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Ávoris e BCD Travel expandem parceria estratégica a Portugal

A Ávoris Corporación Empresarial e a BCD Travel expandiram para Portugal a parceria estratégica que mantêm há vários anos. Desta forma, a Barceló Viagens, agência portuguesa que faz parte da Ávoris, funcionará como BCD Travel Portugal, como representante oficial exclusivo da BCD no mercado português e membro da sua rede global.

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A Ávoris Corporación Empresarial e a BCD Travel expandiram para Portugal a parceria estratégica que mantêm há vários anos. Desta forma, a Barceló Viagens, agência portuguesa que faz parte da Ávoris, funcionará como BCD Travel Portugal, como representante oficial exclusivo da BCD no mercado português e membro da sua rede global.

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A Barceló Viagens, agência portuguesa que faz parte da Ávoris, passará assim a ser o representante oficial exclusivo da BCD em Portugal e membro da sua rede global, passando a operar como BCD Travel Portugal.

“Estamos muito satisfeitos por alargar a nossa parceria com a Ávoris”, sublinhou Michèle Lawley, presidente da BCD na Europa. “A Península Ibérica é um mercado estratégico para a BCD e para os nossos clientes. A parceria em Portugal é o próximo passo lógico, trazendo valor adicional aos nossos clientes multinacionais”, disse.

A Ávoris Corporación Empresarial, com uma equipa de mais de seis mil profissionais ao serviço de mais de cinco mil clientes e uma taxa de retenção de clientes de 97% no seu segmento empresarial, dispõe de mais de 30 marcas de viagens altamente especializadas, o que enriquece a proposta de valor para os clientes globais e locais da BCD na Península Ibérica.

Juan Carlos González, CEO da Ávoris Corporación Empresarial, afirmou, por sua vez, que “os serviços globais e as soluções digitais da BCD, juntamente com a nossa experiência no mercado local, ajudarão os nossos clientes a reforçar os seus programas de viagens e a atingir os seus objetivos comerciais”.

A BCD Travel, com sede em Utrecht (Holanda), é uma das maiores empresas de viagens corporativas do mundo, presente em mais de 110 países. Em Espanha e Portugal, a Ávoris representa tanto a BCD Travel como a BCD Meetings & Events, prestando serviços abrangentes a clientes na Península Ibérica.

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Turquia cresce 10% em visitantes internacionais em 2023 e recebe mais de 90 mil portugueses

A Turquia recebeu, em 2023, um total de 92.901 turistas portugueses, número que traduz um crescimento de 24,18% face ao apurado em 2022.

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No ano passado, a Turquia recebeu 56,7 milhões de visitantes internacionais, num crescimento de 10% face a 2022 e que incluiu mais de 90 mil turistas portugueses, avança a Agência de Desenvolvimento e Promoção Turística da Turquia (TGA), em comunicado.

Segundo a informação divulgada, a Turquia recebeu, em 2023, 92.901 turistas portugueses, número que traduz um crescimento de 24,18% face ao apurado em 2022.

Tal como o total de turistas internacionais, também as receitas turísticas cresceram, no ano passado, na Turquia, numa subida de 17%, com o valor total a chegar aos 50,54 mil milhões de euros, enquanto o gasto médio por noite destes visitantes chegou aos 92 euros.

“O número de visitantes internacionais e as receitas turísticas representam números recordes”, realça a TAG, na informação divulgada.

Depois do sucesso de 2023, a Turquia já estabeleceu metas igualmente ambiciosas para 2024 e espera receber 60 milhões de turistas internacionais e alcançar receitas de 55,85 mil milhões de euros.

Para 2024, a Turquia pretende também diversificar os mercados emissores de turistas para o país, com a TGA a garantir que o país “continuará desenvolvendo as suas atividades nos principais mercados estratégicos e expandindo-se para novos mercados-alvo em 2024”.

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Royal Caribbean assina acordo para construir 7.º navio de cruzeiro da classe Oasis

O novo navio, cujo nome ainda não terá sido escolhido, vai ser irmão do Utopia of the Seas, que a Royal Caribbean International inaugura em julho, e deverá entrar em operação em 2028.

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O Grupo Royal Caribbean assinou um acordo com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em França, para a construção do sétimo navio da classe Oasis, avança a publicação britânica Travel Weekly.

De acordo com a informação divulgada, o novo navio, cujo nome ainda não terá sido escolhido, vai ser irmão do Utopia of the Seas, que a Royal Caribbean International inaugura em julho, e deverá entrar em operação em 2028.

Por enquanto, não são conhecidos mais pormenores sobre o sétimo navio da classe Oasis e Grupo Royal Caribbean diz que a encomenda está ainda dependente de financiamento, algo que o grupo espera concluir ainda este ano.

“Embora estejamos ansiosamente à espera da estreia do Utopia of the Seas da Royal Caribbean neste verão, já estamos a sonhar com seu navio irmão e a próxima instalação na extremamente popular classe Oasis”, congratula-se Jason Liberty, presidente do Grupo Royal Caribbean.

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AHRP dinamiza conjunto de workshops “Como melhorar o Turismo Rural”

Por forma a elevar a performance das empresas ligadas ao turismo rural, a Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP) vai promover um conjunto de workshops com o tema “Workshop “Como melhorar o Turismo Rural?”, em Barcelos, Sertã e Montemor-o-Novo.

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A Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP) tem vindo a trabalhar em prol de uma melhoria continua do Turismo em Espaço Rural, através da capacitação das unidades de alojamento, quer em termos de formação, quer em termos de ferramentas essenciais à boa gestão das mesmas.

Com estes desenvolvimentos, pretende, igualmente, uma melhoria generalizada do turismo rural, também no que diz respeito à potenciação das empresas turísticas envolvida com as unidades de alojamento, bem como, um aumento turístico constante dos municípios e das suas atrações turísticas.

Nesse sentido, e por forma a elevar a performance das empresas ligadas ao turismo rural, a associação organiza um conjunto de workshops “Como melhorar o turismo rural“, que terão no dia 20 de fevereiro, a 21 na Sertão, terminando no dia 22 de fevereiro em Montemor-o-Novo.

Os workshops têm como objetivo desenvolver, junto dos participantes, uma visão holística sobre as empresas do Turismo Rural, sobre as suas dificuldades e as suas lacunas. Simultaneamente, pretende também proporcionar uma visão específica sobre as vantagens da digitalização e as oportunidades que certas plataformas digitais podem oferecer.

 

 

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TTS Corporate integra conteúdo NDC para melhorar ofertas de viagens corporativas

Com vista a revolucionar ainda mais a gestão das viagens corporativas, a TTS – Travel Technology Solutions anuncia a integração do conteúdo NDC.

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A TTS – Travel Technology Solutions, empresa que disponibiliza soluções tecnológicas para a indústria de viagens, anuncia a integração de New Distribution Capability (NDC) no TTS Corporate, permitindo que as agências que utilizem a ferramenta possam oferecer uma gama mais ampla de opções de voos, tarifas personalizadas e ofertas exclusivas diretamente das companhias aéreas aos seus clientes corporativos.

O TTS Corporate, a ferramenta de reserva corporativa da TTS e recomendada pela Travelport devido à sua eficiência e adaptabilidade, está a revolucionar ainda mais a gestão de viagens corporativas através da incorporação de conteúdo NDC, alargando consideravelmente as opções à disposição dos utilizadores, assegurando que os clientes corporativos das agências não só reduzam custos, mas também proporcionem opções de viagem mais flexíveis e benéficas aos seus funcionários, indica a empresa em nota de imprensa.

João Santos, CEO da TTS, assume que “estamos comprometidos em oferecer as soluções mais avançadas e completas para os nossos clientes”. Neste sentido, a inclusão do NDC no TTS Corporate “é um passo significativo nessa direção, proporcionando um acesso sem precedentes a conteúdos de viagens aéreas que beneficiarão tanto as agências quanto os seus clientes corporativos” refere ainda o executivo.

Com operações em mais de 90 países e escritórios em Miami, Lisboa e Ilhas dos Açores, a TTS desenvolve soluções tecnológicas para agências de viagens e empresas, contando com mais de 9000 clientes. É igualmente parceira Premium da Travelport, fazendo parte da Travelport Developer Network.

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Vila Galé dinamiza roadshow em Espanha

Na próxima semana, a Vila Galé vai estar presente em três cidades espanholas para dar a conhecer a oferta do grupo, com destaque para a próxima abertura hoteleira da empresa em Isla Canela e o recém inaugurado Vila Galé Cayo Paredón, em Cuba.

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A Vila Galé vai realizar um roadshow em Espanha na próxima semana, entre 19 e 21 de fevereiro, com passagens por Barcelona, Madrid e Sevilha.

O objetivo da iniciativa passa por “divulgar a oferta do grupo ao mercado espanhol”, como o mesmo indica em comunicado, esperando-se que reúna mais de 100 profissionais de agências de viagens e operadores turísticos.

O mais recente resort all inclusive da Vila Galé que vai abrir em Espanha na Páscoa, o Vila Galé Isla Canela, estará em “destaque” neste roadshow, a par do recentemente inaugurado Vila Galé Cayo Paredón, a primeira unidade do grupo em Cuba. Além destas unidades hoteleiras, o roadshow pretende dar a conhecer os 31 hotéis da Vila Galé em Portugal e as diferentes propostas no Brasil, onde detém seis resorts e quatro unidades de cidade.

“O mercado espanhol é muito relevante para a Vila Galé, não só pelo volume de clientes que desde sempre recebemos nos nossos hotéis, mas também pela entrada da marca neste novo mercado. Com esta iniciativa, pretendemos estar ainda mais próximos dos nossos parceiros em Espanha, revelar-lhes as novidades em primeira mão e reforçar a relevância da marca”, afirma o diretor de marketing e vendas da Vila Galé, Pedro Ribeiro, em nota de imprensa.

Além de um workshop sobre a Vila Galé, os eventos no âmbito deste roadshow vão incluir cocktail e momentos de networking entre o trade turístico espanhol.

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Festival do Chocolate regressa a Óbidos entre 1 e 17 de março

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos volta a decorrer entre 1 e 17 de março, numa edição que vai ser dedicada à ‘Portugalidade’ e que, pela primeira vez, vai contar com um espaço dedicado aos animais.

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O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos volta a decorrer entre 1 e 17 de março, numa edição que vai ser dedicada à ‘Portugalidade’ e que, pela primeira vez, vai contar com um espaço dedicado aos animais, avança Lusa, que cita a Câmara Municipal de Óbidos.

Este ano, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que assinala a 21.ª edição, tem como grande novidade um espaço dedicado aos animais, que pretende “proporcionar uma experiência agradável para todos os membros da família, incluindo os de quatro patas”.

Neste novo espaço do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai existir uma área dedicada ao petsitting, ou seja, em que será possível cuidar dos animais de estimação de outras pessoas.

“Os visitantes podem trazer os seus animais de estimação e desfrutar do festival com a tranquilidade de saber que os seus ‘patudos’ estão bem cuidados por profissionais experientes”, lê-se na informação divulgada pela autarquia.

O 21.º Festival Internacional de Chocolate de Óbidos volta a contar com a já tradicional exposição de esculturas de chocolate, que promete “obras de arte impressionantes, inteiramente feitas de chocolate”, criadas pelos ‘chefs chocolatiers’ Francisco Siopa, Jorge Cardoso, Lluc Cruselas e José Maria Ribé, entre outros.

A mostra vai contar com “réplicas intrincadas de monumentos locais” e “criações fantásticas inspiradas na imaginação”, entre as esculturas que “certamente vão deslumbrar os visitantes”, indica ainda o município.

Nesta edição, o evento volta também a contar com uma área dedicada aos mais pequenos que, segundo a organização, ali encontrarão “a oportunidade de se tornarem verdadeiros mestres ‘chocolatiers'”.

Neste espaço, as crianças poderão dedicar-se a atividades interativas, como criar uma peça em chocolate e decorá-la, ou participar em atividades para toda a família com jogos, ‘quizz’, lendas e contos tradicionais portugueses.

O festival vai ainda contar com uma programação cultural diversificada “para entreter os visitantes de todas as idades”, incluindo apresentações musicais ao vivo, demonstrações de dança e performances teatrais, entre outras iniciativas, assim como com concursos para os grandes apreciadores de chocolate e competições de degustação.

O evento, que decorreu pela primeira vez em Óbidos em 2002 e que visa “promover a comunidade local, oferecer experiências únicas aos visitantes e apoiar os ‘chocolatiers’ talentosos e pasteleiros da região e do país, bem como funcionar como uma montra do que de melhor se faz em Portugal e no mundo”, decorre de sexta-feira a domingo, entre 1 e 17 de março,

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Porto de Setúbal prepara-se para voltar a receber cruzeiros a partir de maio

O primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores, no Porto de Setúbal, em maio, prevendo-se que a infraestrutura portuária receba mais três navios de cruzeiro até ao final de 2024 e outros quatro em 2025.

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O Porto de Setúbal vai voltar a receber navios de cruzeiro já a partir de maio, avança o jornal O Setubalense, que diz que o regresso dos cruzeiros vai acontecer ao abrigo de um projecto que se encontra em desenvolvimento e que visa complementar a oferta de Lisboa.

De acordo com a informação avançada, o primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores em maio, prevendo-se que a infraestrutura portuária receba mais três navios de cruzeiro até ao final de 2024.

O Setubalense diz que o projeto da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra pretende “complementar” Lisboa e não “concorrer” com a oferta da capital.

Segundo António Caracol, administrador da APSS, este projeto pretende “puxar pelos elementos da região”, uma vez que o Porto de Setúbal é um “motor” que tem vindo a “alavancar ao longo dos anos” toda a península.

“Agora percebemos que existia a possibilidade, pelo facto de a administração ser a mesma, de sermos procurados por alguns operadores que manifestaram esse interesse em vir também para Setúbal”, explicou o responsável, ao jornal regional.

António Caracol lembra que, em 2023, “Lisboa bateu o recorde de número de cruzeiros” e de passageiros, pelo que, ao olhar para os números da capital, a APSS entendeu que também “Setúbal tem de aproveitar esta oportunidade”

Segundo o responsável, esta não é uma ideia nova, uma vez que o município de Setúbal já “expressou esse interesse” por diversas vezes, pelo que, neste momento, a APSS está em conversações “com várias entidades para perceber qual a melhor forma de colocar em prática toda esta organização”.

“Irá criar muitos postos de trabalho e novas empresas aparecerão. Em termos de oferta, pretendemos que seja diferente da oferta turística”, sublinhou ainda o responsável, revelando que, para este ano, estão previstas quatro ou cinco escalas de navios de cruzeiros, bem como outras quatro em 2025.

O administrador da APSS revelou que as intervenções na parte arquitetónica da Doca dos Pescadores já foram realizadas e contaram com os “contributos incorporados” de todas as entidades.

“Tudo isto já está a ser projetado, portanto, esperamos que depois de tudo isto possamos levar a concurso para começar a ter esse terminal de cruzeiros, e que seja uma coisa à proporção do porto”, explicou, acrescentando que espera que, em breve, o porto possa também “receber navios eléctricos”.

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“Coimbra, the right place to be” é mote da participação do município convidado da BTL

Coimbra é o Município Convidado da edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), e a sua participação terá como mote “Coimbra, the right place to be”, numa aposta que visa mostrar que o concelho é o lugar certo para visitar em 2024.

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A Câmara Municipal Coimbra procura aumentar a visibilidade nacional e internacional, promovendo os seus principais atrativos e motivos de eleição como destino turístico, com ênfase no património histórico e cultural e nas experiências turísticas mais associadas ao património imaterial e às tradições coimbrãs.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Veiga referiu que “não tenho dúvidas de que a nossa participação contribuirá para reforçar a marca Coimbra e projetar o destino, nacional e internacionalmente”.

O mesmo jornal avança que o Município Convidado da BTL 2024 vai marcar presença com um stand totalmente digital e inovador, que pretende proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciadora: a oportunidade de conhecerem a cidade e toda a sua potencialidade turística através de fotografias, imagens e vídeos que captam a essência da identidade histórica e cultural de Coimbra e resumem o que a cidade tem para oferecer.

O stand foi concebido com recurso a placas LED e equipamento digital e vai contar com três zonas distintas: um palco para atuações e outras dinâmicas, um auditório para apresentações formais e uma zona de expositores, onde a CM de Coimbra, os parceiros – Universidade de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto e Praxis – e os agentes e operadores turísticos inscritos no programa Hosted Buyers estarão representados.

E são várias as iniciativas e os momentos planeados, que vão desde atuações de DJs, uma happy hour, degustações do património doceiro, complementadas com provas de cerveja e gin artesanais, à presença de seis personagens históricas alusivas a Coimbra, que complementam a narrativa. Haverá ainda sessões de fado, atuações com a Estudantina e grupos de concertinas, realização de caricaturas elaboradas ao vivo por Luís Costa, e várias iniciativas programadas no âmbito do Programa infantil Kids Route, incluindo provas de caxôpo, bebida artesanal produzida pela Praxis a partir da maçã, sem ser alcoólico, criada a pensar especialmente nas crianças.

O programa integra, ainda, a atuação musical do Arauto, figura emblemática do imaginário do Portugal dos Pequenitos, que será responsável, diariamente, pela abertura e pelo encerramento do stand. O Notícias de Coimbra revela que o programa inclui, também, algumas ações estratégicas, como a apresentação da agenda de eventos culturais e de lazer para 2024, iniciativas organizadas ou apoiadas pelo município.

A apresentação de quatro novos roteiros turísticos, para além dos oito já existentes, é outra das novidades que integra o programa do stand de Coimbra na BTL. São quatro roteiros, que irão ficar disponíveis digitalmente para consulta e utilização do público em geral através de uma web app, com múltiplas funcionalidades, que oferece uma experiência diferente e inovadora a todos os que estejam interessados em visitar a cidade.

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Alentejo ultrapassa níveis pré-pandemia em 2023, com destaque para os estrangeiros

No ano passado, o Alentejo cresceu em hóspedes estrangeiros e nas dormidas destes turistas, vendo ainda os proveitos globais ultrapassarem em perto de 50% os níveis de 2019.

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Em 2023, o Alentejo registou um “crescimento significativo na atividade turística”, com “aumentos notáveis tanto em hóspedes estrangeiros quanto em dormidas”, avança a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), revelando que, segundo o mais recente relatório do Travel BI do Turismo de Portugal, a região já ultrapassou os números pré-pandemia.

De acordo com a ARPTA, no ano passado, o destaque foi para os hóspedes estrangeiros que visitaram a região e que cresceram 20,9% face a 2022, enquanto as dormidas destes turistas cresceram 18,5%, “representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região”.

“Comparando com o ano de 2019, considerado até então o melhor ano turístico, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 ultrapassou em 0,9% o de 2019, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%”, indica a ARPTA, referindo que também os proveitos turísticos globais estão a subir na região

No caso dos proveitos globais, a ARPTA considera que “evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019, destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região”.

Quanto a mercados, o TOP 5 continua a apresentar Espanha na liderança destacada, seguindo-se os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Brasil, sendo que “todos os mercados registaram um aumento em 2023”.

A ARPTA congratula-se ainda com o facto da região ter apresentado uma melhor performance turística do que o país, que registou um crescimento homólogo de 19,1% nos hóspedes estrangeiros face ao ano passado e de 11,2% em relação a 2019.

“Estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico: crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos. O crescimento sustentável verificado é fruto de um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos nossos visitantes”, considera Vítor Silva, presidente da ARPTA.

Vítor Silva garante que a região está comprometida em manter “este caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação” do nosso património único do Alentejo.

 

 

 

 

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ICCA leva o seu 63º congresso a Abu Dhabi em outubro

O 63º Congresso da ICCA – International Congress and Convention Association terá lugar em Abu Dhabi, no Centro Nacional de Exposições, de 20 a 23 outubro 2024. Esta escolha prende-se com o crescimento da capital dos Emirados Árabes Unidos enquanto destino MICE.

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Este congresso da ICCA decorre, segundo a organização, numa moderna capital, num destino conhecido pela sua hospitalidade, cortesia e excelentes instalações de última geração.

O Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi tem 133 mil metros quadrados e é um local pensado para ser polivalente e gerar experiências positivas e diferenciadoras.

O 63.º Congresso visa contribuir para a Visão 2030 de Abu Dhabi, tendo um especial foco na estratégia de sustentabilidade, educação e desenvolvimento das carreiras, sobretudo dos jovens profissionais que entram no setor.

O Congresso da ICCA é um dos mais importantes eventos mundiais, reunindo anualmente cerca de mil especialistas experientes na organização de conferências e congressos internacionais.

De acordo com o CEO da ICCA, Senthil Gopinath, a organização “reconhece como Abu Dhabi compreende o papel transformador que os grandes eventos internacionais podem desempenhar e como os delegados reunidos de todo o mundo podem encontrar-se, partilhar e aprender num espírito de abertura e possibilidade”.

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