Croácia consolida posição como um dos destinos europeus mais procurados
Com 20,6 milhões de chegadas internacionais e 108 milhões de dormidas em 2023, a Croácia “consolidou ainda mais a sua posição como um dos destinos europeus mais procurados”, comentou Kristjan Staničić, diretor do Conselho Nacional de Turismo.

Publituris
AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025
Tunísia vai incluir circuito turístico de Manouba no da cidade de Tunes
Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024
Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal
Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo
Teldar Travel entra em nova fase de desenvolvimento
Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi
Hotéis Onyria em Cascais passam a ostentar marcas de luxo da IHG Hotels & Resorts
Futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas vai ser debatido no Algarve
Enóphilo Wine Fest Lisboa celebra 10 anos com mais de 350 vinhos
A Croácia acaba de sair de um ano turístico muito positivo. Os dados recolhidos pelo sistema eVisitor, que inclui o tráfego turístico em estruturas comerciais e não comerciais, bem como fretamento náutico (eCrew sistema) revelam que, em 2023, o país acolheu 20,6 milhões de visitantes, que geraram 108 milhões de dormidas. Trata-se de um crescimento de 9% nas chegadas e de 3% nas dormidas face a 2022.
“Ao longo do último ano, a Croácia consolidou ainda mais a sua posição como um dos destinos europeus mais procurados”, comentou Kristjan Staničić, diretor do Conselho Nacional de Turismo. Não só se verificaram aumentos nas entradas e dormidas, como as receitas também atingiram valores recordes.
Considerando a atual situação do mercado, bem como a conjuntura geopolítica e macroeconómica mundial, “podemos afirmar que 2024 será um ano desafiante. No entanto, será também um ano em que, através da implementação das nossas atividades e campanhas promocionais, pretendemos manter a competitividade do turismo croata, promovendo a sustentabilidade e a qualidade”, destacou o responsável.
As regiões croatas que registaram o maior número de dormidas foram a Ístria (30 milhões, +2% face a 2022), de Split-Dalmácia (20,2 milhões, +3%) e Kvarner (18,5 milhões, +1%).
O destino também está no caminho certo para atingir o seu tão almejado objetivo de dessazonalização: “Tivemos a melhor pré-temporada da história e uma pós-temporada de muito sucesso, o que indica que estamos no caminho certo para o turismo durante todo o ano, sublinhou Nikolina Brnjac, ministra croata do Turismo e Desporto, na apresentação dos resultados. Além disso, acrescentou, “foi adotada a primeira lei abrangente sobre o turismo, que nos fornece as ferramentas para gerir o setor de forma sustentável”.
Com recursos financeiros seguros, tanto através do Pnrr como do Orçamento do Estado, “criámos todos os pré-requisitos para acolher 2024 com grande otimismo e para uma concretização ainda mais forte de todos os nossos objetivos”, disse a governante.