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Turismo do Algarve e Turismo de Portugal vão avaliar necessidades de formação dos profissionais do turismo no Algarve

Através desta parceria, explicam as entidades parceiras em comunicado, vai ser levada a cabo uma auscultação ao setor turístico regional, que decorre até 27 de dezembro e para a qual o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal pedem a participação ativa das empresas da região.

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Turismo do Algarve e Turismo de Portugal vão avaliar necessidades de formação dos profissionais do turismo no Algarve

Através desta parceria, explicam as entidades parceiras em comunicado, vai ser levada a cabo uma auscultação ao setor turístico regional, que decorre até 27 de dezembro e para a qual o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal pedem a participação ativa das empresas da região.

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O Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e a rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António estabeleceram uma parceria que visa avaliar as necessidades de formação dos profissionais do setor do turismo no Algarve.

Através desta parceria, explicam as entidades parceiras em comunicado, vai ser levada a cabo uma auscultação ao setor turístico regional, que decorre até 27 de dezembro e para a qual o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal pedem a participação ativa das empresas da região.

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“A participação ativa das empresas é essencial para o sucesso desta iniciativa. Para contribuir para este diagnóstico, os interessados são convidados a preencher e submeter um questionário até à próxima quarta-feira, dia 27 de dezembro”, indica o comunicado, que pede às empresas para preencherem o formulário disponível aqui.

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A iniciativa visa “elevar o nível de competências e a qualidade do serviço oferecido ao turista”, motivo pelo qual vai ser realizado um diagnóstico que “procura identificar as carências existentes no conhecimento e nas competências dos recursos humanos do setor”.

“Com base nesse levantamento, será elaborado um calendário de formações gratuitas a serem oferecidas ao longo do ano de 2024”, acrescenta o comunicado divulgado.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “a capacitação dos profissionais do setor é um pilar essencial para a excelência do serviço prestado”, motivo pelo qual o Algarve está empenhado “não apenas em elevar as competências dos profissionais no ativo, como também em incentivar a formação contínua dos recursos humanos nas empresas”.

“Contamos com a contribuição das empresas para este diagnóstico. Juntos, poderemos direcionar esforços e recursos para as áreas mais necessitadas, garantindo uma oferta formativa alinhada com as exigências do setor turístico”, acrescenta o responsável.

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Norte de Portugal e Galiza dão “pontapé de saída” no Cluster Tur com promoção internacional como prioridade

O Congresso Internacional «Camino que nos une», dedicado aos Caminhos de Santiago, que decorreu em Barcelos esta quarta-feira, 11 de dezembro, marcou o arranque das iniciativas do Cluster Tur, que vai promover o Porto e Norte e a Galiza como um destino único nos mercados internacionais.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, anunciou esta quarta-feira, 11 de dezembro, o “pontapé de saída” do Cluster Tur, o “primeiro cluster de turismo de uma euroregião”, que junta o TPNP e o Turismo de Galicia, e que está focado na promoção internacional em mercados como os EUA, Canadá ou Brasil.

De acordo com o responsável, que interveio no Congresso Internacional «Camino que nos une», dedicado aos Caminhos de Santiago, que decorreu em Barcelos, este projeto tem já previstas várias iniciativas, com destaque para a promoção internacional em “mercados como os EUA, Canadá ou Brasil”.

“São megamercados de grande dimensão e nós temos uma vantagem, temos produtos comuns. Temos, por exemplo, o Alvarinho que nos une, temos o enoturismo, temos os Caminhos de Santiago, e temos o grande potencial de ter escala e vender dois países, duas regiões e um destino. E é isso que estamos a fazer”, revelou o responsável.

Luís Pedro Martins já tinha considerado que, para o Porto e Norte, trabalhar com a Galiza é “algo muito natural”, uma vez que são duas regiões vizinhas e com muita coisa em comum, pelo que este projeto é visto também ele como “perfeitamente natural”.

“É muito normal irmos para o Canadá ou para o Brasil para fazer promoção conjunta, valorizando os dois territórios, dando-lhes escala e fazendo aquilo que tanto nós como a Galiza querem, que o turismo permita maior coesão territorial e social, que deixe mais à economia e com isso melhore a qualidade de vida de quem aqui habita”, acrescentou.

Luís Pedro Martins explicou que este congresso representou o “pontapé de saída” deste projeto, que foi inicialmente apresentado em Vigo, Espanha, no passado mês de agosto, e cujas iniciativas estão agora a arrancar.

Presente neste Congresso Internacional esteve também Iván Meléndez Medela, diretor de Competitividade de Turismo de Galicia, que explicou que, para esta região espanhola, este projeto é “mais do que uma oportunidade, é uma necessidade”, uma vez que se trata de “dois países e duas regiões, mas um único destino”.

“Temos especial interesse neste projeto porque significa que temos a possibilidade de estabelecer novas sinergias, novas estratégias conjuntas que permitam dinamizar este território que nos une”, defendeu, explicando que a Galiza já tinha tido uma experiência regional semelhante, que correu bem e que também envolveu os Caminhos de Santiago.

“Este projeto dá-nos a oportunidade de criarmos uma figura que parta dessa experiência prévia e una as duas partes para que sejam um motor de dinamização”, explicou, considerando que este projeto é também uma oportunidade para aprender com Portugal, que tem registado um forte crescimento turístico nos últimos anos.

Além do Canadá, EUA ou Brasil, Iván Meléndez Medela acrescenta à lista de mercados-alvo para a promoção no âmbito do Cluster Tur países como Itália ou França, assim como os mercados asiáticos, uma vez que, revelou, há cada vez mais cidadãos desses países a percorrer os Caminhos de Santiago.

O Cluster Tur é um dos projetos previstos no Programa de Cooperação Transfronteiriço Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), que prevê a cooperação e a união de sinergias entre os dois países.

 

 

 

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DMC do Clube Viajar agora é ´Local by Clube Viajar´

‘Local by Clube Viajar’ é a nova identidade do departamento DMC do Clube Viajar. Apesar de passar por um rebranding, os seus responsáveis asseguram o mesmo compromisso com a excelência.

Inspirada pela autenticidade e riqueza cultural de Portugal, a Local representa “a nossa dedicação em proporcionar experiências imersivas e verdadeiramente únicas”, indica a DMC em nota de imprensa, que avança que “mais do que uma simples mudança de nome, a nova marca reflete a nossa filosofia de proximidade e conhecimento profundo. O novo website www.localdmc.pt já está 100% operacional.

“Esta nova identidade nasce do desejo de reforçar a nossa ligação com os nossos clientes, oferecendo-lhes o melhor de Portugal de uma forma autêntica e inovadora,” reforça Mariana Morais, diretora Comercial da Local, para destacar que “acreditamos que cada evento ou viagem deve ser mais do que uma experiência, deve ser uma imersão nos sabores, histórias e tradições que tornam Portugal tão especial.”

Parte do grupo Clube Viajar, com mais de 30 anos de experiência, e igualmente membro da Lufthansa City Centre desde 2020, a “Local” garante continuar a oferecer os mesmos elevados padrões de qualidade, serviço personalizado e autenticidade que sempre definiu a empresa.

Apesar de uma nova identidade visual, permanece a mesma equipa dedicada e a mesma paixão por superar expectativas, criando experiências memoráveis e personalizadas para eventos de luxo, programas tailormade de incentivos e reuniões corporativas, sublinha-se na nota de imprensa.

“Já há algum tempo existia o desejo de fazer um freshen’up à marca, incluindo a sua componente visual, de forma a refletir melhor a nossa evolução, alinhar a nossa identidade com aquilo que somos e o nosso compromisso com a excelência”, realça ainda Mariana Morais.

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Movimento de passageiros mantém tendência de crescimento, mas desacelera em outubro

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,9% relativamente ao mesmo mês de 2023, mas com um ritmo de crescimento mais brando face ao registado no mês anterior de setembro.

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros correspondendo a uma subida de 2,9% face a outubro de 2023, depois de terem registado uma evolução de 3,6%, para 6,944 milhões, no mês de setembro, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dos 6,5 milhões de passageiros movimentados na totalidade dos aeroportos nacionais, Lisboa registou 3,2 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3,5% face a outubro de 2023, enquanto Porto e Faro movimentaram 1,5 milhões (+2,7%) e 1 milhão (-0,3%), respetivamente.

Em outubro de 2024, 82,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros (+2,4%), na maioria provenientes do continente europeu (70,1% do total), correspondendo a um aumento de 1,2% face a outubro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,5% do total de passageiros desembarcados (+6,3%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 83,3% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros (+3,4%), tendo 69,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 1,4% face a outubro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,6% do total; +11,4%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, indica o INE.

Entre janeiro e outubro de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em outubro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 103,7 mil passageiros, valor superior em 2,5% ao registado em outubro de 2023 (101,2 mil).

Já no acumulado do ano – janeiro a outubro – o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% (+20,6% em 2023) para quase 61 milhões.

Também aqui, Lisboa lidera com perto de 30 milhões de passageiros, uma variação de +4,3% face aos mesmos 10 meses de 2023. O Porto movimento mais de 13,7 milhões de passageiros (+4,6%) e Faro ultrapassou os 9 milhões (+1,8%).

A análise indica, assim, que o aeroporto de Lisboa movimentou 49% do total de passageiros, concentrando o aeroporto do Porto 22,5% e o aeroporto de Faro perto de 15%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e outubro de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%), para 4,290 milhões, e embarcados (+1,3%), para 4,276 milhões face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-3,6%), para 3,674 milhões, e embarcados (-3,8%), para 3,647 milhões, e ocupou a 2.ª posição. Espanha (+3% nos desembarcados e embarcados), Alemanha (+5,8% nos desembarcados e +5,9% nos embarcados) e Itália (+3,8% nos desembarcados e +4,9% nos embarcados) ocuparam a 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.

Já quanto às aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais, esse número ascende, em outubro de 2024, a 22 mil aviões, correspondendo a uma descida de 1,1% face a igual mês de 2023. No total, aterraram nos aeroportos nacionais, nos 10 meses de 2024, mais de 211 mil aeronaves, ou seja, mais 1.891 aeronaves.

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easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025

A partir do próximo verão, a easyJet vai disponibilizar duas novas rotas ligando Milão Linate a Lisboa e Bordéus a Faro.

A easyJet acaba de lançar duas novas rotas para o verão de 2025, com ligações entre Milão Linate e Lisboa (LIN-LIS) e entre Bordéus e Faro (BOD-FAO).

Com o estabelecimento de uma nova base da easyJet em Milão Linate, a partir de 30 de março passará a existir mais uma ligação entre o aeroporto de Lisboa e um aeroporto italiano. O aeroporto de Linate é o mais próximo da cidade de Milão, estando localizado a apenas oito quilómetros da cidade, o que significa uma melhoria significativa da oferta para os passageiros que viajam em negócios e a complementaridade da oferta atual a partir do Aeroporto de Milão-Malpensa (MXP).

Os voos entre estes dois aeroportos vão realizar-se todos os dias da semana, à exceção de sábado, passando a easyJet a ter, no próximo verão, quatro voos diários entre Lisboa e Milão.

Já a ligação entre Bordéus e Faro está prevista para os meses de julho e agosto, com início a 29 de junho, e um voo semanal ao domingo.

Para o verão de 2025, a easyJet já anunciou várias novas rotas que ligam os aeroportos portugueses a vários destinos. Após a entrada da easyJet em Cabo Verde, com o início em outubro dos voos entre Lisboa e Porto para a ilha do Sal, foi já confirmada a continuidade das operações durante esta primavera/verão de 2025, a partir de ambas as cidades portuguesas, estando os voos já disponíveis para reserva.

Além disso, estão também disponíveis mais lugares para este verão para voos a partir dos aeroportos portugueses. No caso concreto do aeroporto do Porto, além da nova rota para a ilha do Sal, local que terá pela primeira vez voos da easyJet durante o verão, estão disponíveis ligações adicionais para destinos como Porto Santo, Funchal, Zurique, Nantes, Paris Orly e Sicília Palermo.

A partir de 1 de abril, a easyJet vai possibilitar a união, sem escalas, entre o Algarve e a Suíça, através dos aeroportos de Faro e Zurique, com frequências de voos duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras. E a partir de dia 2 de junho, a easyJet oferecerá novas ligações diretas entre o Reino Unido e a Madeira, conectando Luton ao Funchal duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca que, “nos últimos meses, já apresentámos um total de nove novas rotas para Portugal em 2025, o que demonstra o nosso crescimento contínuo e a confiança no mercado”.

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Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas

O XIII Encontro Luso-Andaluz, evento considerado estratégico, que visa estreitar as relações e fomentar novas oportunidades entre os setores empresarial e turístico do Algarve e da Andaluzia, acaba de ter lugar em Albufeira.

O encontro reuniu cerca de uma centena de empresários, gestores e dirigentes, que participaram nas várias atividades do programa. A agenda incluiu apresentações temáticas, uma sessão de networking e uma exposição de produtos regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os dois lados da fronteira.

Organizado pela Prodetur – Promoción del Desarrollo Económico y del Turismo da Diputación de Sevilla, em parceria com a Confederação de Empresários de Sevilha, o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, o evento reafirmou o compromisso de fortalecer a cooperação entre estas regiões vizinhas.

A sessão de networking destacou-se pela participação de mais de 30 empresas, que aproveitaram a oportunidade para estabelecer contactos e planear futuras parcerias comerciais.

Para a APAL, o Encontro Luso-Andaluz, realizado em Albufeira, pelo segundo ano consecutivo, representa um fórum de grande relevância, que assume uma importância crescente para o fortalecimento das relações bilaterais num mercado de proximidade com grande potencial de crescimento.

 

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FlyAngola lança primeira rota aérea internacional de Benguela

A FlyAngola dá início à operação internacional com ligação direta entre Benguela e Windhoek, com os voos a terem continuação para a capital angolana.

A FlyAngola anunciou, recentemente, o lançamento da primeira rota aérea internacional a partir de Benguela (aeroporto da Catumbela) para Windhoek, na Namíbia, a partir do dia 21 de dezembro de 2024.

Esta nova ligação será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), com voos diretos e sem escalas, proporcionando uma viagem de apenas duas horas entre as duas cidades.

“Estes novos voos vão revolucionar a mobilidade de toda a região – seja para viagens de negócio, de saúde, de lazer ou de visita a familiares – e vão certamente trazer turistas da capital namibiana para as praias da província de Benguela”, afirma Belarnício Muangala, CEO da FlyAngola, em comunicado.

Além da ligação direta a Windhoek, os voos terão também continuação para Luanda, introduzindo uma nova opção de transporte aéreo entre a capital angolana e a Namíbia, ampliando as alternativas para passageiros e dinamizando o mercado entre as duas capitais.

A companhia aérea refere que os voos foram “estrategicamente planeados” para oferecer horários alternados e convenientes, permitindo que passageiros de outras províncias possam chegar facilmente ao Aeroporto de Catumbela para embarque.

Com o lançamento desta nova rota em plena época natalícia, a FlyAngola antecipa uma forte procura para os voos de Natal e Fim de Ano, tanto para passageiros que desejam visitar familiares como para turistas à procura de destinos de lazer.

Além da nova ligação internacional, a FlyAngola também reforçará as ligações domésticas, oferecendo voos de Benguela para Cabinda, com uma escala rápida em Luanda.

O CEO da FlyAngola adianta que a intenção, a médio prazo, é “operar a rota Benguela-Cabinda de forma direta e sem escalas, mas, por ora, o objetivo é avaliar o interesse e a adesão do mercado a este percurso”.

De referir que todos os voos de Benguela para Windhoek, Luanda e Cabinda serão operados com o Embraer 145, aeronave a jato de 50 lugares.

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Ribatejo convida a “todos os tipos de descanso” em nova campanha promocional

A Entidade Regional de Turismo convida a descobrir a região do Ribatejo com uma nova campanha promocional.

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo convida a descobrir a região ribatejana neste Outono/Inverno com o lançamento de uma nova campanha promocional.

“Para todos os tipos de descanso” é o mote que promove as características do Ribatejo, como o destino perfeito para uma escapadinha de fim-de-semana ou para umas férias, em família ou com amigos.

“Para quem gosta de descansar de casta em casta”, “Para quem gosta de descansar à rédea solta” e “Para quem gosta de descansar com terra à vista” são os temas inspiradores desta nova campanha, desenvolvida pela McCann.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo, o EVOA – espaço de visitação e observação de aves –, os passeios no Rio Tejo organizados pelos operadores especializados são algumas das inúmeras atrações turísticas deste ‘novo’ destino de Portugal.

José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, salienta que o Ribatejo “tem muito para oferecer durante esta época, em que as suas tradições e as paisagens ganham novas cores e os sabores locais proporcionam uma experiência acolhedora e única. Este é, sem dúvida, um destino a explorar, que beneficia de uma privilegiada localização geográfica, com uma centralidade ímpar e a menos de uma hora de Lisboa”.

Já Miguel Pinto Gonçalves, diretor de Contas da McCann, refere que a campanha pretende destacar “as características do Ribatejo como um destino rico em diferentes experiências e que se adapta ao ritmo de cada visitante. A campanha pretende também fortalecer a identidade da região, destacando a sua ligação às tradições e ao património natural, oferecendo a quem a visita uma viagem autêntica”.

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Arrábida entre os melhores lugares na Europa para visitar em 2025 para a imprensa internacional

A Arrábida é descrita pela Condé Nast Traveller como “um dos melhores lugares na Europa para visitar em 2025”, enquanto a Forbes realça que o destino oferece “uma paisagem costeira deslumbrante com amplas atividades”.

A Condé Nast Traveller e a Forbes colocaram em destaque a Arrábida enquanto destino turístico, com a publicação dedicada às viagens a considerar mesmo que este é “um dos melhores lugares na Europa para visitar em 2025”.

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, a Condé Nast Traveller publicou, em novembro, o artigo “The best places to go in Europe in 2025”, no qual incluiu o destino português, que considera “uma joia escondida”, com a “natureza no seu estado mais puro”, castelos e “excelentes vinhos”, sendo que também o Moscatel e o queijo de Azeitão merecem referência.

“O artigo salienta que, entre outras atrações, a Arrábida tem uma linha costeira “dramática”, com encostas calcárias, vegetação mediterrânica e praias de areia dourada, com enseadas isoladas, apontando ainda locais onde é possível participar em oficinas de produção de queijo de Azeitão, comer peixe fresco ou ficar alojado”, indica a informação divulgada pela autarquia.

Já o Parque Natural da Arrábida é descrito como “o sonho dos entusiastas da Natureza”, que ali têm a possibilidade de fazer mergulho no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, caminhadas pela Serra da Arrábida, ver os golfinhos no estuário do Sado ou observar os pássaros no Moinho de Maré da Mourisca.

Além da Arrábida, a Condé Nast Traveller colocou também Marselha (França), Albânia, Ilhas Faroé, Riviera de Atenas (Grécia), Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Sussex (Reino Unido), Vale do Ahr (Alemanha), Matarraña (Espanha) e County Clare (Irlanda) entre os melhores destinos para visitar em 2025.

Tal como a Condé Nast Traveller, também a Forbes destacou a Arrábida, no artigo  “Enjoy A Blend Of Nature And Culture In Portugal’s Arrábida Nature Park”, no qual considera que a Arrábida tem “uma paisagem costeira deslumbrante com amplas atividades”.

Esta revista norte-americana especializada em assuntos económicos sublinha que a Arrábida “fica a 30 minutos de carro de Lisboa, o que torna fácil a sua adição a qualquer viagem a Portugal”, e recorda que o Parque Natural é candidato ao estatuto de Reserva da Biosfera da UNESCO.

“Oferece aos visitantes acesso a praias de areia cristalina, águas azul-turquesa, florestas exuberantes e experiências culturais autênticas. Surpreendentemente, apesar da sua grandeza de imponentes falésias calcárias, enseadas secretas e estradas montanhosas, a sua acessibilidade é o seu maior trunfo – num único dia pode-se facilmente gerir uma viagem de meio dia à praia, aulas de produção de queijos e provas de vinhos (para não mencionar uma caminhada matinal para os mais ambiciosos)”, lê-se no artigo da Forbes, publicado já este mês de dezembro.

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, a revista dá, igualmente, dicas sobre hotéis, produtores de vinhos e de queijos, pintura de azulejos e de outros locais a visitar, como o Mercado do Livramento, em Setúbal.

O artigo da Condé Nast Traveller pode ser lido aqui, enquanto o da Forbes está disponível aqui.

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Paris volta a liderar preferências dos portugueses para viagens na quadra festiva

Segundo a eDreams, Paris continua a liderar as preferências dos portugueses para viagens nesta quadra festiva, seguindo-se destinos como Amesterdão, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Londres, Funchal e Madrid.

A capital francesa volta a estar no topo das preferências dos turistas portugueses para viagens nesta quadra festiva, apurou a eDreams, que analisou os dados da sua plataforma relativos a viagens na quadra festiva de 2024-25.

De acordo com a agência de viagens online, “Paris continua a ser o destino favorito para celebrar tanto o Natal como a Passagem de Ano”, seguindo-se destinos como Amesterdão, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Londres, Funchal e Madrid.

“Algumas destas cidades têm comunidades significativas de emigrantes portugueses, o que pode justificar as escolhas de viagem, especialmente num período especial em que muitas famílias procuram reunir-se para celebrar”, justifica a eDreams.

Já os destinos com maiores aumentos de reservas face ao mesmo período do ano passado são o Luxemburgo (+92%) e Roma (+88%), seguindo-se Genebra (+75%), Paris (+49%) e Zurique (+44%).

Além das viagens dos portugueses, a eDreams apurou que Portugal também continua a ser “uma escolha popular para os viajantes internacionais durante esta época”, esperando-se que o país receba, maioritariamente, viajantes provenientes de França (33%), Alemanha (14%), Suíça (12%), Espanha (+9%) e Holanda (+6%).

Lisboa, Porto e Funchal são, segundo a análise da eDreams, as cidades portuguesas mais procuradas por viajantes internacionais para a quadra festiva do Natal e Passagem de Ano.

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Turismo egípcio testemunha recuperação significativa

De acordo com o barómetro da ONU Turismo, o Egito registou um aumento notável no número de turistas internacionais em 2024, uma subida de mais de 5% em relação ao ano anterior. Este crescimento ocorreu apesar das tensões geopolíticas em curso na região.

Este aumento deve-se principalmente à retoma dos fluxos turísticos dos principais mercados, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos, bem como ao aumento significativo de visitantes dos países árabes vizinhos.

De acordo com dados da ONU Turismo, o Egito registou uma recuperação significativa no setor do turismo, gerando cerca de 14 mil milhões de dólares em receitas em 2023, tornando-o o país líder em termos de receitas do turismo africano. Vários operadores turísticos apostaram com sucesso naquele destino.

Além disso, os dados indicam que o Egito ocupa o terceiro lugar entre os países árabes em número de turistas, com aproximadamente 14,9 milhões de visitantes. Os Emirados Árabes Unidos ocupam o primeiro lugar com cerca de 28 milhões de turistas, seguidos pela Arábia Saudita com 27 milhões. O Egito é seguido por Marrocos, que acolheu cerca de 14,5 milhões de turistas, Tunísia com 9,4 milhões, Jordânia com 5,4 milhões, Qatar com 4,5 milhões, e Argélia com 2,2 milhões.

Amr El-Kady, presidente da Organização Geral para a Promoção do Turismo (ETA), informou que mais de 8 milhões de turistas visitaram o Egito nos primeiros sete meses de 2024. Com base em indicadores de fluxo turístico de mercados-alvo, o Ministério do Turismo e Antiguidades também projetou que o número total de turistas no ano poderá atingir cerca de 15,3 milhões até o final de 2024, representando um aumento de 5% em comparação com o ano anterior.

O relatório afirma que o aumento do número de visitantes e a consequência subida de receitas em divisas, levou à criação de empregos nos setores da hotelaria, transportes e restauração. O Ministério do Turismo e Antiguidades está a formar intensivamente a mão-de-obra para satisfazer a crescente procura de serviços de alta qualidade na indústria do turismo. A melhoria dos padrões de acolhimento e das opções de transporte aéreo e terrestre permitem responder melhor às expectativas de uma clientela cada vez mais exigente.

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