OMT muda de designação para reafirmar estatuto de agência especializada das Nações Unidas para o turismo
A Organização Mundial do Turismo (OMT) mudou de designação, passando agora a ser conhecido como ONU Turismo, numa mudança que, indica a agência em comunicado, visa reafirmar o seu “estatuto de agência especializada das Nações Unidas para o turismo”.
Publituris
Emirates volta a recrutar em Portugal em outubro
Companhias aéreas do Grupo SATA nomeadas para a final global dos WTA
“O turismo sempre enfrentou crises e guerras e conseguiu responder da melhor maneira”, reconhece presidente e CEO do WTTC
Quase um milhão de visitantes em Macau na “semana dourada” de outubro
Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego
Receitas fiscais totais do turismo ultrapassam os 3 biliões de euros em 2023
Viajantes internacionais procuram Europa pela cultura e história, mas preço continua barreira importante
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional em Espanha
Vietnam Airlines abre rotas para Hanói e Ho Chi Minh desde Munique
Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo
A Organização Mundial do Turismo (OMT) mudou de designação, passando agora a ser conhecido como ONU Turismo, numa mudança que, indica a agência em comunicado, visa reafirmar o seu “estatuto de agência especializada das Nações Unidas para o turismo”.
A mudança foi comunicado esta quarta-feira, 24 de janeiro, e resulta do trabalho da Interbrand, a agência líder global de branding, que, segundo a OMT, conseguiu traduzir “com sucesso a visão renovada da Organização para o turismo numa nova identidade visual e narrativa de marca”.
“Foi meticulosamente elaborada uma nova narrativa de marca, que se alinha perfeitamente com a missão central e as prioridades do Turismo da ONU. Esta narrativa gira em torno de três mensagens principais: a ONU como organização altruísta global, a noção de conectar humanos em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento”, explica a OMT, em comunicado.
Além de se afastar das siglas, até porque em inglês a agência também era conhecida pela sigla UNWTO, a OMT pretende adoptar “uma postura mais acessível” e que capitaliza os seus pontos fortes, uma vez que passa a juntar o nome da organização, a ONU, que é entendida como uma autoridade, com a palavra Turismo, que é visto como “um conceito simples e compreensível para todos”.
“Esta mudança foi endossada pelos membros da Organização, destacando o seu apoio à profunda transformação e reinvenção do Turismo da ONU nos últimos anos, à medida que se tornou mais ágil, visível e cada vez mais próximo dos seus Estados-Membros”, explica a OMT.
Borja Borrero, diretor Executivo da Interbrand, explica que “a transição da OMT para ONU Turismo marca uma nova fase significativa para a organização”, até porque a nova designação traz, segundo o responsável, “simplicidade, maior compreensão, melhor legibilidade e memorização”.
“Serve também para esclarecer a esfera de influência da agência na indústria global do turismo. Os novos elementos da marca são os alicerces de uma imagem distinta e proprietária – que é direta, identificável e relevante para diversos públicos”, acrescenta Borja Borrero.
Segundo Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, “o setor do turismo, tal como muitos outros setores, precisa de se transformar para servir como um catalisador para a prosperidade à escala universal”.
A mudança passou também pela reorganização do discurso visual da OMT, na qual o novo slogan “Aproximando o mundo” inspira o conceito de uma Pangeia que molda uma figura humana em ação.
“Esta evolução drástica dos antigos símbolos do globo reflete o ênfase da Organização na natureza dinâmica do turismo e em colocar as pessoas em primeiro lugar”, explica ainda a OMT.
Com esta mudança, todo o sistema visual da OMT passou a ter por base “uma grade de coordenadas geográficas destinada a ajudar as pessoas a navegar pelos pontos de contato da marca”, tanto a nível offline como online, nomeadamente eventos, site, reportagens, social media, canais e campanhas.
“Este sistema desbloqueia um rico universo de elementos, incluindo imagens, fontes, cores e pictogramas, todos projetados para personalizar campanhas, eventos, posts e vídeos em redes sociais”, refere também a OMT, indicando que a “nova marca será implementada gradualmente” ao longo dos próximos meses, começando pelos canais digitais e boletins informativos, aos quais se seguem os espaços físicos da OMT, nomeadamente escritórios e eventos, relatórios e material de escritório.