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“Na FITUR dizemos ‘nós somos o turismo’”

Pela 44.ª vez, a FITUR dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo. Em entrevista, Maria Valcarce, diretora da FITUR, refere que o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

Victor Jorge
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“Na FITUR dizemos ‘nós somos o turismo’”

Pela 44.ª vez, a FITUR dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo. Em entrevista, Maria Valcarce, diretora da FITUR, refere que o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

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A poucas semanas da abertura das portas da FITUR 2024, em Madrid, feira que se realizará de 24 a 28 de janeiro, Maria Valcarce, diretora da FITUR, aponta para uma edição “muito completa, com um elevado nível de crescimento em todos os parâmetros”. Quanto à performance turística de Espanha, a diretora da FITUR salienta que o país está em vias de atingir “o número recorde de 85 milhões em 2023”, mostrando-se “cautelosa” para 2024, apontando para “um crescimento mais moderado”.

A 44.ª edição da FITUR, que se realizará entre 24 e 28 de janeiro de 2024, conta com mais de 9000 empresas e mais de 150 000 participantes profissionais do setor turístico mundial provenientes de 145 países. Que perspetivas oferecem estes dados a pouco menos de dois meses do evento?
Em 2023, depois de 2021 e 2022 em que, num exercício de resiliência, fomos a única feira de turismo a manter a sua realização, tivemos uma grande feira na qual recuperámos as grandes magnitudes que sempre caracterizaram a FITUR em termos de representatividade e poder de convocatória. Para 2024, as nossas previsões, até à data, apontam, novamente, para uma edição muito completa, com um elevado nível de crescimento em todos os parâmetros.

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Teremos uma FITUR maior e melhor do que em 2023?
As previsões fazem-nos prever uma 44.ª edição que nos permitirá consolidar a nossa liderança como um dos principais motores do turismo, como ator chave na identificação das tendências que irão marcar a indústria em 2024 e nos anos vindouros e como cenário incontornável para o intercâmbio de conhecimentos, a geração de negócios, a promoção da colaboração e a concretização de alianças setoriais. Tudo isto sob o firme compromisso de desenvolvimento sustentável que nos permitirá realizar uma edição recorde.

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A FITUR é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial

Quais são as principais novidades da edição de 2024?
Será uma feira com muitas novidades. Entre elas, a presença do Equador como país parceiro, que irá surpreender com uma exposição ambiciosa para mostrar as suas maravilhas ao mundo. Teremos também novidades nas representações oficiais de países, destinos, empresas e conteúdos, estes últimos representados em conferências profissionais e, naturalmente, nas nossas secções especializadas.

A FiturTechy, com tecnologias disruptivas como a inteligência artificial ou a realidade virtual como protagonistas; a FiturCruises, segmento altamente empenhado na sustentabilidade ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo nas suas comunidades; a Fitur LGTB+, que engloba mais de 10% dos turistas a nível mundial e 16% do gasto total em viagens; a Fitur Woman que, alinhada com os ODS contribui para a promoção da liderança feminina; a Fitur Know How & Export, espaço para que as empresas turísticas espanholas mostrem o seu potencial, produtos e serviços e que este ano tem como novidade o concurso “The AI for Tourism Awards 2024” pela mão da Segittur; a Fitur Sports, ponto de encontro entre o turismo e o desporto; a Fitur Screen, com cada vez mais adeptos a visitar os cenários dos nossos filmes e séries favoritas; a Fitur Talent, uma mongrafia que, pela mão de Educación 3.0 se centra nas pessoas, no talento, na formação e na capacitação profissional; e a Fitur Lingua, que aborda as oportunidades do turismo linguístico.

Não podemos esquecer a FITUR Live Connect, que aproxima a feira de todos aqueles que não puderam estar presentes e que permite o acesso a ferramentas de networking online, para além dos cinco dias da feira e do palco da IFEMA MADRID.

Em suma, a FITUR 2024, graças ao apoio do setor, contará com uma oferta ampla e diversificada que esperamos que leve esta edição ao seu apogeu.

A edição de 2024 da FITUR irá refletir, de alguma forma, o crescimento que o setor do turismo registou nos últimos dois anos? Como?
Claro que sim. A FITUR é um espelho que, por um lado, reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial e, por outro, projeta o que os profissionais preveem que venha a ser.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2022, foram registados mais de 900 milhões de turistas internacionais e, embora este número represente ainda 63% dos níveis pré-pandémicos, é o dobro do registado em 2021. A nível económico, e segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), atingiu os 7,7 mil milhões de dólares, o que representa uma contribuição de 7,6% para a economia mundial em 2022. Estes últimos dados oficiais do ano inteiro permitem-nos ser otimistas no que se refere às previsões de crescimento da 44.ª edição da FITUR, reflexo de um setor em plena transformação e ebulição.

Atualmente, a inovação e a sustentabilidade devem ser qualidades intrínsecas do turismo

A FITUR volta a apresentar vários segmentos turísticos. Qual a importância desta segmentação e qual o valor acrescentado que proporciona aos profissionais que se deslocam ao evento?
A especialização é um campo de ação com um potencial significativo para continuar a reforçar a FITUR e, conscientes do seu valor, ativamos todos os anos todas as alavancas à nossa disposição para avançar nesta área e adaptar os nossos conteúdos à realidade do setor. Tendo a sustentabilidade como fio condutor, a identificação de tendências emergentes reflete-se nas nossas áreas especializadas que referia antes, em todas as jornadas, nos seus stands e no networking dos seus profissionais, destacando novos nichos de mercado para redefinir modelos de negócio existentes e promover novos formatos.

São estes os segmentos/áreas com maior possibilidade de crescimento para o setor do turismo?
Sim, essa é a ideia. As áreas de especialização da FITUR respondem a tendências importantes no setor do turismo e, por conseguinte, oferecem uma perspetiva e uma oportunidade de crescimento para os agentes do setor. Por exemplo, a FITUR SCREEN abre a janela a este turismo cinematográfico em franca expansão, que é uma oportunidade para combater a sazonalidade e diversificar a oferta e que, por exemplo, tem ajudado a trazer muitos fãs de filmes e séries como “Glória” ou “Casa do Dragão” a diversas zonas de Portugal.

A primeira de muitas
O facto de a FITUR ser a primeira grande feira de turismo do ano representa uma vantagem e marca uma tendência para o resto do ano?
Sim. A FITUR coloca em primeiro plano todos os destinos e empresas que compõem o setor e, para além disso, graças ao apoio recebido pelo setor ao longo das suas 44 edições, é a feira líder do turismo.

Todos os anos, a FITUR marca a abertura do ano turístico internacional e é um momento estratégico para os destinos e as empresas desenharem as linhas de trabalho que darão o mote para todo o ano. A abertura do calendário anual do setor coloca todas as atenções em Madrid e no que se passa no interior do Centro de Exposições, tornando-se num ponto de passagem obrigatório para todos os que fazem parte do setor, uma vez que se trata de um espaço de negócios de primeiro nível onde são oferecidas as melhores ferramentas para os profissionais do turismo.

Qual é a importância real de estar presente numa feira como a FITUR?
A indústria do turismo mundial reúne-se na FITUR. Na FITUR dizemos “nós somos o turismo”, porque reunimos toda a cadeia de valor internacional, juntamos iniciativas e tendências, e proporcionamos um ponto de encontro para todos os que fazem do turismo esta grande indústria da felicidade que proporciona riqueza e emprego às pessoas.

A feira tem uma forte orientação empresarial, com três dias centrados no B2B e dois dias no fim de semana centrados no B2C. Estar presente oferece-lhe negócios, visibilidade, posicionamento, oportunidades de networking, a possibilidade de fechar acordos estratégicos interessantes, partilhar expertise e implementar as boas-práticas de colegas da indústria. Todos os anos, Madrid torna-se o centro do turismo mundial durante alguns dias de janeiro graças à FITUR.

Qualquer situação que limite a mobilidade e a conectividade ou a perceção de segurança do viajante afetam os destinos e a sua evolução

Depois de uma pandemia que afetou de forma significativa o setor das feiras, como se deve posicionar e que conteúdos deve trazer para o mercado?
Como referi no início, a FITUR foi a única feira do mundo que não deixou de se realizar durante a pandemia, constituindo um exemplo mundial de resiliência e de apoio à reativação da indústria do turismo. Graças a esta decisão de continuar a realizar o evento, a posição da FITUR está bem estabelecida e continuamos a trabalhar todos os dias para refletir todas as tendências que representam uma potencial oportunidade de negócio e de desenvolvimento sustentável para impulsionar a atividade turística global.

A sustentabilidade, a inovação e a especialização são a espinha dorsal dos conteúdos que colocamos no mercado e que complementam todas as tendências e as nossas áreas de especialização.

A tecnologia ao serviço do turismo
Na edição deste ano de 2024, a FITUR organiza também a primeira edição, em colaboração com a SEGITTUR, do concurso de soluções tecnológicas desenvolvidas com Inteligência Artificial para o turismo: “The AI for Tourism Awards 2024”, que decorre no âmbito da FITUR Know-How & Export. Qual é o motivo deste novo concurso?
Reconhecer a importância que a Inteligência Artificial está a ter na gestão de viagens e no setor do turismo, uma vez que este desenvolvimento está a revolucionar a experiência de viagem, desde o planeamento e a reserva até ao usufruto. Através destes prémios, pretendemos encontrar as melhores soluções nacionais e internacionais de IA que os destinos e as empresas tenham integrado para melhorar a experiência do turista antes, durante e depois, numa única categoria: “Melhor solução de IA para 2024”.

Será a tecnologia o domínio com maior margem de inovação no turismo?
A tecnologia anda de mãos dadas com a inovação e, nesse sentido, é claramente um dos ingredientes que pode proporcionar as maiores possibilidades de criação de novos formatos no setor, bem como de responsabilidade ambiental, social e de governação empresarial. Atualmente, a inovação e a sustentabilidade devem ser qualidades intrínsecas do turismo.

Nas conferências que se realizam durante os cinco dias, é importante apresentar novos conteúdos aos profissionais que visitam a FITUR?
A FITUR é o presente e o futuro da indústria do turismo e isso só é possível graças à apresentação de tendências e ao intercâmbio de boas práticas, conhecimentos e experiências. É precisamente esta componente “nova” que faz da FITUR uma força tão dinamizadora do turismo mundial.

Nas últimas edições, uma das críticas é que as conferências estão demasiado centradas em Espanha e não são globais. Como responde a estas críticas?
A FITUR conta com mais de 10 programas de conferências que decorrem em paralelo e, embora seja verdade que algumas podem ter um enfoque turístico nacional, a maioria analisa temas universais de interesse para qualquer profissional do turismo, conta com oradores internacionais e serve para trazer o conhecimento e a vanguarda para a feira. Em qualquer caso, trabalharemos para continuar a melhorar tendo em vista aprofundarmos esta abordagem global, que é o que corresponde à feira pelo seu alcance.

O facto de Espanha ser um destino mais recetor do que emissor penaliza de alguma forma a FITUR?
Penso que esta caraterística enriquece a FITUR que, para além de reunir o turismo emissor mundial, funciona como uma plataforma para a indústria turística nacional. Uma indústria muito poderosa que, ao reunir-se na FITUR, contribui para reforçar a atração dos profissionais do turismo emissor para a feira. Na FITUR é também muito importante ver a apresentação realizada por outras potências turísticas recetoras, como Portugal e muitas outras. Juntos construímos uma feira forte para mostrar ao mundo a riqueza de uma oferta diversificada.

Números recorde em Espanha
Que ano turístico terá Espanha em 2023 e quais são as expectativas para 2024?
O turismo em Espanha fechou um verão de sucesso em 2023 com a chegada de mais de 10,1 milhões de turistas internacionais em agosto, mais 13,9% do que em 2022 e, de acordo com diferentes fontes e embora devamos ser sempre cautelosos com as previsões, o país está em vias de atingir o número recorde de 85 milhões em 2023, apenas superado pelos Estados Unidos.

De acordo com o Relatório Setorial do Turismo 1S 2023 da CaixaBank Research, as perspetivas para 2024 são de um crescimento mais moderado, mas, como referi, ao falar de previsões devemos ser cautelosos.

Após uma pandemia e com dois conflitos em aberto, qual o impacto destas realidades no turismo e no setor das feiras turísticas?
As feiras são um reflexo da situação dos setores e, inevitavelmente, episódios como a pandemia e a forma como os diferentes destinos lidaram com ela, as guerras, catástrofes naturais e qualquer situação que limite a mobilidade e a conectividade ou a perceção de segurança do viajante afetam os destinos e a sua evolução, e têm o seu reflexo na feira. A FITUR estará sempre ao serviço do setor turístico e da sua revitalização, porque sabemos que é desta forma que impulsionamos a atividade económica e o emprego, tão necessários nas zonas mais afetadas.

Como é que a organização da FITUR promoveu a feira a nível internacional?
A FITUR faz um grande esforço na sua promoção internacional, uma vez que a representação global é fundamental para o sucesso da feira. Estabelecemos uma combinação de ações de comunicação, marketing e relações públicas para garantir que a proposta de valor diferencial da FITUR chega a todos os agentes da indústria turística em todos os países. Contamos com diferentes alianças que nos reforçam nesta tarefa e com um prestígio construído ao longo de 43 edições que nos permite continuar a dar passos no sentido do nosso objetivo de melhoria contínua no nosso serviço ao setor turístico.

Portugal e a FITUR
Qual a importância da participação portuguesa na FITUR?
É de enorme importância e Portugal é um dos destinos mais e melhor representados na FITUR. Espanha e Portugal são parceiros estratégicos, e os seus laços históricos, culturais, económicos e geográficos tornam a sua relação especial. A participação de Portugal na FITUR é, portanto, muito importante para a promoção ibérica, especialmente no contexto de uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço e do apoio da Comissão Europeia para melhorar a conectividade ferroviária entre os dois países no futuro.

A participação de Portugal na FITUR é muito importante para a promoção ibérica, especialmente no contexto de uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço

Não seria mais interessante ter apenas uma grande Feira Ibérica de Turismo?
Entendo que todas as feiras que se realizam com sucesso todos os anos o fazem porque têm um posicionamento diferenciado, conseguem cumprir uma missão relativamente aos seus clientes e são validadas pelos números de participação e assistência em cada edição.

A FITUR tem um alcance global e reúne destinos e empresas dos cinco continentes e os profissionais que compõem a cadeia de valor desta indústria no mundo, sendo atualmente a feira líder no panorama internacional em termos de número de empresas participantes e de profissionais presentes. Isto não significa que não haja espaço para outros eventos de feiras comerciais que proporcionem valor aos seus clientes e celebraremos sempre o sucesso de todas as feiras turísticas do mundo, pois estamos convencidos do papel impulsionador do turismo das feiras.

As visitas do público durante o fim de semana fazem parte da proposta de valor da FITUR e os nossos expositores apreciam este facto

A FITUR mantém o seu carácter profissional, mas também abre as suas portas ao público nos dois últimos dias. Qual a importância desta abertura ao público consumidor quando, das grandes feiras, apenas a FITUR e a BTL mantêm este modelo misto?
As visitas do público durante o fim de semana fazem parte da proposta de valor da FITUR e os nossos expositores apreciam este facto. Durante dois dias e através da FITUR, o público em geral pode visitar todos os cantos do mundo, desfrutar de uma grande festa do turismo na qual os destinos reforçam a sua marca e imagem, sonhar com a sua próxima viagem e tomar decisões de compra, o que é uma parte essencial da FITUR.

A pouco menos de dois meses do início da FITUR 2024, o que fará com que esta feira seja de excelência?
Uma FITUR na qual ocorra tudo aquilo que os clientes esperam e muito mais, que contribua para a dinamização global do negócio do turismo e que seja uma difusora das melhores iniciativas sustentáveis de todos os destinos e agentes empresariais que fazem parte da cadeia de valor do turismo. Isto irá significar e irá refletir o sucesso da indústria que servimos.

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Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR

A Iberia explica que a utilização deste avião, que tem “fuselagem estreita mas é capaz de atravessar o Atlântico”, permite o aumento de quatro para seis voos por semana até agosto, passando a rota a contar com voos diários em setembro e outubro.

A Iberia retoma este sábado, 12 de abril, os voos para Washington D.C., capital dos EUA, numa operação que arranca com seis voos por semana e que, mais tarde, passa a voos diários, e que vai decorrer ao longo de todo o ano, em aviões B321XLR.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia explica que a utilização deste avião, que tem “fuselagem estreita mas é capaz de atravessar o Atlântico”, permite o aumento de quatro para seis voos por semana até agosto, passando a rota a contar com voos diários em setembro e outubro.

Os voos da Iberia têm partida prevista do Aeroporto Aldolfo Suárez Madrid-Barajas, na capital espanhola, pelas 11h50, chegando ao Aeroporto Internacional Washington-Dulle pelas 15h00.

Na informação divulgada, a Iberia realça que a capital norte-americana se torna no seu segundo destino nos EUA servido com o avião A321XLR, depois dos voos para Boston, que também estão a ser realizados com este aparelho.

“A incorporação do novo A321XLR nos próximos meses reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”, realça a transportadora espanhola do Grupo IAG.

Este verão, a Iberia vai disponibilizar 1,1 milhões de assentos e operar 140 voos semanais entre Espanha e os EUA, número que representa um aumento de 14% face ao verão de 2024.

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Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão

Depois de 2024 ter ditado o crescimento do tráfego aéreo em Portugal, que recebeu cerca de 69 milhões de passageiros, as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos estimam que o próximo verão volte a ficar marcados por novos aumentos de tráfego, que deverão voltar a ser acompanhados por várias perturbações, fruto da capacidade esgotada dos aeroportos nacionais e de novas greves, entre outros desafios que devem marcar a época alta da aviação em 2025.

No verão do ano passado, cerca de 39% dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais experimentaram algum tipo de perturbação nos seus voos, numa tendência que se mantém há alguns anos e que, segundo as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, se deverá voltar a manifestar também este verão, até porque Portugal é cada vez mais visto como um destino turístico de referência, o que tem levado a um aumento da procura de voos para o país e do número de passageiros aéreos que Portugal recebe.

“Naturalmente, na AirHelp não conseguimos prever o que vai acontecer no futuro, mas se o verão passado servir de exemplo, podemos antecipar algumas tendências que poderão ocorrer. Em primeiro lugar, esperamos um aumento da procura de voos, uma vez que Portugal continua a revelar-se um destino de viagem cada vez mais popular, especialmente cidades como Lisboa e Porto”, começa por dizer ao Publituris a AirHelp, confirmando que a sua base de dados mostra que “um número crescente de passageiros tem voado para Portugal”.

E 2025 não deverá ser diferente, uma vez que, acrescenta a AirHelp, “com um crescente número de companhias aéreas europeias e de longo curso a aumentar o número de rotas e voos para Portugal”, a previsão é que exista “um desenvolvimento das rotas internacionais, com as companhias a adaptarem-se à procura por parte de turistas e de viajantes de negócios”.

Opinião idêntica manifesta o advogado Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, que lembra que, em 2024, Portugal foi o “9.º maior mercado aéreo da Europa” e registou um crescimento de 12% no turismo internacional, números que o levam a mostrar-se convicto de que “o próximo verão deverá voltar a bater recordes”, uma vez que “as operações aéreas em Portugal vão certamente continuar a aumentar este verão, e os aeroportos já estão a preparar-se”. “A AirAdvisor prevê um crescimento do tráfego aéreo, com aumento médio de 3,7% nos voos para 2025, atingindo os 11,1 milhões de voos”, refere o responsável, que lembra que o Aeroporto de Lisboa tem em curso “um projeto de expansão de 233 milhões de euros, enquanto a Horta e Ponta Delgada estão a fazer atualizações nos seus terminais” de forma a lidar com os aumentos de procura esperados.

Novos recordes, os mesmos problemas

O aumento do tráfego aéreo tem levado, segundo a AirHelp, ao aumento também das perturbações nos voos, às quais Portugal não é exceção. “No verão de 2024 assistimos em toda a Europa ao pico em termos de perturbações nos voos. Portugal não foi exceção neste contexto, com greves do controlo de tráfego aéreo a causarem perturbações em julho e agosto, bem como greves do pessoal de assistência em terra e das companhias aéreas”, indica a empresa ao Publituris, sublinhando que os meses de “julho e agosto de 2024 registaram alguns dos números mais elevados de passageiros com perturbações”.

Por isso, a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos considera que, “atendendo ao que se tem passado nos últimos anos no verão, é expectável que existam perturbações” também nesta época alta. “À medida que mais pessoas viajam para Portugal, os seus aeroportos e sistemas vão ficando cada vez mais sobrecarregados, o que pode levar a uma intensificação dos conflitos laborais dos trabalhadores da aviação sobre as condições de trabalho, o que pode então levar a perturbações nos voos ali operados”, refere a AirHelp, lembrando que, de julho a setembro de 2023, 37% dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais enfrentaram perturbações, percentagem que subiu para 39% no verão do ano passado e que, segundo a AirHelp, demonstra “uma tendência para um aumento de ano para ano”.

Anton Radchenko concorda e, apesar de reconhecer que os aeroportos mais movimentados estão “a fazer melhorias antes da época de alta temporada”, defende que estas infraestruturas “ainda têm um caminho desafiante pela frente”, até porque Lisboa não deverá ver a sua capacidade aumentada antes de 2027, esperando-se, por isso, que “este verão provavelmente veja a mesma sobrelotação do verão passado”.

Ainda assim, o responsável lembra que até “houve menos atrasos e cancelamentos no ano passado em comparação com o ano anterior”, pelo que também esta tendência se deverá manter em 2025. “As interrupções de voos caíram de 38% para 36,4% no verão passado, pelo que esperamos que esta tendência se mantenha”, indica Anton Radchenko, prevendo um aumento moderado de 3% nas interrupções de voos em Portugal em 2025 por culpa de desafios como “os problemas operacionais das companhias aéreas, as possíveis greves e o aumento do tráfego aéreo”.

Oportunidades à vista, apesar dos desafios

O certo é que ambas as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos preveem que 2025 traga vários desafios aos aeroportos nacionais, a par de algumas oportunidades.

No caso da AirHelp, a previsão indica que, este verão, “embora a procura de voos continue a aumentar, existem alguns estrangulamentos que o setor da aviação português poderá enfrentar”, a começar pelo facto do “Aeroporto Humberto Delgado estar a funcionar quase na sua capacidade máxima, especialmente durante os meses de verão”. “Recebe atualmente um número de passageiros muito superior ao que foi inicialmente projetado, o que provoca constrangimentos no check-in, na segurança e na recolha de bagagens”, denuncia a AirHelp, que fala também num “número crescente de greves laborais e de questões relacionadas com o pessoal”, que podem “causar perturbações quando se trata de viajar para ou a partir de Portugal”.

Além disso, a AirHelp alerta que, “dado que o setor da aviação ainda está a recuperar da escassez de pessoal provocada pela pandemia de Covid-19, algumas companhias aéreas e aeroportos poderão continuar a enfrentar problemas no recrutamento e retenção de pessoal qualificado, o que tem impacto para os passageiros aéreos”.

Preocupado com os desafios que podem levar a perturbações está ainda Anton Radchenko, que considera que “as questões relacionadas à capacidade em Faro e Lisboa continuarão a ser problemáticas”, existindo ainda “outras preocupações que podem tornar o verão particularmente desafiante para a aviação comercial”, a exemplo dos “problemas da cadeia de abastecimento que têm sido um problema crescente desde há algum tempo”, assim como do “afastamento das metas climáticas de 2050”, o que tem vindo a ser provocado pela “crescente procura de viagens aéreas e crescimento subsequente da indústria da aviação em geral”.

No entanto e apesar dos desafios, também há oportunidades, sendo que tanto a AirHelp como a AirAdvisor são perentórias em afirmar que Portugal pode tornar-se numa referência no que diz respeito à sustentabilidade ambiental na aviação, com destaque o SAF – Combustível Sustentável para a Aviação.

No caso da AirHelp, a empresa destaca que Portugal pode tornar-se numa referência quanto à sustentabilidade “devido ao crescimento contínuo no setor do turismo, bem como à expansão da conectividade regional e doméstica”. “À medida que a sustentabilidade se torna uma prioridade a nível mundial, o setor da aviação em Portugal pode aproveitar o momento para liderar as práticas de aviação mais ecológica. Os investimentos em aeronaves mais eficientes e sustentáveis, a implementação de programas de compensação de carbono e os Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​​​(SAF) podem melhorar a imagem de Portugal como líder no turismo e na aviação sustentáveis”, explica a AirHelp ao Publituris.

Por parte da AirAdvisor, a perspectiva é semelhante, com Anton Radchenko a considerar que “há grandes oportunidades para o mercado português da aviação no próximo ano”, com destaque para a produção de SAF, “que pode posicionar Portugal como líder do setor, especialmente devido à alocação governamental de 40 milhões de euros destinada a ajudar na descarbonização”.

 

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Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025

Nos três primeiros meses do ano, Marrocos recebeu um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

2025 começou da melhor forma para o setor turístico marroquino, já que o país recebeu, nos três primeiros meses do ano, um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

De acordo com informação divulgada pela imprensa marroquina, que cita o Ministério do Turismo, Artesanato e Economia de Marrocos, o número total inclui 2,1 milhões de turistas internacionais e 1,9 milhões de marroquinos que vivem no estrangeiro e que visitaram o país de origem nos primeiro meses de 2025.

A diversidade da oferta marroquina é, segundo a imprensa do país, a principal razão apontada para o crescimento registado no primeiro trimestre, contribuindo para afirmar Marrocos como um destino para visitar ao longo de todo o ano.

O destaque vai para o mês de março que, apesar do Ramadão, viu chegar a Marrocos perto de 1,4 milhões de turistas provenientes do estrangeiro, o que traduz um crescimento de 17% comparativamente a março de 2024.

“Estes resultados evidenciam a significativa transformação da oferta turística de Marrocos. O setor adaptou-se com sucesso às diferentes expectativas dos viajantes”, considera Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo de Marrocos.

Os resultados do primeiro trimestre contribuem para que Marrocos estabeleça objetivos ambiciosos para 2025 e para o futuro, uma vez que o país se quer afirmar com um dos destinos de destaque do Mediterrâneo e vai ser palco, conjuntamente com Espanha e Portugal, do Mundial de Futebol de 2030.

 

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Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A medida entrou em vigor esta quinta-feira, 10 de abril, devido à falta de reciprocidade destes três países e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para entrar no Brasil.

O Brasil voltou a exigir visto para que os turistas dos EUA, Canadá e Austrália possam visitar o país, numa medida que reverte a decisão de 2019, do ex-Presidente Jair Bolsonaro, e que de deve à falta de reciprocidade destes três países, que continuam a exigir visto aos turistas brasileiros.

O decreto entrou em vigor na passada quinta-feira, 10 de abril, e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para poderem entrar no Brasil.

De acordo com a Lusa, a decisão de reverter a anterior exceção deve-se à falta de reciprocidade dos três países e já tinha sido anunciada em maio de 2023, apesar de, em setembro do mesmo ano, o ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, ter dito que o Brasil estava disposto a negociar a isenção de visto com os países envolvidos dentro de um conceito de reciprocidade.

“Ou seja, ao país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, disse, na altura, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

A Lusa recorda que o Japão também constava nessa lista, mas firmou um acordo com o Brasil em 2023, pelo que os cidadãos de ambos os países deixaram de ter que apresentar vistos de entrada em viagens de curta duração.

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Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”

“A Cidade e as Serras”, “Os Maias” ou “Uma Campanha Alegre” são o mote para um menu exclusivo, disponível no período da Páscoa, onde o chef André Carvalho reinterpreta as referências gastronómicas da prosa de Eça de Queiroz. A iniciativa dá arranque às 20 celebrações a propósito dos 20 anos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo enquanto primeiro enoturismo do Douro.

As vinhas centenárias, o cenário idílico de uma primavera em flor e o rico receituário descrito em diversas obras de Eça de Queiroz serviram de inspiração ao chef André Carvalho para a criação de um menu temático e de edição limitada, disponível entre os dias 18 e 30 de abril.

O novo menu serve de arranque a um conjunto de 20 iniciativas previstas acontecer em 2025, de maneira a assinalar as duas décadas do primeiro projeto de enoturismo com hotel vínico do Douro, alojado na centenária Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e de portas abertas desde 2005.

Também no ano em que se comemoram os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz, o Terraçu’s Winery Restaurant desafia os mais curiosos a uma experiência sazonal, uma viagem gastronómica pelos sabores mais genuínos do autor de “A Cidade e as Serras”, onde se celebram as maravilhas destas “vinhas que se vão espraiando em socalcos” e do deslumbramento de Jacinto pela comida autêntica e deliciosa, mas também pela “grandeza do Douro e da vinha, a serra … a descoberta da Natureza”.

A inspiração de Eça não se prende apenas na experiência gastronómica, e encontra razão de ser na paisagem envolvente. A Winery House, casa senhorial composta por 11 quartos com o selo da Relais & Châteaux, surpreende pelo ambiente de exclusividade que proporciona, todo ele envolvido pela natureza, tendo apenas paralelo com as palavras de Eça no livro “A Cidade e as Serras”: “A paisagem deslumbrante, os vales lindíssimos, as quedas de água, os pomares, as flores, tudo aquilo que há naquele bendito monte”.

O menu disponível no Terraçu’s, desenhado pelo chef André Carvalho, à frente do restaurante desde 2018, tem um preço de 135 euros por pessoa (com harmonização incluída) e procura dar vida às memórias de um receituário genuíno.

 

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Pestana Blue Alvor
Alojamento

Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024

O valor de receitas consolidadas registadas em 2024 pelo Pestana Hotel Group representa um aumento de 17% face a 2023. A hotelaria representou 65% das receitas totais do grupo, seguida pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19%.

O Pestana Hotel Group auferiu 651,5 milhões de euros em receitas consolidadas no ano passado. O valor representa um aumento de 17% nas receitas face a 2023, bem como um crescimento de 33% nos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA).

O setor da hotelaria representou cerca de 65% das receitas totais do grupo, seguido pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19% para as receitas de 2024.

Outras atividades, como o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira representaram 16% da receita da empresa.

A valorização do capital humano foi uma das apostas do grupo em 2024, que indica ter distribuído, em em média, dois salários extra por colaborador, além de ter procedido a uma atualização salarial média de 9% nas remunerações base.

Na área das remodelações, em 2024 o grupo pricedeu à modernização e renovação de unidades como o Pestana Blue Alvor Beach, o Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista e da Quinta Perestrello, no Funchal. Foi ainda desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com o grupo a destacar a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.

Já no âmbito da transformação digital, o Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros para renovar todo o sistema de front-office dos hotéis e do website pestana.com.

O grupo refere ainda manter-se comprometido com a redução de 37% das emissões de carbono até 2030, considerando 2019 como ano base.

Até 2023, na área da hotelaria, o grupo refere ter reduzido em 25% as emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica. Estes incluíram a instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e a reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve.

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Aviação

Transavia France anuncia recrutamento para a área digital

A Transavia France vai recrutar 20 colaboradores em 2025, incluindo cargos de Business Analysts, Enterprise e Domain Architects, Engenheiros de Cibersegurança, Team Leaders/Engenheiros de Sistemas e Redes, Product Owners, Data Engineers, Cloud Integration Engineers e outros perfis. 

A Transavia France abriu 20 vagas para reforçar as suas equipas de Tecnologias de Informação (TI) no ano de 2025, recrutamento que, segundo a companhia aérea low cost do Grupo Air France – KLM, visa apoiar o crescimento de 19% que a transportadora espera para este ano.

“Para sustentar o seu crescimento de 19% este ano, a Transavia France está a desenvolver um conjunto de projetos estruturantes de TI para melhorar o seu desempenho e a eficiência das suas operações”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Sébastien Lemaire, diretor de Sistemas de Informação da Transavia France, explica que as “equipas de TI desempenham um papel fundamental na implementação destes projetos” que pretendem melhorar as operações da transportadora.

“É por isso que estamos a lançar um ambicioso programa de recrutamento em diversas áreas de TI para permitir o desenvolvimento de projetos inovadores ao serviço de uma experiência cada vez mais fluida e inovadora para os clientes e os colaboradores”, acrescenta.

Os projetos de TI atualmente em desenvolvimento na Transavia France dizem respeito a todas as operações da companhia e passam, nomeadamente, pela “integração de uma nova ferramenta de gestão de Operações, destinada às suas tripulações e equipas operacionais”, mas também pela “modernização dos sistemas de reservas e da jornada do passageiro” e ainda pela “integração de modelos preditivos e tarifas dinâmicas utilizando a IA e a aprendizagem automática (machine learning), para otimizar as decisões comerciais e melhorar a taxa de ocupação dos voos”.

Previsto está ainda o “desenvolvimento de aplicações os dispositivos móveis de melhoria da gestão diária do negócio”, concretamente em terra com “a implementação de terminais móveis para os agentes”, o que “vai permitir a introdução digital de informações operacionais importantes, com o objetivo de melhorar a pontualidade”, mas também a bordo, já que  a Transavia continua a desenvolver as suas ferramentas de eco-pilotagem para reduzir as suas emissões de CO2.

A Transavia France diz que tem vindo a integrar a IA em “diversos domínios para melhorar a eficácia interna e a experiência do cliente”, a exemplo da ferramenta GitHub Copilot, que é destinada aos Data Engineers para “facilitar o desenvolvimento informático, nomeadamente através de conselhos de desenvolvimento e uma revisão de código assistida pela IA”.

“Já este mês, a Transavia France está a introduzir uma IA generativa interna, que vai ajudar a otimizar a gestão de projetos e a comunicação”, acrescenta a informação divulgada.

De forma a dar resposta a estes projetos, a Transavia France vai recrutar 20 novos colaboradores em 2025, incluindo cargos de Business Analysts, Enterprise e Domain Architects, Engenheiros de Cibersegurança, Team Leaders / Engenheiros de Sistemas e Redes, Product Owners, Data Engineers, Cloud Integration Engineers e outros perfis.

Mais informações sobre as vagas disponíveis aqui.

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Destinos

Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional

A Embratur lança o programa Novas Rotas, iniciativa inédita voltada para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, através da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.

O programa pretende promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.

O lançamento oficial marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo ações de formação em sustentabilidade, dados e inovação, voltados para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.

Num primeiro momento o programa centra-se no estado do Rio de Janeiro, em que cada região será dividida em polos. Serão criados o Polo Costa Verde, com Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro; o Polo Agulhas Negras/Vale do Café, com Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda; e o Polo Centro Sul, com Areal, Levy Gasparyan, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, operadores regionais, observatórios turísticos e outros parceiros estratégicos, formando uma ampla rede de cooperação nacional.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que os seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que considera este “um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país”.

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Aviação

Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350

A Qatar Airways anunciou está a poucos aviões de concluir a instalação do sistema Wi-Fi da Starlink nos seus aviões B777 e revelou que, ainda este mês, este sistema vai começar também a ser instalado nos aparelhos A350.

A Qatar Airways anunciou está a poucos aviões de concluir a instalação do sistema Wi-Fi da Starlink nos seus aviões B777 e revelou que, ainda este mês, este sistema vai começar também a ser instalado nos aparelhos A350.

Com o alargamento da instalação do serviço de internet Wi-Fi da Starlink, a Qatar Airways torna-se na “primeira companhia aérea do mundo a oferecer esta ligação de ponta aos passageiros a bordo do modelo de aeronave Airbus A350”.

“Esta expansão surge na sequência do sucesso da companhia aérea com o Boeing 777 e permitirá a um número ainda maior de passageiros desfrutar de Wi-Fi ultrarrápido e gratuito para fazer streaming, jogar e trabalhar sem interrupções a 35 000 pés de altitude”, explica a Qatar Airways, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, a instalação da Starlink nos aparelhos A350 representa “mais um passo” no percurso da companhia aérea para “redefinir a experiência de ligação à internet durante o voo”.

“Reafirmamos os nossos esforços contínuos para melhorar a nossa experiência WiFi a bordo, assegurando aos passageiros um maior conforto, comodidade e serviço”, congratula-se o responsável.

Atualmente, a Qatar Airways conta já com mais de 80% da sua frota de Boeing 777 equipada com Starlink, tendo operado já mais de seis mil voos com a internet Wi-Fi Starlink disponível para os passageiros.

“Sendo um avião de última geração operado em muitas das rotas mais estratégicas da Qatar Airways, a atualização do Airbus A350 reflete o investimento contínuo da companhia aérea na melhoria da experiência dos passageiros em cada viagem”, refere ainda a companhia aérea de bandeira do Qatar.

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Transportes

Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo

O Costa Deliziosa está de regresso ao Mediterrâneo na próxima semana, após um cruzeiros de Volta ao Mundo 2025 que passou por quatro continentes, 52 destinos e 21 países. Também já disponíveis estão os cruzeiros de Volta ao Mundo de 2026 e 2027.

A Costa Cruzeiros informou que o Costa Deliziosa está de regresso ao Mediterrâneo na próxima semana, após um cruzeiros de Volta ao Mundo 2025 que passou por quatro continentes, 52 destinos e 21 países.

“O Costa Deliziosa fez hoje escala em Savona, uma das paragens da extraordinária edição de 2025 do World Cruise da Costa Cruzeiros. Uma tradição bem estabelecida na oferta da Costa, que na edição de 2025 emocionou mais de 2000 passageiros de todo o mundo e que terminará a 16 de abril em Trieste, de onde partiu a 7 de dezembro de 2024”, informa a companhia de cruzeiros, em comunicado.

Europa, África, América do Sul e Oceânia foram os continentes visitados ao longo desta viagem, que contou com escalas no Brasil e na Argentina, nas ilhas da Polinésia, assim como na Nova Zelândia e na Austrália, passando também pela África do Sul e pela Namíbia, antes de regressar ao Mediterrâneo através do Canal do Suez.

“O cruzeiro mais aclamado para os grandes entusiastas de viagens levou os passageiros a descobrir a beleza do mundo, incluindo paisagens naturais inéditas, culturas antigas, cidades do futuro e a desfrutarem de momentos únicos, como celebrar a passagem de ano no Rio de Janeiro com o deslumbrante espetáculo de fogo de artifício na praia de Copacabana, ou navegar pelos glaciares da Terra do Fogo”, explica a Costa Cruzeiros.

Além deste cruzeiros de Volta ao Mundo, o Costa Deliziosa tem já previstas as próximas edições desta viagem, estando a partida para a edição de 2026 prevista para o próximo mês de novembro, desde Trieste, em Itália, numa viagem que vai ter 142 dias de duração e que explora cinco continentes.

A Costa Cruzeiros também já está a promover a edição de 2027, que vai ter partida de Savona a 26 de novembro de 2026, regressando à mesma cidade a 12 de abril de 2027, numa viagem de 139 dias, estando também disponível uma versão mais curta, com 100 dias de duração e embarque em São Francisco.

A Costa Cruzeiros lembra que o Costa Deliziosa foi completamente renovado em 2024, apresentando-se como um navio que combina “a elegância italiana e o conforto a bordo”, que disponibiliza diversas opções de restauração, assim como 12 bares e lounges, sete piscinas e jacuzzis, Spa, clube infantil e teatro.

As reservas para os cruzeiros de Volta ao Mundo de 2026 e 2027 estão disponíveis através das agências de viagens e no site oficial da Costa Cruzeiros, acessível aqui.

 

 

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