Riade vai sediar Expo Mundial 2030
O Bureau International des Expositions (BIE), o órgão sancionador de exposições mundiais, anunciou que a capital da Arábia Saudita, Riade, sediará a Expo Mundial 2030.
Publituris
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”
Lufthansa abre nova rota para o Brasil
Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo
As regras do poker para novos jogadores
Turismo Residencial rendeu 15MM€ em receitas fiscais em nove anos
SET confirmado no Congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago
Lufthansa Technik abre fábrica para reparar motores e outras componentes de aviões em Santa Maria da Feira
Regenerative Wine Fest volta à Herdade das Servas para 2.ª edição a 31 de maio de 2025
Os Estados membros do Bureau International des Expositions (BIE) elegeram a Arábia Saudita como país anfitrião da Expo Mundial 2030 durante a 173ª Assembleia Geral da organização.
Uma maioria de dois terços dos Estados membros do BIE votou a favor do projeto da Arábia Saudita de acolher a Expo Mundial 2030 em Riade, sob o tema “A Era da Mudança: Juntos por um Amanhã Previsto”, entre 1 de outubro de 2030 e 31 de março de 2031.
Três países concorreram para sediar a Expo Mundial 2030. Além da Arábia Saudita, os outros candidatos foram a República da Coreia (Busan) com o tema “Transformando o Nosso Mundo, Navegando em Direção a um Futuro Melhor” e a Itália (Roma) com o tema “Pessoas e Territórios: Regeneração, Inclusão e Inovação”.
Riad triunfou na primeira volta das votações depois de obter 119 votos dos países membros, seguida pela cidade sul-coreana de Busan, com 29 votos, e pela capital italiana, Roma, que garantiu os 17 votos restantes.
A candidatura de Riad recrutou o futebolista português Cristiano Ronaldo, que joga no clube Al Nassr da capital, para persuadir os membros do BIE num vídeo exibido antes da votação.
O masterplan de 7,8 mil milhões de dólares para o evento estabelece um plano para uma exposição perto do Aeroporto Internacional King Salman de Riade, que está atualmente a ser desenvolvido, ligando-se a uma das três entradas da exposição e à moderna rede rodoviária.
Os 226 pavilhões de exposição previstos foram projetados em formato esférico, com uma linha do equador passando por eles com um tema que reflete o estilo urbano antigo, a história, a cultura e a natureza da cidade de Riade.
A Expo Mundial – cuja história remonta à Grande Exposição de 1851 em Londres e à Exposition Universelle de 1889 em Paris que viu a construção da Torre Eiffel – é um evento que atrai milhões de visitantes e que visa responder aos desafios específicos da era atual.
As Exposições Mundiais são encontros globais de nações que abordam os desafios universais do nosso tempo. Esses eventos globais oferecem uma viagem à volta de um tema escolhido através de atividades envolventes e imersivas. Ocorrendo a cada cinco anos e com duração de até seis meses, as Exposições Mundiais recebem dezenas de milhões de visitantes, permitem que os países construam pavilhões extraordinários e transformem a cidade anfitriã nos próximos anos.
A mais recente Expo Mundial, Expo 2020 Dubai, decorreu sob o tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro” e recebeu mais de 24 milhões de visitas. O próximo evento, antes de Riade 2030, terá lugar em Osaka Kansai (Japão) entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025, sob o tema “Designing Future Society for Our Lives”.