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Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Carolina Morgado
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Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

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Vários operadores turísticos presentes em Portugal dão-nos conta da sua oferta para este ano de 2024, que é vasta e diversificada, cobrindo os quatro cantos do mundo. Se uns dão ênfase à operação charter como praias como pano de fundo, outros mantêm a sua aposta em circuitos, viagens de cariz cultural e propostas de experiências temáticas.

SOLFÉRIAS
A Solférias já tem a base da sua programação 2024 que será muito similar à que apresentou em 2023, ou seja, cerca de 80% das propostas já estão na rua, mas segundo a diretora de Operações do operador turístico, até 30 de abril “poderá sempre existir alterações”.

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Sónia Regateiro afirmou que, para já, sem novidades em termos de destinos, “vamos continuar muito focados nas operações charter contratadas e manter a aposta nos destinos de longa distância”.

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Em termos de programas em charter, a Solférias espera lançar brevemente Porto Santo, Saidia, Hurghada e Zanzibar que são as operações em falta. No que concerne à operação em linha regular, o operador turístico está em fase final de lançamento dos produtos Canárias, Nova Iorque, Polinésia Francesa, Filipinas, Japão, Miami e Bahamas.

Em relação às operações em charter para 2024 já disponíveis no mercado, destaque para o Senegal (partidas de Lisboa e Porto de 3 de junho a 30 de setembro- última partida), a Ilha do Sal (partida de Lisboa em voos Azores Airlines de 23 de março a 26 de outubro – última partida), com reforço de voo à 6ª feira de 31 de maio a 4 de outubro, e à 2ª feira de 3 de junho a 30 de setembro. Há ainda as saídas do Porto em voos Smartwings de 23 de março a 26 de outubro (última partida) com reforço de 1 de junho a 21 de setembro.

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Mais uma vez, a Solférias não esquece a Tunísia. Para Djerba, as partidas de Lisboa serão a 22 e 29 de março (Páscoa) e de 18 de maio a 21 de setembro (verão), enquanto do Porto terão lugar de 1 de junho a 21 de setembro, com reforço de 17 de junho a 9 de setembro (última partida). Para Monastir as saídas serão da Invicta, numa operação de 10 de junho a 9 de setembro.

Em linha regular a programação até 31 de outubro do próximo ano inclui: Ilhas Portuguesas – Açores, Madeira e Porto Santo; África – Cabo Verde (Sal, Boavista, Santiago e S. Vicente), Marrocos, Egipto, Moçambique, Quénia, S. Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia e Zanzibar; Américas – Brasil (Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia), Aruba e Cuba; Ásia – Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi, Dubai e Ras Al Khaimah), Indonésia, Malásia, Sri Lanka, Tailândia, Turquia, Vietnam e Singapura; Europa – Disneyland Paris e Grécia; Ilhas Espanholas – Ibiza e Formentera; Ilhas idílicas – Maldivas, Maurícia e Seicheles.

“Se estivermos a falar em volume de vendas para 2024 em termos de projeção à data de hoje temos um aumento de 44% face ao período homologo de 2022 para vendas de 2023”, disse Sónia Regateiro.

SOLTOUR
Por sua vez, a Soltour está a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das operações existentes, enquanto “estamos a trabalhar para continuar a oferecer experiências duradouras”, afirmou o seu diretor Comercial na Península Ibérica, Luís Santos.

O responsável apontou que “a grande maioria das nossas operações está pronta para ser desfrutada, mas alguns destinos continuam a ser avaliados para o benefício de todos e para garantir uma variedade ampla e diferenciada”.

Para 2024 oferece os destinos clássicos como as Caraíbas (México, República Dominicana, Cuba, Peru), Cabo Verde, Madeira, Açores, Canárias e Baleares ou Saïdia, mas “estamos a acrescentar novos destinos, tanto no continente como alguns mais exóticos, como a Albânia, Djerba, Eslovénia e, claro, o nosso produto de pacotes combinados, um vasto catálogo de viagens combinadas com uma variedade de experiências e destinos para responder às tendências de 2024”, garantiu Luís Santos.

No entanto, na lista das sugestões de viagens já apresentadas pela Soltour, a partir do Porto estão previstas operações para os Açores, Madeira, Canárias, Baleares, Marraquexe, Riviera Maya, República Dominicana e Cuba, enquanto de Lisboa, mantem os destinos suprarreferidos, aos quais se juntam Porto Santo, Sal e Boavista, Hurghada, Cartagena das Índias e Peru.

“Estamos a apostar em dois paraísos únicos, na nossa ótica: as Caraíbas e Cabo Verde continuam a ser destinos-bandeira para nós. Sejam Samaná (com voos diretos a partir de Lisboa no verão de 2024), Riviera Maya ou Cuba nas Caraíbas, sejam as Ilhas do Sal e da Boa Vista em Cabo Verde, estes destinos continuarão a ser as nossas grandes apostas para 2024”, acentuou o diretor Comercial da Soltour em Portugal e Espanha.

Além disso, considerou que “não podemos esquecer as Ilhas Canárias e Baleares, uma grande atração para desfrutar de umas férias paradisíacas a apenas algumas horas de viagem de Portugal, e a Albânia, um destino que incluímos no nosso portefólio em 2023, e que será novamente uma das grandes apostas para 2024”.

Finalmente, em 2024 “quisemos apostar nas viagens combinadas, pacotes cuidadosamente concebidos para oferecer uma sinergia perfeita de elementos culturais, degustações gastronómicas excecionais e momentos de descontração, incluindo mais do que um destino no mesmo pacote”, acrescentou.

Entretanto, segundo Luís Santos, a costa espanhola, por exemplo, é um grande atrativo para os turistas portugueses, quer pela sua proximidade, quer pela diversidade da sua oferta cultural e de lazer. “É, por isso, um dos destinos que está a ser avaliado para 2024”.

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SONHANDO
Na Sonhando a programação para 2024 ainda não está completamente definida, pois, de acordo com Fernando Bandrés, diretor Comercial da empresa, “dependemos de muitos fatores externos que estão fora do nosso controlo”. No entanto, “estamos a fazer o possível para adiantar o lançamento de todos os produtos em relação a anos anteriores”. Mesmo assim “conseguimos lançar, ainda em outubro, muitos dos programas da operação de verão, o que tem sido inédito na Sonhando” disse.

Até ao momento, o operador turístico tem aproximadamente 30 % da programação na rua, mas assume que ainda tem muito trabalho pela frente.

No que diz respeito à Tunísia as propostas em voos charter já estão apresentadas, incluindo para a Páscoa e o verão, tanto para Djerba como para a Tunísia Continental.

Em termos de apostas, apontou Fernando Bandrés, “reforçamos a nossa programação na Tunísia, onde ampliamos a programação charter em comparação com o verão de 2023. Além disso, continuamos a apostar em Porto Santo como um destino de proximidade e ideal para famílias. Também expandimos Hurghada, este ano, com voos a partida de Lisboa e do Porto”.

O diretor Comercial da Sonhando explicou ainda que “reforçamos também as operações para Zanzibar com mais saídas das que tivemos em 2023, apostamos forte também em São Tomé & Príncipe, onde temos cada vez mais presença e em seguir consolidando os destinos que fomos incorporando no portefólio da Sonhando em 2023 como as Maldivas, Maurícias, Tenerife e Gran Canaria”.

Em relação ao volume de lugares disponibilizados para 2024 em comparação com 2023, “podemos dizer que a oferta é maior”, evidenciou o responsável, adiantando que “isto se deve a operações novas, como o voo Lisboa-Hurghada, e ao aumento da capacidade em algumas das nossas operações charter, como a Tunísia onde este ano começamos já em maio ou Zanzibar onde prolongamos rotações em setembro”.

SOLTRÓPICO
Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico explica que grande parte da programação para 2024 já está delineada e disponível, continuando a apostar nos destinos estrela no portefólio charter da empresa, e a reforçar outros nos quais são identificados no mercado.

“O nosso objetivo é continuar a melhorar e solidificar os nossos destinos, produtos e parceiros, para oferecermos um produto de qualidade e competitivo aos nossos clientes”, destacou.

No que diz respeito à percentagem da operação já disponível, Sandro Lopes referiu que “a nossa equipa está sempre em constante análise e observação dos índices de procura, para conseguirmos, com a devida antecedência, trabalhar na disponibilização dos pacotes e disponibilidades conforme a demanda do mercado”.

Neste momento já está disponível para reserva a programação para a ilha do Sal, seja em regular ou charter, nomeadamente, com saídas de Lisboa em voo charter SATA Azores Airlines aos sábados de 23 de março a 26 de outubro, às sextas de 31 de maio a 4 de outubro e à segunda-feira de 3 de junho a 30 de setembro. Relativamente ao Porto, as saídas em voo charter SmartWings serão ao sábado de 23 de março a 26 de outubro. Para breve serão apresentados os charters habituais para a ilha de Porto Santo e Saidia, em Marrocos.

Em operação regular a Soltrópico oferece o Brasil, em voos TAP, com lugares garantidos em operações até abril para Natal, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sendo que destes destinos existe também a possibilidade de vários combinados. Para São Tomé e Príncipe, as sugestões do operador turístico são em lugares garantidos em voos TAP e da STP Airways, disponível até março de 2024, com possibilidade de pacote combinado com a Ilha do Príncipe.

Por sua vez, na Madeira, Funchal, há lugares garantidos e programação em voos regulares com a TAP e Azores Airlines, disponíveis até outubro 2024 com possibilidade de pacote combinado com Porto Santo. Nos destinos de longo curso, a Soltrópico programa Maldivas e Maurícias em voo regular até outubro de 2024, com possibilidade de pacote combinado com o Dubai. Finalmente, Cabo Verde – Boavista, São Vicente, Santiago e Sal -, com lugares garantidos em voos TAP e Cabo Verde Airlines, disponíveis até setembro 2024 com possibilidade de pacotes combinados multidestino.

As maiores apostas para 2024 passam, frisou o diretor de Vendas, “pelos destinos charter que operamos, seja no verão ou no Réveillon, como Cabo Verde, Madeira e Porto Santo, Saidia, Salvador da Bahia e Natal”, mas não haverá grandes novidades em termos de destinos. “Continuaremos a trabalhar para melhorar a qualidade da programação para os destinos para os quais operamos, como operador especialista que somos”. O volume está em linha com o ano passado.

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EGOTRAVEL
“Já temos grande parte da programação para 2024 delineada, sendo que já temos um plano traçado do queremos fazer para 2024 quer em voo charter quer em voo regular”, salientou Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel, avançando que

cerca de 70% da programação já está disponível, estando apenas pendentes algumas operações charter em fase final de contratação que ainda não foram anunciadas ao mercado.

De momento, em charter o operador turístico apenas lançou a operação de Djerba, enquanto em operação regular já disponibiliza Cancún, Málaga, Maiorca, Menorca, Ibiza, Formentera, Gran Canária, Tenerife, Hurghada, Sharm el Sheikh, Marraquexe e Tailândia.

“Sem dúvida que a nossa maior aposta para 2024 continuará a ser o produto de Djerba, uma operação de referência da Egotravel no mercado, à semelhança dos anos anteriores. Iremos também reforçar a aposta em Al Hoceima, uma novidade que lançamos no mercado em 2023 e que foi um tremendo sucesso tendo excelente adesão pelos agentes de viagens e pelos turistas nacionais”, sustentou Daniel Graça.

Embora não esteja ainda em condições de anunciar novidades porque alguns contratos não estão ainda finalizados, “podemos afirmar que temos uma ou duas novidades a caminho com as quais estamos muito entusiasmados”, disse.

O volume previsto para 2024 é ligeiramente superior ao que foi contratado para 2023. No entanto, o responsável de Vendas da Egotravel antevê “um ano difícil devido à instabilidade política e financeira bem como à guerra no Médio Oriente e na Ucrânia”. Nesse sentido, seremos prudentes no aumento de capacidade para 2024. Queremos crescer e iremos disponibilizar mais produto face ao ano anterior, porém numa abordagem responsável ao aumento desta capacidade”.

PINTO LOPES VIAGENS
Em 2024, a Pinto Lopes Viagens apresenta o Iraque pela primeira vez na sua oferta. Segundo o CEO da empresa, “gostamos de todos os anos incluir um circuito num novo país ou criar outros circuitos em países onde já operamos. Por isso, este ano apresentamos o Iraque, uma aposta segura, depois de termos feito uma viagem de inspeção e de afinarmos o programa para mostrarmos o melhor do Centro e Sul do Iraque”.

Noutros países onde a Pinto Lopes Viagens já opera, Rui Pinto Lopes destaca dois novos circuitos na Índia, um deles nos Himalaias Indianos, até à mítica e longínqua Leh e um outro circuito que englobará as tribos da região de Odisha, uma das regiões menos conhecidas em termos turísticos, ainda não está massificada, o que se torna uma surpresa visitar estas tribos longínquas, numa Índia tão diferente, tão abrangente, tão especial.

A agência de viagens e operador turístico vai ter ainda um novo circuito na China, liderado pelo escritor José Luís Peixoto, que se insere num novo projeto de um livro que está a escrever, e inclusivamente, está a aprender mandarim, por isso, “será uma viagem interessante para conhecer uma China diferente, fora dos grandes circuitos turísticos”. Refira-se que, em 2023, a Pinto Lopes Viagens promoveu quatro circuitos na China, por isso, em 2024 “iremos retomar completamente a operação e incluir novidades”, adiantou o executivo.

Todos os anos, a Pinto Lopes Viagens “tenta apresentar uma programação equilibrada, sendo que a procura é que irá balizar toda esta tendência. Fruto do crescimento que tivemos em 2023, naturalmente, iremos ter mais datas de partidas e mais destinos disponibilizados aos nossos clientes. Por isso, o nosso volume de programação para 2024 é superior ao de 2023”, esclareceu Rui Pinto Lopes.

Apesar de ter já uma forte ideia daquilo que será a programação da Pinto Lopes Viagens para 2024, “ainda estamos a trabalhar nela”. Nesse sentido, “é natural que surjam alguns programas de última hora ou que sejam realizados alguns ajustes”, apontou.

A agência lançou recentemente a programação de janeiro a maio, que é algo que faz habitualmente. “Os nossos clientes estão acostumados a receber em outubro a programação para o Carnaval, a Páscoa, os feriados do 25 de abril e 1 de maio, por isso, seguindo este hábito lançámos grande parte da programação através do nosso catálogo e estamos neste momento já com as vendas a decorrer”, realçou o CEO da empresa, dando exemplo de algumas propostas apresentadas para o período de janeiro a maio. “Em janeiro vamos ter uma viagem à Etiópia, que inclui o Ano Novo religioso, uma volta ao mundo com Gonçalo Cadilhe que se vai estender por 31 dias, e temos o novo destino Iraque, com três edições, uma delas em janeiro e depois duas em abril”, uma operação que é muito vasta, uma vez que a Pinto Lopes Viagens opera em cerca de 150 países.

Na Europa, os destaques serão as séries ao longo de todo o ano, com os Fiordes da Noruega, a Croácia, a Eslovénia, Montenegro, Irlanda, Sul de Itália, os Lagos Italianos, e Suíça, enquanto na Ásia a empresa irá para a Índia, China e fará um regresso à Coreia do Norte, depois do interregno provocado pela pandemia. Na América do Sul haverá uma viagem à Argentina e Chile com um cruzeiro da Australis, “que é um dos nossos best sellers nas américas”, disse.

Concretamente, “temos uma operação com mais de 30 partidas para os Fiordes da Noruega e temos também perto de 30 partidas para a Croácia, Lagos Italianos, Sul de Itália, cerca de 20 partidas para a Irlanda e Suíça. Além disso, temos os cruzeiros, desde sempre a Pinto Lopes Viagens apresentou uma oferta de cruzeiros aos seus clientes. Os nossos cruzeiros têm sempre a particularidade de serem acompanhados por um dos nossos guias e têm visitas pré-cruzeiro. O nosso guia está sempre presente e acompanha as visitas, o que é importante para este segmento de clientes”.

A nível intercontinental continuará com grandes apostas como é o caso do Japão, Vietname, Laos, Camboja e Tailândia. África será também um dos objetivos para 2024, por isso, a Pinto Lopes Viagens vai reforçar a oferta para Angola e Moçambique e “estamos a procurar apresentar novos destinos dentro deste continente, que tem algumas questões de logística, é um continente difícil de operar, mas tem muitos segredos para desvendar”, apontou Rui Pinto Lopes.

LUSANOVA
Neste momento, a Lusanova está a concluir a programação para 2024. No entanto, de acordo com o seu diretor Operacional, neste momento “temos quase toda a programação de Grandes Destinos disponível no site. Estamos a concluir a programação referente à Europa, nomeadamente os nossos Circuitos Europeus e outras novidades referentes aos Grandes Destinos”, como Marrocos, Safaris (e combinados com praias do Índico), Emirados Árabes Unidos, Japão, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e as Praias do Índico – Zanzibar, Maurícia, Seicheles, Maldivas (e combinados com Dubai e Istambul).

Tiago Encarnação assegurou que a Lusanova continuará, em 2024, a focar a sua programação na organização de viagens culturais, quer para individuais, quer em grupo. Nesse sentido, “a nossa aposta em Portugal continuará a ser a Madeira, Açores e os nossos Circuitos Ibéricos. Já na Europa, iremos reforçar a nossa oferta de Circuitos Europeus”, sublinhou.

Quanto à oferta para fora da Europa, “continuaremos a apostar nos destinos asiáticos e no continente americano, sem esquecer África, que tem aumentado a sua procura nos últimos anos, nomeadamente ao nível dos safaris com combinados para as praias do Índico”, realçou o responsável.

O mercado aguarda outras novidades do operador turístico, que irão acontecer em relação a vários destinos, com especial enfoque na área das viagens culturais e temáticas.

Nos Grandes Destinos, segundo Tiago Encarnação, a novidade será o relançamento do destino China e o lançamento de novos itinerários para o Peru e Marrocos. Na Europa, a Lusanova irá ter mais oferta para a Suíça (Suíça e Áustria com guia em língua portuguesa + Suíça Encantada como produto premium), para a Alemanha haverá dois novos circuitos com guia em língua portuguesa e um novo destino – Carélia do Sul na Finlândia.

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QUADRANTE
O Quadrante apresenta no seu site toda a oferta em programação, havendo um ou outro destino, que se encontra em atualização. O operador turístico, conforme lembra o seu administrador, Jorge Andrade, “dedica-se exclusivamente a viagens de longo curso, predominando a viagem que oferece uma experiência de vida, num destino exótico a um cliente exigente. Nestes 28 anos tem sido esta a verdadeira essência da nossa empresa: propor novos desafios. Esta é a principal oferta em programação apresentada aos portugueses. Tendo esta ideia como base, nessas propostas encontra-se um segmento muito especial, as Luas-de-mel”, acentuou.

Jorge Andrade realça alguns destinos da programação para o próximo ano que mereceram recentemente um investimento por parte do operador, em visitas de inspeção, em reprogramação e por isso, “contamos que venham a ter um resultado melhor do que o anterior, compensando o investimento realizado”, nomeadamente, Africa do Sul, Moçambique e Botswana, Dubai e Sri Lanka.

No que toca a novidades, o empresário considera que, não passarão tanto em apresentar novas propostas em destinos, mas mais nos circuitos.

YOU – TOUR OPERATOR
A YOU – Tour Operator já tem praticamente toda a programação delineada para 2024, estando somente alguns destinos novos ainda em fase final de avaliação, como seja o caso da Arábia Saudita e algumas novas variantes na Ásia Central e no Sudoeste Asiático.

“Toda a nossa programação estará disponível exclusivamente no nosso site, excetuando alguma coisa, do tipo mono folhas, que se venha a fazer para a BTL”, explicou Jorge Cortes, product Manager do operador turístico.

E adiantou que “a nossa aposta continuará a ser principalmente nos destinos do Sudoeste Asiático, onde por tradição temos um bom volume de vendas, assim como a Ásia Central, onde tivemos um crescimento assinalável este ano, principalmente para o Uzbequistão, e ainda os circuitos nos Estados Unidos e Canadá. Relativamente a destinos de praia a aposta continua a ser nas Maldivas, Seychelles, Zanzibar e Indonésia (Bali, Gili e Lombok)”.

Em termos de novidades a YOU apresenta África do Sul, Madagáscar, Parques do Dubai e Abu Dhabi, Arábia Saudita (ainda em análise), Myanmar, Tailândia (com cruzeiro de quatro dias no rio Kwai), Taiwan, Bornéu, Canadá (Montanhas Rochosas) e Fiji.

Assim, “a programação será um pouco maior, não muito, atendendo aos destinos que tivemos de colocar offline devido ao conflito Israel-Palestina”, enfatiza Jorge Cortes.

TURANGRA
“Sendo que somos especialistas nos Açores, a nossa programação mantém-se regular de ano para ano, portanto a maioria da nossa programação para 2024 está pré-desenhada neste momento”, frisou João Costa, responsável Comercial da Turangra, que nos dá conta que, a programação em voos regulares já está toda na rua, mas ainda vão ser lançadas as propostas em lugares garantidos e os circuitos.

Em voos regulares TAP e Azores Airlines (tarifa operador), com partidas de Lisboa, Porto, Funchal ou Faro, disponíveis as seguintes operações até abril 2024 para as ilhas de São Miguel, Flores, Faial, Pico, Graciosa, São Jorge, Santa Maria e Terceira.

Considerando estes destinos, há ainda os combinados, multi-ilha: São Miguel com Faial / Flores / Pico / Sta. Maria, Ilha Terceira com Graciosa / Pico / S. Jorge / S. Miguel, e Faial com Flores.

As apostas para 2024 passarão, segundo o responsável, por dois tipos de produtos, pelos quais a Turangra é vastamente reconhecida no mercado: “os nossos combinados de diversas ilhas e o nossos circuitos”, para acrescentar que “tentamos sempre inovar no produto que disponibilizamos às agências de viagem dentro do nosso arquipélago e é nisso que nos vamos focar em 2024”.

A capacidade da oferta, disse, será em linha com o que foi disponibilizado no ano passado, podendo haver um incremento conforme a procura.

*Poderá ler todo o dossier na edição 1500 do jornal Publituris
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Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa

Segundo a AirAdvisor, os funcionários de assistência em terra no Aeroporto de Londres Gatwick confirmaram oficialmente uma greve entre 18 e 22 de abril, que deverá ter um forte impacto sobre a operação da TAP.

Os funcionários de assistência em terra no Aeroporto de Londres Gatwick confirmaram oficialmente uma greve entre 18 e 22 de abril, que deverá ter um forte impacto sobre a operação da TAP, uma vez que a Red Handling é a empresa que está “no centro da disputa”, sendo também a responsável por prestar os serviços terrestres essenciais à operação da companhia aérea nacional neste aeroporto da capital britânica.

De acordo com a AirAdvisor, empresa especialista na defesa dos passageiros aéreos, os “voos da TAP entre Londres Gatwick e as cidades portuguesas de Lisboa e Porto deverão sofrer perturbações significativas durante o período de greve, com cerca de 30 a 40 voos provavelmente afetados”.

“Isto poderá impactar entre 4.500 e 6.000 passageiros durante a greve de cinco dias”, acrescenta a AirAdvisor, lembrando que a greve afeta essencialmente a Red Handling, que é a empresa que fornece serviços de check-in, tratamento de bagagem e despacho de voos à TAP, no Aeroporto de Gatwick.

Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, alerta que esta “greve confirmada pode apanhar muitos viajantes desprevenidos devido à baixa divulgação”, aconselhando, por isso, os passageiros a começarem já a preparar-se para “minimizar o impacto nos seus planos de viagem”.

“Gatwick é um importante centro para os viajantes portugueses que chegam e partem do Reino Unido, especialmente durante o fim de semana da Páscoa, quando muitas pessoas viajam para visitar familiares ou fazer pequenas pausas. Esta greve, se não for gerida adequadamente pelas companhias aéreas, pode causar sérios transtornos aos passageiros de ambos os lados”, afirma o responsável.

Por isso, o CEO da Air Advisor aconselha os passageiros com voos nessas datas a consultarem antecipadamente o estado das suas ligações, chegando ao aeroporto com a maior antecedência possível, sendo ainda prudente possuir “um plano flexível para o caso de atrasos ou cancelamentos”.

“As companhias aéreas são responsáveis ​​por garantir que os seus passageiros são atendidos durante interrupções — mesmo quando a causa é de terceiros”, acrescenta Radchenko, lembrando que, se um voo for cancelado ou sofrer um atraso significativo, “a companhia aérea deverá oferecer atempadamente a remarcação, refeições ou alojamento em hotel, quando necessário”.

Em caso de greve, acrescenta o responsável, “é altamente improvável que haja indemnização”, ainda que os passageiros tenham “direito a reembolso ou remarcação, bem como a assistência”.

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Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR

A Iberia explica que a utilização deste avião, que tem “fuselagem estreita mas é capaz de atravessar o Atlântico”, permite o aumento de quatro para seis voos por semana até agosto, passando a rota a contar com voos diários em setembro e outubro.

A Iberia retoma este sábado, 12 de abril, os voos para Washington D.C., capital dos EUA, numa operação que arranca com seis voos por semana e que, mais tarde, passa a voos diários, e que vai decorrer ao longo de todo o ano, em aviões B321XLR.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia explica que a utilização deste avião, que tem “fuselagem estreita mas é capaz de atravessar o Atlântico”, permite o aumento de quatro para seis voos por semana até agosto, passando a rota a contar com voos diários em setembro e outubro.

Os voos da Iberia têm partida prevista do Aeroporto Aldolfo Suárez Madrid-Barajas, na capital espanhola, pelas 11h50, chegando ao Aeroporto Internacional Washington-Dulle pelas 15h00.

Na informação divulgada, a Iberia realça que a capital norte-americana se torna no seu segundo destino nos EUA servido com o avião A321XLR, depois dos voos para Boston, que também estão a ser realizados com este aparelho.

“A incorporação do novo A321XLR nos próximos meses reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”, realça a transportadora espanhola do Grupo IAG.

Este verão, a Iberia vai disponibilizar 1,1 milhões de assentos e operar 140 voos semanais entre Espanha e os EUA, número que representa um aumento de 14% face ao verão de 2024.

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Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão

Depois de 2024 ter ditado o crescimento do tráfego aéreo em Portugal, que recebeu cerca de 69 milhões de passageiros, as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos estimam que o próximo verão volte a ficar marcados por novos aumentos de tráfego, que deverão voltar a ser acompanhados por várias perturbações, fruto da capacidade esgotada dos aeroportos nacionais e de novas greves, entre outros desafios que devem marcar a época alta da aviação em 2025.

No verão do ano passado, cerca de 39% dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais experimentaram algum tipo de perturbação nos seus voos, numa tendência que se mantém há alguns anos e que, segundo as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, se deverá voltar a manifestar também este verão, até porque Portugal é cada vez mais visto como um destino turístico de referência, o que tem levado a um aumento da procura de voos para o país e do número de passageiros aéreos que Portugal recebe.

“Naturalmente, na AirHelp não conseguimos prever o que vai acontecer no futuro, mas se o verão passado servir de exemplo, podemos antecipar algumas tendências que poderão ocorrer. Em primeiro lugar, esperamos um aumento da procura de voos, uma vez que Portugal continua a revelar-se um destino de viagem cada vez mais popular, especialmente cidades como Lisboa e Porto”, começa por dizer ao Publituris a AirHelp, confirmando que a sua base de dados mostra que “um número crescente de passageiros tem voado para Portugal”.

E 2025 não deverá ser diferente, uma vez que, acrescenta a AirHelp, “com um crescente número de companhias aéreas europeias e de longo curso a aumentar o número de rotas e voos para Portugal”, a previsão é que exista “um desenvolvimento das rotas internacionais, com as companhias a adaptarem-se à procura por parte de turistas e de viajantes de negócios”.

Opinião idêntica manifesta o advogado Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, que lembra que, em 2024, Portugal foi o “9.º maior mercado aéreo da Europa” e registou um crescimento de 12% no turismo internacional, números que o levam a mostrar-se convicto de que “o próximo verão deverá voltar a bater recordes”, uma vez que “as operações aéreas em Portugal vão certamente continuar a aumentar este verão, e os aeroportos já estão a preparar-se”. “A AirAdvisor prevê um crescimento do tráfego aéreo, com aumento médio de 3,7% nos voos para 2025, atingindo os 11,1 milhões de voos”, refere o responsável, que lembra que o Aeroporto de Lisboa tem em curso “um projeto de expansão de 233 milhões de euros, enquanto a Horta e Ponta Delgada estão a fazer atualizações nos seus terminais” de forma a lidar com os aumentos de procura esperados.

Novos recordes, os mesmos problemas

O aumento do tráfego aéreo tem levado, segundo a AirHelp, ao aumento também das perturbações nos voos, às quais Portugal não é exceção. “No verão de 2024 assistimos em toda a Europa ao pico em termos de perturbações nos voos. Portugal não foi exceção neste contexto, com greves do controlo de tráfego aéreo a causarem perturbações em julho e agosto, bem como greves do pessoal de assistência em terra e das companhias aéreas”, indica a empresa ao Publituris, sublinhando que os meses de “julho e agosto de 2024 registaram alguns dos números mais elevados de passageiros com perturbações”.

Por isso, a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos considera que, “atendendo ao que se tem passado nos últimos anos no verão, é expectável que existam perturbações” também nesta época alta. “À medida que mais pessoas viajam para Portugal, os seus aeroportos e sistemas vão ficando cada vez mais sobrecarregados, o que pode levar a uma intensificação dos conflitos laborais dos trabalhadores da aviação sobre as condições de trabalho, o que pode então levar a perturbações nos voos ali operados”, refere a AirHelp, lembrando que, de julho a setembro de 2023, 37% dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais enfrentaram perturbações, percentagem que subiu para 39% no verão do ano passado e que, segundo a AirHelp, demonstra “uma tendência para um aumento de ano para ano”.

Anton Radchenko concorda e, apesar de reconhecer que os aeroportos mais movimentados estão “a fazer melhorias antes da época de alta temporada”, defende que estas infraestruturas “ainda têm um caminho desafiante pela frente”, até porque Lisboa não deverá ver a sua capacidade aumentada antes de 2027, esperando-se, por isso, que “este verão provavelmente veja a mesma sobrelotação do verão passado”.

Ainda assim, o responsável lembra que até “houve menos atrasos e cancelamentos no ano passado em comparação com o ano anterior”, pelo que também esta tendência se deverá manter em 2025. “As interrupções de voos caíram de 38% para 36,4% no verão passado, pelo que esperamos que esta tendência se mantenha”, indica Anton Radchenko, prevendo um aumento moderado de 3% nas interrupções de voos em Portugal em 2025 por culpa de desafios como “os problemas operacionais das companhias aéreas, as possíveis greves e o aumento do tráfego aéreo”.

Oportunidades à vista, apesar dos desafios

O certo é que ambas as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos preveem que 2025 traga vários desafios aos aeroportos nacionais, a par de algumas oportunidades.

No caso da AirHelp, a previsão indica que, este verão, “embora a procura de voos continue a aumentar, existem alguns estrangulamentos que o setor da aviação português poderá enfrentar”, a começar pelo facto do “Aeroporto Humberto Delgado estar a funcionar quase na sua capacidade máxima, especialmente durante os meses de verão”. “Recebe atualmente um número de passageiros muito superior ao que foi inicialmente projetado, o que provoca constrangimentos no check-in, na segurança e na recolha de bagagens”, denuncia a AirHelp, que fala também num “número crescente de greves laborais e de questões relacionadas com o pessoal”, que podem “causar perturbações quando se trata de viajar para ou a partir de Portugal”.

Além disso, a AirHelp alerta que, “dado que o setor da aviação ainda está a recuperar da escassez de pessoal provocada pela pandemia de Covid-19, algumas companhias aéreas e aeroportos poderão continuar a enfrentar problemas no recrutamento e retenção de pessoal qualificado, o que tem impacto para os passageiros aéreos”.

Preocupado com os desafios que podem levar a perturbações está ainda Anton Radchenko, que considera que “as questões relacionadas à capacidade em Faro e Lisboa continuarão a ser problemáticas”, existindo ainda “outras preocupações que podem tornar o verão particularmente desafiante para a aviação comercial”, a exemplo dos “problemas da cadeia de abastecimento que têm sido um problema crescente desde há algum tempo”, assim como do “afastamento das metas climáticas de 2050”, o que tem vindo a ser provocado pela “crescente procura de viagens aéreas e crescimento subsequente da indústria da aviação em geral”.

No entanto e apesar dos desafios, também há oportunidades, sendo que tanto a AirHelp como a AirAdvisor são perentórias em afirmar que Portugal pode tornar-se numa referência no que diz respeito à sustentabilidade ambiental na aviação, com destaque o SAF – Combustível Sustentável para a Aviação.

No caso da AirHelp, a empresa destaca que Portugal pode tornar-se numa referência quanto à sustentabilidade “devido ao crescimento contínuo no setor do turismo, bem como à expansão da conectividade regional e doméstica”. “À medida que a sustentabilidade se torna uma prioridade a nível mundial, o setor da aviação em Portugal pode aproveitar o momento para liderar as práticas de aviação mais ecológica. Os investimentos em aeronaves mais eficientes e sustentáveis, a implementação de programas de compensação de carbono e os Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​​​(SAF) podem melhorar a imagem de Portugal como líder no turismo e na aviação sustentáveis”, explica a AirHelp ao Publituris.

Por parte da AirAdvisor, a perspectiva é semelhante, com Anton Radchenko a considerar que “há grandes oportunidades para o mercado português da aviação no próximo ano”, com destaque para a produção de SAF, “que pode posicionar Portugal como líder do setor, especialmente devido à alocação governamental de 40 milhões de euros destinada a ajudar na descarbonização”.

 

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Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025

Nos três primeiros meses do ano, Marrocos recebeu um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

2025 começou da melhor forma para o setor turístico marroquino, já que o país recebeu, nos três primeiros meses do ano, um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

De acordo com informação divulgada pela imprensa marroquina, que cita o Ministério do Turismo, Artesanato e Economia de Marrocos, o número total inclui 2,1 milhões de turistas internacionais e 1,9 milhões de marroquinos que vivem no estrangeiro e que visitaram o país de origem nos primeiro meses de 2025.

A diversidade da oferta marroquina é, segundo a imprensa do país, a principal razão apontada para o crescimento registado no primeiro trimestre, contribuindo para afirmar Marrocos como um destino para visitar ao longo de todo o ano.

O destaque vai para o mês de março que, apesar do Ramadão, viu chegar a Marrocos perto de 1,4 milhões de turistas provenientes do estrangeiro, o que traduz um crescimento de 17% comparativamente a março de 2024.

“Estes resultados evidenciam a significativa transformação da oferta turística de Marrocos. O setor adaptou-se com sucesso às diferentes expectativas dos viajantes”, considera Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo de Marrocos.

Os resultados do primeiro trimestre contribuem para que Marrocos estabeleça objetivos ambiciosos para 2025 e para o futuro, uma vez que o país se quer afirmar com um dos destinos de destaque do Mediterrâneo e vai ser palco, conjuntamente com Espanha e Portugal, do Mundial de Futebol de 2030.

 

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Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A medida entrou em vigor esta quinta-feira, 10 de abril, devido à falta de reciprocidade destes três países e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para entrar no Brasil.

O Brasil voltou a exigir visto para que os turistas dos EUA, Canadá e Austrália possam visitar o país, numa medida que reverte a decisão de 2019, do ex-Presidente Jair Bolsonaro, e que de deve à falta de reciprocidade destes três países, que continuam a exigir visto aos turistas brasileiros.

O decreto entrou em vigor na passada quinta-feira, 10 de abril, e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para poderem entrar no Brasil.

De acordo com a Lusa, a decisão de reverter a anterior exceção deve-se à falta de reciprocidade dos três países e já tinha sido anunciada em maio de 2023, apesar de, em setembro do mesmo ano, o ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, ter dito que o Brasil estava disposto a negociar a isenção de visto com os países envolvidos dentro de um conceito de reciprocidade.

“Ou seja, ao país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, disse, na altura, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

A Lusa recorda que o Japão também constava nessa lista, mas firmou um acordo com o Brasil em 2023, pelo que os cidadãos de ambos os países deixaram de ter que apresentar vistos de entrada em viagens de curta duração.

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Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”

“A Cidade e as Serras”, “Os Maias” ou “Uma Campanha Alegre” são o mote para um menu exclusivo, disponível no período da Páscoa, onde o chef André Carvalho reinterpreta as referências gastronómicas da prosa de Eça de Queiroz. A iniciativa dá arranque às 20 celebrações a propósito dos 20 anos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo enquanto primeiro enoturismo do Douro.

As vinhas centenárias, o cenário idílico de uma primavera em flor e o rico receituário descrito em diversas obras de Eça de Queiroz serviram de inspiração ao chef André Carvalho para a criação de um menu temático e de edição limitada, disponível entre os dias 18 e 30 de abril.

O novo menu serve de arranque a um conjunto de 20 iniciativas previstas acontecer em 2025, de maneira a assinalar as duas décadas do primeiro projeto de enoturismo com hotel vínico do Douro, alojado na centenária Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e de portas abertas desde 2005.

Também no ano em que se comemoram os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz, o Terraçu’s Winery Restaurant desafia os mais curiosos a uma experiência sazonal, uma viagem gastronómica pelos sabores mais genuínos do autor de “A Cidade e as Serras”, onde se celebram as maravilhas destas “vinhas que se vão espraiando em socalcos” e do deslumbramento de Jacinto pela comida autêntica e deliciosa, mas também pela “grandeza do Douro e da vinha, a serra … a descoberta da Natureza”.

A inspiração de Eça não se prende apenas na experiência gastronómica, e encontra razão de ser na paisagem envolvente. A Winery House, casa senhorial composta por 11 quartos com o selo da Relais & Châteaux, surpreende pelo ambiente de exclusividade que proporciona, todo ele envolvido pela natureza, tendo apenas paralelo com as palavras de Eça no livro “A Cidade e as Serras”: “A paisagem deslumbrante, os vales lindíssimos, as quedas de água, os pomares, as flores, tudo aquilo que há naquele bendito monte”.

O menu disponível no Terraçu’s, desenhado pelo chef André Carvalho, à frente do restaurante desde 2018, tem um preço de 135 euros por pessoa (com harmonização incluída) e procura dar vida às memórias de um receituário genuíno.

 

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Alojamento

Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024

O valor de receitas consolidadas registadas em 2024 pelo Pestana Hotel Group representa um aumento de 17% face a 2023. A hotelaria representou 65% das receitas totais do grupo, seguida pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19%.

O Pestana Hotel Group auferiu 651,5 milhões de euros em receitas consolidadas no ano passado. O valor representa um aumento de 17% nas receitas face a 2023, bem como um crescimento de 33% nos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA).

O setor da hotelaria representou cerca de 65% das receitas totais do grupo, seguido pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19% para as receitas de 2024.

Outras atividades, como o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira representaram 16% da receita da empresa.

A valorização do capital humano foi uma das apostas do grupo em 2024, que indica ter distribuído, em em média, dois salários extra por colaborador, além de ter procedido a uma atualização salarial média de 9% nas remunerações base.

Na área das remodelações, em 2024 o grupo pricedeu à modernização e renovação de unidades como o Pestana Blue Alvor Beach, o Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista e da Quinta Perestrello, no Funchal. Foi ainda desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com o grupo a destacar a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.

Já no âmbito da transformação digital, o Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros para renovar todo o sistema de front-office dos hotéis e do website pestana.com.

O grupo refere ainda manter-se comprometido com a redução de 37% das emissões de carbono até 2030, considerando 2019 como ano base.

Até 2023, na área da hotelaria, o grupo refere ter reduzido em 25% as emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica. Estes incluíram a instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e a reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve.

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Transavia France anuncia recrutamento para a área digital

A Transavia France vai recrutar 20 colaboradores em 2025, incluindo cargos de Business Analysts, Enterprise e Domain Architects, Engenheiros de Cibersegurança, Team Leaders/Engenheiros de Sistemas e Redes, Product Owners, Data Engineers, Cloud Integration Engineers e outros perfis. 

A Transavia France abriu 20 vagas para reforçar as suas equipas de Tecnologias de Informação (TI) no ano de 2025, recrutamento que, segundo a companhia aérea low cost do Grupo Air France – KLM, visa apoiar o crescimento de 19% que a transportadora espera para este ano.

“Para sustentar o seu crescimento de 19% este ano, a Transavia France está a desenvolver um conjunto de projetos estruturantes de TI para melhorar o seu desempenho e a eficiência das suas operações”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Sébastien Lemaire, diretor de Sistemas de Informação da Transavia France, explica que as “equipas de TI desempenham um papel fundamental na implementação destes projetos” que pretendem melhorar as operações da transportadora.

“É por isso que estamos a lançar um ambicioso programa de recrutamento em diversas áreas de TI para permitir o desenvolvimento de projetos inovadores ao serviço de uma experiência cada vez mais fluida e inovadora para os clientes e os colaboradores”, acrescenta.

Os projetos de TI atualmente em desenvolvimento na Transavia France dizem respeito a todas as operações da companhia e passam, nomeadamente, pela “integração de uma nova ferramenta de gestão de Operações, destinada às suas tripulações e equipas operacionais”, mas também pela “modernização dos sistemas de reservas e da jornada do passageiro” e ainda pela “integração de modelos preditivos e tarifas dinâmicas utilizando a IA e a aprendizagem automática (machine learning), para otimizar as decisões comerciais e melhorar a taxa de ocupação dos voos”.

Previsto está ainda o “desenvolvimento de aplicações os dispositivos móveis de melhoria da gestão diária do negócio”, concretamente em terra com “a implementação de terminais móveis para os agentes”, o que “vai permitir a introdução digital de informações operacionais importantes, com o objetivo de melhorar a pontualidade”, mas também a bordo, já que  a Transavia continua a desenvolver as suas ferramentas de eco-pilotagem para reduzir as suas emissões de CO2.

A Transavia France diz que tem vindo a integrar a IA em “diversos domínios para melhorar a eficácia interna e a experiência do cliente”, a exemplo da ferramenta GitHub Copilot, que é destinada aos Data Engineers para “facilitar o desenvolvimento informático, nomeadamente através de conselhos de desenvolvimento e uma revisão de código assistida pela IA”.

“Já este mês, a Transavia France está a introduzir uma IA generativa interna, que vai ajudar a otimizar a gestão de projetos e a comunicação”, acrescenta a informação divulgada.

De forma a dar resposta a estes projetos, a Transavia France vai recrutar 20 novos colaboradores em 2025, incluindo cargos de Business Analysts, Enterprise e Domain Architects, Engenheiros de Cibersegurança, Team Leaders / Engenheiros de Sistemas e Redes, Product Owners, Data Engineers, Cloud Integration Engineers e outros perfis.

Mais informações sobre as vagas disponíveis aqui.

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Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional

A Embratur lança o programa Novas Rotas, iniciativa inédita voltada para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, através da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.

O programa pretende promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.

O lançamento oficial marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo ações de formação em sustentabilidade, dados e inovação, voltados para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.

Num primeiro momento o programa centra-se no estado do Rio de Janeiro, em que cada região será dividida em polos. Serão criados o Polo Costa Verde, com Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro; o Polo Agulhas Negras/Vale do Café, com Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda; e o Polo Centro Sul, com Areal, Levy Gasparyan, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, operadores regionais, observatórios turísticos e outros parceiros estratégicos, formando uma ampla rede de cooperação nacional.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que os seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que considera este “um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país”.

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Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350

A Qatar Airways anunciou está a poucos aviões de concluir a instalação do sistema Wi-Fi da Starlink nos seus aviões B777 e revelou que, ainda este mês, este sistema vai começar também a ser instalado nos aparelhos A350.

A Qatar Airways anunciou está a poucos aviões de concluir a instalação do sistema Wi-Fi da Starlink nos seus aviões B777 e revelou que, ainda este mês, este sistema vai começar também a ser instalado nos aparelhos A350.

Com o alargamento da instalação do serviço de internet Wi-Fi da Starlink, a Qatar Airways torna-se na “primeira companhia aérea do mundo a oferecer esta ligação de ponta aos passageiros a bordo do modelo de aeronave Airbus A350”.

“Esta expansão surge na sequência do sucesso da companhia aérea com o Boeing 777 e permitirá a um número ainda maior de passageiros desfrutar de Wi-Fi ultrarrápido e gratuito para fazer streaming, jogar e trabalhar sem interrupções a 35 000 pés de altitude”, explica a Qatar Airways, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, a instalação da Starlink nos aparelhos A350 representa “mais um passo” no percurso da companhia aérea para “redefinir a experiência de ligação à internet durante o voo”.

“Reafirmamos os nossos esforços contínuos para melhorar a nossa experiência WiFi a bordo, assegurando aos passageiros um maior conforto, comodidade e serviço”, congratula-se o responsável.

Atualmente, a Qatar Airways conta já com mais de 80% da sua frota de Boeing 777 equipada com Starlink, tendo operado já mais de seis mil voos com a internet Wi-Fi Starlink disponível para os passageiros.

“Sendo um avião de última geração operado em muitas das rotas mais estratégicas da Qatar Airways, a atualização do Airbus A350 reflete o investimento contínuo da companhia aérea na melhoria da experiência dos passageiros em cada viagem”, refere ainda a companhia aérea de bandeira do Qatar.

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