Macau fecha 2023 com 28,2 milhões de visitantes e recupera 71,6% dos níveis pré-pandemia
A grande maioria dos turistas que visitaram Macau em 2023 era proveniente da China continental ou Hong Kong, aos quais se juntaram 1,5 milhões de estrangeiros, cerca de metade do que tinha sido contabilizado antes da COVID-19.

Publituris
A expansão da oferta MICE no Interior em debate na BTL
Inscrições abertas para o RoadShow das Viagens do Publituris
“Açores são exemplo de turismo sustentável”, reafirma o presidente do Governo Regional na BTL
Maioria são brasileiros mas rota da LATAM Airlines entre Fortaleza e Lisboa também atrai franceses e italianos
Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas
Tunísia celebra recorde histórico de turistas portugueses e dedica esta sexta-feira a Djerba na BTL
Holiday Inn Beja aposta no segmento de reuniões e eventos
TAP retoma voos para Porto Alegre a 1 de abril e quer “continuar a crescer em termos de frequências”
Soltour assina acordo estratégico com Cuba
Unlock Boutique Hotels passam a contar com selo da Casa Real Portuguesa
No ano passado, Macau recebeu mais de 28,2 milhões de visitantes, número que foi cinco vezes superior ao contabilizado em 2022 e que ficou a 71,6% dos níveis pré-pandemia, avança a Lusa, que cita a Direção dos Serviços de Estatística e Censos macaense (DSEC).
Os dados oficiais mostram que 93% dos turistas que entraram em Macau no ano passado vieram da China continental ou Hong Kong, aos quais se somam 1,5 milhões de visitantes internacionais, que ficaram ainda a cerca de metade do registado em 2019.
No ano passado, quase metade dos visitantes de Macau (perto de 14 milhões) chegou em excursões organizadas e passou menos de um dia nesta região chinesa, segundo a DSEC.
Em dezembro de 2023, Macau foi visitado por 2,9 milhões de turistas, sete vezes mais do que em igual mês de 2022 mas 4,5% menos do que em tinha acontecido em dezembro de 2019, antes da chegada da pandemia da COVID-19.
No período festivo do Natal, acrescenta a Lusa, Macau recebeu 679.600 turistas, o que representou dez vezes mais do que em igual período de 2022, de acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Já no réveillon, que se assinala a 31 de dezembro, o território recebeu quase 175 mil visitantes, o valor diário mais elevado desde que há registos, também segundo dados oficiais da PSP de Macau.
Apesar da forte subida, o número de turistas que visitaram Macau em 2023 ficou ainda a 71,6% dos níveis pré-pandemia, pelo que o destino vai voltar a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 28 de fevereiro e 3 de março, com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo (DST) de Macau, a explicar que a participação visa atrair mais visitantes estrangeiros para o território.
Maria Helena de Senna Fernandes disse ainda à Lusa que está a trabalhar para lançar, em conjunto com companhias aéreas e agências de viagens, uma campanha que vai subsidiar pacotes para turistas internacionais que incluem bilhetes de avião e alojamento hoteleiro.
Recorde-se que, à semelhança da China, também Macau seguiu a política ‘zero covid’, e apenas reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, em 08 de janeiro de 2023, depois de quase três anos de rigorosas restrições.