CNC e ERT-RL colaboram no desenvolvimento do “Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo”
A presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Maria Calado, e a presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), Carla Salsinha, acabam de assinar um protocolo que visa a sua mútua colaboração tendo em vista o desenvolvimento do projeto Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O objetivo deste protocolo é promover uma maior fruição do referido itinerário cultural por parte de turistas, visitantes e peregrinos, na área geográfica da Região de Lisboa, nomeadamente nos territórios dos municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.
Através do protocolo ora firmado, o Centro Nacional de Cultura assume o compromisso de desenvolver e implementar até ao final do presente ano, alguns produtos, que passam, nomeadamente, pela criação de uma aplicação (APP) para dispositivos móveis, bilingue, a ser disponibilizada gratuitamente na App Store e Google Play. A aplicação terá toda a informação que os caminhantes e peregrinos precisam para realizarem o Caminho do Tejo, conectarem-se com a essência dos lugares e vivenciarem a cultura e a beleza do território de forma autónoma e segura.
A reorganização do website www.caminhosdefatima.org em nova plataforma e otimização da estrutura, da arquitetura de informação, usabilidade e cumprimento das regras de acessibilidade web, de modo a atualizar e valorizar o Caminho do Tejo e sua cartografia, bem como a criação de roteiro no formato PDF, em três línguas (português, inglês e espanhol), a disponibilizar nos websites caminhosdefatima.org e pathsoffaith.com, para download, impressão e/ou leitura, será outras das ações a desenvolver.
A CNC vai providenciar ainda a produção de materiais promocionais do Caminho do Tejo, nomeadamente folheto informativo, marcador de livros e postal, com conteúdo em braille, bem como da Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima, a ser distribuída em alguns dos principais pontos de relação com os Caminhos de Fátima.
Refira-se que os “Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima. Proporcionam a quem os percorre uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais.
Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.
Desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projeto e proprietária da respetiva marca), estes Caminhos são implementados em parceria com múltiplas instituições – autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas – e em articulação com o Santuário de Fátima.