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Destinos

Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Carolina Morgado

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Destinos

Programação 2024 quase toda na rua

As propostas dos operadores turísticos em Portugal para este ano, para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto ao nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

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Vários operadores turísticos presentes em Portugal dão-nos conta da sua oferta para este ano de 2024, que é vasta e diversificada, cobrindo os quatro cantos do mundo. Se uns dão ênfase à operação charter como praias como pano de fundo, outros mantêm a sua aposta em circuitos, viagens de cariz cultural e propostas de experiências temáticas.

SOLFÉRIAS
A Solférias já tem a base da sua programação 2024 que será muito similar à que apresentou em 2023, ou seja, cerca de 80% das propostas já estão na rua, mas segundo a diretora de Operações do operador turístico, até 30 de abril “poderá sempre existir alterações”.

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Sónia Regateiro afirmou que, para já, sem novidades em termos de destinos, “vamos continuar muito focados nas operações charter contratadas e manter a aposta nos destinos de longa distância”.

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Em termos de programas em charter, a Solférias espera lançar brevemente Porto Santo, Saidia, Hurghada e Zanzibar que são as operações em falta. No que concerne à operação em linha regular, o operador turístico está em fase final de lançamento dos produtos Canárias, Nova Iorque, Polinésia Francesa, Filipinas, Japão, Miami e Bahamas.

Em relação às operações em charter para 2024 já disponíveis no mercado, destaque para o Senegal (partidas de Lisboa e Porto de 3 de junho a 30 de setembro- última partida), a Ilha do Sal (partida de Lisboa em voos Azores Airlines de 23 de março a 26 de outubro – última partida), com reforço de voo à 6ª feira de 31 de maio a 4 de outubro, e à 2ª feira de 3 de junho a 30 de setembro. Há ainda as saídas do Porto em voos Smartwings de 23 de março a 26 de outubro (última partida) com reforço de 1 de junho a 21 de setembro.

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Mais uma vez, a Solférias não esquece a Tunísia. Para Djerba, as partidas de Lisboa serão a 22 e 29 de março (Páscoa) e de 18 de maio a 21 de setembro (verão), enquanto do Porto terão lugar de 1 de junho a 21 de setembro, com reforço de 17 de junho a 9 de setembro (última partida). Para Monastir as saídas serão da Invicta, numa operação de 10 de junho a 9 de setembro.

Em linha regular a programação até 31 de outubro do próximo ano inclui: Ilhas Portuguesas – Açores, Madeira e Porto Santo; África – Cabo Verde (Sal, Boavista, Santiago e S. Vicente), Marrocos, Egipto, Moçambique, Quénia, S. Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia e Zanzibar; Américas – Brasil (Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia), Aruba e Cuba; Ásia – Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi, Dubai e Ras Al Khaimah), Indonésia, Malásia, Sri Lanka, Tailândia, Turquia, Vietnam e Singapura; Europa – Disneyland Paris e Grécia; Ilhas Espanholas – Ibiza e Formentera; Ilhas idílicas – Maldivas, Maurícia e Seicheles.

“Se estivermos a falar em volume de vendas para 2024 em termos de projeção à data de hoje temos um aumento de 44% face ao período homologo de 2022 para vendas de 2023”, disse Sónia Regateiro.

SOLTOUR
Por sua vez, a Soltour está a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das operações existentes, enquanto “estamos a trabalhar para continuar a oferecer experiências duradouras”, afirmou o seu diretor Comercial na Península Ibérica, Luís Santos.

O responsável apontou que “a grande maioria das nossas operações está pronta para ser desfrutada, mas alguns destinos continuam a ser avaliados para o benefício de todos e para garantir uma variedade ampla e diferenciada”.

Para 2024 oferece os destinos clássicos como as Caraíbas (México, República Dominicana, Cuba, Peru), Cabo Verde, Madeira, Açores, Canárias e Baleares ou Saïdia, mas “estamos a acrescentar novos destinos, tanto no continente como alguns mais exóticos, como a Albânia, Djerba, Eslovénia e, claro, o nosso produto de pacotes combinados, um vasto catálogo de viagens combinadas com uma variedade de experiências e destinos para responder às tendências de 2024”, garantiu Luís Santos.

No entanto, na lista das sugestões de viagens já apresentadas pela Soltour, a partir do Porto estão previstas operações para os Açores, Madeira, Canárias, Baleares, Marraquexe, Riviera Maya, República Dominicana e Cuba, enquanto de Lisboa, mantem os destinos suprarreferidos, aos quais se juntam Porto Santo, Sal e Boavista, Hurghada, Cartagena das Índias e Peru.

“Estamos a apostar em dois paraísos únicos, na nossa ótica: as Caraíbas e Cabo Verde continuam a ser destinos-bandeira para nós. Sejam Samaná (com voos diretos a partir de Lisboa no verão de 2024), Riviera Maya ou Cuba nas Caraíbas, sejam as Ilhas do Sal e da Boa Vista em Cabo Verde, estes destinos continuarão a ser as nossas grandes apostas para 2024”, acentuou o diretor Comercial da Soltour em Portugal e Espanha.

Além disso, considerou que “não podemos esquecer as Ilhas Canárias e Baleares, uma grande atração para desfrutar de umas férias paradisíacas a apenas algumas horas de viagem de Portugal, e a Albânia, um destino que incluímos no nosso portefólio em 2023, e que será novamente uma das grandes apostas para 2024”.

Finalmente, em 2024 “quisemos apostar nas viagens combinadas, pacotes cuidadosamente concebidos para oferecer uma sinergia perfeita de elementos culturais, degustações gastronómicas excecionais e momentos de descontração, incluindo mais do que um destino no mesmo pacote”, acrescentou.

Entretanto, segundo Luís Santos, a costa espanhola, por exemplo, é um grande atrativo para os turistas portugueses, quer pela sua proximidade, quer pela diversidade da sua oferta cultural e de lazer. “É, por isso, um dos destinos que está a ser avaliado para 2024”.

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SONHANDO
Na Sonhando a programação para 2024 ainda não está completamente definida, pois, de acordo com Fernando Bandrés, diretor Comercial da empresa, “dependemos de muitos fatores externos que estão fora do nosso controlo”. No entanto, “estamos a fazer o possível para adiantar o lançamento de todos os produtos em relação a anos anteriores”. Mesmo assim “conseguimos lançar, ainda em outubro, muitos dos programas da operação de verão, o que tem sido inédito na Sonhando” disse.

Até ao momento, o operador turístico tem aproximadamente 30 % da programação na rua, mas assume que ainda tem muito trabalho pela frente.

No que diz respeito à Tunísia as propostas em voos charter já estão apresentadas, incluindo para a Páscoa e o verão, tanto para Djerba como para a Tunísia Continental.

Em termos de apostas, apontou Fernando Bandrés, “reforçamos a nossa programação na Tunísia, onde ampliamos a programação charter em comparação com o verão de 2023. Além disso, continuamos a apostar em Porto Santo como um destino de proximidade e ideal para famílias. Também expandimos Hurghada, este ano, com voos a partida de Lisboa e do Porto”.

O diretor Comercial da Sonhando explicou ainda que “reforçamos também as operações para Zanzibar com mais saídas das que tivemos em 2023, apostamos forte também em São Tomé & Príncipe, onde temos cada vez mais presença e em seguir consolidando os destinos que fomos incorporando no portefólio da Sonhando em 2023 como as Maldivas, Maurícias, Tenerife e Gran Canaria”.

Em relação ao volume de lugares disponibilizados para 2024 em comparação com 2023, “podemos dizer que a oferta é maior”, evidenciou o responsável, adiantando que “isto se deve a operações novas, como o voo Lisboa-Hurghada, e ao aumento da capacidade em algumas das nossas operações charter, como a Tunísia onde este ano começamos já em maio ou Zanzibar onde prolongamos rotações em setembro”.

SOLTRÓPICO
Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico explica que grande parte da programação para 2024 já está delineada e disponível, continuando a apostar nos destinos estrela no portefólio charter da empresa, e a reforçar outros nos quais são identificados no mercado.

“O nosso objetivo é continuar a melhorar e solidificar os nossos destinos, produtos e parceiros, para oferecermos um produto de qualidade e competitivo aos nossos clientes”, destacou.

No que diz respeito à percentagem da operação já disponível, Sandro Lopes referiu que “a nossa equipa está sempre em constante análise e observação dos índices de procura, para conseguirmos, com a devida antecedência, trabalhar na disponibilização dos pacotes e disponibilidades conforme a demanda do mercado”.

Neste momento já está disponível para reserva a programação para a ilha do Sal, seja em regular ou charter, nomeadamente, com saídas de Lisboa em voo charter SATA Azores Airlines aos sábados de 23 de março a 26 de outubro, às sextas de 31 de maio a 4 de outubro e à segunda-feira de 3 de junho a 30 de setembro. Relativamente ao Porto, as saídas em voo charter SmartWings serão ao sábado de 23 de março a 26 de outubro. Para breve serão apresentados os charters habituais para a ilha de Porto Santo e Saidia, em Marrocos.

Em operação regular a Soltrópico oferece o Brasil, em voos TAP, com lugares garantidos em operações até abril para Natal, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sendo que destes destinos existe também a possibilidade de vários combinados. Para São Tomé e Príncipe, as sugestões do operador turístico são em lugares garantidos em voos TAP e da STP Airways, disponível até março de 2024, com possibilidade de pacote combinado com a Ilha do Príncipe.

Por sua vez, na Madeira, Funchal, há lugares garantidos e programação em voos regulares com a TAP e Azores Airlines, disponíveis até outubro 2024 com possibilidade de pacote combinado com Porto Santo. Nos destinos de longo curso, a Soltrópico programa Maldivas e Maurícias em voo regular até outubro de 2024, com possibilidade de pacote combinado com o Dubai. Finalmente, Cabo Verde – Boavista, São Vicente, Santiago e Sal -, com lugares garantidos em voos TAP e Cabo Verde Airlines, disponíveis até setembro 2024 com possibilidade de pacotes combinados multidestino.

As maiores apostas para 2024 passam, frisou o diretor de Vendas, “pelos destinos charter que operamos, seja no verão ou no Réveillon, como Cabo Verde, Madeira e Porto Santo, Saidia, Salvador da Bahia e Natal”, mas não haverá grandes novidades em termos de destinos. “Continuaremos a trabalhar para melhorar a qualidade da programação para os destinos para os quais operamos, como operador especialista que somos”. O volume está em linha com o ano passado.

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EGOTRAVEL
“Já temos grande parte da programação para 2024 delineada, sendo que já temos um plano traçado do queremos fazer para 2024 quer em voo charter quer em voo regular”, salientou Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel, avançando que

cerca de 70% da programação já está disponível, estando apenas pendentes algumas operações charter em fase final de contratação que ainda não foram anunciadas ao mercado.

De momento, em charter o operador turístico apenas lançou a operação de Djerba, enquanto em operação regular já disponibiliza Cancún, Málaga, Maiorca, Menorca, Ibiza, Formentera, Gran Canária, Tenerife, Hurghada, Sharm el Sheikh, Marraquexe e Tailândia.

“Sem dúvida que a nossa maior aposta para 2024 continuará a ser o produto de Djerba, uma operação de referência da Egotravel no mercado, à semelhança dos anos anteriores. Iremos também reforçar a aposta em Al Hoceima, uma novidade que lançamos no mercado em 2023 e que foi um tremendo sucesso tendo excelente adesão pelos agentes de viagens e pelos turistas nacionais”, sustentou Daniel Graça.

Embora não esteja ainda em condições de anunciar novidades porque alguns contratos não estão ainda finalizados, “podemos afirmar que temos uma ou duas novidades a caminho com as quais estamos muito entusiasmados”, disse.

O volume previsto para 2024 é ligeiramente superior ao que foi contratado para 2023. No entanto, o responsável de Vendas da Egotravel antevê “um ano difícil devido à instabilidade política e financeira bem como à guerra no Médio Oriente e na Ucrânia”. Nesse sentido, seremos prudentes no aumento de capacidade para 2024. Queremos crescer e iremos disponibilizar mais produto face ao ano anterior, porém numa abordagem responsável ao aumento desta capacidade”.

PINTO LOPES VIAGENS
Em 2024, a Pinto Lopes Viagens apresenta o Iraque pela primeira vez na sua oferta. Segundo o CEO da empresa, “gostamos de todos os anos incluir um circuito num novo país ou criar outros circuitos em países onde já operamos. Por isso, este ano apresentamos o Iraque, uma aposta segura, depois de termos feito uma viagem de inspeção e de afinarmos o programa para mostrarmos o melhor do Centro e Sul do Iraque”.

Noutros países onde a Pinto Lopes Viagens já opera, Rui Pinto Lopes destaca dois novos circuitos na Índia, um deles nos Himalaias Indianos, até à mítica e longínqua Leh e um outro circuito que englobará as tribos da região de Odisha, uma das regiões menos conhecidas em termos turísticos, ainda não está massificada, o que se torna uma surpresa visitar estas tribos longínquas, numa Índia tão diferente, tão abrangente, tão especial.

A agência de viagens e operador turístico vai ter ainda um novo circuito na China, liderado pelo escritor José Luís Peixoto, que se insere num novo projeto de um livro que está a escrever, e inclusivamente, está a aprender mandarim, por isso, “será uma viagem interessante para conhecer uma China diferente, fora dos grandes circuitos turísticos”. Refira-se que, em 2023, a Pinto Lopes Viagens promoveu quatro circuitos na China, por isso, em 2024 “iremos retomar completamente a operação e incluir novidades”, adiantou o executivo.

Todos os anos, a Pinto Lopes Viagens “tenta apresentar uma programação equilibrada, sendo que a procura é que irá balizar toda esta tendência. Fruto do crescimento que tivemos em 2023, naturalmente, iremos ter mais datas de partidas e mais destinos disponibilizados aos nossos clientes. Por isso, o nosso volume de programação para 2024 é superior ao de 2023”, esclareceu Rui Pinto Lopes.

Apesar de ter já uma forte ideia daquilo que será a programação da Pinto Lopes Viagens para 2024, “ainda estamos a trabalhar nela”. Nesse sentido, “é natural que surjam alguns programas de última hora ou que sejam realizados alguns ajustes”, apontou.

A agência lançou recentemente a programação de janeiro a maio, que é algo que faz habitualmente. “Os nossos clientes estão acostumados a receber em outubro a programação para o Carnaval, a Páscoa, os feriados do 25 de abril e 1 de maio, por isso, seguindo este hábito lançámos grande parte da programação através do nosso catálogo e estamos neste momento já com as vendas a decorrer”, realçou o CEO da empresa, dando exemplo de algumas propostas apresentadas para o período de janeiro a maio. “Em janeiro vamos ter uma viagem à Etiópia, que inclui o Ano Novo religioso, uma volta ao mundo com Gonçalo Cadilhe que se vai estender por 31 dias, e temos o novo destino Iraque, com três edições, uma delas em janeiro e depois duas em abril”, uma operação que é muito vasta, uma vez que a Pinto Lopes Viagens opera em cerca de 150 países.

Na Europa, os destaques serão as séries ao longo de todo o ano, com os Fiordes da Noruega, a Croácia, a Eslovénia, Montenegro, Irlanda, Sul de Itália, os Lagos Italianos, e Suíça, enquanto na Ásia a empresa irá para a Índia, China e fará um regresso à Coreia do Norte, depois do interregno provocado pela pandemia. Na América do Sul haverá uma viagem à Argentina e Chile com um cruzeiro da Australis, “que é um dos nossos best sellers nas américas”, disse.

Concretamente, “temos uma operação com mais de 30 partidas para os Fiordes da Noruega e temos também perto de 30 partidas para a Croácia, Lagos Italianos, Sul de Itália, cerca de 20 partidas para a Irlanda e Suíça. Além disso, temos os cruzeiros, desde sempre a Pinto Lopes Viagens apresentou uma oferta de cruzeiros aos seus clientes. Os nossos cruzeiros têm sempre a particularidade de serem acompanhados por um dos nossos guias e têm visitas pré-cruzeiro. O nosso guia está sempre presente e acompanha as visitas, o que é importante para este segmento de clientes”.

A nível intercontinental continuará com grandes apostas como é o caso do Japão, Vietname, Laos, Camboja e Tailândia. África será também um dos objetivos para 2024, por isso, a Pinto Lopes Viagens vai reforçar a oferta para Angola e Moçambique e “estamos a procurar apresentar novos destinos dentro deste continente, que tem algumas questões de logística, é um continente difícil de operar, mas tem muitos segredos para desvendar”, apontou Rui Pinto Lopes.

LUSANOVA
Neste momento, a Lusanova está a concluir a programação para 2024. No entanto, de acordo com o seu diretor Operacional, neste momento “temos quase toda a programação de Grandes Destinos disponível no site. Estamos a concluir a programação referente à Europa, nomeadamente os nossos Circuitos Europeus e outras novidades referentes aos Grandes Destinos”, como Marrocos, Safaris (e combinados com praias do Índico), Emirados Árabes Unidos, Japão, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e as Praias do Índico – Zanzibar, Maurícia, Seicheles, Maldivas (e combinados com Dubai e Istambul).

Tiago Encarnação assegurou que a Lusanova continuará, em 2024, a focar a sua programação na organização de viagens culturais, quer para individuais, quer em grupo. Nesse sentido, “a nossa aposta em Portugal continuará a ser a Madeira, Açores e os nossos Circuitos Ibéricos. Já na Europa, iremos reforçar a nossa oferta de Circuitos Europeus”, sublinhou.

Quanto à oferta para fora da Europa, “continuaremos a apostar nos destinos asiáticos e no continente americano, sem esquecer África, que tem aumentado a sua procura nos últimos anos, nomeadamente ao nível dos safaris com combinados para as praias do Índico”, realçou o responsável.

O mercado aguarda outras novidades do operador turístico, que irão acontecer em relação a vários destinos, com especial enfoque na área das viagens culturais e temáticas.

Nos Grandes Destinos, segundo Tiago Encarnação, a novidade será o relançamento do destino China e o lançamento de novos itinerários para o Peru e Marrocos. Na Europa, a Lusanova irá ter mais oferta para a Suíça (Suíça e Áustria com guia em língua portuguesa + Suíça Encantada como produto premium), para a Alemanha haverá dois novos circuitos com guia em língua portuguesa e um novo destino – Carélia do Sul na Finlândia.

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QUADRANTE
O Quadrante apresenta no seu site toda a oferta em programação, havendo um ou outro destino, que se encontra em atualização. O operador turístico, conforme lembra o seu administrador, Jorge Andrade, “dedica-se exclusivamente a viagens de longo curso, predominando a viagem que oferece uma experiência de vida, num destino exótico a um cliente exigente. Nestes 28 anos tem sido esta a verdadeira essência da nossa empresa: propor novos desafios. Esta é a principal oferta em programação apresentada aos portugueses. Tendo esta ideia como base, nessas propostas encontra-se um segmento muito especial, as Luas-de-mel”, acentuou.

Jorge Andrade realça alguns destinos da programação para o próximo ano que mereceram recentemente um investimento por parte do operador, em visitas de inspeção, em reprogramação e por isso, “contamos que venham a ter um resultado melhor do que o anterior, compensando o investimento realizado”, nomeadamente, Africa do Sul, Moçambique e Botswana, Dubai e Sri Lanka.

No que toca a novidades, o empresário considera que, não passarão tanto em apresentar novas propostas em destinos, mas mais nos circuitos.

YOU – TOUR OPERATOR
A YOU – Tour Operator já tem praticamente toda a programação delineada para 2024, estando somente alguns destinos novos ainda em fase final de avaliação, como seja o caso da Arábia Saudita e algumas novas variantes na Ásia Central e no Sudoeste Asiático.

“Toda a nossa programação estará disponível exclusivamente no nosso site, excetuando alguma coisa, do tipo mono folhas, que se venha a fazer para a BTL”, explicou Jorge Cortes, product Manager do operador turístico.

E adiantou que “a nossa aposta continuará a ser principalmente nos destinos do Sudoeste Asiático, onde por tradição temos um bom volume de vendas, assim como a Ásia Central, onde tivemos um crescimento assinalável este ano, principalmente para o Uzbequistão, e ainda os circuitos nos Estados Unidos e Canadá. Relativamente a destinos de praia a aposta continua a ser nas Maldivas, Seychelles, Zanzibar e Indonésia (Bali, Gili e Lombok)”.

Em termos de novidades a YOU apresenta África do Sul, Madagáscar, Parques do Dubai e Abu Dhabi, Arábia Saudita (ainda em análise), Myanmar, Tailândia (com cruzeiro de quatro dias no rio Kwai), Taiwan, Bornéu, Canadá (Montanhas Rochosas) e Fiji.

Assim, “a programação será um pouco maior, não muito, atendendo aos destinos que tivemos de colocar offline devido ao conflito Israel-Palestina”, enfatiza Jorge Cortes.

TURANGRA
“Sendo que somos especialistas nos Açores, a nossa programação mantém-se regular de ano para ano, portanto a maioria da nossa programação para 2024 está pré-desenhada neste momento”, frisou João Costa, responsável Comercial da Turangra, que nos dá conta que, a programação em voos regulares já está toda na rua, mas ainda vão ser lançadas as propostas em lugares garantidos e os circuitos.

Em voos regulares TAP e Azores Airlines (tarifa operador), com partidas de Lisboa, Porto, Funchal ou Faro, disponíveis as seguintes operações até abril 2024 para as ilhas de São Miguel, Flores, Faial, Pico, Graciosa, São Jorge, Santa Maria e Terceira.

Considerando estes destinos, há ainda os combinados, multi-ilha: São Miguel com Faial / Flores / Pico / Sta. Maria, Ilha Terceira com Graciosa / Pico / S. Jorge / S. Miguel, e Faial com Flores.

As apostas para 2024 passarão, segundo o responsável, por dois tipos de produtos, pelos quais a Turangra é vastamente reconhecida no mercado: “os nossos combinados de diversas ilhas e o nossos circuitos”, para acrescentar que “tentamos sempre inovar no produto que disponibilizamos às agências de viagem dentro do nosso arquipélago e é nisso que nos vamos focar em 2024”.

A capacidade da oferta, disse, será em linha com o que foi disponibilizado no ano passado, podendo haver um incremento conforme a procura.

*Poderá ler todo o dossier na edição 1500 do jornal Publituris
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Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024

Os resultados líquidos consolidados da Delta Air Lines caíram 25% para 3.457 milhões de dólares (cerca de 3.354 milhões de euros) em 2024.

Em comunicado, a Delta deu conta de que, no ano passado, as suas receitas totalizaram cerca de 61,6 mil milhões de dólares (cerca de 59,7 mil milhões de euros), aumentando 6% em relação a 2023.

“Durante os meses de novembro e dezembro, a Delta teve quatro dos 10 melhores dias de receita da história da empresa e um crescimento de dois dígitos em reservas em dinheiro, impulsionado por viajantes a lazer e corporativos”, indicou a companhia aérea.

Assim, os lucros da companhia aérea norte-americana registaram uma quebra de 25% para 3.457 milhões de dólares (3.354 milhões de euros) em 2024, apesar de um último trimestre que assistiu a uma retoma do negócio, revela a Delta Air Lines.

No último trimestre do ano passado, os lucros da Delta foram de 843 milhões de dólares (cerca de 818 milhões de euros), uma redução de 59% em relação ao mesmo período de 2023.

“À medida que avançamos para 2025, esperamos que a forte procura por viagens continue, com os consumidores em busca cada vez mais dos produtos e experiências ‘premium’ [de alto valor] que a Delta oferece”, refere o CEO da companhia, Ed Bastian.

O grupo espera crescer, no primeiro trimestre deste ano, entre 7% e 9% em termos de receitas.

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IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY

A FITURTechY, área especializada na tecnologia na feira de Madrid, centrar-se-á em temas como a Inteligência Artificial, a inovação e a sustentabilidade, com a presença de diversos especialistas mundiais.

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De 22 a 24 de janeiro, a FITURTechY irá explorar a forma como os avanços tecnológicos estão a moldar o futuro do turismo, destacando o papel da Inteligência Artificial (IA) e da inovação na transformação das experiências de viagem. A 17.ª do fórum analisará também a forma como a tecnologia permite manter viva a “magia” do turismo, criando experiências memoráveis que perduram para sempre.

Este fórum centrar-se-á em fornecer as chaves para uma gestão inovadora dos destinos, explorando o modo como a tecnologia pode transformar a forma como se promove, gere e vive os destinos do futuro. “Através da integração da tecnologia com os serviços, serão analisadas estratégias para criar destinos mais eficientes, amigos do turista e sustentáveis”, refere a organização da feira, em comunicado.

O espaço apresentará discussões sobre como a tecnologia pode contribuir para a criação de um turismo mais sustentável, abordando questões-chave, como a eficiência na gestão de recursos, a redução da pegada ambiental e a geração de impactos positivos nas comunidades locais. Os diversos especialistas irão analisar estratégias como a circularidade e a gestão de resíduos alimentares no setor, bem como o papel crucial das empresas e dos viajantes na condução de uma mudança para práticas mais responsáveis.

Além disso, serão debatidos os Smart Tourism Destinations (STD) e as oportunidades oferecidas pela tecnologia para enriquecer a experiência do viajante, explorando-se, igualmente, os desafios do marketing turístico e a forma como a inovação digital e a IA podem dar visibilidade à riqueza cultural e social de cada destino.

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FlyAngola deixa de voar para São Tomé

Menos de um ano após o início da operação, a FlyAngola anuncia o fim dos voos entre Luanda e São Tomé.

Com 1.700 passageiros transportados e 56 voos realizados em 2024, a FlyAngola anunciou o final da sua rota entre Luanda e São Tomé.

Inaugurada em vevereiro de 2024 com duas frequências semanais, esta ligação simbolizou um passo importante para a expansão internacional da companhia e na união entre os países-irmãos Angola e São Tomé e Príncipe.

No entanto, a companhia informa que “o aumento recente das taxas aeroportuárias em São Tomé, somado a outros custos operacionais elevados e muito acima da média, impossibilitaram a comercialização de tarifas competitivas entre as duas capitais”.

Perante esta nova conjuntura, a FlyAngola diz-se “obrigada” a tomar a “difícil decisão” de suspender a operação da rota Luanda-São Tomé.

A companhia revela que irá “redirecionar os seus esforços para a expansão internacional no sul do continente africano, com destaque para a certificação e abertura do aeroporto da Catumbela, em Benguela, às ligações internacionais”.

O primeiro destino desta nova fase será Windhoek, capital da Namíbia, um país que, segundo a FlyAngola, “tem investido significativamente na criação de condições favoráveis para as companhias aéreas operarem, promovendo o turismo e o desenvolvimento económico”.

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CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas

“Eu Conto com o Turismo” é a nova campanha da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que conta com o apoio do Turismo de Portugal, e que pretende dar voz às pessoas “anónimas” que beneficiam da atividade do turismo.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) lançou, com o apoio do Turismo de Portugal, a campanha “Eu Conto com o Turismo”, projeto que pretende dar voz a pessoas, mais e menos conhecidas, das mais variadas atividades e regiões, que, de alguma forma, beneficiam do turismo.

Na apresentação da campanha, que decorrerá até 13 de março, Francisco Calheiros, presidente da CTP começou por referir a importância do setor para a economia nacional, recordando que as estatísticas apontam para que, em 2024, “mais de metade do crescimento do Produto Interno Brito (PIB) se deveu exclusivamente ao turismo”.

O presidente da CTP recordou estes números, admitindo que, face aos mesmos, “não seria necessário realizar uma campanha destas”, frisando que, no país, “gostamos muito de enaltecer as partes negativas”, reforçando que “esta campanha nasce da necessidade de informar a sociedade sobre a relevância do Turismo para o nosso país, apresentando testemunhos reais que ilustram como o setor transforma vidas e comunidades”.

Francisco Calheiro aproveitou ainda para referir que a campanha agora apresentada já tinha sido aprovada pelo anterior Governo que, entretanto, caiu e que, após a tomada de posse do novo Executivo, foi apresentada ao mesmo que, “desde a primeira hora, a apoiou”, concluindo que “isto mostra a transversalidade da campanha”.

Francisco Calheiros aproveitou ainda para salientar que é “importante desmitificar a ideia de que existe excesso de Turismo no nosso país. Não há Turismo a mais. Há sim economia a menos e a necessidade de uma gestão mais eficaz do território”.

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), referiu que a campanha, desenvolvida pela consultora BDC-Empower to Lead, se foca “verdadeiramente naquilo que é essencial para o turismo, ou seja, nas pessoas”. Nas palavras do presidente do TdP, “o turismo é tão bom quanto melhor for para as pessoas, porque o turismo, enquanto atividade económica, o fim último que tem é ver a capacidade de entregar valor à economia e às pessoas”.

Por isso, Carlos Abade considera esta iniciativa “particularmente importante”, porque “dá voz a quem vê no turismo uma forma de construir a sua vida e de criar valor”, combatendo, ao mesmo tempo, “algumas perceções erradas que existem relativamente ao turismo”.

Por fim, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), iniciou a sua intervenção salientando que “Eu Conto com o Turismo” é “mais do que um statement, é mais do que uma comunicação, é um grande desafio para um país perceber e saber que pode e deve contar com o turismo para não só crescer e desenvolver-se, mas mais do que isso, para ser um país mais justo, mais moderno, mais contemporâneo, mais competitivo e mais atrativo”.

Pedro Machado fez ainda referência ao que o presidente da CTP admitira ser “a melhor Parceria Público-Privada do país”, recordando que a apresentação da atual campanha é a segunda iniciativa entre o público e o privado, depois de a 19 de dezembro ter sido lançado um programa que pretende preparar a comunidade imigrante para uma melhor integração no setor do turismo, envolvendo o Turismo de Portugal, Agência para a Integração, Migrações e Asilo(AIMA) e Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

Pedro Machado salientou ainda que “a característica única que Portugal tem nos seus ativos estratégicos, que são 10, está na hospitalidade dos portugueses e portuguesas talvez uma das melhores e mais poderosas características de um destino que pretende ser cada vez mais global”.

No final houve ainda tempo para ver e ouvir uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que frisou que “o turismo é uma exportação e as pessoas muitas vezes não têm noção disso”. Por isso, concluiu que “precisamos de investir mais e exportar mais, e o turismo é uma forma de o fazer”.

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“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal 

Terminado 2024 e iniciado 2025, é tempo de fazer balanços e “tentar” prever o que será um novo ano. O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, afirma que, em 2024, “consolidámos a posição de Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos a nível internacional”. Para 2025, antevendo “mais um ano de crescimento no turismo”, os principais desafios para o setor do turismo, a nível global, estão centrados na “sustentabilidade ambiental”, enquanto a nível nacional incluem a “mobilidade e a coesão territorial”.

Na opinião do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, 2024 foi um ano de consolidação da posição de Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos a nível internacional, embora reconheça que “há sempre mais a fazer”. Além da sustentabilidade ambiental, Carlos Abade aponta ainda a mobilidade e a coesão territorial como principais desafios para o ano que agora começa. Certo é que “Portugal está a posicionar-se como um destino de excelência” e que, em breve, se conhecerá a nova Estratégia 2035.

Que balanço faz do ano 2024 e o que faltou concretizar no setor do turismo neste ano que terminou?
O setor do turismo, é um setor dinâmico, onde a melhoria contínua é essencial para manter a competitividade e responder às novas exigências dos mercados e dos visitantes.

Em 2024, o Turismo de Portugal reforçou o compromisso com áreas prioritárias, mas há sempre mais a fazer. A valorização da formação turística é um exemplo claro disso: temos de continuar a capacitar os nossos profissionais, proporcionando-lhes ferramentas para oferecer um serviço de excelência e adaptado às novas tendências. Formação, sempre mais e melhor, é fundamental para garantir que Portugal continua a liderar enquanto destino de referência.

A transição digital no setor do turismo também é uma prioridade que exige atenção constante. A integração de tecnologia na experiência do visitante, na gestão das operações e na promoção do destino é uma jornada em curso, que tem o potencial de nos posicionar ainda melhor no cenário global.

Por fim, a sustentabilidade ambiental é um compromisso que atravessa todas as nossas ações. É um processo contínuo, que exige trabalho contínuo para equilibrar o crescimento do setor com a preservação do nosso património natural e cultural. É uma jornada para os próximos anos, mas estamos determinados a fazer a diferença.

Portanto, o que faltou concretizar não é um ponto final, mas sim uma lembrança de que há sempre mais para melhorar e inovar, com os olhos postos num futuro cada vez mais sustentável e inclusivo, com o qual o Turismo de Portugal está comprometido.

O que destacaria neste ano de 2024 no setor do turismo em termos de posicionamento de Portugal a nível internacional?
Em 2024, consolidámos a posição de Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos a nível internacional, continuando a demonstrar a nossa capacidade de atrair visitantes de diferentes geografias. O foco do Turismo de Portugal esteve em diversificar tanto os produtos turísticos como os mercados emissores, reforçando a nossa oferta com experiências únicas como são os casos do Enoturismo, do turismo desportivo, do turismo literário e muitos outros.

Portugal foi ainda distinguido com importantes prémios internacionais, como o caso do Melhor destino de Golfe, Praia e Enoturismo do mundo. Estes prémios reconhecem a qualidade do nosso destino, a hospitalidade portuguesa e o compromisso com a sustentabilidade, reforçando o trabalho do Turismo de Portugal e reafirmando Portugal como uma referência no turismo global.

Como antevê o ano de 2025 em termos económicos e turísticos?
O ano de 2025 será mais um ano de crescimento no turismo, apesar dos desafios que seguramente vão existir, como existem todos anos.

Face às incertezas, os dados económicos apontam para que 2025 seja um ano de crescimento, o que também se refletirá no setor turístico.

Quais os principais desafios para o setor do turismo em 2025 a nível global e, particularmente, a nível nacional?
Os principais desafios para o setor do turismo em 2025, a nível global, estão centrados na sustentabilidade ambiental. As mudanças climáticas e a necessidade de reduzir o impacto ambiental do turismo são questões prementes que exigem ações coordenadas a nível global. A transição para práticas mais sustentáveis, tanto em termos de gestão de resíduos como de energias renováveis, será essencial para garantir que o crescimento do setor não prejudique o meio ambiente e as comunidades locais.

A nível nacional, os principais desafios incluem a mobilidade e a coesão territorial. Apesar de Portugal se destacar como destino turístico, é importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte. O objetivo é contribuir para que o crescimento do turismo possa beneficiar de forma equitativa todas as regiões, todos os territórios. Refiro estes aspetos porque foram alguns dos que foram discutidos nas sete sessões já promovidas pelo Turismo de Portugal e que reuniram contributos para a concretização da Estratégia do Turismo em Portugal para a próxima década, 2025-2035.

Que acontecimentos poderão impactar ou ter mais influência (positiva e/ou negativa) na performance do turismo em Portugal?
No contexto volátil em que nos inserimos, programas estratégicos que o Turismo de Portugal tem vindo a implementar assumem um papel essencial e que influenciam diretamente na indústria do turismo. O PET 360, por exemplo, promove a transição ecológica e digital no setor, apoiando empresas turísticas na redução de emissões e na adoção de práticas mais sustentáveis. Outro programa de destaque é o Revive, que requalifica património histórico, gerando novas experiências turísticas de qualidade e aumentando o valor cultural associado ao destino.

As diversas linhas de apoio ao turismo têm permitido incentivar projetos que fortalecem a coesão territorial e a diversificação da oferta, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões. Estas iniciativas ajudam a equilibrar os fluxos turísticos, promovendo regiões menos exploradas e garantindo que os benefícios do turismo se espalhem por todo o país.

Com uma estratégia clara e integrada, Portugal está a posicionar-se como um destino de excelência, bem como um exemplo de sustentabilidade e inovação no setor turístico global. Estes esforços são essenciais para enfrentar os desafios futuros e consolidar a reputação do país como um dos principais destinos mundiais.

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Turismo

Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025

A primeira edição do jornal Publituris do ano faz um extenso balanço de 2024 e perspectiva 2025 com a colaboração de diversos profissionais do setor do turismo em Portugal. Além disso, viajámos até Huelva e Maria Valcarce, diretora da FITUR, fala sobre o que esperar da 45.ª edição da feira que realiza de 22 a 26 de janeiro, em Madrid.

Embora ainda não sejam conhecidos os dados oficiais finais, as perspectivas apontam para que 2024 termine com os objetivos da “Estratégia 2027” alcançados e (mais) um ano de novos recordes.

Certo é que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao mês de novembro, colocam o turismo português com 29.733.143 hóspedes e 76.143.476 de dormidas. Ou seja, caso se alcancem, em dezembro de 2024, os números de igual mês de 2023, o turismo, em Portugal, terminará o ano com mais de 31 milhões de hóspedes e ultrapassar-se-á as 80 milhões de dormidas.

Assim, 2025 conhecerá uma nova definição da estratégia para o turismo em Portugal.

Os/As profissionais do setor ouvidos pelo Publituris para este “Balanço 2024 e Perspectivas 2025” apontam o bom ano que a atividade turística teve no nosso país, reconhecendo que os desafios permanecem, mantendo-se otimistas quanto ao ano que agora se inicia, apesar de alguns fatores externos que podem vir a impactar o turismo em Portugal.

Ouvidos foram Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; Francisco Calheiros, presidente da CTP; Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT; Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP; António Marques Vidal, presidente da APECATE; Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores; José Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo; André Gomes, presidente do Turismo do Algarve; Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo do Centro; Carla Salsinha, presidente do Turismo de Lisboa; Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura da Madeira; Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte; Jorge Costa, presidente do IPDT; Vasco Pinheiro, CEO da Go4Travel; Jon Arriaga, presidente da DITGéstion; Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel; Paulo Mendes, diretor de Contratação e Produto do Grupo GEA; Luís Henriques, que respondeu ainda como diretor-geral da Airmet; Adriano Portugal, diretor-geral do Mercado das Viagens; Paulo Geisler, presidente da RENA; Nikos Mertzanidis, diretor para os Assuntos Governamentais e Europeus da CLIA; Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC; TAP Air Portugal; José Lopes, country manager da easyJet para Portugal; David Quito, country manager da Emirates em Portugal; Laurent Perrier, diretor-geral da Air France-KLM para Espanha e Portugal; Nicolas Henin, Chief Commercial Officer da Transavia France; Matteo Curcio, Vice-Presidente sénior para a região EMEAI da Delta Air Lines; Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal; Francisco Teixeira, diretor-geral da Melair Cruzeiros; Jorge Serrano, diretor Comercial da Costa Cruzeiros para Espanha e Portugal; Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal; e Isabel Martinez, Head of Country em Portugal, Iberia Deputy Manager Director e Iberia Commercial Director da Europcar.

Ainda em 2024 e depois da realização do 49.º Congresso da APAVT, o jornal Publituris foi convidado para se juntar a uma famtrip pela província de Huelva que, por estar mesmo juntinha ao Algarve, passa muitas vezes despercebida. No entanto, tem muito para oferecer em termos turísticos. A viagem foi curta, durou apenas três dias, no entanto, tanto os agentes de viagens como os jornalistas que aceitaram o convite do Turismo da Província de Huelva, com o apoio da APAVT, ficaram surpreendidos com a diversidade das propostas.

Antes do arranque da 45.ª edição da FITUR, que se realiza de 22 a 26 de janeiro, em Madrid, o Publituris conversou com Maria Valcarce, diretora da Feira, que admitiu que “o setor do turismo está a passar por uma transformação e qualquer mudança é uma oportunidade para crescer e inovar”. Por isso, além de salientar que a feira “tem um papel fundamental na definição do futuro da indústria global de viagens e turismo”, o objetivo da FITUR é “dar algumas respostas”.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ricardo Bonacho (Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia), Sílvia Dias (Savoy Signature) e João Ferreira da Silva (cleanup).

Leia a edição completa aqui.

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Destinos

Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025

Todos os anos, o Henley Passport Index analisa os passaportes mais “poderosos” do mundo que permitem viajar sem necessidade de visto. Portugal continua numa posição de topo.

O “Passport Index 2025” da Henley & Partners volta a classificar os 199 passaportes com base no número de destinos a que dão acesso sem visto, utilizando dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Singapura volta a liderar o ranking com o passaporte a dar acesso, sem visto, a 195 de um total de 227 países.

Portugal surge em 5.º lugar no ranking, indicando o índice que o passaporte português dá acesso a 190 países sem necessidade de visto, ocupando o nosso país este lugar ex aequo com a Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido.

À frente de Portugal surge uma lista de 15 países liderado por Singapura, com o Top 3 a incluir ainda o Japão (2.º lugar), Finlândia, França, Alemanha, Itália, Coreia do Sul e Espanha (3.º lugar).

Refira-se que os Estados Unidos da América (EUA) ocupam o 9.º lugar a nível mundial – atrás de países como Malta, Chéquia ou Hungria – com acesso a 186 destinos sem necessidade de visto. O índice revela que os EUA registaram a segunda maior queda (depois da Venezuela) entre 2015 e 2025. Em 2015, ocupava o segundo lugar.

Apenas os passaportes de 22 países desceram na classificação durante a última década.

Curiosamente, os cidadãos dos EUA são o maior grupo demográfico a candidatar-se a residência alternativa e cidadania, representando 21% de todas as candidaturas a programas de migração de investimento, salientando a Henley & Partners que a migração de património é uma tendência crescente a nível mundial, prevendo que aumente em 2025.

“Mesmo antes do advento de uma segunda presidência Trump, as tendências políticas americanas tinham-se tornado notavelmente viradas para dentro e isolacionistas”, refere Annie Pforzheimer, Senior partner do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

“Embora a saúde económica dos EUA dependa fortemente da imigração, do turismo e do comércio, os eleitores durante a campanha presidencial de 2024 foram alimentados com uma narrativa de que a América pode (e deve) ficar sozinha. Em última análise, se as tarifas e as deportações forem os instrumentos políticos por defeito da administração Trump, não só os EUA continuarão a diminuir no índice de mobilidade numa base comparativa, como provavelmente também o farão em termos absolutos. Esta tendência, em conjunto com a maior abertura da China, dará provavelmente origem a um maior domínio do soft power da Ásia a nível mundial”, conclui Pforzheimer.

Do lado oposto, o Afeganistão ocupa o último lugar da lista global, em 106º lugar, podendo visitar apenas 26 destinos sem visto. Ou sejam, em comparação, os cidadãos de Singapura, no topo da lista, podem visitar mais 169 destinos sem visto do que os afegãos.

A Síria ocupa o 105º lugar, com acesso a 27 destinos; o Iraque é o penúltimo, com 31 destinos; o Iémen e o Paquistão partilham o 103º lugar, com acesso a 33 destinos sem visto; e em 102º lugar está a Somália, com acesso sem visto a 35 destinos.

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Aviação

PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão

A PLAY Airlines vai passar a voar para a Madeira também durante os meses de verão, destino que, até aqui, apenas tinha voos da transportadora islandesa entre setembro e maio.

A PLAY Airlines vai passar a voar para a Madeira também nos meses de verão, informou a companhia aérea islandesa, que está a aumentar a sua operação para “destinos populares e ensolarados em 2025”.

“A PLAY Airlines está a introduzir voos de verão para a Madeira. Anteriormente, este destino estava apenas disponível durante os meses de inverno (setembro a maio), mas os voos estender-se-ão agora à época de verão”, indica a companhia aérea, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 9 de janeiro.

A companhia aérea explica que a intenção é concentrar mais a operação “em destinos de lazer”, numa estratégia que a PLAY tem vindo a implementar nos últimos meses e que planeia continuar em 2025.

“A percentagem de destinos de lazer nas rotas da PLAY Airlines aumentou, no mês de dezembro, de 16% em 2023 para 22% em 2024”, refere ainda a transportadora, sublinhando que também as receitas unitárias registaram “um crescimento significativo”, pelo que as expectativas para 2025 estão em alta.

“A capacidade da companhia aérea para aproveitar a procura sazonal e adaptar a sua rede a rotas de elevado rendimento contribuiu positivamente para os seus resultados financeiros. O mês de dezembro marcou o quarto mês consecutivo de melhoria homóloga positiva das receitas unitárias. Nesse sentido, a PLAY Airlines mantém uma perspectiva positiva de receitas unitárias para 2025”, lê-se no comunicado divulgado.

Além da Madeira, a PLAY Airlines vai também aumentar a sua operação para Alicante, em Espanha, que vai contar com voos diários durante o período da Páscoa, passando a cinco voos por semana entre final de maio e julho, enquanto os restantes período do ano vão contar com três a quatro voos por semana.

Um aumento de voos é também o que está previsto para Madrid, capital espanhola, que vai passar a contar com três por semana entre o início de agosto e meados de setembro, enquanto o resto do ano volta a contar com dois voos semanais.

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Destinos

Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian

Para o primeiro semestre de 2025, a Mabrian aponta a região da Ásia como a mais procurada pelo turismo internacional. Apesar de a Europa ser das regiões a registar crescimentos mais modestos, a procura por Lisboa mantém-se em alta.

De acordo com uma análise recente da Mabrian, no primeiro semestre de 2025, o Sudeste e o Sul da Ásia, bem como os principais pontos em África e nas Américas, são os destinos mais procurados pelos turistas internacionais.

Os dados da consultora também indicam o regresso da Oceânia, impulsionada pela Austrália e Nova Zelândia, enquanto na Europa, Madrid, Roma e Lisboa mostram um crescimento notável na procura internacional.

Os destinos do Sul, Sudeste e Leste da Ásia deverão registar o maior crescimento no primeiro semestre de 2025. O Sudeste Asiático, que inclui destinos como as Filipinas, a Indonésia, a Tailândia, Singapura e o Vietname, representa 13,5% da procura internacional no semestre analisado. Já a Ásia Oriental, que inclui o Japão, a Coreia do Sul e a China, equivale a 12,6%, enquanto a região vizinha do Sul da Ásia, onde se encontram destinos como a Índia, as Maldivas, o Nepal e o Sri Lanka, representa 6,5%.

Assim, considerando o volume de pesquisas de voos e o crescimento interanual, os destinos que registam um aumento mais acentuado da procura a nível mundial nos primeiros seis meses de 2025 situam-se precisamente no Sul e Sudeste Asiático, colocando Banguecoque e Phuket, na Tailândia em primeiro e terceiro lugares, respetivamente. Outros destinos destacados na análise da Mabrian incluem Deli (5.º) e Bombaim (10.º), na Índia; Manila, nas Filipinas (9.º); a ilha indonésia de Bali (7.º); e Hanói, no Vietname (11.º). Colombo, no Sri Lanka, e as Maldivas (12.º e 13.º, respetivamente) registam igualmente uma forte tendência de crescimento no período analisado.

Já na Ásia Oriental, os destaques vão para Tóquio (Japão), que surge como segundo destino com maior crescimento, bem com Seul (Coreia do Sul) que aparece em 6.º lugar entre as pesquisas.

Esta análise leva Carlos Cendra, partner e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, a referir que “as regiões asiáticas mostram uma forte tendência de pesquisa para o primeiro semestre deste ano, mais forte do que outras regiões do mundo, o que antecipa números robustos de chegadas para os próximos meses”.

A análise da Mabrian indica, igualmente, que o primeiro semestre de 2025 constituirá um “marco significativo” para a Oceânia em termos de potenciais chegadas internacionais ao longo do ano, com a procura para a região a aumentar para mais de 3% do total global. As perspectivas são particularmente positivas para a Austrália e a Nova Zelândia, que ocupam o terceiro lugar entre as regiões de crescimento mais rápido em termos de quota de pesquisa global.

De acordo com o especialista da Mabrian, a Oceânia tem estado “no caminho da recuperação pós-pandemia nos últimos dois anos”, destacando o aumento da procura internacional para as cidades australianas de Sydney, Melbourne e Brisbane, bem como para Auckland (Nova Zelândia), em comparação com o mesmo semestre do ano passado.

Os resultados da análise da Mabrian para as Américas, para o primeiro semestre de 2025, também indicam uma tendência de procura positiva para destinos-chave em todo o continente. A América do Norte ocupa o quinto lugar entre as regiões de crescimento mais rápido em termos de procura internacional, representando 5,6% do total global, enquanto a América Latina e as Caraíbas captam 2,5% da procura internacional durante o período analisado.

Olhando especificamente para as cidades norte-americanas, Los Angeles, Miami e Orlando (EUA) estão entre os destinos mais procurados do mundo e também registam um aumento do interesse internacional em viajar durante a primeira metade de 2025. No caso da América Latina e das Caraíbas, o crescimento não é uniforme em toda a região, mas é impulsionado pela procura particularmente forte de cinco destinos: Cancun (México), Buenos Aires (Argentina), Rio de Janeiro (Brasil), Punta Cana (República Dominicana), e San José (Costa Rica).

Já no continente africano, a África Subsariana regista um aumento da procura, em comparação com o primeiro semestre de 2024, impulsionada principalmente por destinos na África do Sul, em particular a Cidade do Cabo ou Joanesburgo, juntamente com outros locais africanos emblemáticos, como as ilhas Maurícias, as Seychelles, o Sal (em Cabo Verde) ou o Kilimanjaro na Tanzânia.

Finalmente, na Europa, que representa 17,2% da procura internacional a nível mundial, embora não esteja entre as regiões com maior crescimento, a análise da Mabrian destaca três pontos urbanos que estão entre os destinos com maior crescimento a nível mundial. Assim, Lisboa, Madrid e Roma são as cidades que partilham as tendências de aumento das chegadas nos primeiros seis meses de 2025.

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Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025

Para 2025, o Barómetro do Turismo IPDT revela que o setor se encontra confiante, com previsões otimistas para os principais indicadores, mas também evidencia desafios que exigem respostas estratégicas. No entanto, as estimativas apontam para 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 mil milhões de euros.

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Depois de um ano que se estima ser o melhor ano de sempre do turismo em Portugal, a 72.ª edição do Barómetro do IPDT revelam uma expectativa otimista para o desempenho do setor em 2025, apontando para um “crescimento sustentado” nos principais indicadores quando comparados aos valores alcançados em 2023.

Assim, no que diz respeito ao número de hóspedes, 56% dos inquiridos para este barómetro antecipam valores entre 30,1 e 33 milhões, superando os 30 milhões registados no ano de 2023 ano de comparação desta análise.

As dormidas, por sua vez, apresentam um cenário igualmente “promissor”, com 78% dos inquiridos a projetarem entre 75,1 e 81 milhões, superando as 77,2 milhões registadas em 2023. Este aumento sugere “não apenas uma maior procura, mas também uma possível extensão na duração média das estadias”.

Já no que respeita aos proveitos globais, 80% dos especialistas esperam valores entre 5,6 e 6,5 mil milhões de euros, ou seja, acima dos 5,7 mil milhões alcançados em 2023.

Os membros do Barómetro (44%) destacam “a melhoria contínua da oferta e dos serviços como o mais relevante, refletindo, assim, “a importância de continuar a investir na qualidade das experiências turísticas, adaptando-as às exigências crescentes dos viajantes”.

Outro ponto destacado neste barómetro prende-se com a “segurança e a estabilidade política e social”, em que num contexto global marcado por incertezas, Portugal continua a “beneficiar da perceção de ser um destino seguro e acolhedor, o que se traduz num ativo estratégico para atrair turistas internacionais”.

As infraestruturas, acessibilidades e a mobilidade aérea foram igualmente valorizadas, destacando 36% dos inquiridos “a necessidade de modernizar e melhorar as redes de transporte e promover uma mobilidade eficiente e sustentável”.

As “condições económicas e financeiras favoráveis”, também mencionadas por 36% dos especialistas, refletem “a importância de um contexto macroeconómico estável para a atratividade do setor turístico”.

Os desafios
E embora o cenário turístico nacional seja “encorajador e positivo”, o barómetro refere que o setor enfrenta “desafios” que podem “condicionar o seu desenvolvimento” em 2025. Desde logo, a “escassez de recursos humanos qualificados” destaca-se como o principal desafio, referido por 51% dos inquiridos, além do “aumento dos preços e a inflação” (apontados por 40%) que representam outro obstáculo importante.

A nível global, “a recessão económica e a conjuntura internacional”, os “conflitos internacionais e a instabilidade geopolítica” evidenciam o impacto de fatores externos no desempenho do turismo. Estes desafios são considerados “especialmente críticos” num setor tão dependente da mobilidade e das relações globais.

Por isso, a “segurança e a estabilidade política” são consideradas como uma “força de Portugal” e ganham ainda mais relevância como uma “salvaguarda num ambiente internacional marcado por incertezas”.

As apostas
Entre as prioridades, os inquiridos do barómetro, destacam a “promoção turística segmentada e a consolidação da imagem de Portugal como destino de excelência”, bem como a “diversificação e requalificação da oferta turística, com foco na sustentabilidade”.

Estas apostas refletem a necessidade de continuar a atrair “públicos qualificados”, enquanto se “amplia e melhora” a oferta para responder às tendências globais, como o “interesse em experiências autênticas e responsáveis”.

No capítulo dos recursos humanos, o aspeto transversal que surge entre as prioridades é a “captação e valorização” dos profissionais do setor, apontando-se a necessidade de

“melhorar as condições de trabalho e aumentar a competitividade dos serviços”, além de se defender “a formação e qualificação dos recursos humanos”.

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