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FITUR LGBT+ 2024 explora novas formas de promover destinos inclusivos e sustentáveis

A realizar de 24 a 28 de janeiro de 2024, a FITUR Madrid terá no pavilhão 9 uma nova área para promover a inclusão e diversidade no turismo.

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FITUR LGBT+ 2024 explora novas formas de promover destinos inclusivos e sustentáveis

A realizar de 24 a 28 de janeiro de 2024, a FITUR Madrid terá no pavilhão 9 uma nova área para promover a inclusão e diversidade no turismo.

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FITUR LGBT+, será a nova área especializada em turismo LGBT da FITUR, Feira Internacional de Turismo organizada pela IFEMA MADRID, a realizar de 24 a 28 de janeiro, e que pretende conectar-se com a diversidade e explorar novas formas de promover destinos turísticos inclusivos e sustentáveis.

Na edição do próximo ano, a FITUR LGBT+ também tem uma nova localização no Pavilhão 9, ocupando um espaço maior e mais acessível, que proporcionará aos expositores e visitantes a oportunidade de se conectarem, partilharem ideias e promoverem um turismo mais inclusivo, onde a diversidade é celebrada e respeitada.

“Esta mudança de localização sublinha a determinação desta secção em ser uma referência na promoção do turismo LGBT+ e em contribuir para a criação de destinos turísticos”, refere a organização do certame da capital espanhola.

Sob o lema “Conectar com a Diversidade”, a FITUR LGBT+ 2024 será um espaço para fomentar a colaboração e a comunicação entre profissionais do turismo, líderes comunitários LGBT+ e amantes de viagens. Esta edição procura não só celebrar a diversidade, mas também explorar novas formas de promover destinos turísticos inclusivos e sustentáveis através de vários conteúdos.

Assim, serão realizadas uma série de conferências e painéis de especialistas que abordarão questões cruciais na indústria do turismo inclusivo, como a igualdade de direitos, experiências e o impacto económico desta indústria.

Destinos Amigos LGBT+ apresentará destinos ao redor do mundo que estão comprometidos em oferecer experiências autênticas e seguras para todos os viajantes, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género.

A feira proporcionará uma plataforma única de networking para estabelecer relações comerciais e colaborações na promoção do turismo inclusivo e, dentro da cultura e entretenimento, a FITUR proporcionará a oportunidade de aproveitar o fim de semana, eventos culturais, apresentações artísticas e eventos que celebram a riqueza da cultura LGBT+ e a sua contribuição para o mundo do turismo.

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Turismo

AHETA e Ageas Seguros alargam parceria

A AHETA e a Ageas Seguros decidiram continuar e reforçar o alargamento do âmbito de um protocolo de colaboração que vigora há vários anos cuja finalidade principal é proporcionar aos associados da AHETA condições preferenciais na área dos seguros.

Considerado um dos parceiros estratégicos da AHETA, a Ageas Seguros irá apresentar aos associados da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve condições preferenciais em matéria de seguros. Para o efeito basta que as empresas associadas se desloquem a um agente Ageas Seguros, na região, confirmando a sua condição de associado e poderão solicitar as suas propostas de seguro.

Seguros como o multirriscos e acidentes de trabalho para as empresas estarão à disposição dos sócios da AHETA, a partir de agora.

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Nuno Fazenda vai dar aula inaugural do ISAG

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, vai proferir a aula inaugural 2023/2024 do ISAG – European Business School (ISAG-EBS), marcada para esta quinta-feira, às 19h00.

A aula que assinala o arranque oficial do novo ano letivo será subordinada ao tema “Turismo em Portugal: Desafios e Oportunidades”, num ano em que o setor voltou a bater recordes no nosso país.

A aula inaugural vai decorrer no Auditório Consuelo Viera da Costa, no campus do ISAG-EBS, no Porto, e tem início às 19h00, com a mensagem de boas-vindas do subdiretor da instituição de ensino superior politécnico particular, Henrique Pires. Seguir-se-á a intervenção de Nuno Fazenda, após a qual está reservada uma sessão de perguntas e respostas, que terá a moderação da coordenadora da licenciatura em Turismo do ISAG-EBS, Susana Mesquita.

Recorde-se que, fundado no Porto, em 1979, o ISAG – European Business School ministra atualmente cinco licenciaturas, dois mestrados e sete cursos técnicos superiores profissionais. Atua também na área da formação executiva, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de especialização e formação in-company.

 

 

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Destinos

Associação dos Municípios do Douro e Tâmega lança site e app para guiar “amantes da natureza”

A Associação dos Município do Douro e Tâmega acaba de lançar um site e uma aplicação com o melhor do território para guiar os “amantes da natureza”.

O Guided By Nature é o novo projeto desenvolvido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), com o apoio de várias entidades locais e regionais, de forma a promover o turismo de natureza no território.

Assim, a página reúne a natureza do Douro, Tâmega e Sousa e promete ser um guia precioso para os turistas, sobretudo para aqueles que são fãs de desportos radicais, segundo informa a AMDT nas redes sociais.

De acordo ainda com a AMDR, “são 13 os municípios envolvidos no projeto que junta experiências que ajudam à conservação e valorização do património natural e ambiental, de forma sustentável, em respeito pela biodiversidade, identidade e bem-estar das populações”.

Além do site, foi lançada uma app com o mesmo nome e com os mesmos conteúdos, disponível na App Store e Google Play.

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Distribuição

Puglia na Itália é novidade da programação verão 2024 da Viajar Tours

O operador turístico Viajar Tours vai ter um novo destino em charter no verão de 2024, trata-se de Puglia, na Itália, com um voo especial direto semanal do Porto às terças-feiras para Brindisi, de 11 de junho a 9 de setembro.

Puglia, situada no famoso “tacão da bota” da Itália, é uma região ensolarada de praias douradas banhada pelas águas cristalinas de dois mares (Jónico e Adriático), de sabores intensos e destinos fascinantes, uma combinação mágica de artefactos, história, arte e natureza intacta, no meio de belas costas e paisagens. É, sem dúvida, o segredo mais bem guardado do Sul de Itália, assegura a Viajar Tours na sua nota de imprensa.

Os seis hotéis de quatro e cinco estrelas que farão parte da programação, e que estará disponível no site do operador, em viajartours.pt, dividem-se entre as duas costas.

A propósito desta operação, Álvaro Vilhena, diretor geral da Viajar Tours, refere que “este é um destino que queríamos programar há já algum tempo, e que vem fortalecer a nossa programação em Itália que já contava com a Costa Esmeralda, no norte da Sardenha”.

O responsável sublinha que, “pelo feedback que temos recebido, estamos certos de que será uma operação que reforçará a diferenciação de produto a que a Viajar Tours já habituou o mercado.”

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Check In Viagens assinala 25º aniversário com campanha de descontos e prémios

A Check In Viagens assinala os 25 anos de existência no próximo dia 2 de dezembro a olhar para os seus clientes, com descontos até 25% e sorteios de diversas estadias e uma viagem de prémio final.

A Check In, agência de viagens especializada em viagens corporate e tailor made, com uma vasta carteira de clientes, celebra o seu 25º aniversário no próximo dia 2 de dezembro, e pretende assinalar a data com todos os seus clientes que poderão acompanhar e beneficiar de descontos até 25%, que serão divulgados nas redes Facebook e Instagram da empresa, bem como participar nas campanhas de Giveaway, sorteios de diversas estadias e uma viagem de prémio final.

A agência de viagem assegura que “o nosso atendimento 24 horas permite-nos o acompanhamento real da viagem e desta forma proporcionamos uma segurança extra ao cliente, que se sente acompanhado em todas as fases da sua viagem”.

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Destinos

Turismo do Algarve leva a cabo várias ações de promoção em dezembro

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos, leva a cabo um conjunto de ações em dezembro.

“Prestes a entrar na reta final de 2023, é com franco otimismo que me atrevo a antecipar aquele que será o desempenho do setor do turismo no Algarve até ao fim do ano”, destaca André Gomes, presidente da ATA, para sublinhar que “o aumento do número de turistas na região fora da época alta, o peso crescente dos produtos complementares na estratégia de promoção do destino (como o turismo de natureza, o turismo cultural, o turismo náutico ou o turismo gastronómico), a capacidade de diversificação de mercados emissores e o valor acrescentado que o Algarve tem conseguido imprimir à sua oferta são alguns dos argumentos que sustentam esta minha expectativa positiva.  Desafios que temos conseguido enfrentar com entusiasmo e aos quais daremos continuidade em 2024”, afirmou.

E porque “todos os dias são boas oportunidades para construir e consolidar o sucesso do Algarve”, a ATA vai ainda promover várias ações até ao final do ano.

Destaque para a participação no Portugal Business Meetings de 3 a 6 de dezembro. O Turismo do Algarve vai estar presente no Portugal Business Meetings, um workshop exclusivamente direcionado a empresas e profissionais ligados ao Turismo de Negócios. Reunidos neste evento, que se vai realizar no Funchal, vão estar buyers francófonos europeus e diversos fornecedores nacionais do segmento MICE.

Durante a sua participação, o Turismo do Algarve tem já agendadas reuniões com cerca de 50 buyers, maioritariamente agências especializadas neste segmento, de mercados como França, Bélgica e Suíça.

A contar também a participação no evento “A Night with the Stars”, a 7 de dezembro cerimónia que integra o programa dos prémios anuais da Jet2Holidays, um dos maiores operadores turísticos britânicos. Este evento, que se realiza em Birmingham, vai reunir mais de mil convidados e proporciona um momento de networking com as equipas comerciais e de vendas da empresa, contando também com a presença de diretores e gestores sénior e do CEO do grupo, Steve Heapy.

Estando entre os patrocinadores do evento, o Turismo do Algarve terá o papel de entregar um prémio em palco, juntamente com o CEO e anfitrião da cerimónia. Esta será uma oportunidade estratégica para promover o destino, uma vez que, entre os premiados, estão várias empresas turísticas da região, associadas da ATA.

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Turismo

Paulo Portas considera “extraordinário” que o turismo valha 20% do PIB português

Na participação na 16.ª Convenção Nacional da Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros (ARP), Paulo Portas considerou que “é absolutamente extraordinário” o setor do turismo possuir um peso de 20% no PIB nacional.

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“Se não fosse o crescimento contínuo do turismo, que é um dos poucos setores em Portugal cujas políticas não sofrem alterações significativas apesar das mudanças de Governo, provavelmente a economia portuguesa estaria em estagnação.”

Esta ideia foi partilhada pelo antigo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, que foi um dos oradores a participar na 16.ª convenção nacional da Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros (ARP), que decorreu em Braga, no último fim de semana.

Falando para cerca de 200 associados da ARP, parte deles ligados aos transportes turísticos, Paulo Portas partilhou algumas reflexões sobre tendências geoeconómicas e geopolíticas que possam ter impacto no setor dos transportes de passageiros, no turismo e na economia portuguesa em geral, tendo salientado a importância do turismo como uma das principais razões que este ano motivam o crescimento de 2% da economia nacional, acima da economia europeia. “O turismo está a caminho de contribuir para 20% do PIB português. É absolutamente extraordinário”, comentou.

Por isso, Paulo Portas considera que os turistas estrangeiros que visitam Portugal devem ser bem tratados. “Nós não somos ricos e dar pontapés na geração de riqueza não será um ato muito inteligente”, argumentou, adiantando que a tendência de crescimento do setor é para prosseguir: “O turismo continua a subir e não há nenhuma a indicação em sentido contrário a menos que haja uma crise global.”

A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é outra das fontes geradoras do crescimento económico. Daí que Paulo Portas, que se afirmou “muito pragmático” em assuntos de natureza económica, tenha afirmado que já passou o tempo de discutir o modelo de aplicação dos fundos europeus: “Se fosse eu a decidir daria dois terços ao setor privado e um terço ao setor público, mas agora já não é tempo de discutir essa questão. Só temos duas opções: executar ou executar. E se não executarmos perdemos o dinheiro.”

O ex-governante considerou ainda que na questão da transição energética na Europa, os países europeus deverão apostar num “mix energético” que contempla quatro fontes de energia: renováveis, hidrogénio, gás natural liquefeito e os pequenos reatores nucleares.

No entanto, Portas defendeu que a transição energética “tem de ser feita” com a economia. “Não pode ser feita contra a economia, nem sem ela”, insistiu o antigo ministro do Governo de Pedro Passos Coelho, alertando, a título de exemplo, que nó na indústria automóvel europeia trabalham atualmente 12 milhões de pessoas.

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Transportes

MS Aviation GmbH e Newtour Azores consideram declarações da SPAC “factualmente erradas e infundadas”

Depois de o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) ter manifestado dúvidas sobre processo de privatização da SATA Internacional, o Agrupamento de Concorrentes constituído pela MS Aviation GmbH e pela Newtour Azores, S.A., diz-se “totalmente surpreendido”, considerando as declarações do presidente da SPAC “factualmente erradas e infundadas”.

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O Agrupamento de Concorrentes constituído pela MS Aviation GmbH e pela Newtour Azores, S.A., que apresentou proposta à aquisição do capital social da SATA Internacional, S.A., foi hoje, terça-feira (28 de novembro) “totalmente surpreendido, quer na forma quer na substância”, pelas declarações prestadas pelo presidente do SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

Esta posição do consórcio que concorre à privatização da SATA Internacional vem na sequência de um comunicado do SPAC em que este manifesta “sérias dúvidas e preocupação” em relação ao processo de privatização em curso da SATA Internacional. Na análise do SPAC, os dois consórcios que participaram no concurso possuem perfil empresarial “longe do que seria o mais desejável”, admitindo que “um deles integra parceiros que, pelo que se vai sabendo através da Comunicação Social, terão reputação bastante duvidosa junto da indústria de transporte aéreo”.

Sem prejuízo de as declarações prestadas serem “factualmente erradas e infundadas”, o Agrupamento de Concorrentes diz ser “particularmente sensível às preocupações que todos os intervenientes possam ter, em particular quando são manifestadas por uma instituição com indesmentível relevância no setor”.

Neste sentido, sem prejuízo da confidencialidade a que todos os documentos do procedimento estão sujeitos, e da reserva que sempre manteve em respeito pelo Júri do Procedimento e pela SATA Internacional, S.A., o Agrupamento de Concorrentes, em nome da total transparência e esclarecimento público, detalha a sua posição em diversos pontos.

Assim, no comunicado enviado às redações lê-se que “o Agrupamento de Concorrentes prestou todas as informações e esclarecimentos ao Júri do Procedimento, designadamente sobre todas as empresas, respetivos sócios e acionistas, que integram os grupos Newtour e Bestfly”. No ponto dois, o agrupamento informa que “o beneficiário último da sociedade MS Aviation GmbH é, como sempre foi assumido, o Comandante Nuno Pereira”, para no ponto três indicar que “a sociedade Bestfly Worldwide AVV, da qual o Comandante Nuno Pereira é acionista maioritário, detém 70% do capital social dos TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde, S.A.”.

No quarto ponto, o agrupamento diz que “nenhuma empresa do Universo Bestfly, ou detida pelo Comandante Nuno Pereira – incluindo, portanto, a TICV e a MS Aviation GmbH – foram, em nenhum momento, proibidas de operar em Cabo Verde”, sendo que “o Comandante Nuno Pereira é um profissional com vasta experiência na aviação sendo, inclusivamente, associado do SPAC há cerca de duas décadas sem nunca a sua idoneidade ter sido colocada em causa”.

Nos dois últimos pontos do comunicado, o Agrupamento de Concorrentes constituído pela MS Aviation GmbH e pela Newtour Azores, S.A. refere que “nenhum sócio de qualquer das empresas que integram o Universo Bestfly foi condenado ou sequer acusado por corrupção”, concluindo que “o Universo Bestfly é internacional, encontrando-se representado e operando em diversas geografias, entre as quais Angola, da qual é originária, sendo que atualmente a maioria das receitas do Universo Bestfly é gerada fora de Angola”.

Assim sendo, o agrupamento diz-se “certo de que os presentes esclarecimentos contribuirão para a clarificação das dúvidas manifestadas pelo presidente do SPAC”, frisando que “está e estará sempre disponível para prestar todos os esclarecimentos que se revelem necessários” e recorda que o Agrupamento de Concorrentes “integra, além do grupo Bestfly, o grupo Newtour que é liderado por Tiago Raiano, açoriano, e com amplos investimentos estratégicos nos Açores e em Portugal continental”.

O comunicado do Agrupamento de Concorrentes termina, referindo que este “aguarda com expectativa o momento em que possamos todos discutir publicamente a visão e estratégia que protagonizamos para elevar ainda mais a SATA Internacional, S.A., na qual os pilotos e o SPAC têm uma importância significativa, na sua missão de servir os Açores e os açorianos”.

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Agências

Projeto GEA TV termina primeira fase com instalação em 224 balcões

A primeira fase da implementação do canal de televisão corporativo GEA terminou com a adesão a esta iniciativa tecnológica de praticamente 50% das agências de viagens associadas à rede de gestão, num total de 224 balcões.

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Lançado no segundo trimestre de 2023, este projeto foi um dos pilares estratégicos para o ano em curso, com vista a reforçar a aposta na tecnologia ao serviço das agências de viagens.

Através da GEA TV as agências de viagens associadas à rede de gestão passam a ter acesso a uma ferramenta moderna, com uma excelente resposta time-to-market, permitindo-lhes ter no ponto de venda um suporte dinâmico e personalizável, com conteúdos multimédia atrativos e comerciais, indica o Grupo GEA em comunicado. Paralelamente a esta solução, a equipa da GEA implementou uma estratégia de divulgação do produto comercial, disponibilizando ofertas competitivas e campanhas comerciais segmentadas através deste canal corporativo, imprimindo um maior dinamismo à ferramenta.

Para Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, “tínhamos como objetivo estratégico para 2023 a disponibilização às agências de ferramentas tecnológicas que lhes permitissem otimizar os seus processos de trabalho diários, o acesso a informação e a uma comunicação estratégica comercial. Com a forte adesão ao projeto GEA TV, cuja primeira fase agora termina, sentimos que cumprimos o nosso propósito na criação de mais valor para as agências associadas GEA”.

O gestor sublinha que “iremos continuar a trabalhar, na proximidade com as agências, para otimizar e melhorar cada vez mais esta ferramenta, correspondendo assim às suas necessidades e à rápida evolução do mercado.”

A segunda fase da iniciativa GEA TV terá início brevemente com a abertura de inscrições para as agências de viagens que queiram aderir.

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Transportes

Air France-KLM e Etihad Airways reforçam parceria nos programas de fidelização

Como parte da parceria anunciada em setembro de 2023, os clientes da Air France-KLM e da Etihad Airways têm agora acesso a mais de 60 novas rotas além de Abu Dhabi, Paris e Amsterdão.

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O Grupo Air France-KLM e a Etihad Airways anunciaram, recentemente, uma nova parceria entre os respetivos programas de fidelização na sequência do Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre os dois grupos de companhias aéreas em setembro de 2023.

Como parte desta nova parceria, os membros do programa de fidelização Flying Blue, da Air France e da KLM, e os membros do Etihad Guest, o programa de fidelização da Etihad Airways, poderão agora ganhar e resgatar milhas em qualquer um dos programas de fidelização ao voar na Air France, KLM ou Etihad.

Após o memorando de entendimento assinado no início deste ano, os clientes da Air France-KLM e da Etihad Airways têm agora a oportunidade de se conectar – e ganhar e resgatar milhas – para mais de 60 novas rotas cobrindo destinos em todo o mundo.

A parceria entrou em vigor logo após o voo inaugural da Air France de Paris Charles-de-Gaulle para o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, no passado dia 29 de outubro.

As Milhas Flying Blue podem ser resgatadas para desfrutar de uma vasta gama de benefícios em voos, estadias em hotéis em todo o mundo, aluguer de carros ou produtos da Loja Flying Blue. As Etihad Guest Miles podem ser gastas em voos, estadias em hotéis e férias em todo o mundo ou em produtos da Loja Etihad Guest Reward.

A Air France opera atualmente voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, enquanto a Etihad opera voos diários para Paris-Charles de Gaulle e Amsterdão Schiphol a partir do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

Angus Clarke, vice-presidente executivo e diretor comercial da Air France-KLM, refere que “esta colaboração de 11 anos está agora a expandir-se ainda mais, à medida que pretendemos explorar oportunidades de fidelidade, além de aprimorar nossa rede de rotas para o benefício de nossos clientes de todo o mundo. A atratividade de Abu Dhabi como destino e hub, impulsionada pela grande presença da Etihad, abrangendo o Sul e Sudeste Asiático, bem como a Austrália, representa uma riqueza significativa para esta parceria”.

Já Arik De, Chief Revenue Officer da Etihad, considera que “os nossos nove milhões de Etihad Guest Members terão agora acesso para ganhar e resgatar Milhas Etihad Guest ao voar com a Air France-KLM, proporcionando oportunidades ainda maiores de aproveitar os benefícios do programa”.

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