Turismo religioso em Itália: 2023 foi um recorde
O ano que acaba de terminar regista resultados recordes para milhares de comunidades religiosas e sem fins lucrativos que, em Itália, fazem da hospitalidade uma forma de acolhimento destinada a gerar recursos para as mais diversas formas de caridade.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
De acordo com a Associação Italiana de Hospitalidade Religiosa, que representa estas estruturas, que oferecem um total de cerca de 200 mil camas, 2023 marcou +46% de pedidos de estadia em comparação com 2022 e +16% face a 2019. A associação registou também um aumento nas visitas ao portal de referência hostingeligiosa.it com +20% de páginas visitadas em 2022 e +12% em 2019.
Segundo o presidente da associação, Fabio Rocchi, citado pela imprensa italiana “este interesse renovado demonstra a sensibilidade cada vez mais ampla da opinião pública para com a hospitalidade que é também uma oportunidade concreta para contribuir para as necessidades dos mais carenciados, sem abrir mão do conforto de um acolhimento familiar e destinado a se tornar uma experiência de vida real”.
Comentando os dados fornecidos pela Associação Italiana de Hospitalidade Religiosa, a ministra do Turismo, Daniela Santanchè, sublinhou aos jornalistas italianos que “2023 marcou um sucesso extraordinário para o turismo religioso em Itália”, acrescentando que “as políticas implementadas pelo Ministério e pelo governo não só vão ao encontro das nossas expectativas, como também demonstram a tendência de dessazonalização da oferta turística”.
Por sua vez, o Jubileu de 2025 que se realizará em Roma, segundo a ministra, “consolidará os dados recordes do turismo religioso, oferecendo uma experiência extraordinária aos visitantes de todo o mundo, ao mesmo tempo que contribuirá para valorizar e aumentar não só o setor, mas toda a nação”.