunidades locais, garantindo que o turismo beneficie positivamente os residentes e contribua para o desenvolvimento socioeconómico.
O município reafirma ainda, no seu comunicado, o compromisso em preservar e promover o património cultural, incentivando experiências autênticas que respeitem as tradições locais, dinamizando uma interação com as empresas locais e da sua comunicação.
Pretende-se, para poder ostentar esta certificação, adotar práticas turísticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos até a promoção de transportes ecológicos e outras práticas importantes que vão de encontro à preservação e valorização de todo o património de Ponte de Lima.